Simão, Gonzaga e FBC articulam reunião com vereadores para estreitar laços políticos

Após formalizar uma aliança com o ex-deputado federal e presidente do diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Gonzaga Patriota, o prefeito Simão Durando promoveu um almoço, nesta sexta (26) para apresentar o novo aliado à base de situação da Câmara de Vereadores. O encontro contou ainda com a presença do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, liderança que protagonizou junto com Gonzaga momentos históricos na política petrolinense.

Durante o encontro, foram debatidos os cenários políticos nacional, estadual e local, ressaltando o crescimento exponencial de Petrolina nos últimos anos, além da chegada de grandes obras que tem garantido a continuidade do avanço da cidade sertaneja. O momento foi de integração e descontração, fortalecendo, ainda mais, a parceria entre os grupos políticos. Gonzaga Patriota e Fernando Bezerra ainda trouxeram suas experiências políticas de décadas, destacando a importância do trabalho e da força política para o avanço de Petrolina.

O acordo entre os grupos políticos foi firmado na última terça-feira (23) e ao longo desta semana, Gonzaga Patriota acompanhou a agenda do prefeito Simão Durando em visitas à obras importantes para a cidade a exemplo da duplicação da Perimetral, da maior escola em tempo integral do município localizada no Antônio Cassimiro, reforma e ampliação do Centro de Convenções, a construção do Hospital de Petrolina. Também vistoriaram as obras de pavimentação no bairro Caminho do Sol que contam com recursos de emendas destinadas por Gonzaga quando ainda era deputado.

“Hoje foi mais um momento de integração e é muito importante contar com a experiência de administração e política de Fernando Bezerra e Gonzaga Patriota, políticos respeitados no cenário nacional, mas principalmente que amam Petrolina. Não tenho dúvidas que quem ganha com isso é o nosso povo. Fizemos muito até aqui, mas eu acredito que tem muito mais para ser realizado. Portanto, esse é um momento histórico de união, não entre pessoas, mas a união de trabalho pelo povo de Petrolina”, celebrou o prefeito Simão Durando.

AMMPLA alerta sobre interdição na área central de Petrolina neste sábado

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa que haverá interdição na área central da cidade por conta de um evento esportivo que irá ocorrer neste sábado (27), a partir das 6h da manhã, com saída da Praça Dom Malan (ao lado da Igreja Catedral).

A interdição será das 4h às 9h da manhã, com bloqueio total da Rua João Clementino (ao lado da Catedral) e bloqueio parcial das Avenidas Joaquim Nabuco e Cardoso de Sá (sentido Bêra D’agua a 72BI). Viaturas e agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos para dar segurança e uma melhor fluidez ao tráfego.

 

CESVASF divulga resuldado do Vestibular Simplificado 2024.1

Você já pode consultar o resultado do Vestibular Simplificado 2024.1 do CESVASF – Belém do São Francisco em www.cesvasf.com.br! E se liga que o período de matrículas já está aberto!

Para efetuar a matrícula, compareça à Secretaria do CESVASF em Belém do São Francisco até 8 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Arraste para o lado e confira a documentação necessária para realizar a matrícula.

Confira a lista de aprovados no site: https://www.cesvasf.com.br/infor/2-extensao/168-vestibular-simplificado-belem

OMS alerta para aumento de casos de sarampo e reforça vacinação

Imagem: RomoloTavani/iStock

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento de casos de sarampo no mundo e reforçou a importância da vacinação para prevenir a disseminação da doença.“Os casos de sarampo estão aumentando. É uma das doenças mais transmissíveis. Se uma pessoa se contamina, quase todos ao seu redor vão pegar o vírus, se não estiverem vacinados. Para proteger sua criança, garanta que as vacinas estejam em dia.”

Nas últimas semanas, países como México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal emitiram alertas após a confirmação de casos, com o óbito de uma criança de 19 meses na província de Salta, na Argentina.

No Brasil, o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou ao município de Rio Grande no dia 27 de dezembro, procedente do Paquistão, país com circulação endêmica da doença.

Diante da confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou, em nota, a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano e até os 59 anos, conforme calendário nacional de vacinação.

“Com a suspeita, foi realizado bloqueio vacinal seletivo nos familiares, vizinhos e profissionais da saúde. A criança está bem e seus familiares não apresentaram sintomas. O município segue monitorando atendimentos por febre, exantema e tosse ou coriza ou conjuntivite, sem nenhuma identificação de caso suspeito.”

O esquema vacinal completo do sarampo consiste em duas doses até os 29 anos, ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e aos 15 meses. Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. Em situações de bloqueio vacinal, a imunização seletiva é recomendada para todos com idade acima de 6 meses.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos e extremamente contagiosa, que infecta nove a cada 10 pessoas suscetíveis após exposição ao vírus.

A doença é transmitida de forma direta, por meio de secreções, ao tossir, espirrar ou falar. Casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório e fazer uso de máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.

Eliminação

À Agência Brasil, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, lembrou que o sarampo era uma doença controlada no Brasil até 2016, quando o país recebeu a certificação de eliminação do vírus em território nacional. Após um grande surto da doença em 2017 e em 2018, com mais de 40 mil casos registrados, o Brasil perdeu a certificação e voltou a ser um país endêmico, onde o sarampo circula livremente.

“Estamos sem registro de casos desde junho de 2022, em busca da recertificação dessa eliminação. Ainda falta melhorar nossas coberturas vacinais, alguns indicadores de vigilância. Já recebemos um status não de país endêmico, mas de país com pendência de recertifcação pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em novembro de 2023.”

Segundo Kfouri, o que causa preocupação é o aumento recente no número de casos da doença em diversos países. Ao comentar o caso da criança proveniente do Paquistão, o especialista avaliou que o alerta do governo gaúcho é válido.

“É um caso importado, obviamente, não adquirido aqui no nosso território, mas que nos traz esse alerta. Primeiro, da importância da vigilância, de estarmos atentos a qualquer caso suspeito, importado, para que a entrada de um caso aqui não se multiplique e não se torne outros casos secundários, uma cadeia de transmissão e um novo surto.”

Kfouri destacou que são importantes a vigilância de casos suspeitos e a investigação oportuna. “E, claro, vacinação dos contactantes desses indivíduos suspeitos e nossas coberturas vacinais elevadas para que, mesmo com essa frequente e possível entrada de pessoas com sarampo no país, isso não se traduza em novos surtos aqui entre nós.”

 

Edição: Nádia Franco/Agência Brasil

Governadora Raquel Lyra empossa coronel Ivanildo Torres como comandante da Polícia Militar de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra empossou, nesta sexta-feira (26), o novo comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, Ivanildo Cesar Torres de Medeiros, que substitui o coronel Tibério César. A solenidade foi realizada no Quartel do Derby, no Recife.
 
“O coronel Torres se soma ao esforço do Juntos Pela Segurança. Nosso time vem trabalhando desde o início do ano passado, de maneira incansável, para garantir o fortalecimento das nossas forças operacionais de polícia, para permitir que Pernambuco volte a ser um Estado mais seguro”, afirmou Raquel Lyra.
 
Presente na solenidade, o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, agradeceu os serviços prestados pelo coronel Tibério, e deu as boas-vindas ao novo comandante. “Estamos aqui por uma única razão, que é prestar segurança para a sociedade pernambucana, inclusive com a proximidade do Carnaval, que já está com seu planejamento pronto, não só na Região Metropolitana, mas também no interior do Estado”, ressaltou o titular da pasta.
O novo comandante-geral ingressou na PMPE em 1995. Ele possui graduação no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Paudalho, bacharelado em Direito e licenciatura em Filosofia, além de pós-graduação em Capacitação Pedagógica, Gestão em Segurança Pública, Planejamento Organizacional e Gerenciamento de Desastres e Emergências. “Estou pronto para liderar com integridade, respeito e dedicação e motivar a tropa para garantir a segurança dos pernambucanos”, destacou o coronel Torres.
 
Também participaram da solenidade os deputados federais Pastor Eurico e o Coronel Meira; o deputado estadual Eriberto Filho; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Mariana Melo (Mulher), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); o general de brigada Sergio Medeiros, representando o Comando Militar do Nordeste; o superintendente da Polícia Federal, Antonio de Pádua; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Rodrigues Silva; o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Fonseca; o chefe da Polícia Civil, Renato Leite; e o gerente geral da Polícia Científica, Fernando Benevides.
 
Fotos: Miva Filho/Secom

Concurso Banco BNB: com 710 vagas, foi publicado edital para o cargo de analista bancário

Boa notícia para quem pretende participar do concurso BNB (Banco do Nordeste). Acontece que foi publicado, nesta sexta-feira, 26 de janeiro, o  edital do certame. A liberação já estava prevista para ocorrer até a próxima semana. Ao todo estão sendo oferecidas 710 vagas para o cargo de analista bancário, sendo 410 para preenchimento imediato e 300 cadastros reserva de pessoal. Para concorrer é necessário possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.788,16, sendo R$ 2.577,32 de vencimento inicial, R$ 263,80 definido em acordo coletivo e mais R$ 947,04 de gratificação de 1/3 de salário, com jornada de 30 horas semanais. As inscrições serão recebidas no período de 2 de fevereiro a 9 de março.

No concurso BNB, a distribuição de vagas será feita da seguinte forma:

  • preenchimento imediato – 410 vagas, sendo 307 para ampla concorrência, 21 para portadores de deficiência e 82 para candidatos negros
  • cadastro reserva – 300 vagas, sendo 225 para ampla concorrência, 15 para portadores de deficiência e 60 para candidatos negros

Além da remuneração, os aprovados contarão com os seguintes benefícios:

  • auxílio-refeição,
  • auxílio cesta alimentação,
  • 13ª cesta alimentação,
  • auxílio-creche,
  • seguro de vida,
  • possibilidade de participação em plano de previdência complementar, de forma contributiva
  • oportunidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

A lotação das vagas ocorrerá nos seguintes estados:

  • Alagoas
  • Bahia
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Maranhão
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte
  • Sergipe

Concurso BNB: veja todas as cidades de lotação

bnb2

bnb3

Saiba como se inscrever

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Fundação Cesgranrio.

No primeiro dia, o acesso poderá ser feito a partir das 10 horas, enquanto no último será até às 16 horas.

A taxa foi definida em R$ 65

Saiba onde serão aplicadas as provas

Aaplicação  das provas objetivas do concurso BNB está marcada para ocorrer em 28 de abril, com duração de 4 horas.

A prova objetiva contará com 60 questões, da seguinte forma:

  • conhecimentos básicos – 20 questões
  • conhecimentos específicos – 40 questões

A parte de conhecimentos básicos será da seguinte forma:

  • língua portuguesa – 10 questões
  • matemática e raciocínio lógico quantitativo – 10 questões

Ao todo, o concurso contará com as seguintes etapas:

  • 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
  • 2ª Etapa – Avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência e procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros na forma das disposições da Instrução Normativa MGI nº 23, de 25 de julho de 2023, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
  • 3ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do BANCO DO NORDESTE DO BRASIL.

Resumo do Concurso BNB 2024

BNB – Banco do Nordeste
Vagas: 710
Taxa de inscrição: Até R$ 65,00
Cargos: Analista bancário
Áreas de Atuação: Bancária
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: Até R$ 3788,00
Organizadora: Cesgranrio
Estados com Vagas: AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN, SE

+ Agenda do Concurso

02/02/2024 Abertura das inscrições
09/03/2024 Encerramento das inscrições
28/04/2024 Prova

.
Fonte: Jcconcursos

Foliões elogiam esquema de segurança do primeiro dia do Carnaval de Todos em Juazeiro

Na primeira noite de Carnaval antecipado de Juazeiro, a segurança foi um dos destaques, com mais de 600 policiais militares da região e 150 guardas municipais mobilizados para garantir que a população curtisse a folia de momo de forma ordeira. O Carnaval de Todos conta ainda com viaturas e motocicletas, rádios, postos elevados, uma plataforma elevada de observação (drone), além de um posto de comando na Praça da Catedral.O sentimento geral entre os foliões era de segurança e confiança nas medidas de proteção implementadas pelas autoridades.  A cooperação entre diferentes órgãos e a mobilização de centenas de profissionais foi elogiada pelos foliões. A juazeirense, Sônia Lima, foi com toda a família para curtir o Carnaval. “A festa está bem organizada, muito bonita. Nós vimos muito policiamento, tanto da Guarda Municipal quanto da Polícia Militar, bem interessante o trabalho que estão fazendo. Tudo bem tranquilo”, conta a foliã.A prefeita Suzana Ramos parabeniza a união das forças policiais que garantem uma festa de alegria e tranquilidade na avenida. “É uma festa para trazer a família toda, o esforço conjunto dos órgãos de segurança mantém a segurança da festa. O Carnaval de Todos, mais uma vez, é uma festa para alegrar todo o povo e está só começando”, celebrou a prefeita.A Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso em promover um Carnaval seguro e acolhedor para todos os cidadãos e visitantes, e continua trabalhando em estreita colaboração com as forças de segurança para assegurar o bem-estar de todos os envolvidos nas celebrações carnavalescas. “É importante que as pessoas vão brincar o Carnaval com tranquilidade. Intensificamos a segurança por entender que estamos em uma festa de alto nível, que atrai muita gente. Pedimos que as pessoas brinquem em paz”, reforçou o secretário da Secretaria de Ordem Pública, Cícero Dirceu.Texto: Fabiana Diniz e Lucas Matheus- Ascom PMJFotos: Ícaro Alexandre/ PMJ

Axé, irreverência, alegria e entrega da chave da cidade a corte momesca marcam a primeira noite do Carnaval de Todos em Juazeiro-BA

Uma noite de muito axé, alegria e irreverência. Assim foi a primeira noite do ‘Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos’, nesta quinta-feira (25). Bell Marques arrastou uma multidão e encantou os foliões com o verdadeiro Axé music. Márcio Victor, com a banda Psirico também colocou os juazeirenses numa pipoca contagiante. Na primeira noite da folia, ainda teve atrações como Oh Polemico, Ricardo Chaves, Afrodisíaco e a Timbalada, que colocou os tambores para sacudir os circuitos da festa, além de Xandão da Bahia, Brena Miranda, Trio Granah, Pagode Comunidade e a banda Patuka, além de alguns blocos alternativos.

A prefeita Suzana Ramos fez a entrega da chave da cidade ao rei momo e à rainha do carnaval e destacou que a festa volta ao povo. “Esse é o verdadeiro Carnaval do povo, a festa voltada para as avenidas, nos principais circuitos com as pessoas trazendo e comprando a bebida da marca que quiserem, com muita segurança e paz. Nesse primeiro dia foram muitas emoções com grandes nomes da música baiana e a entrega da chave da cidade ao rei momo que comanda a festa nestes quatro dias da folia. Então venham para o Carnaval de Juazeiro com o coração aberto para a gente fazer dele o melhor da história do nosso município”, disse a prefeita Suzana Ramos.

O vice-prefeito Leonardo Bandeira agradeceu ao povo de Juazeiro e visitantes que lotaram os principais circuitos. “A gestão Suzana Ramos está realizando uma festa inclusiva, democrática e com a cara do nosso povo, que veio para a rua e fez desta primeira noite um mix de emoções”, disse Leonardo Bandeira.

O deputado estadual Jordávio Ramos, que prestigiou a primeira noite da festa, falou da alegria em participar de mais um ano do carnaval de Juazeiro. “Juazeiro não decepciona nunca. Esse Carnaval foi feito para o povo de Juazeiro e eu que sou um juazeirense apaixonado por Carnaval não poderia deixe de vir acompanhar a pipoca de vários artistas. A prefeita Suzana Ramos e toda sua equipe que organizaram essa folia estão de parabéns”, salientou o deputado estadual, Jordávio Ramos. Também prestigiaram a primeira noite de folia de momo em Juazeiro, diversas autoridades políticas como o deputado federal Adolfo Viana, o deputado estadual Luciano Araújo e vereadores do município.

Aprovação do público

A foliã, Débora dos Santos, elogiou o Carnaval de Juazeiro. “Juazeiro é a cara do Carnaval e esse ano está incrível, com boas atrações, o povo na rua se divertindo como tem que ser um Carnaval. Estão todos de parabéns por essa festa que é do povo, sem contar que podemos trazer a bebida da marca que quiser de casa”, avaliou a foliã.

