Petrolina 128 anos: Prefeitura fomenta o esporte no município e irá realizar a 22ª edição da Copa do interior 

A programação do aniversário de 128 anos de Emancipação Política de Petrolina contará com a Copa do Interior, tradicional campeonato de futebol que visa movimentar o esporte amador nas regiões ribeirinha, sequeiro e área irrigada para incentivar a pratica esportiva. As comunidades que desejam participar já devem se programar, pois as inscrições começaram nesta segunda-feira (04) e seguem até o dia 12 de setembro, na Secretaria Executiva de Esportes, das 8h às 11 e das 14 às 16h, na Arena 2, do Parque Josepha Coelho, ou até completar o quantitativo de 45 equipes. As inscrições são gratuitas e cada comunidade poderá inscrever somente uma equipe.

O lançamento oficial da competição acontece no dia 25 de setembro com a entrega do kit esportivo, composto por bola, rede e uniforme completo, no Parque Municipal. Já os jogos iniciam no dia 30 de setembro com o campeão da última edição da Copa em 2019, no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho N-4. As disputas serão realizadas sempre aos sábados, a partir das 15h, e aos domingos a partir das 8h. No total, a Copa do Interior contará com cerca de 80 partidas em diversos campos de futebol. O torneio seguirá até o dia 18 de novembro, quando será a grande final no Estádio Paulo de Souza Coelho. O regulamento da competição pode ser encontrado na Secretaria Executiva de Esportes.  

O secretário executivo de Esportes, Jefferson Correia, não esconde a alegria de poder viver novamente esse momento junto com tantos apaixonados pelo esporte no município. “Após 3 anos sem ser realizada por conta da pandemia da Covid-19, os desportistas matarão a saudade e entrarão novamente em campo. A Copa do Interior faz parte da história do município. Esse é um dos torneios mais antigos de Petrolina e que o prefeito Simão Durando faz questão de realizar para incentivar o esporte entre os atletas do interior”, enfatizou Jefferson. 

Texto: Elaine Barbosa  

Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes 

Outubro Rosa Pet: Câmara do Recife aprova projeto de Lei que institui mês de prevenção do câncer de mama em animais

O câncer de mama em animais é um dos tumores que mais acometem as fêmeas. Para conscientizar os tutores de que o diagnóstico deve ser precoce, a agora secretária dos Direitos dos Animais Andreza Romero,  propôs a criação da campanha Outubro Rosa Pet no Recife. O projeto de lei 36/2023 foi aprovado nesta segunda-feira, 4, na Câmara Municipal do Recife.

“É importante lembrar que, assim como em humanos, a detecção precoce do câncer de mama em animais pode aumentar as chances de sucesso do tratamento e a sobrevida do animal. A incidência nas cadelas é de cerca de 52%, enquanto é de 85% em gatas. O Outubro Rosa Pet é uma campanha de conscientização de que os animais precisam ser levados ao veterinário regularmente”, Andreza explicou.

A campanha será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife e prevê a realização de atividades educativas e ações como palestras com informações sobre o câncer de mama animal e demais patologias mamárias, e o perigo do uso indiscriminado dos fármacos contraceptivos hormonais, conhecidos como “Anticio”. A prática, inclusive, é proibida pela Lei estadual 17.663/2022, de autoria do deputado Romero Albuquerque.

“Também será possível realizar ações no Hospital Veterinário e parcerias com clínicas particulares”, Andreza acrescentou. A matéria segue para sanção do prefeito João Campos.

HVR

O Hospital Veterinário do Recife funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados e domingos, para casos de emergência, das 7h às 13h. A unidade fica localizada na Av. Prof. Estevão Francisco da Costa, no Cordeiro. Marcações de consultas, exames e castração devem ser feitas através da Central de Atendimento (40423034) ou pelo site seda.recife.pe.gov.br

Mais de 7 mil passageiros devem circular pelo Aeroporto de Petrolina no Feriado da Independência

Mais de dois meses após o último feriado nacional, brasileiros de várias partes do país deverão aproveitar o Feriado da Independência, na próxima quinta-feira, 7 de setembro, para viajar. A CCR Aeroportos projeta aumento na movimentação durante o período nos 14 aeroportos com voos comerciais que administra no Brasil, incluindo o de Petrolina.

