Conselho tem até 5 de abril para decidir sobre trigo transgênico

Lavoura de trigo no município de Ibirapuitã, RS

O Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), presidido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, tem até o dia 5 de abril para decidir sobre o plantio no Brasil de trigo transgênico. O plantio foi aprovado no dia 1º de março pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União do dia 7 deste mês. A partir daí, o CNBS teria prazo de 30 dias para se manifestar a respeito. “Se ele não se manifestar em 30 dias, isso (o plantio) fica liberado”, disse à Agência Brasil o presidente da CTNBio, Paulo Barroso. “Agora, ainda está nesse prazo”.

O CNBS recebeu ofício de organizações da sociedade civil pedindo o cancelamento da liberação do cultivo de trigo transgênico HB4 e a importação de farinha de trigo transgênico HB4. O documento é assinado por um coletivo de organizações e movimentos sociais e foi protocolado no dia 20 de março. Ele denuncia violações no processo de aprovação do produto geneticamente modificado, perigos à saúde, ao meio ambiente e à soberania alimentar. O trigo faz parte da base da alimentação da população brasileira. O texto foi encaminhado também ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. As organizações alegam que a decisão da CTNBio foi tomada sem a realização de debates públicos e análises técnicas.

Seca

O presidente da CTNBio, Paulo Barroso, lembrou que a farinha de trigo transgênico já está liberada para consumo no Brasil desde 2021. Esse trigo poderia ser produzido na Argentina ou em qualquer outro país e trazido para o Brasil. “O que a gente fez foi uma liberação para plantio no país”. Barroso explicou que a principal característica desse trigo está associada à tolerância à seca, que é um problema grave, decorrente do aquecimento global e das mudanças climáticas. “Então, se houver seca, esse trigo pode contribuir não só para os produtores do Sul, mas para produtores de outros estados brasileiros”.

Ele esclareceu que a CTNBio não faz avaliação das características do trigo, se ele é bom nesse sentido agrícola. ”O que a gente faz é uma avaliação da segurança dele em relação ao meio ambiente, à saúde humana e à saúde animal”. Segundo Barroso, foi feita uma avaliação detalhada quanto à farinha, bem como a possibilidade de produção no país. ”E não há nada em relação a esse trigo transgênico que permita acreditar que ele é diferente do trigo convencional. Sob o ponto de vista ambiental e da saúde humana e animal, a gente considerou que ele é similar ao trigo convencional”.

Inovação

Paulo Barroso afirmou que em um cenário de conflito mundial e de dificuldades na alimentação global, esse trigo poderia ser uma boa alternativa. “Acho que qualquer inovação tecnológica que permita ter maior sustentabilidade no processo de produção é muito bem-vinda”. Segundo Barroso, as instituições estão questionando a utilização de um determinado herbicida ao qual esse trigo também é resistente. Ele é tolerante a um herbicida denominado glufosinato de amônio. O presidente da CTNBio explicou que não está dentro do escopo da instituição autorizar a utilização desse glufosinato de amônio em área total como herbicida em trigo. A competência para isso é do Ministério da Agricultura, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no escopo da Lei dos Agrotóxicos.

Segundo Barroso, esse herbicida já vem sendo utilizado pelos agricultores, não no momento do plantio, para controlar plantas daninhas, mas como dessecante, no final do ciclo, já com os grãos de trigo formados, para matar a planta. “Para ser colhida, a planta do trigo precisa estar morta, precisa estar seca”. Os produtores entram então com esse herbicida no final do ciclo, a fim de preparar a planta para ser colhida. Essa autorização já foi dada pelos três órgãos, dentro da Lei dos Agrotóxicos. Barroso deixou claro que não é novidade utilizar esse herbicida na cultura do trigo. “Já é utilizado em larga escala, principalmente nos estados da Região Sul do país”.

O CNBS não vai avaliar a questão da segurança, mas outros aspectos em relação à pertinência da tecnologia ao país. “A parte de segurança foi avaliada pela CTNBio. O resultado da avaliação feita foi que o trigo transgênico é tão seguro quanto o convencional, tanto para consumo humano quanto para plantio no país.

Embrapa

A Embrapa Trigo está fazendo, no momento, avaliações em campo, “com todo rigor normativo”, do material geneticamente modificado. A informação foi dada à Agência Brasil pelo chefe da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski. “A empresa tem um desenho para avaliar em campo esses materiais que têm a introgressão (transferência ou introdução permanente de genes de uma espécie para outra) do gene HB4, que é do girassol”. O objetivo é ver se há tolerância ao estresse hídrico, isto é, se consegue produzir com menos água. Esse trabalho está em andamento para verificar se no ambiente brasileiro se produz esse tipo de resultado.

Uma das exigências do estudo é ver se os materiais geneticamente modificados têm equivalência com seus similares. Cinco cultivares da Embrapa Trigo estão sendo avaliados com essa finalidade na região do Cerrado. Lemainski salientou aspectos fundamentais a respeito da segurança de produtos contendo esse gene HB4. O primeiro é que ele está presente no girassol desde o início do consumo dessa planta por seres humanos e animais, sem que nunca houvesse sido relatado um problema de saúde associado. Outra coisa é que “não são encontradas proteínas ou metabólicos que não aqueles naturalmente existentes nas variedades não transgênicas”, garantiu. O chefe da EmbrapaTrigo estimou que vai levar entre três e cinco anos para produzir resultados no ambiente brasileiro.

Preocupação

Para o agrônomo Leonardo Melgarejo, integrante do Grupo de Trabalho Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia (GT ANA), a aprovação do plantio de trigo transgênico no Brasil pela CTNBio não observou as normas em vigor, que sinalizam a necessidade de realização de audiência pública prévia. A segunda questão é que, pela primeira vez, a aprovação coloca para consumo humano um produto geneticamente modificado que vai ter cargas de um herbicida (glufosinato de amônio) “extremamente tóxico, a ponto de causar aberração de um processo de divisão celular. Isso é o que pode haver de mais grave, sob o ponto de vista de desenvolvimento dos organismos, porque a divisão celular é a base da formação de todos os órgãos, de todo o processo metabólico”, observou Melgarejo.

Ele disse que além de problema no processo reprodutivo, o herbicida causa impacto no sistema nervoso central. “Significa que todos os consumidores estarão ameaçados”. Acrescentou que o trigo transgênico contendo esse herbicida estará presente nas três refeições diárias dos brasileiros. “Esse veneno já é proibido na União Europeia desde 2019”. Traz impactos também à saúde animal e ao meio ambiente, disse o agrônomo. “Esse veneno estará disponível para as pessoas em quantidade crescente e vai parar nos depósitos de água, à medida que o problema da seca avança”.

Melgarejo informou que estudos na Argentina mostram que, nas áreas onde esse trigo transgênico foi cultivado, ele não apresentou a mesma resposta dos testes em laboratórios, “onde é apelidado como resistente à seca”. Para ele, isso reafirma que são necessários mais estudos de realidades e ecossistemas diferentes do Brasil, para verificar se essa expectativa otimista de um gene resistente à seca funciona no mundo real.

Leonardo Melgarejo foi, durante, seis anos, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário na CTNBio. Disse que, eventualmente, a comissão toma decisões por maioria, sem levar em consideração argumentos apresentados por membros da minoria. Disse também que a aprovação do plantio do trigo transgênico foi decidida por pessoas indicadas por ministro do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Isso é relevante”.

Edição: Graça Adjuto – Agência Brasil

Empresas são notificadas por propaganda irregular em Petrolina (PE)

A Prefeitura de Petrolina realizou nessa sexta-feira (24), por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBHS), uma atividade de fiscalização para remover a publicidade dispostas em espaços públicos da cidade de forma irregular.  

A ação resultou, inicialmente, na notificação de empresas que mantém propagandas não autorizadas ao longo da Avenida Cardoso de Sá em locais como postes de energia, bancos, árvores, calçadas, paredes, pilastras, além de pontilhão de viaduto da ponte Presidente Dutra. Após notificadas, as empresas terão um prazo de até 48 horas para a retirada de suas publicidades. Caso a determinação não seja cumprida, o município tomará medidas administrativas e judiciais necessárias ao caso. 

Segundo o Diretor da AMMA, Geraldo Miranda, o órgão, entre suas finalidades e competência legal, tem como responsabilidade o acompanhamento de ações de gerenciamento de controle da poluição visual. “Existe uma Lei e ela deve ser respeitada. E a AMMA, dentro das suas atribuições, assim como os demais órgãos, busca manter e preservar os valores estéticos e paisagísticos da cidade. É nosso dever fiscalizar e amenizar a poluição visual gerada por publicidades irregulares que causam prejuízos e danos ambientais e à coletividade”, enfatiza Geraldo Miranda. 

OAB Subseccional Petrolina emite Nota de repúdio

NOTA DE REPÚDIO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco e Subseccional Petrolina, em conjunto com suas Comissões de Defesa Assistência e Prerrogativas dos Advogados, vem a público repudiar, de forma veemente, a propositura de ação judicial indenizatória contra advogada que prestou queixa na ouvidoria do TJPE.

A ação em questão versa, em primeira análise, sobre suposta gravação ilícita de diálogo entre as partes, contudo, em uma análise mais profunda a conduta é passível de interpretação de ser uma tentativa de retaliação da colega advogada por ter prestado queixa à ouvidoria do TJPE sobre suposta prática de negativa de despacho em processo em que o magistrado atuava em substituição sob argumento de que os juízes titulares não quererem que substitutos despachem em seus processos. Tal prática pode, em tese, caracterizar violação de prerrogativa dos advogados, expressamente previstos nos incisos VIII do artigo 7º da lei federal 8906/94.

De forma mais incisiva, acaso a ação proposta seja no intuito da coibir ações de advogados de reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juízo, tribunal ou autoridade, contra a inobservância de preceito de lei, regulamento ou regimento, o que é prerrogativa prevista no inciso XI do art. 7º do Estatuto da Advocacia, fica consignado o mais acalorado repúdio a suposta atitude, por tolher o amplo exercício de representatividade do direito do cidadão, colocando em risco o Estado Democrático de Direito.

É inadmissível que, ainda nos dias atuais, os advogados, indispensáveis à administração da justiça, conforme consagrado pela Constituição Federal em seu art. 133, sofram retaliações de qualquer ordem em função do seu exercício profissional.

A advogada foi acolhida, imediatamente após o conhecimento dos fatos, por estas comissões e pela OAB Seccional Pernambuco e Subseccional Petrolina que deu as orientações para que o caso seja apurado, com as garantias constitucionais à ampla defesa e ao contraditório, a fim de que, caso confirmados, tais atos não sejam tolerados ou ignorados por quaisquer das autoridades competentes.

FERNANDO RIBEIRO LINS
Presidente da OAB Pernambuco

MARCILIO RUBENS GOMES BARBOZA
Presidente da OAB Subseccional Petrolina

YURI AZEVEDO HERCULANO
Presidente da Comissão de Defesa Assistência e Prerrogativas da OAB Pernambuco

SAULO MIRANDA DE MOURA
Presidente da Comissão de Defesa Assistência e Prerrogativas da OAB Subseccional Petrolina

Juazeiro recebe Plenária Territorial do PPA Participativo

A caravana do PPA Participativo do Governo da Bahia segue na estrada com destino ao município de Juazeiro, onde acontece a plenária para escuta social do Território Sertão do São Francisco, nesta terça-feira (28), no Campus da UNEB – Universidade Estadual da Bahia, com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes dos diversos setores da sociedade civil, que irão contribuir com a elaboração do Plano Plurianual de Investimentos da gestão estadual para os próximos quatros anos (2024-2027).

