Carnaval de Todos: Ambulantes de Juazeiro recebem credenciais e orientações para o Carnaval 2024

Juazeiro está em clima de folia com o ‘Carnaval de Todos’. Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Juazeiro, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e de Saúde (Sesau), iniciou a entrega dos adesivos para os ambulantes que irão trabalhar no evento e segue até está quarta-feira (24) até as 14h na Sede da Semaurb. Durante a entrega, os ambulantes cadastrados receberam orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, saúde do trabalhador e participação de crianças e adolescentes no Carnaval, esta última promovida pela Vara da Infância e Juventude.A Prefeitura de Juazeiro também preparou um café da manhã para os ambulantes. Ao todo, cerca de 500 ambulantes foram credenciados para trabalhar no maior Carnaval de Rua da história de Juazeiro. “Os ambulantes precisam passar por essa etapa de orientações para receber a sua credencial, que dá a eles a legitimidade do trabalho. O ambulante que estiver no circuito do Carnaval sem o adesivo terá sua mercadoria recolhida”, explicou o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, destacando que a gestão da prefeita Suzana Ramos, reduziu em quase 80% as taxas de cobrança para os ambulantes oferecendo fazendo jus ao nome Carnaval de Todos.OrientaçõesEquipe da Vigilância Sanitária e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro (Cerest), da Secretaria de Saúde, também repassaram orientações sanitárias e de saúde do trabalhador para os comerciantes cadastrados para trabalhar no Carnaval. “Explicamos sobre as recomendações sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como o uso de avental, toucas e luvas, ambientes higienizados e com condições para armazenar os insumos na temperatura adequada. Já o Cerest tratou a respeito de saúde do trabalhador, por exemplo, a necessidade de usar um sapato fechado para evitar lesões, cuidados para evitar queimaduras, a importância de beber água, entre outros pontos importantes”, explicou a superintendente em Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Morais.Vara da Infância e JuventudeDurante a entrega das credenciais para ambulantes, a Vara da Infância e Juventude entregou panfletos com informações sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. A Vara da Infância e Juventude também estará presente durante todo o Carnaval para fiscalizar os trios elétricos, as barracas e os ambulantes. A equipe também distribuirá pulseiras de identificação para crianças de até 12 anos. “Caso a criança se perca, será mais fácil identificá-la com a pulseira que terá o nome do responsável e o telefone”, disse a coordenadora dos agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude, Patrícia Prado.Ambulantes satisfeitosOs ambulantes que participaram da entrega das credenciais se mostraram satisfeitos com a organização do evento. “Achei muito organizado e tranquilo.A equipe foi muito atenciosa e nos explicou tudo direitinho”, disse a ambulante, Maria da Penha.Luciene Alves de Souza, mais conhecida como Neninha, é ambulante e trabalha há mais de 40 anos no Carnaval de Juazeiro. Ela falou sobre a importância de não vender bebidas alcoólicas para menores de idade. “Aquele que vendem é porque não tem noção do perigo que ele está passando. Parabéns a todos pela organização e o atendimento a nós ambulantes”, disse Luciene.

Homem morre após confronto com a PMBA RONDESP Norte em Juazeiro (BA)

Na manhã desta terça-feira (23), policiais da RONDESP Norte, após informações recebidas dando conta de que um indivíduo com mandado em aberto estaria nas proximidades da Rua Pitangueira, bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro, foram até o local indicado, onde o suspeito ao perceber a aproximação dos policiais, passou a efetuar disparos de arma de fogo contra a guarnição. Foi feito o revide à injusta agressão e, cessados os disparos, percebeu-se um corpo caído ao solo. De imediato, foi prestado socorro ao resistente até a UPA de Juazeiro-BA, onde teve o óbito constatado pela equipe médica.

Foram apreendidos na ocorrência:
– 01 (uma) pistola cal. 40 com 11 munições e 03 (três) carregadores;
– ⁠01 (um) coldre de cintura;
– 01 (uma) barra grande de substância análoga à cocaína e;
– ⁠01 (uma) balança de precisão. Todo o material foi apresentado na delegacia local para as providências legais.

Em consulta aos Sistemas de Pesquisa, verificou-se que o resistente, D.S.S., 38 anos, tinha um mandado de prisão pendente de cumprimento pela prática de homicídio, além de estar envolvido com roubo a bancos e outros homicídios nas regiões de Petrolina e Araripina, interior de Pernambuco. O resistente também é suspeito de participar do duplo homicídio ocorrido no Projeto N-4, zona rural de Petrolina, em que pai e filha, que estava gestante, foram assassinados em via pública, na última sexta-feira (19).

Fonte: PMBA

Aliança histórica: Gonzaga Patriota confirma apoio político ao prefeito Simão Durando

Quadro histórico do PSB, o ex-deputado federal e presidente do Diretório local do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Gonzaga Patriota, formalizou apoio político ao prefeito de Petrolina, Simão Durando. O encontro ocorreu, nesta terça (23), para sacramentar a aliança histórica com o gestor municipal e o grupo dos Coelho.

A união de forças tem um aspecto simbólico relevante no cenário político sertanejo. Isso porque, durante décadas, Gonzaga se posicionou em oposição ao grupo de Simão e dos Coelho. O apoio do ex-deputado foi avaliado pelo prefeito como um marco político e de reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos em Petrolina.

Confira o vídeo em nosso Instgram: @divulga.petrolina

“Estamos muito felizes com esse importante apoio. O PSB é um dos principais partidos do Brasil e o nosso ex-deputado Gonzaga Patriota tem uma enorme representatividade política em Petrolina. Agradeço pela confiança e isso comprova que esse projeto que iniciou ainda em 2017 com o nosso ex-prefeito Miguel Coelho está dando certo e tem a confiança do povo de Petrolina e de grandes lideranças políticas”, celebrou o prefeito.

Na conversa com Simão, Gonzaga deu sugestões para diversos setores da administração e programou uma agenda de visitas a obras e lideranças políticas. “Faço questão de dizer para toda Petrolina, que não apenas Gonzaga, mas também o diretório do Partido Socialista Brasileiro, vêm trazer todo o apoio e reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade levando o nome de Petrolina para todo o Brasil. Sempre disse e reafirmo que fizemos oposição apenas no campo político, mas durante toda a trajetória, trabalhamos em parceria para o crescimento de Petrolina. Agora, juntos, vamos trabalhar ainda mais forte por nossa cidade. Pode contar com a gente”, declarou.

Extrato de benefícios do INSS com correção já pode ser consultado

O valor de benefícios e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referentes ao mês de janeiro, já pode ser conferido a partir desta terça-feira (23) pelos canais de atendimento do órgão. Nos extratos já constam os reajustes referentes ao aumento do salário mínimo e a correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).Segundo divulgou o instituto, por meio de nota, os créditos para quem recebe até um salário mínimo começam a ser depositados no dia 25 de janeiro e terminam em 7 de fevereiro. São quase 26 milhões de beneficiários que terão o pagamento reajustado em 6,97%.

Quem recebe acima de R$ 1.412, valor do piso nacional, será pago em 1º de fevereiro. Esses beneficiários somam pouco mais de 13 milhões de pessoas, que terão um aumento de 3,71%.

No caso dos segurados que recebem acima do piso e que começaram a receber o benefício em 2023, os valores serão reajustados de forma proporcional ao mês de concessão, podendo variar de 0,55%, para quem passou receber em dezembro, até o percentual total de 3,71%, para quem passou a ser beneficiário em janeiro de 2023.

Confira a tabela de reajuste aplicável, na portaria do Ministério da Previdência Social.

É possível conferir o extrato e saber a data do pagamento tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS, quanto pela Central 135. Por telefone, o atendimento fica disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Edição: Fernando Fraga

Quatro atrações vão animar a 24ª edição do Baile Municipal de Petrolina  

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, anunciou as atrações do 24ª Baile Municipal reunindo representantes emblemáticos do carnaval como Luiz Caldas, André Rio, Bia Villachan e a Philarmônica 21 de Setembro no Iate Clube, Orla. O evento será realizado neste próximo sábado (27), a partir das 19h.

A recepção dos foliões será feita pela Philarmônica 21 de Setembro, que animará o público com muito frevo e um reportório bem carnavalesco. Depois subirá ao palco a cantora Bia Villachan, que cantará alguns hits como “Vadiar”, “Amor ou Paixão” e “Pedacinho de Mim”, prometendo uma estreia no Baile em grande e elegante estilo.

