Prefeitura de Petrolina mobiliza força-tarefa no N-7 para serviços de drenagem e atendimento da população

A Prefeitura de Petrolina segue mobilizada com diversos serviços para monitoramento e enfrentamento das fortes chuvas na cidade. Neste domingo (28), foi montada uma verdadeira forca-tarefa para atender os moradores do N-7, uma das localidades mais castigadas pelas precipitações dos últimos dias. O trabalho conta com apoio da Defesa Civil, Guarda Municipal, secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Governo e Agricultura.

A região da Vila do N-7 precisou receber maior atenção, pois fica próxima a um dreno que acabou trabordando após as fortes chuvas, levando água para diversas moradias. De acordo com a Defesa Civil, a ocorrência na região já está em situação de controle, visto que as águas já foram escoadas e a população atendida.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social atuam em paralelo ao trabalho da Defesa Civil para a identificação, orientação e acolhimento psicossocial de quem teve a residência alagada. Algumas famílias foram realocadas para casas de parentes por um período temporário.

Ao mesmo tempo, desde sábado (27), máquinas fazem a limpeza do local para permitir melhor escoamento e redução de alagamentos. Além disso, foi realizada a limpeza de outros pontos da comunidade. Os serviços de limpeza e desobstrução estão em execução com apoio de uma escavadeira hidráulica. O trabalho ocorre de forma contínua e integrada entre diversas secretarias.

A prefeitura manterá o monitoramento na região e em outras áreas afetadas pelas chuvas. A população pode pedir ajuda e passar informações para Defesa Civil sobre as áreas mais afetadas através do número 153.

——-
Fotos: Erlan Alexandre

Governadora Raquel Lyra prestigia imposição do pálio a Dom Paulo Jackson

A governadora Raquel Lyra participou, neste sábado (27), da imposição do pálio ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, na Catedral Metropolitana de Olinda, no Alto da Sé. A chefe do Executivo estadual também acompanhou a missa realizada na sequência da imposição do pálio. 
 
O pálio é um componente da vestimenta litúrgica, que foi concedido aos arcebispos pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 29 de junho de 2023, durante a solenidade de São Pedro e São Paulo. A imposição a Dom Paulo foi realizada pelo núncio apostólico, Dom Giambattista Diquattro, representante papal no Brasil. 
 
“Tenho um desejo de muito sucesso e sorte para Dom Paulo, que assumiu a Arquidiocese de Olinda e Recife. E reafirmo aqui o nosso compromisso com as igrejas de Pernambuco. O papel que elas cumprem do ponto de vista da assistência social e espiritual é extremamente relevante para as nossas comunidades. Nos colocamos à disposição para fortalecer toda parceria que possa ser feita, para que a gente consiga construir o Estado que sonhamos para nossos filhos”, disse a governadora Raquel Lyra.
 
A vestimenta entregue a Dom Paulo Jackson simboliza a missão pastoral do bispo, além de ser a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, para indicar a jurisdição em comunhão com a Santa Sé e obediência ao Papa. “O pálio simboliza a unidade com o Papa e os irmãos das outras dioceses, significa que o bispo carrega o seu povo, a palavra de Deus e a responsabilidade com o seu povo. Agradeço a presença da governadora e demais autoridades, a igreja sempre dialoga com as forças da sociedade organizada. O pálio não muda a postura, mas sim aumenta a responsabilidade com o Estado”, declarou o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. 
 
Estiveram presentes ainda na solenidade o vereador do Recife Felipe Alecrim; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e desembargador Adalberto de Oliveira Melo, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); o ex-presidente da Fundaj, Antônio Campos; o assessor especial da governadora, José Pereira; o ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; além de bispos, padres e seminaristas.

Prefeitura mantém equipes de plantão para minimizar transtornos das chuvas em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina mobilizou diversos setores para atender as necessidades da população durante os dias de chuva intensa na cidade. Entre as atividades em andamento, o trabalho da equipe de serviços públicos tem fortalecido as ações emergenciais. As intervenções tem o objetivo de ajudar no escoamento de toda a água acumulada, bem como, minimizar transtornos decorrentes da chuva, a exemplo da remoção de árvores caídas em vias públicas.

Todo o efetivo da pasta coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) está à disposição, as ações contam ainda com o reforço de máquinas como retroescavadeiras, caminhões, caçambas, pá carregadeira e caminhões poliguindastes. Dezenas de pessoas estão envolvidas na força-tarefa, incluindo as equipes da Operação Drenagem.

