Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta sexta-feira, 29

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (29). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o quilo do abacate a R$ 5,50. A caixa com 20 kg de goiaba está custando R$ 60,00. O saco com 60 kg de feijão de corda está a R$ 450,00.

A cotação completa anexo em PDF logo abaixo.

Coleta de lixo durante o feriado de 1º de janeiro em Petrolina; Confira como fica

A população da cidade deve ficar atenta para a suspensão do serviço da coleta de lixo na próxima segunda-feira, 1º de janeiro. Na data, excepcionalmente, a oferta do serviço não vai acontecer nos bairros e localidades de Petrolina. A pausa já faz parte do calendário de atividades do setor de limpeza da prefeitura municipal. A Secretaria de Infraestrutura orienta que os moradores não descartem o lixo doméstico nesse dia, evitando assim que animais rasguem as sacolas e espalhem o material.

Ao longo do ano, as atividades são suspensas somente em três datas: feriado da Confraternização Universal (1º de janeiro), Sexta Feira da Paixão e São João. Atualmente, a coleta nos bairros é realizada em dias intercalados, de domingo a segunda-feira, iniciando às 7h. Na terça-feira (2), as atividades voltarão à normalidade de acordo com o cronograma de cada bairro.

Virada Petrolina: ‘Operação Corujão’ disponibilizará transporte coletivo para a festa 

Quem for curtir a chegada do Ano Novo no ‘Virada Petrolina’ poderá contar com o transporte coletivo para voltar para casa em segurança. A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) adotará a ‘Operação ‘Corujão’, que tem como objetivo facilitar o deslocamento de moradores de bairros distantes até o evento, que acontecerá na Porta do Rio. 

Serão disponibilizados quatro ônibus de meia-noite até às 4h da manhã. Dois veículos atenderão os bairros da Zona Leste e os outros dois atenderão a Zona Oeste da cidade. Os terminais de cada zona serão na Avenida Guararapes e na Avenida Joaquim Nabuco, respectivamente.  

Lembrando que as linhas de ônibus continuarão a funcionar nos horários normais, até às 23h, levando os passageiros no sentido bairro/centro. 

Serviço: 

– Domingo: (31/12) terá ônibus das 00h às 04h: 

Para quem for para os bairros da Zona Leste (do Henrique Leite ao Vivendas): o terminal será na Avenida Guararapes (em frente ao Itaú); 

Para quem for para os bairros da Zona Oeste (do Pedra Linda ao Nova Petrolina): o terminal será na Avenida Joaquim Nabuco (em frente ao Colégio Auxiliadora). 

Réveillon: Prefeitura de Juazeiro altera horário de funcionamento do Mercado do Produtor de Juazeiro neste final de semana

A Prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), informa alteração no funcionamento do Mercado do Produtor neste final de semana. O entreposto irá fechar no sábado (30) às 17h e só retorna o funcionamento às 17h da segunda-feira (1º), devido às comemorações de ano novo.Segue o calendário:30 de dezembro (sábado)- abre às 2h e fecha às 17h31 de dezembro (domingo) – será fechado1° de janeiro (segunda-feira) – abre às 17hO Mercado do Produtor de Juazeiro abre costumeiramente de domingo a domingo, sendo, de segunda a sexta-feira, das 2h às 22h, aos sábados das 2h às 17h, e aos domingos a partir das 21h.

Governadora Raquel Lyra comemora Pernambuco no 1º lugar na geração de empregos do Nordeste em novembro; saldo em 2023 é de 59,9 mil vagas abertas

Pernambuco foi o estado do Nordeste que mais criou vagas formais de emprego em novembro de 2023: entre admissões e desligamentos, foram 7.664 vagas abertas, segundo as estatísticas formais do Novo Caged, divulgadas no início da tarde dessa quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e da Emprego. Em 2023, o saldo acumulado de empregos com carteira assinada no território pernambucano somou 59.902 contratações. Esse é o sétimo mês seguido de cenário positivo no emprego em Pernambuco – desde maio, há mais admissões que demissões. Também é o quarto mês consecutivo em que Pernambuco ocupa liderança na criação de vagas na região Nordeste. Os dados registram que no mês passado, foram 50.528 admissões e 42.864 desligamentos.
 
