HU-Univasf é o primeiro hospital do sertão pernambucano a integrar rede nacional de sustentabilidade na saúde

Hospital passa a integrar o Projeto Hospitais Saudáveis e reforça compromisso com práticas sustentáveis no setor público de saúde

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) acaba de se tornar o primeiro hospital do sertão de Pernambuco a aderir ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) – organização não governamental que atua na promoção da sustentabilidade ambiental no setor de saúde, defendendo políticas públicas e práticas institucionais alinhadas à saúde ambiental.

A adesão ao PHS marca um avanço estratégico, conectando o HU-Univasf a um movimento nacional e internacional comprometido com a transformação do setor de saúde. O Hospital da Ebserh em Petrolina é reconhecido como unidade de referência para seis microrregionais de saúde, que abrangem população dos estados de Pernambuco e Bahia.

Essa adesão é uma conquista importante para o HU-Univasf e para a saúde pública da região. Reforçamos nosso papel institucional, contribuindo para a redução dos impactos ambientais das operações, promovendo a saúde pública e reforçando nossa responsabilidade social”, destaca Sileide Neves, chefe da Divisão de Administração e Finanças do HU-Univasf.

Desafios assumidos: Compras sustentáveis e gestão de resíduos
Como membro do PHS, o HU-Univasf participará de dois desafios principais:
Compras Sustentáveis: com foco na inclusão de critérios ambientais nos processos de aquisição e incentivo a fornecedores com certificações ecológicas;
Resíduos de Serviços de Saúde (RSS): aprimorar o gerenciamento, com foco na redução da geração, ampliação da reciclagem e diminuição dos resíduos perigosos, por meio de práticas mais seguras e eficientes de segregação.

Boas práticas já em andamento
Mesmo antes de aderir ao projeto, o HU-Univasf já desenvolvia diversas ações sustentáveis. Entre elas, a distribuição de canecas reutilizáveis aos colaboradores, visando a redução de descartáveis; a ampliação de pontos de coleta seletiva; e o projeto “Saúde em Nossas Mãos”, voltado à prevenção de infecções hospitalares.

Para 2025, estão previstas ações como:

  • Capacitações internas em compras sustentáveis;
  • Monitoramento mensal das taxas de reaproveitamento;
  • Ampliação das campanhas educativas com foco em toda a comunidade hospitalar;
  • Ampliação de reciclagem com empresas certificadas, instalação de coletores apropriados e capacitação contínua para as equipes.

Integração à rede global
A adesão ao PHS garante automaticamente ao HU-Univasf a participação na Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH), iniciativa da organização internacional Health Care Without Harm (Saúde sem Danos) que inclui ações nas áreas de resíduos, energia, compras, produtos químicos, entre outros.
Sobre a Ebserh

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.