Uma das mais relevantes vozes da música baiana, conhecido como ‘O Pai do Axé Music’, o cantor Luiz Caldas fará tremer o salão do Baile, trazendo ao público seus grandes sucessos como “Tieta”, “Fricote”, “Haja Amor”, entre outros. E direto de Recife, André Rio fará uma excelente apresentação e trazendo consigo a cultura pernambucana e muito frevo.

Além de alegria, o Baile Municipal se confirma como sinônimo de solidariedade, destinando o que for arrecadado para instituições com reconhecidos trabalhos comunitários dedicados aos petrolinenses.   

Ingressos – Os ingressos individuais estão sendo trocados por um pacote de fraldas geriátricas que devem conter, no mínimo, 20 unidades ou por uma cesta básica. As trocas são feitas no Transforma Petrolina. A compra da mesa custa R$ 320,00 para quatro pessoas, são limitadas e podem ser adquiridas através do link: https://ingresso.tech/bailemunicipaldepetrolina

Adaptação das crianças à rotina escolar após o período de férias

Com o início do ano letivo, o Colégio Motivo em Pernambuco está preparado para receber de volta os alunos com toda a segurança, carinho e cuidado necessários para uma readaptação tranquila após o período de recesso. Esse momento pode gerar ansiedade tanto nos pais quanto nas crianças, por isso, é importante tomar algumas medidas, alguns dias antes da volta às aulas, para que a readaptação à rotina escolar seja mais fácil.

De acordo com a pedagoga e coordenadora do segmento infantil, Lílian Brito, é importante que alguns dias antes os pais retomem os horários de quando a criança está na escola: “Dormir cedo, e acordar no horário ajuda a retomar os hábitos do período letivo. Assim, quando a criança voltar aos estudos, será mais fácil ela se manter concentrada e atenta aos novos conteúdos”.

É importante que nesse período algumas atividades lúdicas sejam introduzidas na rotina diária. Jogos com desafios lógicos, com enigmas e interpretação, podem ajudar a criança a voltar à rotina de estudos, ainda se divertindo e no clima de férias. “A transição é muito mais tranquila quando o aluno aprende brincando. Para estimular a criança, podem ser usados quebra-cabeça, jogos da memória e pintura e desenho, assim ela vai se divertir e reativar a memória afetiva da escola em casa”. Explica a coordenadora.

Além dos horários, a alimentação das crianças precisa voltar à normalidade, com o horário do café da manhã, lanche e do almoço bem estabelecidos, dessa forma, no momento da aula a criança não terá fome e conseguirá manter o foco nas atividades.

As aulas do primeiro semestre na rede particular de ensino em Pernambuco serão retomadas na terça-feira, 30 de janeiro. Para receber os alunos, a rede de colégios Motivo irá realizar ações de acolhimento nas unidades de Boa Viagem, Casa Forte, Caruaru e Petrolina.

Prefeitura de Juazeiro divulga bandas e artistas locais e regionais que vão se apresentar no Carnaval de Todos 2024

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes ( Seculte ) divulgou, na noite desta segunda-feira (22), no Diário Oficial do Município, artistas e bandas locais que foram credenciados e estão aptos a se apresentar no ‘Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos’, que terá início nesta quinta-feira (25).

CLIQUE AQUI E CONFIRA: DOEM

48 bandas ou artistas foram selecionados pela Comissão de Licitação, como previsto no edital de inscrição. Entre os selecionados para fazer parte da grade de atrações do Carnaval, estão: Matheus Torres, Ton Bahia, Pagodança, Pagode 874, Alan Cleber, Samba de Meza, Astral, Orquestra Sapupara, Afoxé Filhos de Zazé, Fabiana Santiago, entre outros.

“A nossa gestão sempre valorizou os artistas locais.  Democratizamos o Carnaval de Juazeiro e abrimos o credenciamento para que eles viessem se credenciar, deu certo no ano passado e esse ano não poderia ser diferente. A grade está muito boa e agora é só esperar o dia de ir para a avenida brincar o Carnaval”, disse a prefeita Suzana Ramos.