Para a governadora Raquel Lyra, os dados são animadores e apontam para o novo tempo que Pernambuco vive. “Vamos iniciar 2024 com esse resultado que demonstra a liderança de Pernambuco no Nordeste brasileiro na criação de emprego, o instrumento mais transformador e inclusivo que existe no sentido de garantir menos desigualdade social, mais oportunidade e renda. Quando assumimos, esse era um dos maiores desafios e continua sendo, pois o trabalho está só começando. Chegamos aqui com sessenta mil empregos criados num ano muito desafiador, onde arrumamos a casa para fazer as transformações que nosso Estado precisa. O resultado do Caged aponta que a mudança já está acontecendo”, registrou.
 
Nos setores da economia, todos tiveram abertura de vagas em novembro em Pernambuco, exceto agropecuária. O melhor resultado foi o do comércio (4.417), seguido de serviços (2.851), indústria (1.091), construção civil (589) e agropecuária (-1284). No acumulado do ano, o resultado de serviços teve o maior destaque, com 35.558 de saldo positivo, seguido do comércio (12.213) e da indústria (5.553).
 
Em novembro, Pernambuco ficou em 5º lugar entre os 27 entes estaduais da federação brasileira na criação de vagas formais de empregos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. No acumulado do ano, Pernambuco também garantiu um resultado de destaque, compondo o grupo dos dez com melhor desempenho: com 59,9 mil novas vagas, ficou em 9º lugar entre os 26 estados mais o Distrito Federal.
 
Para a secretária interina de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Cristiane Andrade, o resultado é animador. “Pernambuco, mais uma vez, vem apresentando crescimento com relação à geração de novos postos de trabalho. Ser líder no Nordeste mais uma vez mostra que o governo da mudança vem com a estratégia adequada, com o olhar correto para que se gerem novas oportunidades, crescimento econômico, e, consequentemente, dignidade para a população pernambucana. Estamos muito felizes com o resultado e na certeza de que este é o caminho certo”, registrou.

Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco chega à 9ª edição

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe), anuncia o edital do 9º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. As inscrições estarão abertas na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (https://www.mapacultural.pe.gov.br/) no período de 5 de fevereiro e 26 de abril de 2024.Todos os documentos relacionados ao 9º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco encontram-se no link: https://www.cultura.pe.gov.br/editais/#.O Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco foi instituído pelo Decreto nº 42.050, de 17 de agosto de 2015, e tem por objetivo a seleção e a premiação de ações exemplares voltadas à proteção, preservação, conservação, salvaguarda e outras formas de acautelamento do patrimônio cultural de natureza material e imaterial em todas as macrorregiões do Estado.Podem concorrer ao prêmio proponentes da sociedade civil, portadores(as) ou não de personalidade jurídica, que tenham desenvolvido ações de 2021 a 2023 voltadas à valorização, preservação e difusão dos patrimônios culturais de Pernambuco.Serão contemplados com valores de R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente, o 1º e o 2º lugar em cada uma das três categorias: Formação; Promoção e Difusão; e Acervos Documentais e Memória Cultural.Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail: premioaacarvalho@gmail.com.HOMENAGEADO – Ayrton de Almeida Carvalho foi engenheiro, professor de arquitetura e chefiou o Departamento Regional do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco deixando um legado dedicado à preservação e cuidado do patrimônio cultural.Saiba mais no portal https://www.cultura.pe.gov.br/.

