Tragédia: criança de 3 anos morre eletrocutada por carregador de celular na zona rural de Petrolina (PE)

Foto: Google

Nesta tarde de quinta-feira (24), recebemos várias informações de que uma criança de 3 anos teria dado entrada na UPA de Petrolina por ter levado um choque.

Segundo relato, o caso aconteceu na zona rural de Petrolina, sertão pernambucano, no Projeto Senador Nilo Coelho, no Núcleo 9. A criança teria pego o carregador do celular que estava pendurado na tomada e colocou na boca (conforme teria relatados os parentes), com isso a criança teria tomado uma descarga elétrica.

O corpo da criança foi removido da UPA para uma unidade do IML onde sairá o laudo necroscópico com a causa da morte.

Vale alertar os familiares, caso venha acontecer um acidente como este a vítima tem de ser levada urgentemente para um Hospital de Urgência.

A Assessoria de Comunicação da UPA afirma que a criança já chegou morta na unidade de atendimento. Ainda ressalta que não atende crianças, mas em situações eventuais abre exceção.

Atualizado as 18:28

Edição: Nelson Fontes/Divulga Petrolina

Um carregador de celular pode eletrocutar um bebê? Se ele é apenas 5 volts?

Se os seus carregadores são originais e não aquele comprado no Xing-Ling da esquina, a chance de uma falha de construção causar um curto circuito e permitir passar a corrente de 110 ou 220 volts, a depender de onde você mora, é estilo loteria, uma grande raridade.

Agora, se o seu carregador não é original, ou se você tem um Galaxy Note 7 em casa, saiba e tenha certeza: deixe-os longe do alcance das crianças!

A questão é que, em condições adequadas de funcionamento, a voltagem na ponta do carregador é de 5 volts, incapaz de eletrocutar uma pessoa. Você pode lamber o carregador e NADA acontece.

Mas há uma voltagem potencialmente muito maior entre a extremidade do cabo e digamos,  qualquer objeto de metal ou ligado à eletricidade próximo do carregador, que na maioria das vezes não está isolado.

Então, se uma criança colocar a ponta do carregador na boca e tocar ao mesmo tempo em um objeto de metal ou ligado à rede elétrica, pode ocorrer passagem de corrente e um choque de mais alta voltagem, que pode resultar em eletrocução.

A estrutura do carregadores “genéricos”, por sua construção mais econômica, não garante esse aspecto de segurança, ou seja, que o carregador seja isolado.

Resumo: os carregadores bons, de empresas certificadas pelo INMETRO/ANATEL são seguros, com os genéricos, você está contando com a sorte.

Resumo, proteja as tomadas de casa, compre um celular seguro e deixe o carregador, o celular e qualquer outro produto ligado à eletricidade, longe do alcance dos bebês!

Por Dr. Flávio Melo – Médico Pediatra / CRM 5239-PB RQE 3065