No Janeiro Branco, alimentação e saúde mental: tudo a ver

Neste mês em que celebramos o ‘Janeiro Branco’ – movimento de promoção à saúde mental – a responsável pela nutrição dos residentes da Clínica Hospitalar Vida Serena, em Petrolina, que trata pacientes em dependência química, abriu o debate sobre alimentação e saúde mental.

A nutricionista Maria Freitas, acompanha os pacientes da Clínica. Depois de um atendimento individualizado, ela propôs dialogar acerca dos principais tipos de alimentos e valores nutricionais, bem como as sugestões de consumo dentre as categorias elencadas na pirâmide alimentar.

“Depois do atendimento realizado a cada paciente descobrimos suas necessidades calóricas, para assim, associar a alimentação adequada ao tratamento desses pacientes. Produzimos alimentos com qualidade e frequência ideal para refeições diárias como forma de equilibrar a ingestão de nutrientes e evitar o sobrepeso, salientando a importância da manutenção de hábitos alimentares saudáveis para prevenção de doenças,” explicou a nutricionista.

*Novos Hábitos*

Para a nutricionista, a alimentação saudável e gostosa agrega ao tratamento, gera prazer durante as refeições e auxilia na promoção de saúde mental dos pacientes. Maria estimula a mudança de hábitos alimentares, substituindo gradativamente os alimentos pouco saudáveis pelos considerados saudáveis.
“Na clínica organizamos as refeições em formato de “selfservice”, contemplando os diversos tipos e quantidades de alimentos. Esse trabalho vai ficar ainda melhor com o cultivo da nossa própria horta, produzindo alimentos orgânicos, que os residentes estarão cultivando muito em breve com a hortoterapia adotada pela Clínica como parte do tratamento. Comer bem é parte do tratamento de quem busca mudança verdadeira de vida, com benefícios para saúde, a adesão de hábitos que incluem não somente a alimentação, prática de atividade física, interação com o meio, valorização individual e socialização. É um conjunto de ações dos profissionais da clínica para a reabilitação e tratamento psicossocial,” finaliza Maria Freitas.

*Vida Serena*

A Clínica Vida Serena funciona na Rodovia Centro Pedrinhas – Condomínio Recanto das Águas, Chácara Vida Serena, 620. O espaço fica aberto 24 horas, de domingo a domingo.
Para os pacientes e familiares, o contato pode ser feito através dos números: 87 – 99209-6678. Outras informações no Instagram:
clinicavidaserena_vsf.

Assessoria de Comunicação Clínica Vida Serena