Dentro do calendário esportivo de Petrolina, a ‘Copa do Interior’ está de volta nesta reta final de 2023. O lançamento oficial da competição acontece nesta terça-feira (19), a partir das 19h, na arena 2 do Parque Josepha Coelho. O momento será marcado pela entrega do kit esportivo, composto por bola, rede e uniforme completo. A iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, contará com a participação de 46 times e visa incentivar a prática do esporte amador nas regiões ribeirinha, sequeiro e área irrigada.
Os jogos serão iniciados no dia 27 de dezembro, no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho N-4, e vai contar com a participação do campeão da última edição da Copa, que aconteceu em 2019. As disputas serão realizadas nas quartas, quintas, sábados e domingos. No total, a Copa do Interior contará com mais de 90 partidas em diversos campos de futebol. O torneio seguirá até março de 2024, quando será a grande final no Estádio Paulo de Souza Coelho. O regulamento da competição pode ser encontrado na Secretaria Executiva de Esportes.
Vale destacar que o evento retorna ao calendário esportivo após 3 anos sem ser realizado diante da pandemia da Covid-19. A Copa do Interior faz parte da história do município, pois é um dos torneios mais antigos de Petrolina, a Prefeitura faz questão de realizar a competição para incentivar o esporte entre os atletas do interior.
Texto: Elaine Barbosa
Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta terça-feira (19). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.
O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o litro do feijão verde a R$ 12,00. O saco com 20kg da cenoura está custando R$ 80,00. O saco com 50 kg de batatinha está a R$ 210,00. O kg da abóbora comum está a R$ 2,50.
Com 65 Sessões Ordinárias, 5 Sessões Extraordinárias, 3 Sessões Especiais, 15 Sessões Solenes e mais 9 Audiências Públicas realizadas no âmbito do trabalho legislativo da Casa, Aprígio Duarte Filho (Câmara de Vereadores de Juazeiro – BA) em 2023, parlamento apresenta detalhamento das informações promovidas na Casa do Povo.
Mostrando serviço à sociedade juazeirense, a Câmara de Juazeiro apresenta uma visão geral das atividades legislativas e dos tipos de propostas aprovadas no ano 2023, terceiro ano da legislatura em vigor presidida pelo Presidente Lindemberg Souza dos Santos, o popular Berg da Carnaíba.
Segundo as informações do setor técnico administrativo da Casa, durante este ano, das proposições aprovadas destacam-se:
– 37 projetos de leis do poder legislativo foram aprovados.
– 445 indicações foram feitas.
– 40 projetos de resolução foram aprovados.
– 2 projetos de decretos legislativos foram aprovados.
– 2 decretos legislativos foram aprovados.
– 130 moções foram feitas.
– 49 projetos de leis do poder executivo foram aprovados.
– 10 solicitações foram feitas.
De acordo com informações da Diretoria da Casa, as sessões legislativas finalizadas na última quarta-feira, 13/12, serão retomadas no mês de fevereiro de 2024. No entanto, os parlamentares continuam trabalhando em suas bases e atentos a uma possível convocatória para realização de Sessões Extraordinárias, neste período de recesso de fim de ano.
A gestão Suzana Ramos já está trabalhando a todo vapor para a realização da festa que vai celebrar a chegada do Ano Novo. Para este Réveillon, a prefeita preparou uma festa com diversos ritmos e para agradar os mais diferentes gostos. A Prefeitura de Juazeiro vai realizar a festa de Réveillon 2024 nos dias 30 e 31 de dezembro, na Orla II, gratuitamente.
“Preparamos uma festa com diversos gostos musicais, como o forró, o arrocha que está em alta, com o Heitor Costa, que foi muito pedido pelos juazeirenses, sem esquecer os filhos da terra. A nossa gestão, ao longo desses três anos, resgatou diversas festas tradicionais que não aconteciam há muito tempo em nossa cidade, como o Santo Antônio das Tradições, o Réveillon, o Carnaval que foi devolvido ao povo, entre outras coisas. Então, vamos celebrar a chegada do novo ano na Orla II, nos dias 30 e 31”, disse a prefeita Suzana Ramos.
As três maiores companhias aéreas do Brasil – Azul, Gol e a Latam – anunciaram, nesta segunda-feira (18), em Brasília, oferta passagens entre R$ 699 e R$ 799 por trecho viajado em 2024. Juntas, irão disponibilizar mais de 25 milhões de bilhetes aéreos.A medida faz parte da primeira etapa do Programa de Universalização do Transporte Aéreo, detalhado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, aos lados dos diretores das três empresas, como estratégia para redução dos preços de passagens aéreas e queda dos custos de operações no país, em 2024.
Outras ações apresentadas pelas empresas estão: valores mais acessíveis para bilhetes comprados com até 14 dias de antecedência da data da viagem, inclusão de serviços de remarcação sem cobrança de taxa adicional, oferta de tarifas mais acessíveis para compras realizadas em determinados dias da semana; aumento no número de oferta de voos; ampliação da frota aérea, gratuidade no despacho de bagagens e marcação de assento para compras feitas em cima da hora e aumento na oferta de assentos.
Ministro Silvio Costa Filho anuncia primeira etapa do plano de universalização do transporte aéreo. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
O ministro acredita que as medidas anunciadas tornarão os voos domésticos mais acessíveis aos passageiros. “Um conjunto de pacotes que vai beneficiar o consumidor final brasileiro. E a primeira etapa [do Programa de Universalização do Transporte Aéreo], ao longo de 2024, vamos, cada vez mais, ao lado das aéreas, ao lado de todo o governo, perseguir para que a gente possa ter uma redução nas tarifas no Brasil e fazer com que, ao final, o consumidor brasileiro viaje mais.”
Para Silvio Costa Filho, os planos das aéreas são fruto do constante diálogo entre o governo federal e as empresas. “O governo não pode fazer qualquer intervenção, até porque são empresas privadas e nós temos o livre comércio. O que nós estamos fazendo é um trabalho de sensibilização.”
Preço médio
Os preços dos bilhetes aéreos com tarifas máximas, de R$ 699 e R$ 799 por trecho, ficaram, no entanto, acima da tarifa aérea real média em voos domésticos, divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No último levantamento da agência reguladora, em setembro de 2023, o preço médio chegou a R$ 748, o maior do ano. O painel da Anac apresenta os dados das tarifas aéreas comercializadas desde 2002.
Questionado sobre como as tarifas anunciadas pelas companhias acima do recorde apurado pela Anac tornariam as passagens mais baratas, o ministro de Portos e Aeroportos entende que, ainda assim, a população poderá ser beneficiada. “A gente está perseguindo esse valor para que possa haver uma redução, mas sem dúvida alguma, a gente vai ter, sobretudo, comprando com antecedência, passagens mais baratas, nessa agenda que a gente tem trabalhado,” avalia o ministro.
Planos das companhias aéreas
As propostas das três companhias aéreas serão válidas a partir de 2024. Confira as principais medidas anunciadas.
Azul
• oferta de 10 milhões de passagens por até R$ 799 por trecho, por ano, para compras com antecedência de até 14 dias;
• Marcação de assento e bagagem despachada gratuitamente para compras realizadas de última hora;
O CEO da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, John Rodgerson, esclarece que um terço dos assentos dos voos da companhia estarão nesta condição. “Estamos animados para fazer esta contribuição como primeiro passo, antes de ter uma saída com a judicialização ou do combustível, outras coisas, porque a gente acredita no mercado livre, que se atacarmos o custo de juros neste país, se atacarmos o preço do combustível, a tarifa média, naturalmente, vai cair”.
Gol
• 15 milhões de passagens por até R$ 699 por trecho para compras com antecedência mínima de 14 dias;
• promoção com voos de R$ 600 a R$ 800, nas compras realizadas com 21 dias de antecedência da data do voo;
• despacho gratuito da bagagem para o passageiro que comprar o bilhete de última hora;
• tarifas de assistência emergencial com desconto de até 80% na tarifa disponível, quando ocorrer o falecimento de um familiar direto.
“A gente está aqui, justamente, para passar essa percepção, firmar compromissos para que a gente possa criar essa agenda positiva, para que a população brasileira saiba que tem um setor que quer, de fato, crescer, estar de portas abertas e dar acesso”, disse o CEO da Gol, Celso Ferrer.
Latam
• campanhas publicitárias para ensinar os consumidores sobre como comprar passagens aéreas mais baratas, com planejamento;
• promoção com um destino semanal com tarifa abaixo de R$ 199;
• atualização do programa de fidelidade, que deixa de ter validade para uso das milhagens;
• aumento da oferta em 3 milhões assentos, com a média de 10 mil assentos diários nos voos da companhia.
O CEO da LATAM Airlines Brasil, Jerome Cadier, anunciou ainda que no programa de milhas da companhia aérea os pontos não expirarão em dois anos. “Nossos pontos não irão caducar a partir de 2024, desde que usados com a LATAM”.