Os selecionados devem comparecer ao mesmo local de inscrição, no 1º andar da Prefeitura Municipal, nesta terça-feira (23), para assinar o termo de credenciamento e receber as informações referentes ao dia e Polo onde irão se apresentar. A lista completa das bandas e artistas que se apresentarão na folia pode ser conferida na edição de 22 de janeiro de 2024 no Diário Oficial do Município.

O Carnaval de Todos

A gestão Suzana Ramos preparou um Carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças que abrangerá a Orla II da cidade, no circuito João Gilberto. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo. 

Dica para a folia

Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.

Feriado do Carnaval de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.

Governo divulga mudanças no comando da Polícia Militar e na chefia da Polícia Civil de Pernambuco

Coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros/Delegado Renato Márcio Rocha Leite
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros assume o Comando Geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Tibério César dos Santos, e o delegado Renato Márcio Rocha Leite assume a chefia da Polícia Civil, cargo anteriormente ocupado pela também delegada Simone Aguiar. As mudanças serão publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (23).
 
“Agradeço a contribuição ao serviço público do coronel Tibério e da delegada Simone, que estiveram conosco desde o início do nosso governo. O coronel Torres e o delegado Renato assumem o comando da PM e da Polícia Civil, respectivamente, com o compromisso de fortalecer as ações das operativas da Secretaria de Defesa Social e fazer de Pernambuco um estado mais seguro”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
O novo comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, ingressou na corporação em 1995. Ele possui graduações no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Paudalho, bacharelado em Direito e licenciatura em Filosofia, além de pós-graduação em Capacitação Pedagógica, Gestão em Segurança Pública, Planejamento Organizacional e Gerenciamento de Desastres e Emergências. É especialista na área de Gerenciamento de Crise e Desastre.
 
O delegado Renato Leite, por sua vez, é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e possui pós-graduação em Políticas Públicas de Segurança. Ele integra os quadros da Polícia Civil pernambucana desde 2000.
 
Fotos: Divulgação

Estádio Paulo Coelho é liberado para Campeonato Pernambucano de Futebol 

Após diversas ações de melhoria e manutenção, a Federação Pernambucana de Futebol autorizou a realização da partida Petrolina x Afogados no Estádio Paulo Coelho, na próxima quinta (25). A liberação ocorreu após uma vistoria técnica no final de semana, que averiguou as condições do gramado e também, as estruturais do equipamento desportivo.

Desde dezembro, o estádio passa por diversos serviços para adequação ao novo regulamento técnico da federação. A Prefeitura de Petrolina promoveu a instalação de novos bancos de reservas com cobertura metálica, termoacústica e piso de grama sintética; instalação de novas traves, troca e aumento da iluminação dos refletores, pintura geral; acesso especial dos atletas ao campo; reforma dos banheiros; e ampliação dos vestiários, que ganharam também piso sintético para aquecimento dos jogadores.

Palco para as exibições dos clubes, o gramado também recebeu uma força-tarefa da prefeitura, a fim de assegurar condições técnicas de jogo. Por isso, o piso foi parcialmente substituído e instalado um sistema automático de irrigação.

O estádio receberá novas vistorias da Federação para aprimorar os requisitos técnicos para as partidas seguintes. A prefeitura continuará em contato permanente com a Federação e clubes que utilizam o estádio municipal, com a meta de possibilitar o uso da estrutura desportiva em todas as competições programadas para 2024: Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão.

Fotos: Deivid Menezes 

Projeto aumenta prazo de renovação para credenciamento de idosos em estacionamentos

(Foto: Shutterstock)

O Projeto de Lei 3953/23 aumenta o prazo de renovação para credenciamento de idosos em estacionamentos para dez anos. Atualmente, o Estatuto do Idoso exige essa renovação a cada dois anos.

Segundo a deputada Ana Paula Lima (PT-SC), autora do projeto, o prazo de dois anos causa transtornos aos idosos que são obrigados a fazer um “novo credenciamento” nas prefeituras das cidades em que residem.

“O presente projeto de lei é mais uma contribuição no sentido de desburocratizar e facilitar a vida da pessoa idosa no Brasil”, afirma Lima.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias