Bancários do BNB cedem e greve acaba

20151029095916552584i (1)

Em assembleia realizada no início da noite de ontem com 26 funcionários, houve 14 votos à favor do acordo, quatro contra e oito abstenções

Os bancários do Banco do Nordeste (BNB) aprovaram o acordo específico e encerram a greve, depois de 23 dias de paralisação. Em assembleia realizada no início da noite de ontem com 26 funcionários, houve 14 votos à favor do acordo, quatro contra e oito abstenções.

Segundo a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Bancários-PE), Suzineide Rodrigues, os bancários do BNB protestaram, durante a assembleia, porque o acordo com o banco não atendeu a principal reivindicação dos funcionários, que é a implantação do Plano de Carreiras e Remuneração (PCR).

“Explicamos para os bancários que as negociações foram difíceis e que, graças à nossa luta, conseguimos chegar ao índice de 10% de reajuste, que recompõe a inflação e mantém o poder de compra. Já as demandas específicas continuarão sendo negociadas ao longo do ano na mesa de negociações permanentes que mantemos com o banco”, detalhou Suzineide.

A dirigente disse que o sindicato entende o descontentamento dos funcionários do BNB porque as reivindicações específicas são justas e precisam ser atendidas. “Mas a luta não acaba com o final da greve. Vamos fortalecer a organização dos funcionários do BNB para garantir avanços na mesa permanente”, pontuou.

Durante a assembleia, os bancários também aprovaram a realização de um Encontro Estadual dos Funcionários do BNB para abril, para discutir as reivindicações específicas. “Vamos nos organizar para cobrar banco mais respeito pelas reivindicações específicas e, sobretudo,pela valorização dos funcionários do BNB. O descontamento é muito grande e o BNB precisa dialogar com os funcionários para resolver pendências históricas, como a questão do ponto eletrônico. Temos demandas que se arrastam há anos sem solução”, ressaltou o diretor do sindicato, Fernando Batata.

Acordo
No acordo, o BNB garantiu o cumprimento de todos os itens negociados com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Entre os principais pontos estão os reajustes de 10% sobre as verbas salariais e de 14% para os vales refeição e alimentação. O BNB também aceitou manter todos os direitos do acordo específico do ano passado, com destaque para a PLR Social, que distribui 3% do lucro líquido do banco de forma igual para todos os bancários. Sobre os dias parados, o sindicato está negociando com o banco o abono desses dois dias de greve feitos além da paralisação nacional da categoria.

Com informações do  Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Bancários-PE)

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //