Falta de energia elétrica na unidade da Compesa em Petrolina deixa vários bairros sem água há mais de 24 horas

A Compesa informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA Vitória) continua sem condições de operação por falta de energia elétrica por mais de 24 horas. A situação afetou o abastecimento de água de vários bairros de Petrolina. A Neoenergia prorrogou pela quinta vez o prazo para conserto do circuito que atende a unidade e a última previsão dada para finalização do serviço é para as 17h de hoje (26).

Por isso, os bairros João de Deus, Cosme e Damião, Ipsep, Santo André, Portal da cidade, Park São Gonçalo I, II, III e IV, São Gonçalo, Jardim Imperial, Alto da Boa Vista, Rio Claro, Jardim Petrópolis, Cohab VI, Rio Corrente, Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Residencial Nova Petrolina, Residencial Brasil, Valle dos Coqueiros, Valle Petrolina, Gercino Coelho, Atrás da Banca, Palhinhas, Parque Massangano da cidade de Petrolina seguem sem abastecimento.

Assim que a ETA Vitória voltar a operar, o abastecimento será retomado de forma gradual para as localidades afetadas.

ASCOM  – COMPESA

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta sexta-feira, 26

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (26). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

A cotação completa segue anexo em PDF logo baixo.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o cento do milho verde está a R$ 55,00.  A caixa com 25kg da macaxeira está custando R$ 70,00. A caixa com 14 kg da couve-flor está a R$ 60,00.

Ascom AMA/PMJ

Carnaval de Juazeiro 2024 estreia com homenagem ao artista juazeirense, Geraldo Pontes

A irreverência e o encanto deslumbrante das tradicionais alegorias carnavalescas tomaram conta dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), nesta quinta-feira (25), com a primeira noite de folia do ‘Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos’. O grande evento, que é a cara de Juazeiro, estreou com o merecido reconhecimento e valorização da gestão municipal, homenageando o artista juazeirense, Geraldo Pontes.

“Eu tive o prazer de entregar a Geraldo, no início da minha gestão, o Título de Cidadão Emérito – Comenda Barão Homem de Melo, em reconhecimento a sua contribuição artística para Juazeiro. Carnavalesco premiado internacionalmente, Geraldo Pontes não poderia deixar de receber esse lugar de destaque nos festejos do nosso carnaval. Como artista e cidadão juazeirense, Geraldo construiu uma história de contribuições incríveis para a cultura e educação do nosso município”, destacou a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos.

Com um currículo acadêmico que une arte e educação, Geraldo Pontes conquistou destaque no carnaval brasileiro, com premiações que reafirmam identidades e consagraram uma história de conquistas. Entusiasmado e demonstrando gratidão à gestão municipal, o homenageado do festejo momesco, falou sobre a iniciativa.

“Gostaria de parabenizar a gestão da prefeita Suzana Ramos, por estar promovendo um festejo que resgata memórias dos antigos carnavais de rua, fortalecendo a identidade da cultura e dos artistas locais. Eu recebi com muita alegria essa homenagem no carnaval de Juazeiro, evento que participo desde criança e considero um dos melhores da Bahia e do interior do Brasil. Me deixa extremamente honrado e lisonjeado, receber a satisfação de ter o meu trabalho reconhecido na minha cidade”, compartilhou Geraldo.

O ‘Carnaval de Todos’ segue até este domingo (28), com programação nos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), além de uma programação exclusiva para a família e as crianças, neste sábado (27) e domingo (28), no Polo João Gilberto (Orla II).

Dica para a folia

Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.

Feriado do Carnaval de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.

Texto: Camila Santana – Ascom PMJ

Fotos: – Ayrton Latapiat/ Ascom PMJ

Governadora Raquel Lyra transmite chefia da Polícia Civil para o delegado Renato Leite

Em ato que aconteceu nesta quinta-feira (25), a governadora Raquel Lyra transmitiu o cargo da chefia da Polícia Civil (PC) de Pernambuco ao delegado Renato Márcio Rocha Leite, com assinatura feita no Palácio do Campo das Princesas. Durante a solenidade, a gestora deu as boas-vindas ao novo chefe e a Beatriz Leite, que assume como subchefe do órgão, e agradeceu à delegada Simone Aguiar pelo trabalho enquanto ela esteve à frente da PC.
 
“O delegado Renato Rocha e a sua adjunta, Beatriz Leite, têm larga experiência na Polícia Civil de Pernambuco. Eles já passaram por diversas áreas da corporação: linha de frente, operacional, pela inteligência, e tenho certeza que ambos vão trabalhar muito para fazer do nosso Estado um lugar mais seguro para todos os pernambucanos e pernambucanas. Também agradeço à delegada Simone Aguiar pela dedicação que ela teve ao longo da gestão na Polícia Civil”, declarou a governadora Raquel Lyra.
 
“Renato e Beatriz têm uma grande experiência e vão tocar a Polícia Civil para fazer um Pernambuco mais seguro. Agradeço a Simone por todo o compromisso mais uma vez”, registrou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
O novo chefe do órgão disse que dentre as prioridades da gestão está a redução das mortes violentas intencionais (MVI). “Vamos seguir o planejamento em execução para o Carnaval, juntamente com a subchefe Beatriz, toda a diretoria e efetivo para garantir um evento seguro. E vamos dar foco também para a redução das MVI com muita veemência para atingir a meta prevista no Juntos pela Segurança”, registrou.
 
Estiveram presentes no ato de nomeação o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; a secretária-executiva de Defesa Social, Dominique Oliveira; e a delegada Simone Aguiar.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

AMMPLA alerta para mudanças no trânsito na Avenida Sete de Setembro em Petrolina (PE)

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa que uma sobrecarga de energia no controlador queimou as placas dos semáforos da Avenida Sete de Setembro. O equipamento foi enviado para a assistência técnica em Recife e a previsão é que retorne na próxima segunda-feira (29).

Desde o momento que os semáforos foram desligados, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela via, colocou cones para disciplinar o trânsito. Porém, com a insistência de alguns condutores em desrespeitar o disciplinamento e com o objetivo de evitar acidentes, foi definido que o cruzamento em frente a Teleaço será interditado com blocos de concreto.

Equipes da AMMPLA estarão no local ordenando o trânsito nos horários de pico, até que os semáforos voltem a funcionar, mas é necessário que todos redobrem a atenção nesta via para evitar acidentes.

Como acionar a viatura de trânsito:

Ao se deparar com um semáforo desligado ou intermitente em Petrolina, as pessoas podem acionar a viatura da AMMPLA através do número: (87) 99606-7339.

Orçamento de 2024 é sancionado com veto a R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (22) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, que prevê valores totais de aproximadamente R$ 5,5 trilhões (Lei 14.822/24).

De acordo com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o único veto proposto pelo presidente da República é o de R$ 5,6 bilhões sobre o orçamento das emendas parlamentares de comissão.

Na versão aprovada pelos parlamentares, esse tipo de emenda previa R$ 16,6 bilhões, mas, com o veto, a previsão cai para R$ 11 bilhões, um valor ainda superior ao do ano passado (R$ 7,5 bilhões).

Os outros tipos de emendas parlamentares, que são as emendas individuais obrigatórias (R$ 25 bilhões) e as emendas de bancadas (R$ 11,3 bilhões), não sofreram modificação de valores.

Congresso Nacional aprovou a proposta orçamentária em dezembro passado

A LOA estima a receita e fixa a despesa dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União para o exercício financeiro do ano. Em 2024, a maior parte dos gastos federais continuará sendo com o refinanciamento da dívida pública, cerca de R$ 1,7 trilhão.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado. Este é o primeiro Orçamento proposto pela gestão Lula em seu terceiro mandato, já que o Orçamento de 2023 havia sido proposto pelo governo anterior. O texto da sanção deverá ser publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23).

Emendas parlamentares
Ao todo, o relator da proposta, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), acolheu 7,9 mil emendas parlamentares individuais, de bancadas estaduais e de comissões, que somavam R$ 53 bilhões. Com o veto nas emendas de comissão, a previsão é que o valor global fique em torno de R$ 47,4 bilhões.

O veto de Lula ainda será analisado pelo Congresso Nacional, que pode manter ou derrubar a decisão.

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o motivo do veto foi a necessidade de adequação orçamentária à inflação menor, que reduz a margem de gasto do governo.

“Por conta de uma coisa boa que é uma inflação mais baixa, que reduziu preço dos alimentos, reduziu o custo de vida para a população, autoriza menos recursos para o governo. Então, nós fizemos um corte dos recursos, exatamente porque a inflação foi mais baixa. O corte está em torno de R$ 5,5 bilhões. Mas o presidente Lula, a ministra Simone Tebet [Planejamento e Orçamento], toda equipe, no momento da decisão do corte, resolveu, primeiro, poupar integralmente saúde e educação de qualquer tipo de corte, poupar os investimentos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], poupar os investimentos da segurança pública e da população que mais precisa”, afirmou Padilha, em vídeo publicado nas redes sociais.

O ministro destacou alguns dos principais pontos do Orçamento, como o crescimento dos investimentos em saúde em 18%, o aumento de 11% nos recursos para a educação e de 30% para ciência e tecnologia.

Salário mínimo
O salário mínimo previsto no Orçamento de 2024 passa dos atuais R$ 1.320 deste ano para pelo menos R$ 1.412 em 2024. O texto destina cerca de R$ 55 bilhões em 2024 para o Programa de Aceleração do Crescimento. Na proposta do governo, o PAC contaria com R$ 61,3 bilhões.

O Orçamento prevê a destinação de quase R$ 170 bilhões para o programa Bolsa Família em 2024.

Para o Ministério da Educação, são destinados cerca de R$ 180 bilhões, mesmo valor proposto pelo governo federal. O Ministério da Saúde contará com R$ 231 bilhões. Para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, serão destinados R$ 3,72 bilhões. Para a pasta da Defesa, o orçamento será de R$ 126 bilhões.

Fundo eleitoral
A sanção de Lula manteve os R$ 4,9 bilhões definidos pelos parlamentares para o Fundo Especial de Financiamento de Campanhas Eleitorais, que serão utilizados nas eleições municipais deste ano. O valor é o mesmo utilizado em 2022 nas eleições nacionais.

O valor reservado inicialmente pelo governo, na proposta orçamentária, era de R$ 939,3 milhões.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Polícia militar erradica mais de 35 mil pés de maconha no Povoado de Ilha Redonda, em Curaçá-BA

Policiais militares da CIPE-Caatinga, em operação conjunta com a DPF/JZO, 45ª CIPM/Curaçá/BA, localizaram plantações de Canabbis Sativa Lineu, (Maconha), em ilhas do Rio São Francisco nas proximidades do Povoado de Ilha Redonda/Curaçá-BA.

As equipes localizaram e erradicaram cerca  35.100 ( trinta e cinco mil e cem ) pés de maconha. Toda a plantação foi posteriormente incinerada no local.

A ocorrência será registrada na DPF de Juazeiro/BA.

Prefeitura de Petrolina mantém equipes da Defesa Civil em atenção para atender ocorrências causadas pelas chuvas

Devido à instabilidade climática que trouxe chuva para a cidade sertaneja nessa madrugada de quinta-feira (25), a Prefeitura Municipal mantém equipes de prontidão para atender eventuais ocorrências ao longo do dia. Com registro pluviométrico na zona urbana de 40 milímetros e na zona rural chegando a 62 milímetros, a Defesa Civil de Petrolina informa que nenhuma ocorrência grave foi identificada na cidade.

A equipe realizou algumas visitas pela manhã, a exemplo da lagoa do bairro Jardim Petrópolis e da lagoa do Jatobá, onde será providenciada a instalação de uma bomba para drenagem. Além disso, a Defesa Civil segue com o monitoramento das informações da central de atendimento e reforço de medidas preventivas para a redução de riscos, como as vistorias nas áreas mais suscetíveis.

É importante que a população previna-se para evitar possíveis danos, como verificar as falhas no telhado e limpar as calhas, ralos e grelhas para evitar entupimento; não jogar lixo nas ruas e córregos para evitar obstrução das passagens de água e realizar a poda das árvores dentro do muro e na calçada para minimizar os riscos de queda.

A possibilidade de chuvas moderadas e fracas devem prosseguir até o domingo (28). Por isso, a população deve redobrar o estado de atenção e, diante de situações de anormalidade e possíveis riscos, acionar a Defesa Civil através do número 153 ou pelo whatsapp (87) 99132-9568, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Janeiro Branco: Hospital Dom Malan em Petrolina realiza ações de promoção à saúde mental com pacientes, acompanhantes e funcionários

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), está realizando ações de promoção à saúde mental junto aos pacientes, acompanhantes e funcionários dentro do Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional.

Nesta quarta-feira (24), a assistente social Lidione Brito, a assistente social e a psicóloga Elizabeth Freire alertaram para os cuidados com a saúde mental e emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. “Considerando a importância sobre o cuidado com a saúde mental, na perspectiva do autocuidado, nós usamos como recurso a ‘Roda da Vida’ com a finalidade de incentivar o autoconhecimento, a validação das estratégias emocionais e possibilidades para o desenvolvimento social, pessoal, profissional e qualidade de vida,” destacou a assistente social do HDM Ismep, Lidione Brito

Ramon Silva, está com o filho recém-nascido no berçário e participou da ação. “Estar num hospital é quase sempre uma situação delicada, a gente fica longe dos nossos familiares, e foi de grande proveito pela troca de ideais e é muito bom pela interação e para a nossa saúde mental. Atividade nota dez, para mim, ” ressaltou o acompanhante.

Janeiro Branco

Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

O mês de janeiro remete ao início de um ciclo, é o primeiro dos doze meses do ano e, muitas vezes, é nele que as metas são traçadas para o novo período, inclusive com inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar. Desta forma, considera-se um mês próprio para dialogar sobre os cuidados com a saúde mental.

Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – Ismep

Prefeitura de Petrolina convoca cerca de 300 profissionais aprovados em processos seletivos da Educação 

Enquanto as crianças aproveitam as férias escolares, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza uma série de ações para iniciar o ano letivo com ainda mais qualidade. Uma das iniciativas, é a convocação de cerca de 300 profissionais classificados nos Processos Seletivos Simplificados ainda em vigência – editais números 02/2021; 03/2022;  05/2022 e 032/2023- para atuarem na Rede Municipal de Ensino. A convocatória foi divulgada nessa quarta-feira (24) no Diário Oficial do Município e é feita de acordo com as necessidades da administração, respeitando os critérios de ordem de colocação do resultado. A lista com os nomes dos selecionados está disponível no site http://petrolina.pe.gov.br/diario-oficial/.

Os classificados devem comparecer nos dias 25, 26 e 29 de janeiro, das 8h às 13h, no auditório do IGEPREV, localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, Centro. Os convocados devem estar munidos de toda a documentação original e cópias relacionadas no Anexo II do edital, para tratar da contratação e localização nas unidades escolares. A ausência nas datas e horários previstos acarretará a desclassificação do candidato. Os editais convocam os candidatos classificados para os cargos de professor do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais; Assistente Administrativo; Assistente Educacional; Auxiliar de Limpeza e Agente de Portaria.

Texto: Elaine Barbosa  

Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação