Detran de Pernambuco alerta a população sobre um golpe que tem se espalhado nas redes sociais e aplicativos de mensagens: páginas não oficiais e fraudulentas estão oferecendo inscrições no Programa CNH Social mediante o pagamento de taxas, o que caracteriza crime.
O Programa CNH Social, quando oferecido por governos estaduais, é totalmente gratuito. Nenhuma etapa do processo, desde a inscrição até a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, exige qualquer tipo de pagamento.
O Detran-PE esclarece que o nome de seu Programa Social é CNH Rural, uma vertente do Programa CNH Popular. O detran-PE ressalta que todas as etapas do programa CNH Rural são gratuitas. Além disso, salienta que, atualmente, não há inscrições abertas para o CNH Rural e não há previsão para nova rodada de inscrições.
Porém, periodicamente, o DETRAN-PE faz a convocação de selecionados, provenientes do último período de inscrições, que aconteceram entre fevereiro e abril de 2024.
Não caia em golpes! Acesse informações sobre o Programa CNH Rural exclusivamente no site oficial do DETRAN-PE. Confira as informações sobre o verdadeiro CNH Rural, clicando aqui.
A recomendação é que o cidadão desconfie de qualquer oferta fora dos canais oficiais dos Detrans estaduais ou dos sites governamentais. Antes de fornecer dados ou efetuar pagamentos, é fundamental verificar a veracidade da informação.
Dicas para não cair no golpe:
-
Verifique se o site possui domínio oficial (terminado em .gov.br).
-
Nunca forneça dados pessoais em links suspeitos.
-
Não realize pagamentos antecipados para nenhum tipo de inscrição.
-
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o Detran do seu estado.
Se você foi vítima desse golpe, registre um boletim de ocorrência e denuncie o site ou perfil fraudulento.
Redação Divulga Petrolina