Por que é preciso tirar os sapatos antes de entrar em casa; entenda

Foto: Unsplash

Desde que a pandemia do coronavírus se espalhou pelo mundo, uma das principais recomendações sanitárias era desinfetar roupas e acessórios usados na rua ou em locais públicos, incluindo os sapatos. Porém, uma dupla de cientistas da Macquarie University, em Sidney, defende que a medida pode ser benéfica a longo prazo – e não apenas para conter o SARS-CoV.

Os pesquisadores Mark Patrick Taylor e Gabriel Filippelli resolveram avaliar o conteúdo da poeira e de toda a sujeira levada para casa por moradores de 35 países no programa DustSafe, organizado pela universidade. Em vez de esvaziar o aspirador de pó no lixo, as pessoas o embalam e enviam para a pesquisa. “Com isso, estamos conhecendo os segredos do seu pó!”, dizem os pesquisadores.

+ OMS pede dados mais detalhados sobre situação de covid na China

Eles descobriram que “a poeira está em toda parte, e se instala em todas as superfícies do ambiente natural, bem como dentro de casas e edifícios – onde passamos cerca de 90% do nosso tempo, mesmo antes da Covid”, disseram.

Algumas poeiras são naturais, provenientes de rochas, solos e até do espaço. Mas o programa DustSafe revelou que a poeira doméstica australiana pode incluir itens ‘desagradáveis’ ​​como: metais residuais, elementos radioativos, genes resistentes a antibióticos (genes que tornam as bactérias resistentes a antibióticos), micro plásticos, além de produtos químicos perfluorados (PFAS), encontrados em espumas de combate a incêndio, proteção contra manchas e água para tecidos e carpetes.

“Você e seus animais de estimação estão constantemente contribuindo com células da pele e pelos para a poeira. A poeira também é composta por insetos em decomposição, pedaços de comida, plástico e terra”, explicam os pesquisadores.

O que fazer?

A poeira doméstica faz parte da vida. Mesmo em casas fechadas, ela ainda se instalará na atmosfera interna. Quaisquer partículas de sujeira, fumaça, fibras ou materiais triturados que vão para o ar acabam caindo como poeira. Mas, para Taylor e Filippelli, é possível tentar impedir que a poeira entre em casa. Eles listam uma série de medidas domésticas para reduzir o acúmulo de pó no ambiente:

  • Use capachos e tire os sapatos dentro de casa;
  • Crianças ou animais de estimação cobertos de lama podem ser enxugados na porta e as roupas de trabalho empoeiradas devem ser removidas ao entrar;
  • Reduzir o uso de plásticos, pesticidas e impermeabilizantes ajudará a reduzir a carga química;
  • Pano úmido com sabão ou detergente também é útil para limpar superfícies;
  • A aspiração regular ajuda enormemente: aspiradores equipados com um filtro de partículas finas (como o filtro HEPA) são mais eficazes na remoção de poeira;
  • Por fim, tire os sapatos antes de entrar em casa, já que ele pode ser um tipo de ‘transporte’ para o pó – a medida vale para sapatos fechados, chinelos, botas e quaisquer calçados.

.

Edição: IstoÉ Dinheiro