BNB abre inscrições para concurso nesta sexta-feira

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) começará nesta sexta-feira (2) a receber inscrições para o concurso público de nível médio que oferece 710 vagas para o cargo de analista bancário.As inscrições podem ser feitas a partir das 10h, no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso. O prazo termina às 16h do dia 9 de março, e a taxa de inscrição é de R$ 65.

Benefícios

A remuneração inicial do cargo é de R$ 3.788,16 para jornada de 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias.

O BNB descreve que o cargo oferece benefícios como auxílio-refeição, auxílio cesta alimentação, 13ª cesta alimentação, auxílio-creche e seguro de vida em grupo.

Das 710 vagas, 410 são para contratação imediata e 300 para a formação de um cadastro de reserva.

Entre as vagas imediatas, 82 são reservadas para pessoas negras e 21 para pessoas com deficiência. Já no cadastro, são 60 para negros e 15 para PCDs.

Prova

A seleção do concurso será por meio de prova de múltipla escolha com 60 questões, sendo 20 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos.

A aplicação da prova está marcada para o dia 28 de  abril e os resultados finais do concurso devem ser divulgados em 28 de junho, após avaliação biopsicossocial e aferição da autodeclaração dos candidatos que concorrem às vagas para pessoas negras.

Os aprovados poderão ser chamados para vagas em todos os estados do Nordeste, em capitais e cidades do interior.

Cuidado com o Aedes: Secretaria de Saúde de Petrolina oferta dia D de mobilização nesse final de semana

Devido às fortes chuvas que ocorreram nas últimas semanas, muitos locais acabam acumulando água e se tornando o ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Assim, nesse final de semana, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, irá realizar uma ação de mobilização social contra o aedes.

No sábado (3), as equipes estarão em bairros que foram notificados com casos suspeitos de dengue: Areia Branca, Jardim Petrópolis, Cohab VI e Dom Malan. Já no domingo (4), cerca de 40 agentes de endemias irão percorrer a comunidade do N7, para verificar as residências e comércios, aplicando larvicida e orientações aos moradores sobre a importância do cuidado com os quintais e jardins com o objetivo de eliminar recipientes com água parada. Já os agentes de saúde irão visitar as casas passando orientações sobre o cuidado com a água de consumo humano e entregando hipoclorito as famílias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos focos dos mosquitos, estão dentro das residências da população. Diante disso, a ideia da ação é que toda a população petrolinense tire 10 minutos do dia, para vistoriar nos quintais lugares que possam acumular água parada e servir de criadouro.

————

 Texto: Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde de Petrolina suspende atendimentos da UBS do N5 para  manutenção

A Prefeitura de Petrolina, com objetivo de atender a comunidade com qualidade e conforto, segue com as reformas e manutenções nos prédios da saúde. Desta vez, a Unidade Básica de Saúde do N5 vai passar por melhorias. Por isso, a partir desta quinta-feira (01), os moradores da comunidade  que precisarem de atendimentos de urgência clínica, podem se dirigir para a unidade do N4. A previsão de retorno das atividades na unidade do N5 é na próxima segunda-feira (05).

Prefeitura de Juazeiro realizará ‘Blitz da Iluminação’ no bairro Lomanto Júnior nesta sexta-feira (2)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), realizará na próxima sexta-feira (2), a partir da 16h, no bairro Lomanto Júnior, mais uma edição do programa ‘Blitz da Iluminação’. As equipes de iluminação da Sesp levarão para o bairro serviços de manutenção, ampliação da iluminação e instalação de lâmpadas LED.Todas as equipes de eletricistas da prefeitura estarão presentes realizando serviço de manutenção na iluminação do bairro. O trabalho tem como objetivo deixar as ruas e avenidas da comunidade mais iluminadas, proporcionando para a população mais segurança e bem-estar.“Este é um programa pioneiro, fruto da gestão que é dedicada e comprometida com o bem-estar da população. Nossa intenção é abranger uma nova comunidade a cada edição, visando a contínua melhoria dos serviços de manutenção e expansão da iluminação pública em Juazeiro”, enfatizou o secretário de Serviços Públicos, Charles Leal.Texto: Fabiana Diniz- Ascom Sesp PMJ

Preço da gasolina e do diesel ficam mais caros a partir de hoje com novo ICMS

A partir desta quinta-feira (1º), abastecer o veículo e cozinhar ficarão mais caros. O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo cobrado pelos estados, vai subir para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha.O aumento reflete a decisão de vários estados de reajustar o ICMS para os produtos em geral para compensar perdas de receita.

