Área de saúde em PE vai ter reforço de 2.958 profissionais no carnaval em Pernambuco

coletivaaaa
Cristina Mota, Iran Costa, Luciana Albuquerque e André Cavalcanti

Operação vai custar um total de R$ 2,49 milhões.
Mulheres vítimas de agressões poderão ser atendidas todos os dias, 24h por dia.

As unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde vão ganhar um reforço de 2.958 profissionais durante o carnaval deste ano em Pernambuco, um aumento de 20%. Ao todo, o estado vai investir R$ 2,49 milhões em saúde durante a folia. O esquema especial foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (10).

Estiveram presentes no evento o secretário da pasta, Iran Costa Júnior, a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque, o coordenador-executivo da Operação Lei Seca, o tenente-coronel André Cavalcanti e a secretária executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota.

Serão 327 médicos a mais trabalhando de sexta (13) a quarta-feira de cinzas. Além deles, os hospitais vão contar com o apoio de mais 819 profissionais de nível superior (enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais), 1.769 profissionais de nível médio (técnicos de enfermagem, laboratório e radiologia) e 43 profissionais de nível elementar (maqueiros e serviços gerais).

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também estão sendo preparadas para realizar atendimentos primários aos foliões. “A gente solicita que as pessoas procurem iniciamente as unidades básicas para não sobrecarregar os hospitais. É importante que o folião procure as UPAs, postos de saúde, Samu, para que seja feita a triagem e distribuição adequada”, disse o secretário. “As medidas estão sendo adotadas para que o folião possa brincar em paz e ter a assistência de saúde caso alguma coisa aconteça”.

O secretário também comentou os protestos da área de saúde que têm tumultuado a cidade recentemente e disse que a situacao vai ser normalizada antes do carnaval. “Os pagamentos do final do ano não seguiram o fluxo normal. Quando chegamos aqui, em janeiro, fizemos vários dos pagamentos em atraso. Os outros pagamentos serão feitos até quinta-feira e a situação será normalizada antes do carnaval”, disse.

Mulher
Já as mulheres vítimas de agressões morais, físicas ou sexuais poderão ser atendidas 24 horas por dia, em todos os dias de folia, no Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, localizado no Hospital Agamenon Magalhães, na Zona Norte do Recife. Elas vão contar com apoio psicológico, jurídico e médico. As maternidades Bandeira Filho, Barros Lima e Arnaldo Marques, no Recife, e a Maternidade Petronila Campos, em São Lourenço da Mata, também fazem atendimento às mulheres vítimas de agressão.

Monitoramento
As ocorrências relacionadas à saúde na Região Metropolitana do Recife devem ser monitoradas pela Secretaria através de tablets equipados com o software Ambiente de Monitoramento de Risco (Amber). Onze técnicos de saúde vão estar distribuídos em pontos estratégicos da cidade para registrar doenças, sintomas, sinais e hipóteses diagnósticas, para facilitar o planejamento e organizar o fluxo de notificação.

Os profissionais vão ficar atentos às doenças mais preocupantes. “Qualquer mudança no padrão de normalidade, seja dengue, chikungunya, sarampo, meningite ou gripe, a gente vai monitorar aqui para avisar à rede, para que ela esteja preparada para receber estas pessoas”, detalhou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque. Os dados serão usados, ainda, para discutir indicadores epidemiológicos, sanitários e ambientais.

Possíveis surtos serão investigados por 513 técnicos de Vigilância em Saúde, distribuídos em todo o estado. Além deles, 129 técnicos do Laboratório Central do Estado estarão de prontidão para realizar testes para diagnóstico de doenças. Também serão distribuídas três milhões de camisinhas e folders com material informativo bilíngue.

Lei Seca
A Operação Lei Seca, monitorada pela Secretaria Estadual de Saúde, vai ter o horário ampliado durante a folia, com blitz montadas em pontos estratégicos, nas vias que dão acesso aos polos de folia no Grande Recife e no interior. Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os agentes vão estar presentes no centro do Recife, em Olinda, nas estradas que dão acesso às festas do interior e ao Litoral Norte e Sul.

“Com essas parcerias, a gente vai conseguir ter um alcance maior da operação”, explicou o coordenador-executivo da Operação Lei Seca, o tenente-coronel André Cavalcanti. “A intenção é que a gente consiga abordar mais condutores. Estamos no caminho dos grandes eventos. Galo da Madrugada, Papangus, praias do Litoral Norte e Sul. Principalmente durante a segunda e a terça, o fluxo para as praias é muito intenso”, completou. Nas blitze, além de fiscalizar, os mobilizadores da secretaria vão informar os motoristas e distribuir folders, com informações sobre a rede de saúde do estado.

A Ouvidoria da SES vai funcionar 24 horas por dia para tirar dúvidas. O telefone é o 0800.286.2828.