Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta quinta-feira, 28

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (28). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar a caixa com 20 kg de cará a R$ 120,00. A caixa com 20 kg de mamão formosa está custando R$ 25,00. O saco com 20 kg de limão comum está a R$ 40,00.A cotação completa segue anexo em PDF logo abaixo.

Valorização: Gestão Suzana Ramos inicia pagamento retroativo da paridade aos professores aposentados do IPJ

“Essa é uma vitória para nós professores aposentados! Agradeço a Deus por tornar isso possível e também à prefeita Suzana Ramos por honrar esse compromisso”, a declaração é da professora Luzia Costa de França, aposentada há oito anos, ao receber nesta quinta-feira (28) o pagamento retroativo da paridade.A Prefeitura de Juazeiro, por meio do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), iniciou nesta quinta-feira (28), o pagamento retroativo da paridade aos aposentados no magistério. A iniciativa da gestão Suzana Ramos demonstra o compromisso com a valorização do servidor público municipal.O pagamento do retroativo para os aposentados com valores a receber até R$ 1 mil foi feito integralmente hoje. Para aqueles com valores acima de R$ 1 mil, o pagamento será feito em três parcelas: a primeira agora, e as duas próximas nos meses subsequentes.De acordo com a Prefeita Suzana Ramos este foi um compromisso assumido e agora honrado com a categoria. “A nossa gestão tem como foco a valorização de todos os profissionais e com aqueles que não estão na ativa, e já deram a sua contribuição para a nossa cidade, não podia ser diferente. Assumimos o compromisso, estávamos estudando, buscando uma forma legal de pagar o que é de direito desses profissionais, e hoje iniciamos o pagamento. Fazemos uma gestão pautada pela humanização e valorizar todos que fazem parte dela é com certeza uma demonstração clara desse nosso compromisso”, afirma a gestora municipal.Paridade

É concedida aos servidores do sexo feminino que tenham 25 anos de magistério e 50 anos de idade, para os do sexo masculino é necessário ter 30 anos de magistério e 55 de idade. Com a paridade os servidores se aposentam tendo direito aos mesmos reajustes que os servidores ativos.Para o diretor executivo do IPJ, Marcos Jorge de Sá, a responsabilidade da gestão Suzana Ramos com os servidores ativos e inativos se reflete nas ações desenvolvidas. “Trabalhamos arduamente para oferecer o melhor atendimento para os servidores aposentados e pensionistas do município e gerir sabiamente os investimentos do IPJ. Este é um momento que representa uma vitória para os aposentados e mais um compromisso honrado por todos que fazem o IPJ e a gestão Suzana Ramos”, ressaltou o diretor executivo.Pagamento da Paridade – Em maio deste ano a gestão Suzana Ramos iniciou o pagamento da paridade relativa a 2023 e agora em dezembro inicia com pagamento do retroativo equivalente ao ano de 2022.Texto: Gardennia Garibalde Ascom/PMJ

Termina hoje prazo para exames toxicológicos para motoristas com categorias (C, D e E)

Os motoristas com habilitação nas categorias C, D e E, como caminhoneiros e condutores de ônibus e vans, devem fazer até esta quinta-feira (28) o exame toxicológico, que pode identificar o uso de substâncias psicoativas. A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 1.002, de 20 de outubro de 2023O objetivo é contribuir para o aumento da segurança no trânsito e a prevenção de acidentes, já que o consumo de substâncias psicoativas por condutores de veículos pesados pode comprometer a habilidade de dirigir porque afeta a capacidade cognitiva do condutor e, com isso, aumenta o risco de acidentes de trânsito.

O exame busca também identificar se o condutor está fazendo uso regular de substâncias proibidas.

Exame

Os testes obrigatórios usam amostras de cabelo e pelo do corpo do motorista. O exame também pode ser feito pela unha, mediante laudo médico, emitido por dermatologista, que comprova alopecia universal (perda de cabelo e pelos corporais).

O exame toxicológico tem a janela de detecção que verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise de até 90 dias anteriores à realização do teste. Os resultados são divulgados em um prazo de até 15 dias.

Os exames devem ser realizados em uma das 17 redes de laboratórios credenciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em média, o exame custa R$ 120. As empresas contratantes de motoristas, transportadoras ou não, são obrigadas a pagar o exame toxicológico para seus empregados e devem inserir os dados do exame no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Porém, os condutores autônomos precisam pagar o valor do próprio exame.

A cada 30 meses, o exame toxicológico precisa ser renovado por motoristas destas três categorias (C, D e E).

Penalidades

De acordo com a Senatran, os motoristas flagrados dirigindo veículo de uma das três categorias com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias ou não realizado poderão ser multados, a partir de 28 de janeiro de 2024. Nesse caso, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que a situação configura infração gravíssima e o motorista de veículos como ônibus e caminhões fica sujeito a receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ser multado em R$ 1.467.

Em caso de reincidência do flagrante do exame toxicológico vencido, dentro do período de 1 ano, o valor da multa dobra para R$ 2.934,70. E o motorista terá suspenso o direito de dirigir pelo prazo de 3 meses.

Não há como escapar da obrigatoriedade de apresentação do exame. Mesmo que o motorista não seja abordado dirigindo, quando for renovar a sua CNH será notificado em R$1.467 pelo Detran do seu estado.

Em caso de resultado positivo, com a confirmação de uso de qualquer substância proibida, o condutor também será autuado e multado em R$ 1.467,35 e perderá sete pontos na CNH.

Carteira digital

CNH Digital,Carteira de Trânsito para Celular, Carteira Nacional de Habilitação
CNH digital – Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Para verificar se o exame toxicológico está vencido, basta o motorista consultar a CNH digital, que tem a informação sobre a validade do exame toxicológico. Se o motorista renovou a sua CNH há mais de 2 anos e meio, o exame estará automaticamente vencido.

Há 1 mês, a Senatran tem notificado os condutores de todo o país que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido, por meio de um alerta que chega direto nos celulares dos motoristas, via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

As notificações são feitas de três modos distintos: via notificação do tipo push, com uma mensagem de alerta na tela inicial do celular, para todos os condutores que estão com o exame vencido e precisam renová-lo; pela central de mensagens da Carteira Digital de Trânsito (sininho), que oferece todas as atualizações para o condutor; pela área específica do exame toxicológico na CDT, na qual há detalhes sobre a data da última coleta e quanto à necessidade de renovar o procedimento.

Histórico

Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.599/23, que estabeleceu novo prazo limite para realização do exame toxicológico, para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, prevendo, também, penalidades, como o pagamento de multa cinco vezes o valor da infração gravíssima e outras punições, em caso de reincidência, no período de até 12 meses, e suspensão do direito de dirigir.

Antes, os motoristas estavam isentos de multa. A alteração do Código Brasileiro de Trânsito foi aprovada pela Câmara e o Senado, porém o pagamento de multa havia sido vetado pela Presidência da República. O veto presidencial foi derrubado, em outubro, pelo Congresso Nacional.

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Precatórios federais estarão disponíveis para saque em janeiro

A Justiça Federal disponibilizará para saque ainda em janeiro os R$ 93 bilhões em precatórios pagos neste mês pelo governo federal, por meio de medida provisória. Os pagamentos incluem R$ 27,7 bilhões em causas judiciais vencidas por aposentados e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).Cabe aos tribunais regionais federais operacionalizar os pagamentos. O Conselho da Justiça Federal (CJF) garantiu que os valores serão integralmente repassados até o fim dezembro, e os tribunais já informaram que os valores estarão disponíveis para saque a partir de janeiro, em contas judiciais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

“Há muito trabalho a ser feito para que a decisão vire realidade. O CJF e os Tribunais Regionais Federais (TRFs) trabalham em força máxima para permitir que o pagamento aconteça”, disse o juiz Daniel Marchionatti, secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF).

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), responsável pelos pagamentos nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, por exemplo, informou que os depósitos devem ser concluídos até o fim desta semana, estando disponíveis para saque a partir de 2 de janeiro. Já o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, informou que a liberação das contas para saque está prevista para 20 de janeiro.

A data exata em que os valores estarão disponíveis deve ser conferida em cada processo, por meio de consulta nos portais dos seis TRFs. Para isso, é preciso ter o número do processo judicial.