Já Edvan Rodrigues aprovou os serviços oferecidos durante a festa. “Muito boa a quantidade de polícia, bombeiros, guarda, saúde, serviços do social entre outras coisas”, disse Edvan Rodrigues.

Palco Dennes Caffé

Homenageando o juazeirense Dennes Caffé, a gestão Suzana Ramos montou um palco na Orla I, valorizando os artistas locais e regionais, como: Caio Vinicius e Banda, Banda Soda Solta, Peu Bandeira e Banda Lyra, animando o público presente no circuito Manuca Almeida (Orla I).

Confira a programação desta quinta-feira, segunda noite da festa:

Sexta-feira (26):

19h – Alan Cléber

19h30 – Afoxé Filhos de Zazé

20h – Matheus Torres

20h30 – Tuca Fernandes

21h – Orquestra Velho Chico

21h30 – Cheiro de Amor

22h – Voa Voa

22h30 – Tomate

23h – Parangolé

23h30 – Precpes

00h – Ricardinho e Glaucia

00h30 – Rafa e Pipo Marques

01h – Filhos de Jorge

01h30 – Felipe Amorim

Palco Dennes Caffé (Orla I):

18h – Uenio e Banda

19h30 – Jaidete Varjã

21h – MPA

23h – Pedro Evandro

01h – Tarcísio Black

Prefeitura de Petrolina oferta Dia D de mobilização contra o Aedes nesse domingo 

A Prefeitura de Petrolina vem intensificando ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesse domingo (28), a Secretaria de Saúde está programando uma ação de mobilização social com o objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito. O objetivo é conscientizar os moradores e, ao mesmo tempo, mobilizá-los para vistorias seus quintais e espaços domiciliares que possam acumular água parada e servir de criadouro.

Os agentes de endemias também vão percorrer em alguns bairros, como: Jardim Petrópolis; Cohab IV; Areia Branca e Dom Malan, essas localidades apresentaram maior índice de infestação do mosquito e notificação de casos suspeitos da doença. Os agentes irão realizar vistorias, bem como, orientar a população. O objetivo da ação é que todos os petrolinenses tirem 10 minutos do dia, para averiguar o seu quintal e postar nas redes sociais com o intuito de incentivar outras pessoas.

Entre as dicas de cuidado está a de que os moradores devem observar dentro das próprias residências se existem recipientes com água parada como: vasos de plantas; caixas d’água; piscinas ou qualquer outro meio que possa acumular qualquer quantidade de água por menor que seja. Também é necessário o descarte correto de lixo e higienização dos vasilhames de plantas, de alimento dos animais e limpeza dos quintais.

Hospital Dom Malan em Petrolina amplia atendimento de especialidades no serviço de ambulatório

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), contratou novos profissionais e aumentou o atendimento ambulatorial em várias especialidades.

O Ismep contratou profissionais em especialidades médicas a exemplo de endocrinologia, dermatologia, psiquiatria, ambas para a pediatria. A gestão também recebe um médico anestesista para consulta de pré-operatório, ampliando nessa especialidade, 56 atendimentos por mês.

A melhora no atendimento também se reflete nas cirurgias pediátricas. Dois novos cirurgiões começaram a trabalhar na unidade no mês de dezembro passado, aumentando em 33% o atendimento à população. Outro aumento relevante foi registrado no número de consultas em cardiologia. Foram 16.67% mais consultas em janeiro, comparado ao mês de dezembro.

 Atendimento à Mulher

Referência em atendimento materno infantil de alta complexidade, o HDM Ismep registrou aumento de 125% em ginecologia geral e cerca de 29% em cirurgia ginecológica somente em janeiro, comparado ao mês de dezembro de 2023.  O número de consultas com mastologista aumentou 25% no mesmo período.

A coordenação de planejamento familiar realizou 125% mais atendimento em janeiro deste ano em relação ao mês anterior.

Exames

Nas especialidades de atendimento à mulher, o Hospital Dom Malan Ismep registrou aumento no número de mamografias realizadas para rastreamento de doenças da mama. Foram quase 9% mais exames realizados este mês.

Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – Ismep