Frente de trabalhadores rurais promove encontro de mulheres

Na manhã deste domingo (22), diversas lideranças sindicais, que representam os trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais de Petrolina, participaram de um café da manhã para as mulheres sindicalizadas, promovido pela Frente por um Sindicato de Luta. O encontro teve como objetivo alinhar as pautas de luta da categoria para fortalecer o sindicato, que perdeu força diante das políticas públicas implantadas pelo governo federal. A evento contou com a participação do vereador de Petrolina, Marquinhos do N4.

A delegada sindical Juraci participou do encontro e anunciou apoio. “Foi muito bom participar desse encontro e estou na luta junto com eles”, garantiu.

A delegada sindical Silvani também destacou a necessidade de lutar por melhorias para as trabalhadoras assalariadas rurais. “É muito importante um sindicato que busque melhorar a situação das mulheres. Dar mais prioridade aos direitos das mulheres trabalhadoras, porque nós no campo precisamos muito de alguém que esteja com olhar voltado para as mulheres. Somos a maioria. É a nossa mão de obra. Porque se não fossem as mulheres no campo trabalhando, então não chegaria o vale ser o que ele é”, pontuou.

Para Adelina, que atualmente é diretora do STTAR e que íntegra a parte da Frente, o encontro foi muito produtivo. “Sentimos necessidade muito grande de mudança e o que a gente viu aqui é que temos sim uma grande chance de ter nessas novas eleições, com a mudança da diretoria do sindicato”, afirmou.

Francisco Pascoal, Chicou, ex-presidente da entidade, prestigiou o encontro de mulheres e destacou que a Frente está em busca do fortalecimento do sindicato. “Nossa meta é fazer com que o sindicato volte a ser ativo. Vamos à luta por um sindicato de luta e por dias melhores para os trabalhadores”, declarou.

Joelma, uma das pré-candidatas da chapa, fez uma avaliação positiva muito boa do encontro. “A presença da mulherada foi bastante produtiva, muitas mulheres empoderadas. Mulheres que realmente querem ver a mudança, não só do movimento sindical, mas também do nosso país, colocando as suas dificuldades, a forma que a gente pode trabalhar e valorizando também o que que a gente já tem de direito. Então, eu vejo que a mulherada realmente quer mudança, mudança pra melhor diante do Governo que aí está acabando com os nossos direitos, fazendo esse desgoverno no nosso país. A verdade é que nós mulheres queremos realmente uma mudança, mudança pra nossa classe trabalhadora, mudança pra o nosso povo brasileiro. Sabemos que a nossa contribuição na população, o nosso espaço é muito importante, então a gente vai valorizar também a luta das mulheres”, finalizou Joelma.