Feriado de Carnaval: confira o que abre e o que permanece fechado em Petrolina (PE)

A festa de carnaval em Petrolina, no Sertão pernambucano, altera horários de funcionamento de órgãos públicos, comércio e agências bancárias no município. Confira o que abre e o que permanece fechado.

Comércio

Em nota, o Sindilojas de Petrolina explicou que “nos municípios nos quais não há lei especificando a segunda e terça-feira de Carnaval, como feriado (caso de Petrolina), o comércio pode abrir normalmente, sem qualquer ônus para o lojista, uma vez que não é feriado oficial, é uma festa popular de tradição. O ponto facultativo decretado pela prefeitura não atinge a iniciativa privada

No entanto, o empreendedor que resolver não abrir seu estabelecimento na terça momesca e parte da quarta feira de cinzas, poderá compensar as horas posteriormente, junto com seus colaboradores”.

Prefeitura Petrolina

A cidade de Petrolina já vive o clima do Carnaval, que começa neste sábado (10) e segue até a terça-feira (13). A festa acontece em três polos: Orla, Matingueiros e Praça 21 de Setembro. Em função do período, alguns serviços prestados pela prefeitura serão suspensos durante os dias de folia.

As atividades estarão paralisadas nos órgãos ligados à Administração Pública, direta e indireta, de segunda-feira (12) até quarta-feira (14), pois de acordo com o decreto 004/2024 foi determinado ponto facultativo nesses dias. Durante este período, também não haverá expediente nas escolas da Rede Municipal.

Apesar do ponto facultativo, a oferta de serviços públicos essenciais à coletividade, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segurança, trânsito e serviços de limpeza pública serão mantidos normalmente.

Agências bancárias

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público durante o feriado de Carnaval 2024 na segunda-feira (12) e terça-feira (13), informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Conforme a Febraban, a decisão segue a Resolução n.º 4.880 do Conselho Monetário Nacional, que não considera sábados, domingos e feriados como dias úteis para fins de operações bancárias, e isso inclui a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Ainda assim, os clientes podem utilizar os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para fazer transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente.

River Shopping funciona em horário especial durante o Carnaval

Durante a folia de Momo o River Shopping irá funcionar em horário especial.

  • Sábado (10), o shopping vai funcionar das 10h às 22h e o Carrefour das 8h às 22h.
  • Domingo, (11), as lojas funcionam das 12h às 20h, e a praça de alimentação se estende até às 22h.
  • Segunda-feira (12), o River abre das 10h às 22h.
  • Terça-feira de Carnaval (13), as lojas abrem de 12h às 20h, a praça de alimentação abre no mesmo horário e fecha às 22h, e o Carrefour será aberto das 8h às 22h.
  • Na quarta-feira de cinzas (14),as lojas abrem um pouco mais tarde, das 14h às 22h, a praça de alimentação das 12h às 22h, e o Carrefour das 8h às 22h.

O Cinema irá funcionar de acordo com a programação e os horários das sessões podem ser conferidos pelo site orientcinemas.com.br.

ASSAÍ EM PERNAMBUCO DURANTE O CARNAVAL

O Assaí Atacadista informa que todas as suas lojas em Pernambuco terão alterações de horários de funcionamento no dia 13/02. As unidades estarão abertas das 7h às 18h, contudo, na segunda-feira que precede a data comemorativa (12/02), as unidades operam em horário normal de funcionamento, das 7h às 22h.