Ele ainda enfatizou a necessidade de haver um trabalho educativo com passageiros no Brasil sobre compras de passagens antecipadas, pois, 6% dos bilhetes custam mais de R$2 mil porque, na maioria das vezes, as passagens são compradas a menos de 10 dias do dia de embarque. “Precisamos fazer um esforço coletivo, que o povo brasileiro possa tentar comprar as passagens com mais antecedência, porque quanto mais planejamento, previsibilidade, eles vão comprar passagens mais baratas no Brasil”, afirmou.
Semana de divulgação do VESTIBULAR CESVASF 2024.1 pelas escolas e ruas das cidades de Belém do São Francisco, Cabrobó, Floresta, Itacuruba, Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, em Pernambuco, e Chorrochó, Curaçá, Macururé e Rodelas, na Bahia.
As inscrições para o VESTIBULAR 2024.1 já estão abertas e são GRATUITAS! Você pode utilizar a nota do Enem, o histórico escolar, entrar como portador de diploma ou através de transferência externa para ter acesso a um ensino superior de qualidade e excelência.
Faça a sua inscrição gratuita até 27 de dezembro no site cesvasf.com.br ou de forma presencial nas Secretarias do CESVASF em Belém do São Francisco e no Campus Floresta.
A maioria dos estudantes, professores e gestores de escolas que começaram a implementar o Novo Ensino Médio disse estar insatisfeita com o novo modelo. Os jovens também reclamam que o que é ofertado pelas redes de ensino não tem correspondido ao que é demandado. Os resultados fazem parte de pesquisa que está sendo realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).A pesquisa entrevistou 2,4 mil professores, gestores e estudantes que atuaram ou estudaram em escolas públicas estaduais que implementaram o Novo Ensino Médio na 1ª série no ano de 2022. As entrevistas foram feitas de forma presencial ou por telefone, entre 23 de junho e 6 de outubro de 2023.
Os dados divulgados são apenas uma parte da pesquisa cujo relatório final deverá ser concluído em janeiro de 2024.
Os resultados mostram que 56% dos estudantes, 76% dos docentes e 66% dos gestores estão insatisfeitos com as mudanças promovidas pelo Novo Ensino Médio. Na outra ponta, 40% dos estudantes, 17% dos docentes e 26% dos gestores disseram estar satisfeitos. Os demais estavam ausentes, não sabem ou não responderam.
O novo modelo, aprovado em 2017, começou a ser implementado em 2022 e causou uma série de polêmicas. Após uma consulta pública, o modelo está sendo novamente discutido no Congresso Nacional e poderá ser votado pela Câmara dos Deputados esta semana.
Pelo Novo Ensino Médio, parte das aulas passa a ser comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções, está em dar ênfase às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários, no entanto, depende da capacidade das redes de ensino e das escolas.
A pesquisa mostra que 86% dos estudantes elegeram a Formação Técnica e Profissional como uma das áreas de seu interesse, mas apenas 27% dos gestores informaram ofertar disciplinas ou cursos deste tipo em suas escolas.
Desafios
Para os gestores, o maior desafio para a implementação, apontado por 74% dos entrevistados, é a formação continuada para docentes e gestores. Dois a cada três gestores (67%) apontaram também como desafio a adequação da infraestrutura. A mesma porcentagem considera um desafio a obtenção de apoio técnico e aquisição e elaboração de material didático.
Os professores também consideram a formação que receberam inadequada. Para 59% deles, a formação para implementar a BNCC foi inadequada e para 64% a formação para implementar os itinerários formativos deixou a desejar.
Segundo a coordenadora do setor de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, a pesquisa foi feita para subsidiar as tomadas de decisão do Ministério da Educação (MEC) e os estados.
“Eu acho que essa pesquisa traz justamente isso, subsídios para melhorar. Não é porque implementou e se gastou muitos recursos para implementar dessa forma que não se pode mudar. Tem que ir avaliando e ir melhorando”, defende.
Rebeca Otero ressalta que é preciso levar em consideração esse descompasso entre o que está sendo possível ofertar e o que está sendo demandado para que sejam criadas condições para melhor atender tanto estudantes quanto os professores e gestores.
“Para além da disputa política que a gente vê em cima do tema, temos que ver que são estudantes, são os nossos jovens, e é a vida deles que está em jogo, e a dos profissionais, dos docentes e gestores. É importante trazer a voz deles nesse momento”, ressalta Rebeca Otero.
Para oferecer ainda mais oportunidades de crescimento profissional para o público em geral, servidores estaduais e municipais, a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), da Secretaria de Administração (SAD), está com inscrições abertas para cinco cursos gratuitos, com 1,25 mil vagas disponibilizadas. As capacitações acontecerão no mês de janeiro.
Os cursos ofertados na modalidade EAD sem tutoria (autoinstrucionais) terão início a partir do dia oito de janeiro e exigem, no mínimo, nível médio. Uma das novidades é a capacitação Inteligência Emocional. Essa formação tem o objetivo de apresentar ferramentas que auxiliam na gestão do equilíbrio emocional, por meio de estratégias de compreensão das emoções. Dessa maneira, os alunos poderão superar hábitos negativos que prejudicam o crescimento profissional e pessoal.
Outros cursos também trazem oportunidades de aperfeiçoamento. De acordo com o diretor da Egape, Henrique Oliveira, as capacitações oferecidas abrangem várias áreas temáticas. “Além de Inteligência Emocional, a Egape traz, em janeiro, os cursos de Banco de Dados, Gestão Ambiental, Nova Lei de Licitações e Liderança e Motivação. Essas formações possuem embasamento teórico atualizado e de excelente qualidade”, enfatizou.
Exemplo dessa relevância é o curso Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021): Aspectos Introdutórios e Principais Mudanças para a Licitação. Nele, os alunos aprenderão a correlacionar seu conteúdo com a legislação estadual atualizada e posicionamentos jurisprudenciais e doutrinários. Dessa maneira, o agente público estará preparado para as mudanças que ocorrem atualmente com a aplicação do novo ordenamento pertinente ao tema.
As inscrições podem ser feitas no site da Egape (www.egape.pe.gov.br). Mais informações podem ser obtidas no número (81) 3183-8065 (cursos EAD).
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Procuradoria do Município (PGM), em parceria com a Diocese de Juazeiro e o Núcleo Urbano de Regularização Fundiária (NUREF) realizarão a assinatura do termo de cooperação técnica e financeira para a regularização fundiária de áreas urbanas do município. A assinatura será nesta terça-feira (19), às 10h, no Fórum Estadual Conselheiro Luiz Viana Filho.
O termo prevê a cooperação entre as três instituições para a elaboração de projetos de regularização fundiária, realização de levantamentos técnicos, mobilização social e execução de obras e serviços necessários à regularização. A parceria também prevê a disponibilização de recursos financeiros para o custeio das ações.
“Esta parceria é um importante passo para a regularização fundiária de Juazeiro. Com ela, vamos poder garantir o direito à moradia digna para milhares de famílias da nossa cidade”, destacou a Prefeita Suzana Ramos.
O procurador, Thiago Cordeiro, ressaltou a importância da regularização fundiária para a promoção da justiça social. “A regularização fundiária é um direito humano fundamental. Com ela, as famílias podem ter acesso a serviços públicos, como água, luz e saneamento e podem também ter mais segurança jurídica”, afirmou.
O Bispo Diocesano, Dom Beto, menciona que o processo de regularização fundiária vai além do mero reconhecimento da titularidade do imóvel pelos seus ocupantes. “É dar dignidade e segurança jurídica àqueles que mais precisam, além de garantir os direitos de nossa Diocese, permitindo a manutenção das obras sociais e da missão da igreja”, disse.
A Reurb
É uma iniciativa pioneira da gestão Suzana Ramos, que visa garantir às famílias de baixa renda o acesso ao título de propriedade dos terrenos onde estão construídas suas casas, em bairros específicos do município, sem custos. 06 bairros já estão incluídos na regularização, são eles: Alto da Aliança I e II, Palmares I e II, Padre Vicente (I e II) e João Paulo II.
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), informa que o sistema do Cadastro Único estará indisponível de 24 de dezembro a 01 de janeiro de 2024. Essa é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de implantar melhorias no sistema.
Devido a esta indisponibilidade, serviços como atualização cadastral, atendimento do Cadastro Único, cadastros e recadastros ficam impossibilitados de serem feitos. O atendimento retorna dia 02 de janeiro de 2024.
A Secretaria de Desenvolvimento Social ressalta que, excepcionalmente, nesta semana não haverá agendamento para o Cadastro Único, nem através do Whatsapp, nem da Agenda Social. O agendamento retorna na próxima terça-feira (26), através do Informa Petrolina (87) 99676-9399 e na sexta-feira (29) na Agenda Social: http://agendasocial.petrolina.pe.gov.br/.
NOSSO SITE USA DE COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.