Com a greve do INSS, em Petrolina o atendimento caiu em 80%

img_2034Média de atendimentos que era de 400 pessoas por dia, caiu para 80.
Funcionários aderiram à paralisação nacional na última sexta-feira (10).

Com a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que já chegou ao quarto dia nesta segunda-feira (13) em Petrolina. Na agência da cidade são realizadas apenas as perícias médicas que foram agendadas. Com isso, a média de atendimentos, que era de cerca de 400 pessoas por dia, caiu para 80.

Os funcionários de Petrolina aderiram à paralisação nacional na última sexta-feira (10). Dos 56 funcionários, 80% aderiu ao movimento. “Não é uma adesão de 100% porque tem médicos que estão atendendo e 30% dos demais funcionários, para cumprir a lei de greve”, contou diretora do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev) em Petrolina, Jane Toma.

As principais pautas de reivindicações dos servidores são a realização de concurso público, melhoria e reposição salarial de acordo com a inflação. O sindicato estima que 90% das agências de Pernambuco estejam fechadas. O delegado do Sindsprev em Petrolina, Cândido Miranda, explica que quem precisar tirar alguma dúvida ou agendar outro tipo de atendimento deve fazer pelo telefone. “A gente recomenda ligar para o 135, por que aqui só atendimentos agendados. Outros serviços mais simples podem ser obtidos também pelo no site da Previdência”, afirmou.

Segundo a diretora, ainda nesta segunda-feira o Sindicato se reúne com o Ministério da Previdência Social em Brasília. “As outras reuniões previstas são no próximo dia 15, que será uma assembleia do Sindsprev de Pernambuco, em Recife, para avaliar o movimento e uma roda de negociação com o Ministério do planejamento, no dia 21 de julho”, explicou Jane.

O movimento na agência está em um ritmo menor, mas para costureira Jucélia Damasceno de Souza, está dentro do esperado. “Eu agendei a perícia no dia 29 deste mês. Quando soube da greve eu pensei até que não ia atender, mas está tudo bem tranquilo”, declarou.

 

(FONTE):G1