Até o próximo dia 18 de abril, diversas equipes das secretarias estaduais, coordenadas pelas secretarias do Planejamento e Relações Institucionais, estão percorrendo os 27 Territórios de Identidade da Bahia, realizando plenárias, uma poderosa ferramenta para valorização da democracia representativa. O PPA Participativo chega a sua quinta edição renovado, com o objetivo de ampliar a participação e qualificar as propostas elaboradas pela sociedade, sendo referência para o Governo Federal e outros estados da federação.

Durante o mês de fevereiro, mais de 5 mil pessoas, com atuação reconhecida nos 27 territórios, participaram de 270 Grupos de Trabalho Territoriais (GTTs), divididos em 10 eixos temático. A finalidade dos debates, realizados em formato de oficina, foi contribuir com a formulação de iniciativas governamentais, a partir da discussão dos problemas do cotidiano, que afetam a qualidade de vida da população. Essas iniciativas propostas serão objeto de discussão nas plenárias de cada território, que também abrem espaço para recebimento de novas proposições.

O secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, destaca que a Bahia tornou-se referência na gestão das políticas públicas pelo arranjo institucional desenvolvido, ao longo dos últimos 16 anos, tendo como premissa a participação, o controle social e a articulação interfederativa no âmbito do Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica – Sepeg, na execução da Política de Desenvolvimento Territorial e no programa Consórcio Bahia.

“A diretriz do governador Jerônimo Rodrigues é muito clara no sentido de avançarmos ainda mais na construção participativa do PPA, um instrumento estratégico de médio prazo fundamental no ciclo de planejamento, que vai muito além da questão orçamentária, regulamentada pelas leis complementares LOA – Lei Orçamentária Anual e LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. Por meio da escuta social, cada território em diálogo estabelecido entre a sociedade civil e a representatividade dos consórcios municipais, irá definir as propostas prioritárias com as respectivas iniciativas para soluções dos problemas vivenciados no cotidiano, visando a melhoria da qualidade de vida da população”.

Além das plenárias territoriais, mais dois espaços de participação foram garantidos pelo Governo da Bahia, a partir do dialogo estabelecido com os diversos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas e do desenvolvimento de um novo portal do PPA Participativo (www.ppa.ba.gov.br) com a inclusão de uma plataforma para envio de propostas de iniciativas em diversos temas por qualquer cidadão.

Território Sertão do São Francisco

Formado por 10 municípios, ocupando uma área de 61.6 mil km², o que equivale a 11% da extensão territorial da Bahia, o Território de Identidade Sertão do São Francisco concentra uma população de aproximadamente 538,5 mil habitantes, a maior parte (219 mil) no município de Juazeiro.

De acordo com dados divulgados pela SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento – Seplan, no ano de 2019, o PIB do Sertão do São Francisco alcançou a marca de R$ 8,4 bilhões, com renda per capita anual de R$ 15,7 mil. Com relação à distribuição da atividade econômica por setores, destaca- se o Comércio e Serviços (56,5%), seguido pela Indústria (31,7%) e a Agropecuária (11,8%).

Programação da Plenária do PPA Participativo

28/03 – Território Sertão do São Francisco – 8:30 às 18 h – Campus da UNEB – Juazeiro – Departamento de Ciências Humanas III – Avenida Dr. Chastinet Guimarães – Bairro São Geraldo

Municípios do Território Sertão do São Francisco – Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá.

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta sexta-feira

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (24). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a segunda-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar Milho Verde por R$ 80,00 o cento, Pepino por R$ 70,00 a caixa com 20kg, Pimentão por R$ 22,50 a caixa com 12kg, Repolho por R$ 65,00 a caixa com 25kg, Tomate 1ª por R$ 37,50 a caixa com 26kg, Abacate por R$ 4,00 o Kg, Acerola por R$ 75,00 a caixa com 20kg e Abacaxi por R$ 325,00 o cento.

A cotação completa está disponível AQUI.

Transforma Petrolina visita faculdades para firmar parcerias para projeto de educação

O Transforma Petrolina, programa de voluntariado criado pela Lei Municipal nº. 3.379/2021, busca assegurar a educação inclusiva,  equitativa e de qualidade através de projetos como o “Educação que Transforma”.  A iniciativa integra  universidade e  população com a  prestação de uma série de serviços e atendimentos gratuitos em diversas áreas, como consultoria jurídica,  assistência à saúde, orientação nutricional e  outros.

Nessa semana, a coordenação do projeto iniciou mais uma etapa de reuniões com visitas nas  universidades públicas e particulares da cidade para apresentar o  termo de parceria. Através deste termo, o Transforma Petrolina consegue direcionar os alunos dos cursos de nível superior para a prática efetiva do estágio voluntário dentro da sua área de graduação, e ainda atender as necessidades de mão de obra tanto das  instituições sociais, ONGs, projetos e associações quanto da comunidade em geral.

O termo de parceria ainda prevê a emissão do certificado digital após a conclusão da atividade voluntária desempenhada pelos alunos. O documento é válido para comprovação de carga horária complementar (AACC) ou estágio, quando devidamente supervisionado.  A reunião na UNIFTC contou com a participação do coordenador do projeto  Educação que Transforma, Dirceu Rodrigo da Silva,  com a  coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando e   a  coordenadora pedagógica da instituição de ensino,  Tarcila Oliveira.

“Essa parceria tem gerado  frutos consistentes, como o Balcão Jurídico desenvolvido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da UNINASSAU e o Transforma Petrolina, que leva orientação jurídica e mediação de conflitos para a população local. O primeiro termo foi formalizado em dezembro de 2020 e teve duração de dois anos”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Nayra Lima – Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina         

Coautoras do Vale do São Francisco apresentam livro “Mulheres da Polícia – Força e Empoderamento” em evento na Univasf neste sábado (25/03)

As mulheres têm mudado muito o cenário da polícia no Brasil. Essas mudanças têm acontecido de forma gradual e, hoje, elas têm reconhecimento, valorização e são respeitadas dentro das suas escolhas e decisões. Há uma evolução cultural e social de forma positiva, abrindo portas que antes eram completamente fechadas para o público feminino.

Um grupo de 10 mulheres policiais se uniram para fortalecer a bandeira feminina dentro das forças de segurança, um dos setores com baixa participação feminina,  e o resultado foi o livro Mulheres da Polícia – Força e Empoderamento.

Dentre as histórias do livro estão da investigadora e coordenadora do Serviço de Investigação (S.I) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) 17ª COORPIN – SSP-BA, Taís Benevides, e também da delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Juazeiro-BA, Licelma Bonfim.

Elas estarão presentes na tarde deste sábado, 25 de março, no evento MULHERES INSPIRAM MULHERES, que acontece na Biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco, para contar mais ao público sobre seus trabalhos, o enfrentamento ao machismo e ao preconceito, além da experiência de escrever o livro.

A obra foi realizada pela Editora Mazalti, uma das marcas integradas ao Grupo Editorial Brasil, que tem abrangência nacional e internacional, com escritores e associados em países da América e da Europa, com mais de mil coautores e mais de 10k de livros entregues.

A coordenação editorial é de Alex Mazalti, Leciane Lima, Licelma Bonfim e Rodrigo Ferreira. No livro você vai ler histórias de força e superação de mulheres que acreditaram em seus sonhos e que surpreenderam com seus exemplos.

Coautoras participantes: Alessandra Brito, Dálete Andrade Brandão, Karina Correia Figueiredo, Ilka Soares, Iracilda de Souza, Ivonilde Sena, Licelma Bonfim, Roberta Soares, Suely Campos e Taís Benevides.

