Ipem-PE integra força-tarefa nacional e fiscaliza Postos de Combustíveis na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e Sertão do Estado

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, de 2 a 4 de maio, uma fiscalização em Postos de Combustíveis na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e Sertão do Estado.

A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, coordenado Pelo Inmetro e que vem sendo realizada desde o último dia 11 de abril, em parceria com os 24 órgãos delegados do Instituto no Brasil, com foco em 13 produtos. Nesta semana o alvo foram as bombas de combustíveis.

Durante a blitz 23 postos foram verificados e as equipes vistoriaram 363 bicos injetores de combustível, sendo encontradas 62 irregularidades. Entre as irregularidades detectadas estavam: mau estado de conservação da bomba, erro de medição acima do máximo admissível e vazamento de combustível.

A operação tem caráter orientativo e os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades são instruídos a corrigir os procedimentos. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração de modo a contribuir na quantidade de combustível entregue ao consumidor.

De acordo com o Presidente do Ipem-PE, Ary Morais, o objetivo é orientar comerciantes sobre as normas exigidas pelo Inmetro. “Nosso trabalho é garantir que as normas técnicas e regulamentares sejam cumpridas, para que os consumidores possam abastecer seus veículos com segurança e confiança”.

“É importante que os consumidores fiquem atentos também na hora do abastecimento se a bomba está zerada, se os dígitos estão legíveis e se existe o selo de verificação do Inmetro nas bombas e denunciem qualquer irregularidade”, complementa Morais.

O consumidor que suspeitar de possíveis irregularidades, pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.bre realizar sua denúncia.

Transforma Petrolina atende mais de 80 mulheres em ação sobre dignidade menstrual, com apoio da Neoenergia

Enfrentar os desafios da  saúde menstrual requer uma abordagem abrangente que reúne educação e conscientização, acesso a produtos, condições de higiene e infraestrutura adequada para mulheres, meninas e pessoas que menstruam. Em mais uma ação com a temática “Dignidade Menstrual”, o Transforma Petrolina atendeu mais de 80 mulheres para  compartilhar conhecimento e expandir as informações sobre o assunto.A atividade contou com a parceria da Neoenergia Pernambuco, que fez a doação de absorventes para as mulheres. A programação também contou com uma palestra acessível e informativa sobre a saúde da mulher, ministrada pela  médica voluntária Mariana Afra Carvalho. A ação atendeu mulheres de três instituições sociais de Petrolina, sendo alunas e mães de estudantes da  APAE, mulheres acolhidas pelo Centro de Recuperação Evangélica Livres Para Servir (CRELPS) e  Maanaim Feminino.Para a médica voluntária, Mariana Afra Carvalho, a palestra busca esclarecer diversos temas sobre a saúde, desmistificar tabus sobre a menstruação e garantir o direito à dignidade menstrual. “Me sinto   feliz em ser voluntária em mais uma ação do Transforma Petrolina. Pra mim é gratificante  compartilhar assuntos  que transformam  a  vida dessas mulheres através  de uma linguagem simples  e direta e com uma  comunicação acessível e acolhedora”, destaca.De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, ações como essa serão permanentes dentro do programa. “A atividade busca enfrentar o estigma e vergonha associado à menstruação, normalizar a experiência das pessoas e, ao mesmo tempo, acolher essas mulheres e ouvi-las”, afirma.

Nayra LimaAssessora de Imprensa do Transforma Petrolina

SINPOL-PE espera investimento de R$ 1 bilhão na Segurança Pública para melhorar condições de trabalho dos Policiais Civis de Pernambuco

Na última quarta-feira (03) o pedido do Estado à Assembleia Legislativa para autorizar um empréstimo de R$ 3,4 bilhões, foi aprovado pelo plenário da Casa Joaquim Nabuco. Desse montante, a Governadora, Raquel Lyra prometeu destinar R$ 1 bilhão para a Segurança Pública do estado. Essa medida vem em resposta a uma demanda urgente por mais investimentos em segurança, contratação de pessoal e valorização desses profissionais, uma vez que a violência tem sido um problema crescente. É crucial que esse dinheiro comece a ser investido na segurança pública o mais rápido possível, para melhorar as condições de trabalho dos policiais e fornecer-lhes os recursos necessários para combater a criminalidade.Os Policiais precisam de condições adequadas para fazer seu trabalho com excelência. Com o investimento prometido pela Governadora e a valorização desses profissionais, o SINPOL-PE espera que os Policiais Civis de Pernambuco possam ter acesso a melhores equipamentos, treinamento e suporte logístico. Isso irá permitir que a categoria exerça suas funções com mais eficiência e segurança, proporcionando maior tranquilidade à população.“É importante destacar que os Policiais Civis de Pernambuco são uma mão de obra altamente qualificada, que precisa ser valorizada e reconhecida pelo seu trabalho duro e dedicação. Infelizmente, durante o governo anterior, esses profissionais foram massacrados e tiveram suas condições de trabalho drasticamente reduzidas”, aponta o presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti. Agora, com a promessa de investimento na segurança pública, espera-se que a atual gestão possa reverter essa situação e fornecer um tratamento justo e adequado aos Policiais Civis. No entanto, o Governo Raquel Lyra ainda não atendeu o Sindicato dos Policiais Civis, o que nos deixa extremamente preocupados se de fato nós estamos lidando com um Governo que dará um tratamento diferente à Segurança Pública, em relação ao governo anterior.  “Ainda há preocupações em relação à promessa da Governadora, consignada em uma carta compromisso assinada no Sindicato enquanto ela era pré-candidata, de como será o tratamento dado à categoria do Policial Civil. É fundamental que o governo cumpra suas promessas e trate com respeito, justiça e valorização os profissionais da segurança pública, para que assim, possamos avançar na luta contra a violência e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e consequentemente, a da vida da população pernambucana” enfatiza Rafael Cavalcanti.

Programa da Agrovale vai doar 5 mil toneladas de palhada a pequenos criadores

Teve início essa semana, a edição 2023 do programa da Agrovale que vem doando a palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar), aos pequenos criadores rurais de ovinos, caprinos e bovinos que vivem na área de sequeiro e sofrem com longos períodos de estiagem.

Com a expectativa de doar até o próximo mês de novembro 5 mil toneladas do alimento forrageiro, a empresa vem reforçando, junto às prefeituras e instituições parceiras, o convite aos criadores para o cadastramento que vai permitir a retirada gratuita de até 6 fardos de palhada por mês para cada criador.

De acordo com a gestora de Meio Ambiente da Agrovale, Thaisi Tavares, os criadores devem comprovar que possuem imóvel rural com até 4 módulos fiscais e assinar um termo onde se comprometem em utilizar os fardos exclusivamente, como fonte alimentar não podendo ter outros fins como, por exemplo, a venda.

“Os interessados devem procurar as secretárias municipais de agricultura e as sedes das instituições parceiras, portando os originais e cópias dos documentos: RG, CPF, INCRA, e telefone para contato, dados do proprietário, do transportador e do veículo (modelo e placa)”, ressaltou.

A Agrovale criou o programa em 2018 e já beneficia 10 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios da região, com a doação de mais de 40 mil toneladas. Com o progressivo aumento de adesões, a demanda pela palhada tem crescido e se tornado uma das principais fontes de alimentação animal na região semiárida. Alternativa ecológica com grandes resultados para a nutrição do rebanho, a palhada é uma excelente fonte de alimento forrageiro por apresentar elevados índices produtivos e altos teores de carboidratos da cana-de-açúcar.

Pesquisa avalia acesso à internet por crianças e adolescentes

A pandemia revelou a desigualdade de acesso à internet

Menos da metade das crianças e adolescentes matriculados acessam a internet no ambiente escolar, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. O estudo aponta que 44% dos jovens com idade entre 9 e 17 anos têm acesso à rede no ambiente escolar. O percentual sobe para 56% entre os mais ricos, classes A e B, e fica em 34% para as crianças e adolescentes das classes D e E.

Existe uma grande diferença de acesso à internet na escola também pelas faixas etárias. Entre os jovens de 9 e 10 anos, apenas 8% usam a rede no ambiente escolar. Na faixa de 11 e 12 anos, a proporção sobe para 36% e chega a 68% para os adolescentes de 15 a 17 anos.

A coordenadora da pesquisa, Luísa Adib, chama a atenção que “a escola tem um papel importante de também ser um lugar em que a criança e o adolescente tenha acesso a uma internet de qualidade, com dados ilimitados”.

O local em que os jovens mais se conectam é a própria casa, mencionada por 97%.

Desigualdades

Há ainda outras desigualdades no acesso à internet, especialmente em relação a qualidade da conexão. A velocidade é ruim sempre para 31% dos jovens que acessam a rede, enquanto 45% disseram enfrentar esse problema às vezes. O percentual cai para 18% dos que respondem sempre para as famílias das classes A e B. Para as crianças das classes D e E a proporção fica em 39%. A falta de créditos no celular impede a conexão sempre de 22% das crianças e adolescentes e eventualmente de 25%.

O celular segue o dispositivo mais utilizado para conexão, sendo usado por 96% dos jovens. No entanto, ele é a única opção de acesso para 82% dos jovens das classes D e E, e para 49% da classe C. Entre as crianças e adolescentes das classes A e B, a proporção cai para 21%. Entre essa parcela mais rica da população, 91% dos jovens usam a rede pela televisão, 77% pelo computador e 48% pelo videogame. Para as crianças e adolescentes das classes D e E, a televisão só é uma possibilidade de acesso para 41% e o computador para 50%.

Atividades

A atividade mais realizada pelos jovens na internet é ouvir música (87%); seguida por assistir vídeos, filmes ou séries (82%); pesquisa para trabalhos escolares (80%); envio de mensagens instantâneas (79%); pesquisa por iniciativa própria (65%); conversas por chamadas de vídeo (32%).

O Whatsapp é a rede social mais usada pela faixa entre 9 e 17 anos de idade, sendo acessada por 78% desses jovens, em seguida vem o Instagram (64%), o Tik Tok (60%) e o Facebook (47%). O Tik Tok é a rede favorita para as crianças de 9 e 10 anos, utilizada por 35%. Entre os adolescentes -15 a 17 anos – o Instagram é o mais popular (51%). Mas mesmo entre essa faixa, o Tik Tok é a mais popular para 32%.

Cuidados

A maioria dos jovens (79%) diz ser cuidadosa com aquilo que fala ou posta na internet e 77% diz só clicar em sites ou aplicativos que confia. Enquanto 73% afirma ter cuidado com os convites de amizade que aceita nas redes sociais e 63% só compartilha conteúdo ou informações com amigos próximos.

A pesquisa foi realizada com 2,6 mil crianças, adolescentes e o mesmo número de pais ou responsáveis, em todo o país, entre junho e outubro de 2022.

Edição: Fernando Fraga

Campeonato Regional de Futebol de Cegos foi sucesso de público em Petrolina 

Valorizar e incentivar a prática esportiva no município, é um dos objetivos da Prefeitura de Petrolina, que tem apoiado uma série de eventos na cidade, a exemplo do Campeonato Regional de Futebol de Cegos, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Com sucesso de público e chuva de gols, a competição foi realizada durante uma semana, no ginásio Osvaldo do Flamengo e reuniu 12 equipes da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Este ano, quem conquistou o título foi a Associação Paraibana de Cegos (Apace).  O time de João Pessoa enfrentou a Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (Apadevi) de Campina Grande, e repetiu o desfecho da decisão do ano passado, derrotando o adversário nos pênaltis, por 1×0. Quem conquistou o bronze foi a Escola de Cegos do Maranhão (Escema) ao bater a Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul) também nos pênaltis, por 2×1.

O secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia, falou da importância de Petrolina sediar um evento esportivo desse porte. “O esporte é uma forte ferramenta de inclusão social, ele tem o poder de unir e transformar as pessoas. E esses jogadores, mostraram em campo, que a deficiência não é um obstáculo para alcançar seus sonhos e objetivos. Com dedicação e incentivos necessários qualquer pessoa pode ser vencedora“, enfatizou Jefferson.

Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Mulheres anunciaram nesta semana parceria para a construção de 40 Casa da Mulher Brasileira

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Mulheres anunciaram nesta semana parceria para a construção de 40 Casas da Mulher Brasileira. Todas as capitais do país, além de alguns municípios do interior, vão receber pelo menos uma instituição do tipo, que concentra serviços especializados e multidisciplinares, como de saúde e judicial, para atendimento às mulheres em situação de violência.

O anúncio das cidades selecionadas será feito em evento previsto para 30 de maio na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. A proposta da Casa é reunir diversos serviços e evitar que a mulher precise percorrer centenas de locais de assistência e sofra uma revitimização durante o processo.

“A Casa busca, assim, garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. É um passo definitivo do Estado para o reconhecimento do direito de as mulheres viverem sem violência”, destacou o Ministério das Mulheres.

Atualmente, o Brasil conta com sete unidades da Casa da Mulher Brasileira em funcionamento.

Veja abaixo quais são:

– Campo Grande: Rua Brasília, lote A, quadra 2, s/ nº, Jardim Imá

– Curitiba: Av. Paraná, 870 – Cabral

– Fortaleza: Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa, Couto Fernandes

– São Paulo: Rua Vieira Ravasco, 26, Cambuci

– Boa Vista: Rua Uraricoera, S/N, São Vicente

– Brasília: CNM 1, Bloco I, Lote 3, Ceilândia

– São Luís: Av. Prof. Carlos Cunha 572 /Av. Euclides Figueiredo, Jaracaty

.

Edição: Carolina Pimentel

Hospital Dom Malan em Petrolina, lamenta o falecimento do Dr. Alberto Bagetti

É com profundo pesar, que a administração do Hospital Dom Malan em Petrolina, lamenta o falecimento do Dr. Alberto Bagetti, 72 anos, médico, cirurgião pediátrico, ocorrido nesta sexta-feira (28).

Dr. Alberto foi um profissional dedicado, que salvou muitas e muitas vidas no do Hospital Dom Malan.
Neste momento de luto, nos solidarizamos com os familiares, amigos e colegas. Manifestamos nossa gratidão a Dr. Alberto e pedimos a Deus que conforte o coração dos seus entes queridos.

O velório acontece neste sábado, das 7h às 11h, no SAF da Avenida Sete de Setembro, no bairro José e Maria em Petrolina. Às 11h30 da manhã será celebrada uma missa de corpo presente da Capelania Militar, no 72o BI, na Avenida Cardoso de Sá, na Vila Eduardo e em seguida será o sepultamento.

.

Assessoria de Comunicação do HDM

.

Ong Social Saúde Mais Perto promoveu uma grande ação saúde e cidadania no Povoado de Várzea da Ema município de Chorrochó-BA

ONG Social Saúde Mais Perto, Para fins filantrópicos em parceria com vários profissionais, promoveu no último sábado (21), uma grande ação de Saúde e cidadania social no povoado de Varzea da Ema município de Chorrochó- Bahia.

O evento que ocorreu na escola municipal de Várzea da Ema e na UBS José Emílio, beneficiou cerca de 200 pessoas com vários tipos de serviços, dentre consultas médicas e de enfermagem, bem como atendimento odontológico,fisioterapeuta, massoterapia, ventosaterapia, psicólogo e assistente social, orientação jurídica também foram realizadas aferição de pressão, testes de glicemia, visitas domiciliares e distribuição de medicamentos.

Foram realizados cerca de 50 atendimentos de serviços gratuitos de emissão de CPF, alteração de nome e orientação jurídica.
Distribuição de cestas básicas para as famílias mais necessitadas.
Através dos voluntários tivemos um Espaço de Beleza que atendeu crianças, jovens, e mulheres com corte de cabelo, escova e desing de sobrancelha.

Com o objetivo de combater a práticabullying entre alunos, foi promovido uma palestra e filmes para as crianças e adolescentes.
O intuito do Projeto Ação Saúde e Cidadania é poder levar assistência às comunidades mais desfavorecidas, integrando a comunidade e favorecendo o desenvolvimento social.

Parabéns ao Médico Dr Caio Alves aos profissionais voluntários e ao fundador da ONG Social Saude Mais perto, Para fins filantrópicos o senhor Lívio Fonseca pela iniciativa de demonstração de fraternidade solidariedade e amor ao próximo.

Vídeo e exposição virtual da Embrapa mostram a beleza e diversidade do Bioma Caatinga

Dia 28 de Abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga, e para celebrar essa data a Embrapa Semiárido está lançando a exposição fotográfica virtual “Nossa Caatinga, Nossa Riqueza”. A mostra ressalta a beleza ímpar deste Bioma, o único exclusivamente brasileiro, além de apresentar o trabalho desenvolvido pela Empresa para a preservação e exploração sustentável do Bioma. A exposição pode ser acessada no link www.embrapa.br/exposicao-caatinga. 

A mostra, que já foi realizada de forma física em 2022, conta com uma série de 45 fotografias de autoria de empregados da própria instituição. As imagens apresentam as paisagens da Caatinga, suas plantas, flores, animais e as suas diversas potencialidades. 

Além da exposição, a Embrapa apresenta uma nova versão do vídeo Caatinga 365, que mostra as transformações que ocorrem nesse ecossistema ao longo de um ano. Nele, é possível observar o processo de perda das folhas pela maior parte das plantas, durante o período seco, até a emissão de novas folhas e flores, após as primeiras chuvas. 

As imagens foram captadas diariamente, de abril e 2021 a março de 2022, a partir de uma câmera fenológica instalada em uma área de Caatinga preservada localizada na Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE. O vídeo está disponível no canal da Embrapa no Youtube e pode ser acessado pelo link: youtu.be/o8FQCWhH_Rc. 

Preservação 

Apesar de ter uma rica biodiversidade, a Caatinga é um dos ecossistemas mais degradados do país. Cerca de 60% das áreas suscetíveis à desertificação no Brasil se encontram nesse bioma. Desmatamentos e queimadas estão entre os principais fatores que contribuem para essa degradação. 

Como boa parte das espécies de fauna e flora são endêmicas da Caatinga – ou seja, só ocorrem nesse ambiente –, desenvolver estratégias para o uso racional da água, solo, plantas, animais e microrganismos é fundamental para garantir sua preservação e conservação. 

Baseando-se nisso, a Embrapa Semiárido vem promovendo trabalhos para avaliação do potencial paisagístico e ornamental da flora da Caatinga e do aproveitamento agroindustrial dos frutos nativos, como o umbu e o maracujá-do-mato. 

São também realizadas pesquisas para manutenção de colônias abelhas nativas, mesmo em época de seca, o desenvolvimento de sistemas de produção para culturas nativas como o Alecrim-do-Mato, e o lançamentos de clones de umbuzeiros e da primeira cultivar de maracujá-da-Caatinga, a BRS Sertão Forte. 

A Empresa promove, ainda, ações de conscientização e preservação do Bioma Caatinga, disseminando informações por meio, por exemplo da exposição e do vídeo, e também mantém uma Trilha Ecológica que recebe visitação do público o ano todo. O trajeto tem aproximadamente 300 metros, em  meio a uma área de mata preservada, localizada junto à Sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE. As visitas são realizadas por meio de agendamento, que pode ser feito pelo e-mail cpatsa.chgeral@embrapa.br.  

A Caatinga 

O Bioma Caatinga está presente em oito estados da região Nordeste, além de parte de Minas Gerais, apresentando um ecossistema diverso, que abriga inúmeras espécies de animais e plantas.

Sua flora é formada por árvores baixas e plantas com espinhos. Em períodos de estiagem, a vegetação perde suas folhas, dando uma coloração acinzentada ao ambiente. Outra característica do Bioma é a resiliência. Logo após a chuva a paisagem se transforma, passando do branco ao verde rapidamente.  

.

Exposição Fotográfica On-line

Nossa Caatinga, Nossa Riqueza

Link: www.embrapa.br/exposicao-caatinga

 

 

Vídeo

Caatinga 365

Link: youtu.be/o8FQCWhH_Rc