Aeroporto de Petrolina deve receber mais de 20 mil pessoas entre Natal e Ano Novo

Milhões de brasileiros aproveitam as festas de final de ano para viajar, seja para visitar amigos e familiares ou para conhecer novos lugares. Boa parte deste público opta por viajar de avião, elevando a média de passageiros nos aeroportos do país. No Aeroporto de Petrolina (PNZ), a CCR Aeroportos, empresa que administra o terminal, projeta movimentação acentuada durante o período que compreende o Natal e o Réveillon.

A estimativa é que mais de 20 mil pessoas embarquem e desembarquem no Aeroporto de Petrolina entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro. A movimentação esperada durante o período em 2023 é quase 17% maior que as mesmas datas do ano passado, quando 17.445 mil passageiros passaram pelo terminal.

Neste período, que vai desde a sexta-feira antes do Natal até o primeiro dia útil de 2024, serão 160 operações de pouso e decolagem. De acordo com o gerente do Aeroporto, Jamerson Vasconcelos, a equipe está preparada para proporcionar uma experiência de viagem segura e agradável aos passageiros. “Esperamos um grande número de pessoas cruzando os nossos portões nas festas de fim de ano. Para receber esse público com todo conforto e segurança, já reforçamos os protocolos e orientações para que todos tenham uma estada satisfatória e possam seguir com tranquilidade para aproveitarem as festividades”, ressalta. 

Em todos os 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos no Brasil, são esperadas, aproximadamente, 530 mil pessoas entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Novos equipamentos aprimoram resultados de exames de sangue no HU-Univasf

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-Univasf/Ebserh), recebeu melhorias na Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (UACAP), referentes à substituição dos equipamentos atuais de hematologia por outros mais modernos.
Agora, a UACAP do HU-Univasf/Ebserh conta com equipamentos destinados às análises hematológicas nos modelos XN 1000 e XN 350, o que possibilita maior reprodutibilidade dos resultados, maior velocidade operacional na análise das amostras, incremento do laudo de hemograma a partir da emissão da contagem de eritroblastos e maior sensibilidade na análise citológica dos líquidos biológicos.
Os equipamentos chegaram ao hospital na segunda quinzena de novembro deste ano, fornecidos por contrato de comodato, relacionados aos exames hematológicos licitados em 2023. Para possibilitar o manuseio adequado das máquinas, foi realizada, de 27 de novembro a 06 de dezembro, uma capacitação dos profissionais da UACAP, ministrada pela assessora científica Marcela Lira.
De acordo com a chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HU-Univasf, Ádria Clésia Lopes, a chegada desses equipamentos no Hospital confere resultados de exames de sangue mais aprimorados. “Por meio desses aparelhos, é possível conferir mais qualidade e precisão nos exames hematológicos e dos demais líquidos biológicos, aos usuários do SUS, atendidos no HU-Univasf/Ebserh”, enfatiza.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta segunda-feira, 18

Mercado, Cotação, Preços, Hortifrutegranajeiro, Juazeiro

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta segunda-feira (18). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar a caixa com 25 kg de macaxeira a R$ 85,00. A caixa com 15 kg de gengibre está custando R$ 170,00. O saco com 10 kg de maxixe está a R$ 70,00.A cotação completa segue em anexo em PDF.

Com apoio de parceiros e voluntários, Natal Solidário do Transforma Petrolina distribui 800 brinquedos no Serrote do Urubu

As crianças do  Serrote do Urubu receberam, no último sábado (16), uma celebração repleta de alegria e solidariedade, marcando a segunda ação do Natal Solidário do  Transforma Petrolina 2023. A atividade foi realizada na Creche José Venâncio e na Escola Luiz de Souza e contou  com a distribuição de 800 brinquedos arrecadados na  campanha natalina.

A iniciativa  teve o apoio e engajamento de diversos voluntários e  parceiros que foram essenciais para o sucesso da campanha,   entre eles a TV Grande Rio, Rádio Grande Rio FM, Casa Nobre, Metro Quadrado, Buona Vita, CDL, Tio Diego e a participação generosa da população.  A ação também contou com a presença da Mini-Embaixadora da campanha solidária, Marina.

Os presentes foram entregues pelas mãos do Papai Noel e dos voluntários que também distribuíram sorrisos e muito acolhimento para as  crianças da comunidade. As brincadeiras ficaram por conta do voluntário Tio Diego, que animou a garotada com atividades lúdicas e interativas, promovendo momentos de diversão e descontração.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o objetivo das ações do Natal Solidário é  levar, através da força da solidariedade,  um pouco de alegria e amor  para as crianças. “Que esta iniciativa inspire mais pessoas e fortaleça os laços de solidariedade no coração de todos, mostrando que, juntos, podemos fazer a diferença e tornar o Natal das crianças  mais feliz”, afirma.

Bolsa Família: Cadúnico entrará em recesso nacional a partir desse domingo (24)  

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), alerta a população que necessita dos atendimentos no Cadastro Único que o sistema CadÚnico vai entrar em período de recesso nacional. O período estabelecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social é de 24 de dezembro a 1º de janeiro de 2024.

“Estamos fechando o ano de 2023 com saldo positivo na atualização cadastral e, para melhor atender a população juazeirense, iremos aproveitar o período de recesso para a realização de serviço de manutenção e melhorias no equipamento”, pontuou a gerente do Cadúnico, Laurinete Lícia.Durante o período de recesso, os atendimentos voltados para o Cadúnico nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Juazeiro também estarão suspensos. A partir do dia 2 de janeiro, o sistema voltará a funcionar normalmente e disponível a população.

Governo do Estado fortalece a segurança em Pernambuco com inauguração de Escola de Inteligência e Instituto de Genética Forense

Em um trabalho para o fortalecimento da segurança pública em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (15), dois importantes equipamentos para o Estado. O primeiro foi a Escola de Inteligência de Pernambuco (ESINT-PE), que tem a missão primordial de capacitar e desenvolver recursos humanos para o exercício da atividade de Inteligência. A segunda inauguração foi do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC), laboratório que realiza perícias de DNA em casos criminais e de pessoas desaparecidas. A gestora descerrou as placas dos dois equipamentos ao lado da vice-governadora Priscila Krause.
 
“Hoje a gente celebra o funcionamento de equipamentos importantes através do programa Juntos pela Segurança, garantindo mais condições de trabalho e de qualificação dos nossos profissionais de segurança pública em Pernambuco. Entregamos a Escola de Inteligência policial, um sonho do sistema integrado de inteligência planejado desde 2004. E inauguramos o Instituto de Genética Forense, tão importante para garantir que os nossos inquéritos e as investigações possam ter a autoria e a materialidade prontas”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou que os investimentos em segurança pública sempre foram prioridade da gestão. “Já entregamos novas viaturas, iniciamos novos concursos e garantimos uma política de prevenção de verdade com o Juntos pela Segurança, com R$ 1 bilhão garantido. As inaugurações de hoje completam essas ações e reforçam duas áreas estratégicas para as operativas: a inteligência e as condições necessárias para as investigações”, reforçou. 
 
A Escola de Inteligência é responsável pelo planejamento, elaboração, coordenação e execução dos projetos de cursos de inteligência do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Pernambuco (SEINSP). Também oferece o suporte técnico e logístico aos cursos de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ). A realização dos cursos será composta por aulas teóricas e práticas. Haverá o curso para habilitar o servidor a entrar no sistema de inteligência, além de outros cursos que serão ministrados para aperfeiçoar os servidores que já trabalham na inteligência.
 
“Nós temos no Estado o sistema de inteligência, que é composto pelas unidades de inteligência da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do sistema prisional. Isso era feito de forma improvisada em outros espaços e agora nós temos uma escola que foi projetada para isso. O domínio dos sistemas ajudam nas investigações, por exemplo, do pedido de quebra de sigilo bancário, em interceptação telefônica, em escuta ambiental e vários outros recursos”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
A obra da Escola de Inteligência, que foi iniciada em 2022, mas não foi concluída na gestão anterior, conta com um investimento total de R$ 2,1 milhões, englobando também os equipamentos, provenientes de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Tesouro Estadual. Durante o exercício de 2023, foram executados R$ 1,2 milhão. O imóvel passou por grande reforma, e agora está estruturado com recepção, sala ambiental, laboratório ambiental, unidade de operações, laboratório de informática, entre outras áreas.
 
Já o IGFEC, é um laboratório de alto padrão adequado, sobretudo às atividades periciais de DNA, sendo importante na qualidade da produção de prova técnica em Pernambuco. No espaço inaugurado, são 12 salas que abrigam os laboratórios de Genética Forense e de Biologia Forense, o Banco de Perfis Genéticos do Estado, além de uma sala de custódia e vestígios biológicos. São 966m² de área construída, distribuída em térreo e primeiro andar, enquanto a área dos laboratórios contempla cerca de 400m². O investimento foi de aproximadamente R$ 3,5 milhões.
 
Na gestão estadual anterior, houve a entrega do prédio onde funciona o Instituto, mas sem a devida conclusão de obras para que os peritos pudessem realizar seus trabalhos. Agora, a obra foi concluída e entregue.
 
“É com imensa satisfação que a gente se encontra aqui, com o Instituto inaugurado e qualificado. Esse equipamento propicia que a gente possa fortalecer a prova material, que é responsável pela identificação da autoria de criminosos e também na busca de pessoas desaparecidas, trazendo assim a responsabilização criminal e também o resgate da dignidade de famílias”, registrou Jeyson Valeriano, gerente do IGFEC.
 
CONCURSOS – O Governo de Pernambuco já anunciou concursos para as forças de segurança do Estado, que somam 4.019 novas vagas. Serão 214 para a Polícia Científica, 2.400 vagas para praça da Polícia Militar, 600 vagas para praça do Corpo de Bombeiros Militar, 300 para oficial da Polícia Militar, 60 para oficial do Corpo de Bombeiros e 445 para Polícia Civil.
 
Estiveram presentes nas inaugurações Romano Costa, representando a Secretaria Nacional de Segurança Pública; o deputado estadual Antonio Moraes; os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer); os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Luciano Alves, e da Polícia Militar de Pernambuco, Tibério César; a chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar; o gerente geral da Polícia Científica, Fernando Benevides; Felipe Monteiro Costa, gerente geral do Centro Integrado de Inteligência da Defesa Social; além dos vereadores Doduel Varela, Ronaldo Lopes e Michele Collins.

Estudantes da rede municipal de Juazeiro participam de competição internacional de robótica

Estudantes do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar estão em Salvador participando da etapa regional da edição 2023/2024 da First Lego League, competição internacional de robótica. Confiantes, os estudantes fizeram a sua primeira participação no torneio, nesta sexta-feira (16).

O Caic é a primeira escola municipal do norte da Bahia a participar da competição, o que representa um marco para a educação de Juazeiro. “Esse é um momento muito importante para a educação de Juazeiro. Uma parceria inédita com o Sesi, fez com que a gente concretizasse o sonho de trazer os estudantes para essa competição internacional aqui em Salvador. É um momento extremamente significativo, porque a educação tem um viés tecnológico e a gente tem mais esse ‘up’”, disse o articulador de Programas Tecnológicos Educacionais da Secretaria de Educação e Juventude, Francisco Hernandes.

O estudante, Fábio de Jesus Santos, destacou a ansiedade no primeiro dia de competição, que também foi o momento para ganhar confiança. “Eu estava bem ansioso, porque estava entendendo um pouco do processo, entendendo como o robô ia funcionar. No final do primeiro dia de competição avançamos mais do que a gente esperava, então estou mais tranquilo”, contou o estudante.

First Lego League

A First Lego League é uma competição internacional de exploração científica e desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Liderados por dois adultos, os estudantes precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, a equipe deve construir dois robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. No Brasil, a categoria Chalenge, na qual os estudantes do Caic irão participar, é operacionalizada pelo Sesi.

A TV Escola Web Juazeiro está presente no evento cobrindo todos os detalhes para a produção de um documentário sobre a participação dos estudantes na competição.

Ascom Seduc/PMJ

Fotos: Mathias Dias

PRF recupera quatro veículos com registro de roubo em Pernambuco

Polícia Rodoviária Federal, recuperou, entre terça (12) e quinta-feira (14), quatro veículos com registro de roubo, durante fiscalizações no Grande Recife, Agreste e Sertão de Pernambuco.

Na BR 232, em uma fiscalização entre Bezerros e Caruaru, a equipe foi acionada após uma informação de assalto. Ao chegar no local indicado, recuperaram o caminhão que estava abandonado.

WhatsApp Image 2023-12-15 at 11.21.51.jpeg
Caminhão recuperado

Em Moreno, os policiais recuperaram um Peugeot, que estava abandonado no acostamento da rodovia. Após a identificação veicular, foi constatado o registro de roubo em novembro desde ano, no Grande Recife.

Na BR 116, em Salgueiro, um Onix foi abordado e a equipe constatou que o veículo havia sido furtado em junho deste ano, em Petrolina.

 

WhatsApp Image 2023-12-15 at 11.21.51-2.jpeg
Veículo recuperado em Salgueiro/PE

Já em custódia, os policiais receberam uma denúncia e abordaram uma caminhonete Strada. O condutor alegou ter adquirido o carro há dois anos, de um vendedor não identificado, através de um site de vendas. Após verificação, foi constatado um registro de roubo no ano passado, em Nísia Floresta/RN.

Diante das situações, os veículos e motoristas foram encaminhados a Polícia Civil de cada localidade.

Com antecipação do décimo terceiro, prefeitura injeta R$ 32 milhões na economia de Petrolina

Cerca de 12 mil servidores efetivos, contratados e comissionados, além dos aposentados e pensionistas foram beneficiados com a antecipação da segunda parcela do 13º salário nesta quinta-feira (14). A medida, autorizada pelo prefeito Simão Durando, aqueceu a economia e injetou cerca de R$ 32 milhões. Setores como o varejo, serviços, turismo e lazer devem ser os mais impactados positivamente, uma vez que esses segmentos costumam ter maior movimentação neste período de final de ano.

A antecipação é uma prática adotada desde 2017. A primeira parcela foi paga aos servidores ainda no meio do ano e a segunda agora em dezembro. De acordo com o prefeito, o pagamento de forma antecipada aquece a economia local, garantindo mais tranquilidade para as compras de Natal e Réveillon. Além do décimo, o gestor petrolinense também garantiu o pagamento antecipado da folha salarial de dezembro.

“Esse recurso disponível de forma antecipada tem um efeito multiplicador na economia do nosso município. Ao receberem esse valor adicional, os servidores têm a possibilidade de aumentar seu poder de compra, gerando um aquecimento e impulsionando o comércio. Isso é resultado de organização, planejamento e responsabilidade financeira, além de fazer parte de uma política de valorização permanente dos servidores municipais. Outra boa notícia também é o pagamento da folha salarial de dezembro na próxima quinta-feira, dia 21, para fecharmos o ano com muito sucesso e tranquilidade”, destaca o prefeito.

Prefeitura de Juazeiro divulga lista de habilitados do Programa Humanizar

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), divulgou no Diário Oficial do Município (DOEM) dessa sexta-feira (15), a lista de habilitados do Programa Humanizar, conforme descrito no Edital nº 001/2023 de 31 de agosto de 2023. O programa adapta e/ou reforma casas de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.“A realização e continuidade desse programa é essencial, pois possibilita a qualidade de vida e autonomia da pessoa com dificuldade de locomoção. Quero agradecer o apoio da prefeita Suzana Ramos que tem se empenhado cada vez mais nas questões sociais do município”, pontuou a secretária da Sedes, Nadja Dias.  Programa HumanizarO Programa Humanizar foi instituído pela Lei Municipal 3.032/2021 com o objetivo de proporcionar um grau de independência e qualidade de locomoção de pessoas com deficiência em sua residência.Confira aqui a lista de habilitados logo abaixo em PDF