Precatórios são dívidas do poder público reconhecidas em definitivo pela Justiça, sem que haja mais possibilidade de recursos. Os pagamentos, nesse caso, costumam ser feitos uma vez por ano.

Golpes

Com a divulgação sobre pagamento dos precatórios, o Conselho da Justiça Federal alerta para golpistas que buscam se aproveitar da situação por meio de golpes por telefone e aplicativos de mensagem.

O CJF lembra que não é necessário fazer nenhum pagamento prévio para receber ou antecipar a liberação de um precatório. “Não há nada a fazer neste momento para apressar o pagamento”, afirmou o órgão. “Não aceite contatos de estranhos e, na dúvida, consulte o seu advogado”.

Decisão judicial

Neste ano, o pagamento de precatórios pelo governo federal foi realizado por meio da abertura de crédito extraordinário, em medida provisória publicada na semana passada. O ato foi editado após uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a abertura do crédito extraordinário para o pagamento de precatórios atrasados de 2022, bem como os de 2023.

Para isso, o Supremo entendeu ser inconstitucional um teto para o pagamento de precatórios que havia sido proposto em 2021, durante a pandemia de covid-19, pelo então governo de Jair Bolsonaro, e aprovado pelo Congresso.

As regras consideradas inconstitucionais previam atrasar o pagamento de precatórios até 2027. Ao questionar a medida no Supremo, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva alegou que o represamento geraria uma dívida impagável no futuro, de até R$ 250 bilhões.

Edição: Sabrina Craide/Agência Brasil

Mais de 25 mil atendimentos foram feitos pelas equipes multiprofissionais da atenção primária de Petrolina 

A Prefeitura vem trabalhando e buscando recursos para ampliar a oferta de profissionais para cuidar da saúde dos petrolineneses. Atualmente, a população conta com equipes multiprofissionais (E-multi), que têm como objetivo atuar de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, a atuação é voltada para diferentes áreas de conhecimento. Durante o ano de 2023, mais de 25 mil atendimentos foram realizados por esses profissionais.

A equipe é composta por assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista. Eles atendem os pacientes nas Unidades Básicas de Saúde do município e são ofertados: atendimento individual e em grupo, visita domiciliar; atividades coletivas; discussões de casos; atendimento compartilhado entre profissionais e equipes; ações de educação em saúde; projetos terapêuticos e intervenções no território e práticas intersetoriais.

Para a população ter acesso a esses serviços, é necessário procurar a Unidade Básica mais próxima da sua residência e, havendo a necessidade, será encaminhado para o especialista.

Com a finalidade de reduzir acidentes de trânsito, novos radares começam a funcionar nesta sexta-feira em Juazeiro

Com a finalidade reduzir acidentes de trânsito em Juazeiro, a gestão municipal, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), instalou seis radares de velocidade em locais estratégicos que começarão funcionar nesta sexta-feira (29). Os locais foram devidamente sinalizados e serão realizadas ações de educação dos condutores nos pontos que foram instalados.

O diretor-presidente da AMTT, Tenório Filho, destaca que os radares contribuem com a segurança do tráfego na cidade. “A instalação dos equipamentos foi um pedido da população, por causa do comportamento imprudente adotado por parte dos condutores e foi antecedida de análises técnicas que identificaram os pontos com mais ocorrências”, disse o diretor-presidente da Autarquia.

Dois radares terão a velocidade máxima permitida de até 40 km/h e serão instalados na Rua Almirante Custódio de Melo, em frente ao Country Club, e na Av. Giuseppe Muccini – Rodovia Salitre.

Já os radares fixos onde a velocidade máxima permitida é de até 50 km/h serão instalados nas vias:

– Av. Adolfo Viana, próximo ao semáforo da SOTE;

– Av. Raul Alves, em frente à Loja Americanas;

– Rua Comandante Manoel Severo, rua do condomínio Terra dos Sonhos ao bairro Quidé;

– Av. João Goulard, em frente ao bairro Expedito Nascimento.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Presidente e vice da Federação dos Hospitais Filantrópicos de Pernambuco realiza visita técnica a Hospitais em Petrolina

Nesta quarta-feira (27), o Presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos de Pernambuco (FEHOSPE), Gil Brasileiro, e a vice-presidente da federação, Fátima Alencar, visitaram o Hospital Memorial em Petrolina. A unidade de saúde da rede privada, é conveniada ao SUS e presta 40% dos serviços gratuitamente à população a partir de convênios firmados com o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Petrolina.