Na maior parte dos casos, os estados elevaram as alíquotas gerais de 18% para 20%. Como os combustíveis seguem um sistema diferente de tributação, os reajustes serão com valores fixos em centavos.

O aumento foi aprovado em outubro pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários estaduais de Fazenda. Esse é o primeiro reajuste do ICMS após a mudança do modelo de cobrança sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em março de 2022.

Anteriormente, o ICMS incidia conforme um percentual do preço total definido por cada unidade da federação. Agora, o imposto é cobrado conforme um valor fixo por litro, no caso da gasolina ou do diesel, ou por quilograma, no caso do gás de cozinha.

As alíquotas passaram para os seguintes valores:

Combustível Alíquotas atuais A partir de 1º de fevereiro
Gasolina R$ 1,22 por litro R$ 1,37 por litro
Diesel R$ 0,9456 por litro R$ 1,06 por litro
Gás de cozinha R$ 1,2571 por quilo R$ 1,41 por quilo
Fonte: Confaz

Ao considerar o preço médio calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o litro da gasolina subirá em média para R$ 5,71. No caso do diesel, o valor médio do litro aumentará para R$ 5,95 (diesel normal) e mais de R$ 6 para o diesel S-10, que tem menor teor de chumbo.

O preço da gasolina e do diesel irão ficar mais caros nesta quinta-feira. Com um aumento de R$ 0,15, a gasolina subirá em média para R$ 5,71, levando em conta o preço médio do produto baseado na pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Já o óleo diesel, terá um aumento média de R$ 0,12, podendo chegar em média a R$ 5,95, e o Diesel S-10 poderá ficar acima dos R$ 6,00 por litro, em média.

No caso do gás de cozinha, o preço médio do botijão de 13 quilos subiria, em média, de R$ 100,98 para R$ 103,60.

Edição: Maria Claudia/Agência Brasil

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quinta-feira 1º de fevereiro

DCIM100MEDIADJI_0251.JPG

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (01). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o cento do abacaxi a R$ 400,00.  A caixa com 20kg da acerola está custando R$ 50,00. A caixa com 10 kg da vagem está a R$ 100,00.A cotação completa segue anexo em PDF.

Carnaval oficial: Prefeitura de Juazeiro decreta ponto facultativo nos dias 12 e 13 de fevereiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Portaria nº 013/2024, estabelece ponto facultativo durante o feriado do Carnaval oficial 2024. A medida vale para a segunda-feira (12) e a terça-feira de Carnaval (13).

Apenas os serviços considerados essenciais, que não admitem interrupção das atividades, funcionarão normalmente nessas duas datas, a exemplo de segurança pública, abastecimento de água, limpeza pública e serviços municipais de saúde de emergência.

Jornada Pedagógica 2024 marca início das atividades letivas na rede municipal de ensino de Juazeiro-BA

Com o tema ‘Toda gente na escola: Vamos com a gente!’, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), deu início nesta quarta-feira (31), à Jornada Pedagógica 2024, evento que marca o início das atividades letivas na rede municipal de ensino. A ocasião reuniu gestores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, articuladores educacionais, equipes das superintendências pedagógica, de Gestão, Programas e Projetos e Administrativo Financeiro da Seduc, que participaram de um workshop abordando as conquistas de 2023 e as perspectivas para 2024.
A programação segue até esta quinta-feira (1º), na Chácara Bougainville, com atividades para todos os profissionais da educação municipal, trazendo reflexões acerca de temáticas como, respeito com as diversidades, superação das desigualdades, enfrentamento da discriminação racial e qualquer outro tipo de intolerância.
O secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, falou sobre a iniciativa. “A Jornada Pedagógica é o evento que estabelece o início do ano letivo. Então hoje é um dia de celebração para a educação de Juazeiro, pois é o momento onde realizamos o diagnóstico daquilo que deu certo, mas, sobretudo, daquilo que não funcionou como deveria, para que possamos aprimorar durante este ano de 2024. As conquistas foram muito grandes e nós contamos com um novo ano muito promissor. Por essa razão, daremos início às aulas da rede de ensino no dia 7 de fevereiro, momento que deve marcar um novo tempo de aprendizagem promovido pela gestão Suzana Ramos”, destacou Wank.
Recepcionados ao som da Orquestra Som do Coração, o público presente também participou de dinâmicas e bate-papos para planejar o percurso pedagógico do ano que se inicia. Participando da iniciativa, a gestora da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, Francisca Alves, compartilhou o sentimento de prestigiar a programação. “Meu sentimento nesse momento é de pertencimento total à rede de ensino. Eu sou grande incentivadora da educação pública de qualidade e, por essa razão, me orgulho demais de poder colaborar com o meu trabalho, além de estar muito agradecida à gestão municipal, por todo trabalho de excelência que tem sido desenvolvido, o que tem nos deixado seguros de que teremos um ano de 2024 de muita esperança, conquistas e motivos para oferecermos um show de educação”, concluiu Francisca.
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/ PMJ
Fotos: Ayrton Latapiat/ Ascom PMJ

Prazo para inscrições no Prouni é prorrogado até sexta-feira

Brasília - 27/06/2023 - O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. As inscrições podem ser feitas pelo celular ou pelo computador. Foto: Juca Varella/Agência Brasil/Agência Brasil

O prazo para os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) fazerem sua inscrição será ampliado em um dia. As inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

São oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.

Para se inscrever de forma gratuita, o participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).

Para participar do Prouni, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O estudante também não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem, nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Novos/as/es Conselheiros/as/es do CEDPLGBT-PE são eleitos/as/es para o biênio 2024-2026

Onze organizações foram eleitas para o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Pernambuco – CEDPLGBT/PE. A Assembleia de Eleição foi realizada nesta terça-feira (30/01), na sede da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (Sepes) e elegeu os novos/as/es conselheiros/as/es, que irão atuar no biênio de 2024-2026. A abertura da atividade contou com a participação do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Flávio Rodrigues de Oliveira, e da Secretária Executiva da Sepes, Patrícia Caetano.Ao todo, 19 organizações das diversas regiões de Pernambuco pleitearam as 11 vagas disponíveis para representantes da Sociedade Civil no CEDPLGBT/PE, que é um importante espaço de participação social, monitoramento e proposição das ações do Governo do Estado voltadas para a população LGBTQIA+ pernambucana. “Comemoramos a idoneidade e transparência do processo. O resultado deverá beneficiar a população LGBTQIA+, que escolheu de forma séria e democrática os novos representantes do Conselho”, enfatizou o secretário Flávio Oliveira.As entidades eleitas serão oficializadas no próximo dia 20 de fevereiro, com as publicações oficiais do certame. “Destacamos a significativa participação das organizações do interior do estado no pleito, o que é de suma importância no sentido da ampliação do debate acerca das políticas voltadas ao público em destaque, para além da região metropolitana de Recife”, acrescentou a executiva Patrícia Caetano.A posse solene dos conselheiros/as/es eleitos/as/es está prevista para o próximo dia 26 de fevereiro de 2024, em local ainda a ser definido. A Gerente da Política LGBTQIA+ e Presidenta da Comissão Eleitoral, Ana Carla Lemos, e o atual presidente do CEDPLGBT/PE, Lucas Lira, além de representantes da Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria da Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, também prestigiaram o pleito.Fotos: Divulgação/Sepes