Após uma intensa e árdua luta para negociar e garantir um direito tão importante aos profissionais da educação, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação nesta quinta-feira (1), para tratar da elaboração do edital de ampliação de carga horária dos professores da educação infantil, com o lançamento já previsto para ser publicado na próxima semana.O encontro também foi importante para a apresentação dos diretores do Sindsemp, Carlos Odair e Katiane Santos, além da vice-presidente, Inês Silva, como membros da Comissão de Análise e Ampliação de Carga Horária para professores em regência nos Centros Municipais de Educação Infantil em Tempo Integral e turmas integrais do maternal II nos Cmei´s.Para Inês Silva, a reunião foi muito importante e a garantia da ampliação de carga horária para professores da educação infantil é uma conquista que será trabalhada e expandida para os demais professores do ensino fundamental.“Esse é o encaminhamento e a conquista que a gente conseguiu a partir de vários dias, de vários meses, que a gente possa até dizer anos de negociação, para a ampliação de carga horária dos professores que estão com 150 horas na rede. Com 100 horas são poucos professores, mas com 150 horas, a gente ainda tem um número bem significativo de professores que desejam ampliar sua carga horária. Então, nesse primeiro momento, a gente vai ter a ampliação de um grupo de professores para educação infantil. Mas, nos próximos dias, nós teremos a ampliação de carga horária dos professores também no ensino fundamental. Vai ser uma quantidade ainda pequena, mas já é um passo grande que a gente está dando no sentido de melhorar o salário dos professores. Isso é valorização”, reforça a vice-presidente do Sindsemp.A tutora pedagógica da Seduce, Evelin Sá, destacou a importância da participação do Sindsemp nos processos de debate e garantia dos direitos dos servidores da educação municipal de Petrolina.“Hoje nós discutimos junto com o sindicato várias questões importantíssimas para os professores e toda a nossa classe. Foi um momento de debate e discussão, sempre visando o melhor para a nossa categoria. Então, foi importante esse momento. É sempre importante ter o sindicato ao nosso lado, participando de todos os nossos desafios e nossos objetivos e, com certeza, com o final dessa reunião, conseguimos pontos importantes para esse novo edital que deve sair na próxima semana”.
Carnaval de Todos: Eficiência da Semaurb durante as festividades é elogiada por ambulantes e foliões
Durante o Carnaval de 2024, a atuação eficiente da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), da Prefeitura de Juazeiro, foi aprovada pelos vendedores ambulantes de alimentos e bebidas, assim como pela população que pôde levar seu cooler. Uma prioridade da gestão Suzana Ramos foi realizar uma festa democrática, inclusiva e sem privatizações.Ao longo do período festivo, cinco apreensões foram realizadas, indicando um alto nível de conformidade por parte dos comerciantes e dos foliões com as diretrizes estabelecidas. “Nós desempenhamos um papel crucial na fiscalização de cada detalhe do percurso carnavalesco, desde a verificação de isopores até a inspeção de churrasqueiras, balcões de recuo e bares no entorno. Além da proibição da comercialização de bebidas em recipientes de vidro”, destacou o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira.A abordagem da Semaurb recebeu elogios, não apenas pela eficiência, mas também pela sua capacidade de promover um Carnaval acessível a todos, onde pequenos ambulantes tiveram a oportunidade de participar. Maria do Carmo Bento da Silva, presidente dos ambulantes de Juazeiro, agradeceu à Semaurb pelo apoio que a categoria recebeu desde antes do cadastramento. “Isso demonstra o compromisso com o povo, onde todos tiveram a chance de trabalhar. Parabéns à Prefeitura e à equipe da Semaurb”, disse.—Texto e foto: Ascom PMJ
Áudio: Nuno Dias – Superintendente Semaurb
Riva Bezerra se filia ao PSD de André de Paula, e se fortalece no Cedro
NOTA ABERTA!
UM NOVO TEMPO!
Meus amigos e minhas amigas, comunico minha filiação ao PSD, presidido em Pernambuco pelo ministro da Pesca e Aquicultura, @andredepaula55, com quem estive reunida nesta sexta-feira, 2, para assinar a ficha de filiação.

O meu ingresso no PSD marca um novo tempo. Vamos #PRAFRENTE, sem deixar nenhum cedrense para trás. Firmes no propósito de lutar pelo bem comum. Ao lado do ministro André, da governadora @raquellyraoficial e do presidente @lulaoficial, vamos inaugurar um ciclo de prosperidade nunca antes visto no Cedro.
ASCOM RIVA
Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta sexta-feira, 2
O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (2). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode a caixa com 25kg da macaxeira a R$ 70,00. O kg da abóbora comum está custando R$3,50. O saco com 20 kg da cenoura está a R$ 110,00.
A cotação completa segue anexo em PDF.
INSS convoca 4,3 milhões de pessoas para fazer prova de vida
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocará 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida anual. Desde o início de 2023 que cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida.
“Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada”, afirmou o INSS. As 4.351.557 de pessoas convocadas são nascidas nos meses de janeiro a março.
Já foram notificadas 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Nesta quinta-feira foi a vez de 1.262.514 que fazem aniversário em março que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.
Os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida.
Passados 60 dias após as notificações via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária, não havendo a comprovação de vida, o pagamento poderá ser bloqueado.
Edição: Marcelo Brandão/Agência Brasil
Prefeitura de Juazeiro inicia construção de salas de velório no Cemitério Central
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), iniciou, nesta quinta-feira (1º), a construção de salas de velório no Cemitério Central da cidade, visando oferecer um espaço mais adequado e digno para às famílias enlutadas. O projeto, que contempla a edificação de salas confortáveis e funcionais, representa um importante avanço no atendimento às necessidades da população em momentos de luto.Para o secretário Charles Leal, as salas de velório proporcionarão um ambiente acolhedor e adequado para as despedidas dos entes queridos. “Estamos trabalhando para garantir que as famílias tenham um espaço digno e confortável para prestar homenagens aos seus familiares e amigos”, afirmou o Secretário.A construção das salas de velório é resultado de um esforço conjunto da administração municipal em atender demandas da população, proporcionando um serviço público de qualidade e respeito. Com a conclusão do projeto, as famílias de Juazeiro terão à disposição um ambiente adequado para vivenciar momentos de despedida com o devido conforto e privacidade.Além da construção das salas de velório, Prefeitura de Juazeiro mantém, diariamente, serviços de limpeza, varrição e capina nos cemitérios da sede e interior do município.—Texto e áudio: Fabiana Diniz – Ascom Sesp/PMJ
No STF, Lula defende regulação das redes sociais no país
Ao participar da abertura do Ano Judiciário de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (1º) a regulação das redes sociais no país, com punição para as empresas proprietárias pelos crimes cometidos nas plataformas sob sua responsabilidade.
“É preciso criminalizar aqueles que incitam a violência nas redes sociais, mas também é necessário responsabilizar as empresas pelos crimes que são cometidos nas suas plataformas, a exemplo da pedofilia, incentivo a massacres nas escolas e estimular a mutilação de adolescentes e crianças”, defendeu em discurso.
Para o presidente, a regulação deve ser feita de maneira democrática, levando em conta os benefícios proporcionados pela tecnologia, bem como o “retrocesso nas conquistas pelas quais tanto lutamos”.
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presente à cerimônia, também mencionou o tema, destacando ser uma pauta comum ao Legislativo e no Judiciário.
Na Câmara dos Deputados, tramita projeto de lei, conhecido como PL das Fake News, que trata de regras para o funcionamento das redes sociais no país e o combate à divulgação de notícias falsas. O texto foi retirado da pauta de votação após sofrer críticas de parlamentares.
Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil
Carnaval 2024: Blocos e baile de máscaras esquentam prévia em Petrolina no final de semana
Depois do sucesso da 24ª edição do Baile Municipal, Petrolina continua em clima de Carnaval neste final de semana. No sábado (03), animação começará a partir das 11h30, com o Bloco Frevo Pé de César, sendo puxado pela Frevuca, a concentração será na Praça 21 de Setembro. Já a partir das 16h, o Bloco ‘Cantando e Encantando depois dos 40’, sairá da Rua Manoel Clementino animando as ruas do Centro.
Também às 16h, o Bloco ‘Baque Opará’ terá concentração na Rua Antônio Santana Filho, em frente ao Café de Bule. No local, a festa fica por conta da DJ Lizandra. Às 17h, o cortejo terá início seguindo pelas Avenidas Souza Filho e Guararapes, até chegar a Praça da 21 de Setembro, onde a festa continua ao som do Baque Opará Banda e DJ Werson.
A partir das 22h, acontecerá no BNB Clube, a 12ª edição do Baile de Máscaras, que contará com a participação dos cantores Mauro Lima, Tais Mascarenhas e banda Novo Skema. A expectativa é de atrair muitas famílias que curtem a Folia de Momo como nos velhos tempos.
No domingo (04), a partir das 17h, em frente à Praça do Riachuelo, Petrolina Antiga, será a concentração do ‘Bloco das Cores’, que percorrerá toda Avenida Getúlio Vargas até a Praça Antônio Carlos. Para ninguém ficar parado, a animação ficará por conta de Fábio Laroque, Titiago, diversos Djs e dos artistas performances.
Prefeita Suzana Ramos reúne-se com Sebrae para incentivar a implantação de novos empreendimentos em Juazeiro-BA
A Prefeitura de Juazeiro vem estreitando o diálogo junto ao Sebrae Bahia para estimular a abertura de novos negócios. Nesta quarta-feira (31), foi realizada uma reunião no Paço Municipal para traçar estratégias que fomentem a criação de novos empreendimentos em Juazeiro.
“A gestão tem trabalhado para facilitar a vida do empresariado, do pequeno negócio e microempreendedor. O Sebrae tem sido um grande parceiro nesse sentido e a há uma união de toda gestão municipal para incentivar a inovação e facilitar a vida do cidadão”, pontua a prefeita, Suzana Ramos.
O especialista em Políticas Públicas do Sebrae, Neudenir de Sena, destaca que a consultoria que vem sendo realizada desde 2023 e já tem resultados positivos. “Aconteceu uma melhoria do ambiente de negócios. Esta reunião com os gestores e a prefeita desenha alguns encaminhamentos sobre integração de sistemas, regulamentação de legislação e capacitações”, disse o consultor do Sebrae.
A reunião envolveu representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Sesau), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap).
—
Texto: Matheus Oliveira – Ascom/PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ
Vilmar Cappellaro e Fernando Monteiro unem forças por Lagoa Grande
O Prefeito Vilmar Cappellaro, recebeu, na tarde desta quarta-feira (31/01), o deputado federal Fernando Monteiro, durante visita ao Município. O encontro do gestor lagoa-grandense com o parlamentar, que tem sido um importante parceiro da Administração Municipal, foi acompanhado por secretários, vereadores, ex-prefeitos Jorge e Rosa Garziera; além de outras lideranças da sede e dos distritos de Jutaí e Vermelhos.
Durante o encontro, a comitiva visitou as obras do Centro Educacional, da escola de 12 salas e do estádio municipal com gramado sintético. Além das visitas, o grupo conversou sobre projetos, obras, avanços, investimentos e possibilidades de desenvolvimento para o Município.
No ponto alto da agenda, o prefeito Vilmar Cappellaro apresentou Fernando Monteiro para Lagoa Grande. “A responsabilidade que nós temos de trazer pessoas para assumirem compromisso com o município é grande. E estamos fazendo isso hoje, para que nossa cidade continue crescendo e construindo novos projetos”, destacou o chefe do executivo.
Bastante emocionado, Fernando ganhou empatia imediata das lideranças lagoa-grandenses e reafirmou seu compromisso com a cidade, se colocando à disposição do povo. “Persistência e resiliência colhem frutos! Eu levo política a sério, o problema de Lagoa Grande, é meu problema! O problema da falta d’água em Jutaí, é meu problema. Quero reafirmar, hoje é um dia diferente, pois terei a oportunidade de ser liderado pelo prefeito Vilmar Cappellaro. Lagoa Grande vai ver o que é um deputado diferente”, afirmou Monteiro.
Imagens: Isael Cordeiro












