Prefeita de Lagoa Grande reafirma o compromisso com a saúde entregando à população a primeira Farmácia Municipal e a Central de Abastecimento Farmacêutico

Lagoa Grande completa 30 anos no próximo mês e como parte do pacote de inaugurações e entregas para a população a prefeita Catharina Garziera, o vice-prefeito Olavo Marques, e a secretária de saúde, Ana Araújo, inauguraram na tarde de ontem, 23, a primeira Farmácia Municipal da história do município, e reinauguraram a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

Além de facilitar o atendimento à população, a entrega oficial dos novos prédios da Central de Abastecimento Farmacêutico e da Farmácia Municipal Jonas Barbosa da Cunha, reafirma o empenho da prefeitura com a saúde lagoa-grandense e chega para atender de forma estratégica o fornecimento de medicamentos para as unidades de saúde de forma organizada, eficiente e humanizada.

Durante a inauguração, a prefeita agradeceu a todos e destacou que a entrega dos equipamentos é um passo importante para tornar a saúde pública de Lagoa Grande mais eficiente, organizada e humana. “Essa conquista é fruto do trabalho coletivo da gestão municipal, equipe de saúde e de todos os que acreditam em uma saúde pública de qualidade. Seguimos firmes no compromisso de cuidar da nossa gente, com dignidade e respeito”, afirmou a prefeita.

A secretária de saúde explicou que a CAF é o órgão que vai distribuir e abastecer todas as unidades de saúde do município com medicamentos e a Farmácia fará a distribuição de medicações essenciais disponíveis no SUS.  “Estamos entregando dois novos equipamentos que vão oferecer aos nossos pacientes um serviço humanizado, com muito conforto e acolhimento. Aqui é um espaço onde a gente dá dignidade e respeito aos munícipes, que é isso que o SUS exige”, declarou Ana Araújo.

Emocionada, a senhora Mariana Barros, neta do senhor Jonas Barbosa, agradeceu a homenagem e disse que a família Barbosa Cunha está grata pelo reconhecimento e pelo legado deixado para todos. “É um momento único! Toda a nossa família veio prestigiar este momento e a população se reúne para demonstrar todo agradecimento aos que contribuíram para que essa homenagem acontecesse. Nossa eterna gratidão, temos certeza que meu avô Jonas, que amava essa terra como sua, está em paz e feliz pelo reconhecimento”, destacou Mariana.

Também discursaram no evento: o vice-prefeito, Olavo Marques; o secretário de governo, Jorge Garziera; a ex-prefeita Rose Garziera; e a coordenadora Jucineide Gomes.

O ato contou com a presença de secretários; vereadores; o Pastor Wagner Reis, da Igreja Verbo da Vida; a Missionária Marta Maria da Igreja Batista; familiares do homenageado, entres eles: a esposa, Maria Alves Cardoso da Cunha; as filhas Marielda Barbosa, Gabriela Maria, Marieleide Barbosa, Maria Aparecida e Marineide Barbosa, e o filho Antônio Maria Malan; colaboradores de várias secretarias municipais; além da população.

As duas unidades funcionam na Praça Hermes de Amorim. A equipe do CAF e da Farmácia Municipal é formada por Jucineide Gomes (coordenadora), Emanuella Rego (farmacêutica), Eliane e João Paulo (auxiliares de farmácia) e Yasmin (auxiliar administrativo).

Quem era Jonas Barbosa da Cunha?

Nascido em 1937, no povoado de Pedrinhas/PE, Jonas era filho do Senhor Manoel Barbosa da Cunha e da senhora Dionísia Maria Barbosa da Cunha. Jonas abraçou Lagoa Grande com grande oportunidade de trabalho e por anos dedicou sua vida a contribuir com a qualidade de assistência à saúde da população lagoa-grandense, chamado então, carinhosamente, de Dr. Jonas. Jonas foi a óbito em 18 de março de 2006, mas seu legado ficará vivo na memória da população.