Desde o início da semana, bairros com o Cacheado, Jardim Petrópolis, Rio Corrente, Parque Massangano, São Jorge, Dom Avelar, São Gonçalo, Henrique Leite, São Joaquim, N-07, entre outras comunidades, estão sendo atendidas com diversas ações para garantir o bem-estar e segurança da população. Os trabalhos seguirão ao longo do final de semana.

A gestão municipal reforça ainda a necessidade de parceria com a população no sentido de não descartar lixo nos canais e pontos de drenagem, assim como, abrir as tampa dos PVs durante as chuvas. Essas práticas são alguns dos principais agravantes para a formação dos alagamentos.

 

Simão Durando vistoria pontos afetados pelas chuvas em Petrolina e mobiliza equipes para serviços emergenciais

Diante dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região, o prefeito Simão Durando mobilizou secretários municipais e a Defesa Civil, logo nas primeiras horas deste sábado (27). Foi feita uma reunião geral para a primeira avaliação e intensificação do plano de ações para atender às principais demandas da população que foi prejudicada pela grande quantidade de água. O gestor petrolinense, juntamente com a sua comitiva, ainda visitou diversos bairros e localidades em que foram registrados maiores danos.

Dados da Defesa Civil apontam que, nas últimas 72 horas, foi registrada uma precipitação de mais de 90 milímetros na área urbana da cidade, já na área rural algumas localidades registraram acima de 100 milímetros. De acordo com o prefeito, desde as primeiras horas do dia, as equipes da prefeitura foram enviadas a campo, fazendo um mapeamento das áreas mais afetadas, avaliação das áreas de risco, além das intervenções emergenciais para minimizar os transtornos, como o acionamento de bombas das lagoas para ajudar no escoamento da água.

“As equipes estão nas ruas em alerta total. Estamos todos mobilizados desde o início da semana por conta das previsões de chuvas intensas. O trabalho de prevenção já vem sendo realizado diariamente através da Operação Drenagem e foi intensificado nos últimos meses. Petrolina e o Vale do São Francisco têm recebido um grande volume de chuvas nos últimos dias, o que acaba provocando alagamentos e trazendo transtornos devido à sua intensidade. Por isso, fiz questão de reunir toda a nossa equipe de secretários para visitar os principais gargalos. Logo nas primeiras horas, foram iniciadas as atividades de desobstrução de grelhas e canais; remoção de árvores, vegetações e dejetos de pontos alagados. A partir das visitas e diante da realidade de cada bairro, estamos avaliando as devidas soluções”, destacou.

Diante da previsão de mais chuva, a prefeitura reforça os contatos da Defesa Civil 153, Corpo de Bombeiros no 193 e do Programa Mais Luz: 0800 608 1022, em casos de ocorrências.

Fotos: Erlan Alexandre

Deputado estadual Jordávio Ramos prestigia Carnaval antecipado de Juazeiro

Ao lado da prefeita Suzana Ramos e do vice-prefeito Leonardo Bandeira, o deputado estadual Jordávio Ramos está prestigiando o “Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos’, que começou na última quinta-feira (25) e segue até o domingo (28). O deputado federal Adolfo Viana e o deputado estadual Luciano Araújo, também passaram pelo carnaval de Juazeiro.

Jordávio Ramos falou da organização da festa, destacando a democracia e a inclusão. “O carnaval de Juazeiro abre a temporada carnavalesca em nosso estado e eu como filho de Juazeiro e um apaixonado por carnaval, não poderia deixar de prestigiar essa festa. A prefeita Suzana Ramos e toda sua equipe está de parabéns pelo resgate do verdadeiro carnaval, onde as famílias estão nos principais circuitos da folia, um carnaval inclusivo onde a prefeita reduziu a taxa dos ambulantes em quase 80%, incentivando o comércio local, que não estipulou marca de bebida, que reuniu todas as forças de segurança, montou camarote da acessibilidade, e tantas outras coisas que merecem o reconhecimento pelo belíssimo trabalho e respeito a população juazeirense. Sigo aqui até o último dia de festa e convido a todos a participarem do melhor carnaval do interior da Bahia”, disse o deputado estadual Jordávio Ramos.

O carnaval de Juazeiro

O Carnaval antecipado de Juazeiro começou na quinta-feira (25) e segue até o domingo (28), com uma extensa programação composta por grandes nomes do Axé Music e atrações locais, nos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), além de uma programação exclusiva para a família e as crianças, neste sábado (27) e domingo (28), no Polo João Gilberto (Orla II).

