Restaurante é flagrado furtando energia elétrica no bairro Jatobá em Petrolina (PE)

Foto: Neoenergia

Um Restaurante localizado no bairro Jatobá, em Petrolina, foi flagrado furtando energia elétrica, nesta segunda-feira (25). Durante vistoria realizada pela equipe da Neoenergia Pernambuco, foi identificado um desvio direto na rede de distribuição de energia elétrica que ligava o estabelecimento. Além de crime, este tipo de ação prejudica a qualidade da energia para toda a região e pode causar sérios riscos de acidente dentro e fora do estabelecimento.

O volume de energia recuperada com esta ação foi de 24.000 kWh, equivalente ao consumo de cerca de 200 residências por um mês. Toda energia não medida e consumida pelo cliente será cobrada por meio de processo administrativo. A fraude no restaurante foi retirada, o cliente foi regularizado e a energia voltou a ser medida de forma regular.

O setor de inteligência da Neoenergia Pernambuco identificou a existência da fraude por meio de cruzamento de dados de energia injetada e consumo dos clientes da região. Uma equipe foi enviada à região e encontrou o furto. “Este tipo de prática ilegal deve ser combatido, não apenas por ser furto de energia, mas também por caracterizar concorrência desleal, o que leva a uma vantagem indevida frente a outros estabelecimentos”, afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.

Há aproximadamente um mês, a Neoenergia Pernambuco tem trabalhado com campanhas publicitárias educativas com a finalidade de conscientizar os pernambucanos na luta contra o consumo irregular de energia. É importante ressaltar que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.

Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

ASCOM: Neoenergia