A estimativa é que cerca de 7.346 mil pessoas embarquem e desembarquem no Aeroporto de Petrolina (PNZ) entre os dias 6 e 11 de setembro. A movimentação esperada durante o Feriado da Independência em 2023 é 23% maior que as mesmas datas do ano passado, quando 5.966 mil passageiros passaram pelo terminal.

Neste período, que vai desde a véspera do feriado até a segunda-feira, serão 66 operações de pouso e decolagem. De acordo com o gerente do Aeroporto de Petrolina, Jamerson Vasconcelos, a equipe está preparada para proporcionar uma experiência de viagem segura e agradável aos passageiros. “Nesse feriado de 7 de setembro, esperamos um aumento do fluxo de pessoas indo e vindo pelo terminal. Só na véspera do feriado, mais de 1.500 passageiros devem cruzar os nossos portões. Por isso, reforçamos a atenção com todos os setores do aeroporto para garantir que os usuários tenham uma experiência excelente, visando o conforto, a tranquilidade e segurança na hora de viajar”, pontua o gerente. 

Em todos os 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos no Brasil, são esperadas, aproximadamente, 290 mil pessoas entre os dias 6 e 11 de setembro.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Rússia ativa “Satã 2”, míssil nuclear mais poderoso do mundo

Divulgação/Ministério de Defesa da Rússia

A Agência Estatal Espacial da russa Roscosmos anunciou nesta sexta-feira (1º) que os novos mísseis Sarmat estão à disposição do Exército russo.

Apelidados de “Satanás II” pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), segundo a agência “Reuters”, esses mísseis de intercontinentais possuem a capacidade de atingir a capital de Portugal, Lisboa, em 9 minutos, percorrendo cerca de 4.000 quilômetros de distância.

Projetado para atravessar continentes, o míssil tem 35,3 metros de comprimento e três metros de diâmetro. Ele pode atingir 25 mil km/h de velocidade e percorrer uma distância de 11 mil quilômetros.

O “Satanás II” é 37,5 vezes mais forte do que as bombas atômicas utilizadas pelos Estados Unidos para atingir Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

À CNN, o general português Agostinho Costa afirmou que uma ogiva do novo míssil russo tem a capacidade de destruir a capital portuguesa ou uma cidade do tamanho de Londres.

O “Satanás II” está em estudo desde 2009, e a primeira imagem foi divulgada oficialmente pela Rússia em 2016. Os testes começaram quatro anos depois.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em abril do ano passado que o míssil é capaz de “causar o fracasso de todos os sistemas antiaéreos” e que “fará refletir duas vezes aqueles que tentam ameaçar a Rússia”.

O Ministério de Defesa da Rússia informou que, até o momento, ordenou a construção de 50 mísseis deste tipo.

(Publicado por Gabriel Ferneda, com informações da CNN Portugal)

Univasf realiza seleção de estágio em Psicologia para Ceppsi

O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para seleção de estágio com uma vaga. Podem participar do processo seletivo estudantes do curso de Psicologia matriculados entre o 4º e o 6º períodos ou que tenham cursado entre 40% e 60% da carga horária total. As inscrições podem ser feitas até domingo (3).

Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema de Processo Seletivo (PS) da Univasf. No momento da inscrição, devem ser enviados o currículo Lattes, histórico escolar atualizado, horário do semestre em que o estudante está matriculado, conforme o previsto no Edital Nº 1/2023, que está disponível no site do PS.

Os candidatos devem ter afinidade com atendimento ao público em serviços de saúde, facilidade para trabalhar em equipe, entre outras habilidades exigidas no edital. O estagiário selecionado cumprirá carga horária de 20 horas semanais, em horário correspondente ao expediente do Ceppsi e compatível com o horário do curso de graduação.

O processo de seleção consistirá em três etapas avaliação curricular, análise do histórico escolar e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 14 de setembro e o início do estágio está previsto para 18 de setembro. Mais informações estão disponíveis no edital.