Ascom – Jordávio Ramos

Prefeitura de Juazeiro age rapidamente após chuvas para desobstruir vias

Após as fortes chuvas da noite anterior, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), colocou as equipes nas ruas logo nas primeiras horas da manhã deste sábado (27). A rápida resposta da Prefeitura e o trabalho preventivo realizado ao longo do ano foram fundamentais para minimizar os transtornos e garantir a segurança dos moradores. Até o momento não foram registradas ocorrências graves, apenas pontos de alagamento.

“As nossas equipe já fazem um trabalho preventivo constante. Mas, assim que começou a chuva, já acionei a todos para estarem atentos a qualquer ocorrência emergencial. É um cuidado que a nossa gestão sempre tem de estar prontamente atendendo às pessoas de Juazeiro”, destacou a prefeita, Suzana Ramos.

A manutenção das vias é parte integrante da estratégia da Prefeitura de Juazeiro para garantir a segurança e o bem-estar da população. Durante todo o ano, há atuação em mais de 700 galerias por toda cidade e em cerca de 40 km de canais que cortam os bairros.

De acordo com a Defesa Civil do município, em Juazeiro choveu 53 mm esta noite. A previsão do Instituto Climatempo é de chuva ainda nos próximos dias. Até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados. As equipes da Prefeitura de Juazeiro estão em alerta, prontas para responderem às demandas da comunidade que possam surgir. Caso necessário, a população pode acionar o contato da Defesa Civil, através do número (74) 99931-2210.

Texto: Fabiana Diniz – Ascom Sesp/PMJ

Governo Raquel Lyra reverte déficit e fecha 2023 com superávit de R$ 1,0 bilhão em meio a recorde de despesas com educação

O Estado de Pernambuco fechou 2023 com superávit orçamentário de R$ 1,02 bilhão e superávit primário de R$ 1,2 bilhão, revertendo o quadro de déficits orçamentário e primário registrados no fechamento do ano anterior (2022). As informações constam dos relatórios fiscais relativos ao exercício do ano passado (de janeiro a dezembro), publicados no Diário Oficial do Estado deste sábado (27). Os resultados ocorreram em meio a um cenário fiscal que somou aumento de gastos com pessoal (que alcançou 44,56% da Receita Corrente Líquida), investimentos recordes com educação (26,08%) e dificuldades de arrecadação com ICMS e FPE e apontam para o sucesso do Plano de Qualidade dos Gastos, um dos primeiros atos da governadora Raquel Lyra, em janeiro do ano passado. Com os resultados superavitários e comprovando disponibilidade financeira de R$ 719 milhões no início de 2024, o Estado de Pernambuco apresenta os requisitos para voltar a garantir o selo Capag quando da avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em torno da obtenção de créditos com aval da União.  A receita realizada de 2023 somou R$ 49,89 bilhões, enquanto em 2022, o total de receita foi superior em R$ 1,5 bilhão – R$ 51,40 bilhões.
 
“Pernambuco cumpriu com o objetivo no nosso primeiro ano de governo. Com muito esforço e trabalho árduo, fechamos o ano com superávit, certamente um dos resultados fiscais mais consistentes do País. Isso tudo foi feito em meio a um orçamento que estava distante da realidade, alterações nas receitas e cumprindo com folga os limites constitucionais de despesas com educação e saúde. Nossa equipe entrega ao Tesouro Nacional dados que certamente trarão de volta o selo de capacidade de pagamento para Pernambuco”, comemorou a governadora Raquel Lyra, que anunciou o resultado de R$ 608 milhões em economia de gastos não obrigatórios. “O nosso Plano de Qualidade foi decisivo para o resultado, que nos permite iniciar 2024 com mais previsibilidade para realizarmos o plano de investimentos como pactuado com a população”, concluiu.
 
A publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) relativo ao 6º bimestre e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do 3º quadrimestre – ambos relativos ao fim de dezembro de 2023 – apontou que o Estado de Pernambuco executou R$ 8,25 bilhões em Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), alcançando o índice de 26,08% em relação à Receita Corrente Líquida (RCL – R$ 31,6 bilhões). É obrigatório o gasto mínimo de 25% com MDE. Em relação às Despesas com Saúde, que precisam alcançar pelo menos 12% da RCL, o Estado de Pernambuco alcançou o índice de 17,38%. No âmbito das despesas com pessoal, por conta de reajustes contratados, o índice do Executivo somou 44,56% (o primeiro limite, de alerta, é de 44,10%). Um dos mais importantes índices para o Tesouro Nacional conceder o selo Capag “A” ou “B” é a disponibilidade de caixa líquida de recursos não vinculados. Enquanto em 2022 o STN apurou esse índice em R$ 370,6 milhões negativos, os números da Fazenda agora apontam resultado positivo em R$ 718,9 milhões. 
 
Para o secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson José de Paula, os resultados de 2023 são consistentes e animadores, mas o trabalho de garantia da qualidade do gasto e de controle fiscal precisam ter continuidade. Ele destaca, por exemplo, o índice de poupança corrente, que passou para 94,9% no ano passado (quanto mais alto, menor). Isso significa que apesar dos bons resultados, o Estado não dispõe de sobras significativas e precisará manter atenção perante sua política fiscal.
 
“Nós vencemos 2023 e garantimos um ano de 2024 com melhores e mais sólidas expectativas em meio a um orçamento que veio desajustado e nos apresentou desafios que vencemos. O Estado de Pernambuco sob a gestão da governadora Raquel Lyra tem a solidez fiscal como um valor e isso seguirá guiando nosso trabalho para garantir o uso dos recursos dos impostos onde a população mais precisa, garantindo mais captação de crédito e levando os investimentos públicos para um novo patamar”, afirmou.
 
Foto: Hesíodo Góes/Secom

Segunda noite do Carnaval de Todos em Juazeiro (BA)

Na segunda noite do ‘Carnaval de Juazeiro- Carnaval de Todos’, realizado pela Prefeitura, milhares de pessoas lotaram os circuitos para curtir uma diversidade de ritmos como o afoxé dos Filhos de Zaze ao funk de Felipe Amorim. Ninguém ficou parado quando artistas como Cheiro de Amor, Tomate e Parangolé cantaram na maior festa popular da região.

Também passaram pelos circuitos Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), os cantores Allan Cléber, Matheus Torres, Orquestra Velho Chico, Voa Voa, Rafa e Pipo Marques, Filhos de Jorge e Felipe Amorim, que arrastou uma multidão para encerrar a noite.

A prefeita Suzana Ramos destacou que nem mesmo a forte chuva impediu os juazeirenses de curtirem a festa. “Além da mais pura felicidade, o Carnaval também gera renda para os ambulantes e comerciantes e movimenta toda a economia da cidade. É uma festa democrática, popular e eu fiz questão de incluir todas as pessoas. Estou muito feliz que, mesmo com chuva, o povo não deixou de curtir a festa”, disse Suzana Ramos.

O deputado, Jordávio Ramos, pontuou que o Carnaval de Juazeiro é o maior Carnaval do interior da Bahia. “A prefeita Suzana Ramos elevou o carnaval, democratizando a festa e agigantando esse talento que Juazeiro tem de fazer uma festa bonita. Tivemos uma ótima ocupação na rede hoteleira. Um fluxo muito grande de turistas pelas avenidas. A gestão Suzana Ramos fortaleceu o que já era bom”, contou Jordávio Ramos. Também prestigiaram o evento o deputado federal, Adolfo Viana,  o vice-prefeito, Leonardo Bandeira, e vereadores municipais.

Para a juazeirense, Rafaela Pereira, a festa tem superado as expectativas. “Público maravilhoso, animação total. A gestão Suzana Ramos provando mais uma vez que sabe organizar grandes eventos e valorizar a cultura de Juazeiro”, falou Rafaela.

Mais uma vez em Juazeiro, os vocalistas da banda Filhos de Jorge falaram sobre a felicidade de cantar e abrir o Carnaval da Bahia. “Ficamos muito felizes pela receptividade dos juazeirenses e desde o Copa Vela nós aumentamos os fãs aqui na região. Agradecemos muito a Juazeiro por mais essa porta aberta para mostrar nossa musicalidade”, disse o vocalista Arthur Ramos. Para Dan Cabral, o Carnaval de Juazeiro tem um lugar especial no Carnaval da Bahia. “A gente tem Juazeiro no coração. É sempre bom receber o carinho dos juazeirenses e hoje vamos balançar tudo”, disse.

