Chuvas alegram agricultores familiares da área de sequeiro de Petrolina (PE)

No sertão pernambucano, boa notícia para quem vive na zona rural de Petrolina, especialmente na área de sequeiro, é aquela que tem registro de chuvas e garante barragens e barreiros sangrando, sinal de fartura e plantios assegurados. Neste final de semana, houve registro de mais de 100mm em muitos núcleos do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (PISNC), como também na área de sequeiro a exemplo de Cristália onde os pluviômetros marcaram até 120mm.

Felizes por verem a barragem de Sítio Baixa do Sossego sangrando, o casal de agricultores familiares Paulo e Terezinha celebraram a chuva generosa de 110mm e afirmaram que vivenciar dias chuvosos é uma bênção, para eles motivo de gratidão, e sinal de que poderão plantar diversas culturas como gergelim, feijão, milho e mandioca. “Nós mantemos uma casa de farinha onde nós fazemos um beiju de farinhada e levamos para a feira para vender, o que complementa nossa renda. Então, a chuva é muito importante principalmente pela mandioca que plantamos porque vendemos a farinha e o beiju de farinhada, e o gergelim com o qual fazemos paçoca e vendemos toda semana na feria de Lagoa Grande”, comemora dona Terezinha.

O secretário de Agricultura, Gilberto Melo, ressaltou que as equipes seguem atentas monitorando as localidades das áreas de sequeiro, ribeirinha e irrigada para que não sejam registrados transtornos e também celebrar a alegria de ver muitas localidades com suas barragens transbordando. “Seguimos a orientação do prefeito Simão Durando e estamos fazendo um levantamento das prioridades em relação ao que precisa ser feito de mais urgente em serviços de patrolamento para garantir o direito de ir e vir do homem e da mulher do campo. Sabemos também como é motivo de alegria para muitos agricultores e agricultoras da área de sequeiro, como Seu Paulo e Dona Terezinha que ficaram felizes com a certeza de que poderão ampliar sua renda graças a esse líquido tão preciso que está enchendo as barragens da região!”, destacou Gilberto.