Os representantes da FEHOSPE foram recebidos pelo gestor administrativo do hospital. A reunião foi um momento para troca de informações sobre os tipos de serviços prestados pelo Hospital Memorial como unidade filantrópica. “A gente já atende o SUS desde o ano 2000. Mas vimos a necessidade de trazer um retorno à população com relação aos atendimentos. Além do atendimento SUS de alta complexidade de cardiologia, ainda fazemos a parte vascular dos pacientes do Hospital Universitário e a parceria em consultas, exames e alguns procedimentos, principalmente oftalmologia através de convênio com a Prefeitura de Petrolina, ” explicou André.

Gil e irmã Fátima visitaram todo o Hospital, conheceram a parte destinada à implantação de novos atendimentos em especialidades como a oncologia e trocaram informações administrativas de interesse da FEHOSPE.

Na tarde desta quarta, a equipe visitou também o Hospital Dom Tomás (HDT), que dispõe de 21 leitos de enfermaria, 2 salas cirúrgicas e uma UTI com 10 leitos. Estão em fase adiantada de construção uma ala para mais 44 novos leitos, além da obra da radioterapia, em fase de conclusão. O HDT presta assistência multiprofissional a pacientes com câncer.

“Nós estamos comprometidos em visitar todo o estado, unidade por unidade e começamos essa visita pelo Sertão, aqui em Petrolina, pelo Hospital Dom Tomás e Hospital Memorial. Estamos acompanhando de perto o atendimento. Vimos a qualidade por exemplo do Memorial, que é excelente em estrutura e isso garante uma boa qualidade de atendimento, de uma forma que já acontece em Alagoas por exemplo. E o Dom Tomás é grandioso na missão e no esforço para tratamento contra o câncer com ótima estrutura, ” destacou Gil.

FEHOSPE

A Federação dos Hospitais Filantrópicos de Pernambuco é uma associação civil, sem fins lucrativos ou econômicos, com sede em Recife. A entidade é um órgão de união, integração e representação dos hospitais filantrópicos do estado de Pernambuco, somando 26 unidades em todo o estado. Foi criada em 1987, tendo como missão a defesa, a proteção, a representação e a assistência dos interesses sociais e econômicos das federadas.

Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP

Julio Lossio Filho assume coordenação da ADEPE no Sertão pernambucano

O Presidente da Agência de Desenvolvimento Economico de Pernambuco – ADEPE, André Teixeira Filho, convidou Julio Lossio Filho para assumir a gestão do escritório  da agência em Petrolina, atuando na coordenação das ações no sertão do Estado.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a ADEPE tem o objetivo de apoiar, fomentar e atrair investimentos para Pernambuco, garantindo a geração de emprego e renda e o suporte necessário para empresas, associações e cooperativas, sendo referência na inovação de processos, na gestão de recursos públicos e na parceria com o setor privado.

Julio Lossio Filho é advogado, pós graduando em gestão pública pela USP e em administração pela PUC/RS, e terá a missão de coordenar as ações da agência no sertão do Estado, trabalhando na atração de novos investimentos focados na geração de emprego e renda.

“Fico muito honrado com o convite e aceito esse novo desafio com muito entusiasmo. A interiorização do desenvolvimento no nosso Estado sempre foi uma bandeira que defendi e fico muito feliz de ter a oportunidade ajudar a Governadora Raquel Lyra a trazer ainda mais investimentos para o Sertão Pernambucano”, disse Lossio Filho.

Na manhã dessa quarta, em Recife,  o novo gestor se reuniu com Presidente André Teixeira e os Diretores da Agência e teve a oportunidade de conhecer melhor toda a estrutura do órgão, além de também pontuar as principais demandas da região para o setor.