Cronograma:

  • Inscrições – de 31 de agosto a 3 de setembro
  • Entrevista com os classificados – de 7 a 11 de setembro
  • Resultado Final – 14 de setembro
  • Início do estágio – 18 de setembro

Arthur Elias é o novo técnico da seleção feminina de futebol

Rio de Janeiro (RJ) - Nova comissão técnica convoca Seleção Feminina Principal para Data FIFA de setembro. Foto: Thais Magalhães/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (1) a contratação de Arthur Elias para dirigir a seleção feminina principal. O treinador, de 42 anos, assume como substituto da sueca Pia Sundhage, que deixou o cargo após a eliminação, na primeira fase, da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia.

O anúncio de Arthur ocorreu em entrevista coletiva de última hora, realizada na sede da CBF, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Na ocasião, o novo técnico já realizou a primeira convocação no cargo, para um período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), entre os dias 18 e 26 de setembro. A lista, com 30 nomes, tem a volta da atacante Cristiane. A veterana, de 38 anos, um dos maiores nomes do futebol feminino brasileiro em todos os tempos, não era chamada desde 2021.

Rio de Janeiro (RJ) -  Nova comissão técnica convoca Seleção Feminina Principal para Data FIFA de setembro. Foto: Thais Magalhães/CBF
Nova comissão técnica convoca Seleção Feminina. Foto: Thais Magalhães/CBF
O Corinthians, time de Arthur, foi o clube com mais convocadas: nove. O treinador, inclusive, conciliará o trabalho na seleção e no Timão até o fim da Libertadores Feminina, que será disputada entre os dias 5 e 21 de outubro, na Colômbia. Até lá, ele ainda terá pela frente a reta final do Campeonato Brasileiro. As alvinegras, que buscam o quinto título nacional (quarto seguido), estão nas semifinais e abriram vantagem sobre o Santos, ao vencerem o primeiro jogo do confronto por 3 a 0, na Vila Belmiro, casa do adversário, no último domingo (27). A partida de volta será neste sábado (2), às 16h30 (horário de Brasília), no Parque São Jorge, em São Paulo.

Segundo nota da CBF, divulgada no início da tarde desta sexta, cerca de três horas antes da coletiva, mais dois nomes foram cogitados para o cargo: Emily Lima (atualmente na seleção feminina do Peru) e Rosana Augusto. Esta última, ex-lateral e duas vezes medalhista de prata olímpica e vice-campeã mundial vestindo a amarelinha, foi anunciada como técnica da equipe sub-20, no lugar de Jonas Urias, demitido em meio à reformulação do departamento. O Red Bull Bragantino, clube pelo qual Rosana foi campeã da Série A2 (segunda divisão) do Brasileirão deste ano, comunicou a saída em definitivo da treinadora, que será auxiliar de Arthur durante o período na Granja Comary.

Arthur trabalha com futebol feminino desde 2006. São 14 títulos no currículo, sendo 13 à frente do Corinthians. Ele conquistou cinco Brasileiros (um pelo Centro Olímpico), três Libertadores, três Campeonatos Paulistas, duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Brasil.

Confira as convocadas:

Goleiras

Leticia Izidoro – Corinthians

Luciana – Ferroviária

Camila – Santos

Kemelli – Corinthians

Zagueiras

Rafaelle – Orlando Pride (EUA)

Tainara – Bayern de Munique (Alemanha)

Kathellen – Real Madrid (Espanha)

Antonia – Levante (Espanha)

Laterais

Tamires – Corinthians

Yasmim – Corinthians

Kati – Corinthians

Bruninha – Gotham (EUA)

Meias

Ary Borges – Racing Louisville (EUA)

Luana – Corinthians

Duda Sampaio – Corinthians

Angelina – OL Reign (EUA)

Ana Vitória – PSG (França)

Brena – Santos

Atacantes

Kerolin – North Carolina (EUA)

Debinha – Kansas City (EUA)

Bia Zaneratto – Palmeiras

Geyse – Manchester United (Inglaterra)

Nycole – Benfica (Porto)

Gabi Portilho – Corinthians

Jheniffer – Corinthians

Eudimila – Ferroviária

Amanda Gutierrez- Palmeiras

Adriana – Orlando Pride (EUA)

Marta – Orlando Pride (EUA)

Cristiane – Santos

.