A festa não para

Amanhã teremos uma programação para toda a família na ‘Tendas da Educação’, um espaço para toda a criançada se divertir junto com a família. Confira, também, a programação deste sábado (27) dos circuitos Ivete Sangalo e Manuca Almeida:

17h – Batucada Regimento do Samba

18h – Banda Pagode do Segredo – Bloco É Rojão

18h – Batucada Cacumbu do Samba

18h15 – Bloco Os Inseparáveis

18h30 – Pagodança

19h – Netinho Balachic

19h30 – Bloco 50 e + 1

20h – Banda Senegal

20h30 – Bloco Elza

21h – Bloco Tô Atoa

21h30 – Luiz Caldas

22h – Pogode 874

22h30 – Bloco Tou de Boa

23h – Ninha

23h30 – Tom Bahia

00h – Guig Gueto

00h30 – Dudu Almeida

01h – Lincoln Senna

01h30 – Banda Astral

02h – Ed City

PGR defende uso de câmeras corporais por policiais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta sexta-feira (26) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública sugestão favorável ao uso de câmeras corporais por policiais.A sugestão foi enviada pela subprocuradora Elizeta Paiva, responsável pela Câmara de Controle Externo da Atividade Policial, um dos órgãos da PGR.

Na semana passada, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), ligado ao ministério, aprovou uma recomendação para o uso do equipamento pelas polícias em todo o país, e colocou o tema para consulta pública.

No ofício enviado ao Ministério da Justiça, a PGR sugere que o uso das câmeras deve ser obrigatório, e não quando possível ou tecnicamente viável, conforme definido pelo conselho. As imagens capturadas durante as operações policiais devem ser arquivadas pelo prazo mínimo de 90 dias. No caso de ocorrências envolvendo mortes ou lesão corporal, o prazo deve ser de 1 ano.

“A cláusula, quando possível e tecnicamente viável, não deveria ser utilizada, tendo em vista que o objetivo da diretriz consiste justamente em viabilizar a implementação das câmeras em todas as situações apresentadas”, argumenta a PGR.

Além disso, o policial que deixar de usar o equipamento deve ser punido, segundo a procuradoria.

“Sugere-se que a portaria incorpore dispositivo que preveja a responsabilização funcional pelo não-uso das câmeras corporais ou seu uso em desconformidade com os regulamentos”, conclui o parecer.

Devido à saída do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não há prazo para a pasta definir sobre a implementação das câmeras. Caberá ao futuro ministro Ricardo Lewandowski avaliar a questão a partir de 1° de fevereiro, quando tomará posse no cargo.

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Deputados prestigiam o ‘Carnaval de Todos’ em Juazeiro e destacam a qualidade da festa

O Carnaval antecipado de Juazeiro, o Carnaval de Todos, realizado pela gestão Suzana Ramos, está atraindo um grande público de várias partes do país, entre eles vários políticos, principalmente os deputados baianos, fizeram questão de prestigiar a festa.

Os deputados estaduais, Jordávio Ramos e Luciano Araújo, e o deputado federal, Adolfo Viana, marcaram presença na festa, que segue até o domingo, dia 28.

“Estamos fazendo uma festa linda e democrática para o nosso povo, e receber esse time de políticos que são nossos parceiros e nos ajudam a construir uma nova Juazeiro, nos deixa ainda mais felizes. Curtam, brinquem, aproveitem, que a festa é para vocês e foi planejada e está sendo feita com todo carinho e atenção da nossa gestão”, disse a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos.

O deputado federal, Adolfo Viana, fez questão de pontuar que o seu amor por Juazeiro é o que o traz a festa. “O carnaval de Juazeiro representa a alegria que a nossa região tem, e aqui eu encontro amigos de todos os lugares, como Casa Nova, Remanso, Sento-Sé, Sobradinho, Curaçá, Jaguarari e vários outros lugares. Estar aqui para mim é um momento de confraternizar com toda região norte do nosso estado. Se a Bahia tem um grande Carnaval do interior, esse é o Carnaval de Juazeiro”, destacou.

Já o deputado estadual, Jordávio Ramos, falou do seu amor pela festa em sua cidade natal. “Estou feliz, quem me conhece sabe que sou um pipoqueiro nato, e hoje eu posso dizer que contribui para a realização do melhor pré carnaval do interior da Bahia, que é o da minha terra. Estou feliz como Juazeirense, e por poder contribuir cada vez para a realização dessa festa linda. Quem está no sofá, em casa, venha para cá curtir o melhor Carnaval do interior da Bahia”, convidou, Jordávio Ramos.

Carnaval de Todos

Começou na quinta-feira (25) e segue até o domingo (28), com uma extensa programação composta por grandes nomes do Axé Music e atrações locais, nos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), além de uma programação exclusiva para a família e as crianças, neste sábado (27) e domingo (28), no Polo João Gilberto (Orla II).

Texto e fotos: Ascom Suzana Ramos