Serviço:

MULHERES INSPIRAM MULHERES

Dia: Sábado, 25 de março

Hora: 13h30

Local: Biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Petrolina.

Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/mulheres-que-inspiram-mulheres-320064/

Compesa faz licitação para aquisição de energia renovável no mercado livre de energia

A Compesa realizou, no último dia 17, licitação para compra de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL). A energia alternativa, que deverá ser gerada por fontes renováveis, vai atender 20 unidades consumidoras da Compesa distribuídas em todo o estado. A mudança de modalidade de aquisição de energia deverá gerar uma economia de 26% a 30% em relação à fatura praticada no ambiente de contratação regulado, além de ser mais uma ação que fortalece as práticas sustentáveis da empresa e dá mais autonomia ao funcionamento dos sistemas de água e esgoto.

O valor global arrematado foi de R$ 34 milhões, que serão pagos com recursos próprios da Compesa, e o contrato terá duração de cinco anos. A estimativa é que o novo modelo gere uma economia em torno de R$ 62 milhões ao longo dos cinco anos de contrato, quando comparado ao mercado cativo. A licitação está em fase de homologação e o contrato deve ser assinado até o dia 30 de março.

A energia deverá ser de fonte incentivada, oriunda de fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Dessa forma, essa energia deverá garantir um desconto de 50% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) da fatura das unidades contempladas.

As 20 unidades selecionadas pela Compesa para serem atendidas nesse contrato consomem cerca de 73.000 MWh/ano – o que corresponde a aproximadamente 12% do consumo de energia total da Compesa. Isso representa um custo de R$ 37 milhões/ano para a empresa. Atualmente, essas unidades consumidoras são supridas pelo chamado mercado cativo que, em Pernambuco, tem a Neoenergia como fornecedora. Nesse mercado, as tarifas são reguladas e estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Energia limpa e mais barata – Desde 2019, a Compesa vem realizando estudos sobre os benefícios da migração para o ACL. Esses levantamentos apontaram que das 1.700 unidades consumidoras de média e alta tensão, que consomem 607.000 MWh/ano, 591 são elegíveis para operarem no mercado livre. Outras 65 unidades estão em processo de migração e têm contrato de fornecimento de energia através da Parceria Público Privada (PPP) de Autoprodução de Energia. O Parceiro Privado terá quatro anos para construir uma usina solar de 135MW no estado de Pernambuco e 25 anos para manter e operar a usina. Toda a energia será destinada às unidades consumidoras da Compesa.

A PPP, que está em curso e tem prazo de contrato de 29 anos, é a grande aposta da Compesa para buscar fontes de energia renováveis e mais baratas que possam reduzir os custos e atender a demanda da empresa. Em 2021, a Compesa foi responsável por 4% de toda a energia consumida em Pernambuco, número maior que os consumos individuais de 177 municípios do Estado. O gasto com energia elétrica é bastante significativo para as companhias de saneamento. No Brasil, cerca de 98% delas têm entre seus três maiores custos as despesas com esse insumo. Na Compesa, os sistemas de abastecimento de água são os responsáveis por quase a totalidade do consumo de energia da empresa.

No âmbito da geração distribuída, a Compesa já colocou em operação três usinas fotovoltaicas localizadas no município de Flores, no Sertão. Elas atendem 51 unidades consumidoras em diversas cidades do Estado e possibilitam uma economia de aproximadamente 20% na fatura de energia dos escritórios e lojas de atendimento da Compesa. O projeto está em fase de expansão e outras usinas de geração de energia solar devem ser instaladas no município de Passira em breve.

Pacientes do Hospital Dom Malan em Petrolina participam de um ‘dia de beleza’ no mês da mulher

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, pacientes internadas na maternidade do Hospital Dom Malan, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, participam de um dia de beleza organizado pelo voluntariado da unidade e administração.

Em parceria com alunas e professoras do Senac, foram ofertados serviços de massagem, maquiagem, corte, escova de cabelo e tranças.

Érica Cardoso, de 22 anos, é paciente de alto risco. No dia de beleza preparado para as mulheres, ela aproveitou para escovar o cabelo e fazer a maquiagem. “Tenho quase um mês que estou internada e espero a filha nascer para os próximos dias. Hoje eu relaxei um pouco e fiquei mais bonita,” contou depois do atendimento especial.

Aos 40 anos, esperando o segundo filho, Michele Leal Torres, está na vigésima quinta semana de gestação. O descolamento de placenta provou a internação. Para ela, o dia de beleza mudou a rotina. “Cheguei muito aperreada, perdendo sangue, minha filha correndo risco de morte. Mas o acolhimento dos profissionais foi muito bom. Estou confiante. E hoje fiquei mais feliz, recebi massagem, relaxei e cortei o cabelo,” relatou Michele.

Aline Jailane, de 24 anos, veio do interior de Santa Maria da Boa Vista, a 110 quilômetros de Petrolina. Grávida de alto risco, foi convidada pela equipe de voluntárias para o dia de beleza e escolheu fazer uma maquiagem. “Minha filha vai nascer no final de semana quando completo 37 semanas de gestação. Estou muito bem atendida aqui no hospital,” contou Aline

A atuação do voluntariado contribui para fortalecer a humanização e a solidariedade nos ambientes hospitalares. Essas ações tornam o dia das pacientes mais felizes e confortáveis e essa é a nossa principal recompensa,” ressaltou a assessora administrativa do Hospital Dom Malan, Ingride Lima, que coordenou o dia de beleza.

Hospital Dom Malan

Referência no atendimento de mulheres e crianças na região do Vale do São Francisco,   o Hospital Dom Malan realiza mais de 500 partos por mês, atendendo a população de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia, conveniados ao Sistema único de Saúde – SUS). A unidade tem clínicas de internamento (Alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica e UTI Materna. A unidade de saúde está sob a administração do Instituto Social das Medianeiras da Paz – ISMEP.

Assessoria de Comunicação do HDM 

Simão recebe campeão pan-americano de maratona: “mais um orgulho de Petrolina para o mundo”

O prefeito Simão Durando recebeu, nesta terça-feira (21), o atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Justino Pedro da Silva, vencedor do Campeonato Pan-Americano de Maratona, realizado no último domingo (19), em Caracas, na Venezuela. Com o apoio da prefeitura, o representante do Brasil venceu a prova masculina com o tempo de 2h16min15s.

A prova em território venezuelano marcou a estreia de Justino pela seleção brasileira, que comemorou bastante a vitória e agradeceu o apoio e reconhecimento da gestão. “Muito alegre em voltar para casa e ser recebido pelo prefeito Simão e toda sua equipe de Esporte. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho e agradeço ao apoio dado a equipe da APA que através do convênio junto a prefeitura municipal, o esporte no município está sendo bem direcionado”, destacou.

Desde 2018, a prefeitura de Petrolina tem um convênio com a APA para incentivo de atletas, que é referência nacional. A parceria viabiliza um importante aporte financeiro no trabalho de formação esportiva de crianças, jovens e adultos, participação em competições, entre outras atividades. Além de Justino, outros atletas, paratletas e praticantes são beneficiados.

O prefeito Simão Durando reforçou o trabalho permanente no incentivo a prática esportiva em Petrolina. “Justino é mais um orgulho de Petrolina para o mundo. A gente tem investido periodicamente em reformas de quadras, manutenção de equipamentos esportivos, criação de programas que fomentam a qualidade de vida e lazer, além de incentivo financeiro de atletas, como é o caso do convênio com a APA. Tudo isso, por ter a inclusão social como um dos princípios da gestão, além de utilizar o esporte como ferramenta de transformação social, como foi no caso de Justino Pedro. Sem dúvida, podemos afirmar que o esporte salva vidas, traz dignidade, educação e saúde”, frisou.

Foto: Ayrton Latapiat