Edição: Maria Claudia

Mais uma ocorrência de incêndio no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho:  DINC orienta produtores a adotarem medidas de prevenção

Na tarde da última quarta-feira (31), um incêndio atingiu uma um lote no  Núcleo 5 (N5) do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, coincidindo com um cenário climático caracterizado por altas temperaturas e baixa umidade na região. De acordo com os brigadistas do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), essa foi a sétima ocorrência registrada em agosto.

É importante ressaltar que esses números apresentados não são considerados oficiais, uma vez que foram registrados pela brigada do DINC e não pelo Corpo de Bombeiros. Em vista desse contexto, o DINC está intensificando seus esforços para destacar a importância da prevenção de incêndios aos produtores do Projeto.

De acordo com informações obtidas com o Corpo de Bombeiros, a origem do incidente no N5 ainda não foi determinada. Os danos foram concentrados principalmente em áreas de vegetação, no entanto, uma ação rápida de contenção foi realizada pelas equipes para impedir que as chamas se propagassem e ameaçassem as plantações de frutas do produtor.

Destaca-se que durante o combate ao incêndio, a equipe do Corpo de Bombeiros implantou uma estratégia de construção de aceiros. Essa abordagem tem sido utilizada pelo DINC nas Estações de Bombeamento (EBs) do Projeto, como medida para  prevenir  e/ou  reduzir a propagação potencial de incêndios. Além disso, os brigadistas da empresa têm sido treinados para agir em princípios de incêndios em outras instalações, como: Sede administrativa, reservatórios, jazidas e outros.

O DINC através da brigada de incêndio, orienta aos produtores do Projeto que adotem práticas preventivas como: construir  aceiros, evitar o acúmulo de lixo, não plantar sob rede elétrica, manter o pulverizador com água para qualquer necessidade, evitar fazer queimadas controladas e outros.

O  gerente executivo do DINC, Paulo Sales, reforça  a importância de que cada um dos usuários adotem medidas preventivas, como a execução de aceiros nos limites das parcelas, ou onde haja maior volume de material seco combustível, por exemplo.

Nesse contexto, reforça-se a necessidade de cooperação de todos os produtores, contribuindo para um ambiente mais seguro e resistente diante desses eventos. Lembrando que, em situações de emergência, é fundamental acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros local através do número de emergência 193, orienta Sales.

RV – Comunicação Comunicaçã Empresarial 

Orla de Petrolina proporciona um belo pôr do sol e diversas opções de lazer 

No ritmo agitado do dia a dia, desacelerar é recomendado. Enquanto o tempo corre e as pessoas se deixam levar pelo movimento urbano, na Orla de Petrolina há um lugar ideal para aproveitar momentos de lazer com tranquilidade: a Porta do Rio, um dos cartões-postais da cidade, local convidativo para passeios, sobretudo aos fins de tarde e nos finais de semana. 

A Porta do Rio encanta não só pela sua estrutura bem preservada, mas pela organização do espaço público e, claro, por ser às margens do Rio São Francisco. O local conta com polo gastronômico, pista para caminhada, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, áreas para prática de esportes urbanos, espaço recreativo para animais domésticos e é uma alternativa para atividades recreativas e educativas para as crianças.

A Orla também virou um ponto de encontro para quem curte prática de esportes. De caminhadas até esportes náuticos, são várias as modalidades que podem ser praticadas na região. “Eu amo correr aqui e quando eu tenho folga aproveito para andar de caiaque no rio. Além do mais, a Porta do Rio é um espaço maravilhoso que a família pode trazer as crianças e se divertir também. Ainda podemos apreciar um pôr do sol fantástico”, frisou o empresário Eridian Sobreira.  

Os turistas e petrolinenses ainda podem aproveitar um pouco da regionalidade. Os apreciadores da culinária local ficarão satisfeitos com os pratos servidos nos quiosques e restaurantes localizados no espaço, que geralmente oferecem som ao vivo e servem deliciosas iguarias nordestinas.

.

Texto: Luzete Nobre        

Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo   

Transforma Petrolina realiza 4º Workshop das ONGs com palestra sobre saúde mental

O Transforma Petrolina realizou nessa quarta-feira (30), o 4° Workshop das ONGs. O encontro reuniu 21 representantes de instituições sociais para uma palestra sobre saúde mental e assuntos  relacionados ao 2° Leilão Solidário.

Com o tema  “Cuidando de quem cuida”, a psicóloga convidada, Janaína Nunes, explicou os caminhos para fortalecer a saúde emocional de quem trabalha com a pauta de vulnerabilidade social e se doa diariamente para ajudar pessoas. “O voluntariado é cuidar do outro, cuidar de si, fazer a diferença no mundo e transformar vidas”, afirma.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, falar de autocuidado gera conexão  com o próximo e fortalece o propósito. “É muito importante cuidar de quem cuida. Sabemos que o papel das  ONGs passa pelo carinho e cuidado com pessoas, animais e outras causas  em tempo integral. Nesse processo é necessário cuidar de si também”, destaca.

As ONGs participantes foram Instituto Quintal, Grupo Borboletas do Vale,  ONG Ajudar, AAMAVASF,  Aliança do Bem, Grupo Iluminados,  O Bem Libera o Bem, Casa de Vó,  Anjos do Sertão, Casa de Passagem, Projeto Vampe, Projeto Cactus Pet, ONG Proteger, Projeto Oxente, FEVASF, IBM, Casa Geriátrica, Maanaim, AFibroVasf , Fundação Nilo Coelho e Projeto Moringa.

DINC alerta a comunidade sobre os riscos do uso inadequado dos Canais de Irrigação do Projeto Senador Nilo Coelho

O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), mais uma vez, emite um comunicado para enfatizar os riscos significativos associados ao uso não autorizado dos Canais de Irrigação, no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE, para outros fins, especialmente o banho. Recentemente, um incidente serviu como um lembrete vívido dos perigos dessa prática.

No último domingo (27), os Agentes de Segurança Patrimonial (ASP) do DINC resgataram um homem que havia entrado em um trecho do Canal de Irrigação localizado no Núcleo 6 (N-6) , aparentemente para tomar banho. No entanto, ele logo se encontrou em uma situação perigosa, incapaz de sair devido à correnteza forte e à falta de familiaridade com a água em movimento. Esse incidente destaca os riscos graves e potencialmente mortais associados ao uso inadequado dos Canais de Irrigação.

Para promover e alertar a comunidade sobre esse riscos, no início do ano, o DINC lançou o “Programa de Proteção à Vida”, que visa conscientizar e educar a população sobre os perigos associados ao uso inadequado dos canais. O programa inclui a implantação de rondas de segurança regulares realizadas pelos ASPs, junto aos órgãos do sistema judiciário, a colocação de placas de sinalização em pontos estratégicos.

Embora placas de advertência estejam em vigor e esforços de conscientização em andamento, o DINC ainda enfrenta desafios em dissuadir essa prática, devido à extensão dos canais e à falta de compreensão por parte de alguns indivíduos.

O Gerente Executivo do DINC, Paulo Sales enfatiza que a finalidade dos canais é unicamente para irrigação.

Na nossa região, a presença de diversos canais de irrigação é uma característica marcante. Além dos canais do Projeto Senador Nilo Coelho, há uma rede de canais em diferentes áreas, como na cidade vizinha em Juazeiro-BA. Portanto, a atenção não deve se limitar somente aos canais desse Projeto, mas também se estender a outras regiões com a compreensão de que essas estruturas são unicamente para irrigação.

O DINC faz um apelo direto a todos os membros da comunidade: FIQUE LONGE DOS CANAIS E RESERVATÓRIOS E NUNCA OS UTILIZE PARA BANHOS E LAZER! A conscientização e o respeito às diretrizes são fundamentais para prevenir incidentes e garantir um ambiente seguro para todos.

Sobre os Canais de irrigação 

Os canais são sistemas vitais na agricultura, permitindo o controle preciso do fornecimento de água para as áreas de cultivo.

O Projeto Senador Nilo Coelho  compreende uma rede complexa de canais, com uma extensão de 162 km destinados à irrigação de mais de 23 mil hectares de área.  Interligados, a segurança e a integridade desse sistema são essenciais para garantir a produção agrícola local , o que beneficia diretamente mais de 2.300 produtores rurais.