Foto pessoal rede social

Fonte: CBNRecife

IPVA 2024 em Pernambuco terá redução de 24% e poderá ser parcelado em 10 cotas. A governadora Raquel Lyra já assinou o decreto

A governadora Raquel Lyra assinou, na tarde desta quarta-feira (27), o decreto que publica os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024. Seguindo o compromisso do plano de governo de tirar Pernambuco do topo do ranking entre os maiores impostos veiculares do País, passa a vigorar no Estado a partir de janeiro a nova alíquota de 2,4%, tornando Pernambuco o Estado com a menor taxação do Nordeste para esse tipo de imposto. Considerando redução de 2% a 5% na deterioração dos preços dos automóveis usados – de dezembro de 2022 a dezembro de 2023 -, o contribuinte pernambucano terá uma redução inédita, em média, de 24% em relação ao valor pago no ano de 2023.
 
“Estou assinando o decreto com a publicação da tabela de valores do IPVA, que será cobrado a partir de fevereiro com o menor valor do Nordeste. Esse é um compromisso que cumprimos do nosso plano de governo para que os motoristas possam pagar um valor mais justo, facilitando o orçamento familiar. As famílias pernambucanas poderão iniciar o ano que vem com um IPVA mais barato. Além disso, o parcelamento será em até dez meses, os mototaxistas estarão isentos e também está estabelecido um parcelamento maior para os que estão em dívida”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 
 
Outro decreto sobre o IPVA, publicado no último sábado (23), oficializou o calendário de arrecadação, iniciando os pagamentos – conforme a placa – em cinco de fevereiro, com a última parcela, para os que optarem pela divisão nos dez meses, em novembro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, no mês de fevereiro, terão um desconto de 7%.
 
A base de cálculo do IPVA dos veículos usados em Pernambuco toma como referência a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e será publicada, com a divulgação do decreto dessa quarta-feira, no site da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. De acordo com o Governo do Estado, em 2023 a frota de em Pernambuco totalizou 2,9 milhões de veículos. Esse ano, a arrecadação com o IPVA somou aproximadamente R$ 2 bilhões, mas com a redução da alíquota e da tabela FIPE, a estimativa de arrecadação para 2024 prevê uma economia para os motoristas na ordem de mais de R$ 400 milhões. 
 
Para o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, a redução da alíquota vai gerar renúncia de receita, mas espera-se que parte significativa do pernambucano volte a emplacar o seu carro no Estado. “Esperamos mitigar essa renúncia de receita com retorno dos emplacamentos em Pernambuco, bem com a volta das compras de veículos no Estado, de forma que possamos, na verdade, aquecer ainda mais a nossa economia, gerando oportunidade no território pernambucano”, explicou. 
 
Para o pagamento do IPVA, os contribuintes irão receber os boletos em domicílio a partir do dia dois de janeiro de 2024, além de poder contar com a possibilidade de imprimir o boleto pela internet, através do site do Detran.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom.

Réveillon 2024: petrolinenses se preparam para receber ano novo em grande festa na Porta do Rio 

A grande festa de Réveillon da cidade sertaneja já está sendo muito esperada pela população que comparecerá a Virada Petrolina, na Porta do Rio, organizada pela Prefeitura Municipal. O evento acontecerá no domingo (31), a partir das 19h30. Diversos petrolinenses e turistas, já estão ansiosos para celebrar a chegada de 2024 nas margens do Rio São Francisco.

A ambulante Maria do Socorro, que já comercializa na Porta do Rio, não vê a hora de chegar a festa. “A Virada Petrolina é um ótimo evento, principalmente porque ganhamos um dinheiro extra. Além disso, tem muita segurança e estabilidade para as pessoas ficarem à vontade. O público vai curtir as bandas, as músicas, os bares da Orla. Fica um réveillon completo, recheado de coisas boas para a gente”, destacou Maria.

As amigas Rosane da Silva e Maria Heloísa Oliveira já estão ansiosas pela grande festa. “Todos os anos a gente se une com um grupo de amigos, somos em 15 pessoas, para vir até a Orla. Espero que seja uma festa bem bonita e com muita alegria. Minha expectativa que seja um evento de muita paz e possamos comemorar a chegada de 2024”, declarou Rosane.

Atrações 

Os nomes que vão levar muita música e animação para Virada Petrolina são: Alan Cléber, Tiaguinho Carvalho, DJ Tangi e Guilherme Ferri.

.

Texto: Luzete Nobre          

Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo