A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou as estratégias de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Na última sexta-feira (23), foi realizada a segunda edição de 2025 da ação “Sexta sem Aedes”, mobilizando cerca de 50 Agentes de Combate às Endemias (ACE).

As atividades ocorreram nos bairros Vila Mocó, Gercino Coelho, Palhinhas, Cohab Massangano e Areia Branca, com foco em visitas domiciliares, aplicação de larvicidas, recolhimento de pneus e ações de conscientização da população. O objetivo é reduzir os focos do mosquito e fortalecer a participação comunitária no enfrentamento dessas doenças.
Durante as visitas, os agentes reforçaram que apenas 10 minutos por semana são suficientes para uma vistoria eficaz nas residências. A eliminação de recipientes que acumulam água parada, como pratos de plantas, garrafas, calhas entupidas e bebedouros de animais, é uma medida simples e essencial para evitar a proliferação do vetor.
A dona de casa Terezinha de Souza, é exemplo de engajamento na luta contra o Aedes. “Observo minha casa todos os dias. Tenho medo de adoecer e sempre converso com os vizinhos para que façam o mesmo. Os meninos das Endemias sempre passam por aqui, dão orientações e eu abro as portas para a vistoria. Graças a Deus nunca encontraram larvas ou mosquitos aqui”, relatou.
Com ações contínuas e participação ativa da população, Petrolina segue com o compromisso de proteger a saúde pública e manter o mosquito Aedes aegypti longe das casas e das ruas na cidade.
______
Texto: Débora Sousa