PRF inicia ‘Operação Rodovida Ano Novo’ nas rodovias federais

Começa à 0h desta sexta-feira (29) a Operação Ano Novo nas rodovias federais. Até o último minuto do dia 1º de janeiro de 2024, policiais rodoviários federais intensificarão esforços para garantir a segurança das estradas.Segundo a PRF, serão feitas ações de combate à embriaguez ao volante e de conscientização dos motoristas sobre os riscos que a ingestão de álcool associada à direção representa. Os policiais fiscalizarão também as condições dos veículos e o uso adequado de equipamentos obrigatórios como cinto de segurança, capacete e dispositivo de retenção de crianças.

Também serão foco de fiscalização práticas delituosas como excessos de velocidade e ultrapassagens em locais proibidos.

Em todo o ano passado, conduzir veículo sob efeito de álcool foi a sexta maior causa de acidentes nas rodovias federais. Nas 4.318 ocorrências, 3.839 pessoas ficaram feridas e 201 morreram.

De janeiro a novembro deste ano, a estatística de sinistros provocados por ingestão de álcool pelo condutor apresentou queda de 18% na comparação com o mesmo período do ano passado”, informou a PRF.

Salário na conta! Prefeitura de Juazeiro inicia pagamento do salário dos servidores nesta quinta-feira (28)

A Prefeitura de Juazeiro começou a fazer o pagamento dos salários dos servidores municipais do mês de dezembro a partir desta quinta-feira (28). A antecipação do pagamento é visando garantir o bem-estar dos trabalhadores neste período de final de ano.A prefeita Suzana Ramos celebrou a antecipação do início do pagamento dos salários. “Buscamos valorizar os servidores começando a pagar os salários. Entendemos que isso é muito importante para auxiliar os trabalhadores tanto nas festas de fim  de ano, movimentando o comércio e também no planejamento para o mês de janeiro”, destacou a gestora.

Matrículas 2024: Prefeitura de Petrolina vai realizar cadastro antecipado de alunos novatos da Educação Inclusiva 

Dentro do cronograma de matrículas da Rede de Ensino de Petrolina, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), vai realizar pela primeira vez o cadastro antecipado para novos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O objetivo da ação, que vai acontecer no período de 02 e 04 de janeiro, das 8h às 16h, é priorizar o atendimento das famílias que tenham crianças atípicas. Com esta iniciativa, a gestão municipal visa identificar as necessidades educacionais específicas desses estudantes, mapear as instituições de ensino e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade pedagógica. 

Para quem mora na sede, o cadastro poderá ser feito de forma presencial no setor de matrículas da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que fica no Bloco B do Núcleo Administrativo, localizado na Avenida Clementino Coelho, nº 714, bairro Parque Bandeirantes. Já para o aluno que mora na zona rural, o cadastro poderá ser feito na própria unidade de ensino. Para a inclusão do estudante na modalidade da Educação Especial/Inclusiva, os pais ou responsáveis deverão apresentar seus dados e do aluno, além de laudo médico do estudante que será anexado à sua documentação de matrícula. 

O resultado da solicitação de vaga será divulgado no dia 08 de janeiro, onde uma equipe da Secretaria vai entrar em contato com as famílias para informar a unidade de ensino. Vale destacar ainda que, além do cadastro antecipado, os alunos podem ser matriculados na Rede Municipal em qualquer período do ano. 

SAMU reforça cuidados para evitar acidentes durante as festividades de final de ano  

As expectativas para reuniões e festas durante a virada de ano já são tradicionais, e em muitos casos as bebidas alcoólicas estão presentes. Assim, Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências e Emergências (SAMU), orienta para que a população não combine o consumo de bebidas com álcool e direção, pois em períodos de festas e feriados prolongados, a maioria das ocorrências envolvem pessoas alcoolizadas.

Uma dica importante e que sempre casa bem com festas é a escolha do motorista da rodada, que é a pessoa que pode levar e buscar os familiares e amigos nos eventos. Outra opção é usar os serviços de transporte, seja público ou particular, que estão disponíveis na cidade.

Para o caso de solicitação de emergência ou urgência, o SAMU disponibiliza para atendimento 24 horas o número 192. A ligação é gratuita.