Prefeitura de Petrolina define interventor para conduzir reestruturação do CRELPS

A Prefeitura de Petrolina, através da Procuradoria Geral do Município, informa que foi nomeado um interventor para gerir o Centro de Recuperação Evangélicos Livres para Servir (CRELPS). A medida foi tomada após decisão judicial em decorrência de ação proposta pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que destituiu a antiga direção do local. 

No dia 04 de setembro, a Prefeitura de Petrolina recebeu a notificação do MPPE com as recomendações para que o Centro pudesse atuar. A gestão municipal definiu o nome do servidor público Pedro Caldas, secretário executivo de Governo, para conduzir o processo de reestruturação do CRELPS. A intervenção teve início esta semana. 

Perfil: 

Pedro Caldas é servidor público municipal há 35 anos. Já atuou como gerente de Orçamento e Contratos; gerente de Finanças; Ouvidor Municipal da Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP), foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Gestão Previdenciária (IGEPREV) e atualmente exerce o cargo de secretário executivo de Governo. 

Projeto pretende criar um novo polo de irrigação no sertão pernambucano

Um projeto para irrigação de 25 mil hectares que vai gerar 22 mil empregos diretos e mais de 70 mil indiretos, beneficiando quase 300 mil habitantes de seis municípios do sertão de Pernambuco. Este é o Ramal do Entremontes, parte integrante do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, que teve os trabalhos retomados na tarde desta quarta-feira (18), durante uma reunião na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – 3ª Regional, em Petrolina- PE.

No encontro, as lideranças do PT do município de Parnamirim, Rennê Alencar (vice-prefeito) e o secretário de Agricultura, Geraldo Lustosa, entregaram um documento ao superintendente da Codevasf, Edilázio Wanderley, ressaltando a importância da retomada do Ramal do Entremontes, iniciado no primeiro governo do presidente Lula e suspenso após o afastamento da presidente Dilma.

Segundo Rennê Alencar, o projeto vai possibilitar a criação de um novo polo de irrigação no sertão de Pernambuco, beneficiando os municípios de Parnamirim, Serrita, Terra Nova, Cabrobó, Orocó e Ouricuri. “A proposta é interligar o Rio São Francisco às bacias do Rio Brígida e São Pedro através da Barragem do Chapéu (188 milhões de metros cúbicos) e dos açudes Entremontes (339 milhões metros cúbicos) e Cachimbo (31 milhões de metros cúbicos)”, frisou.

O secretário de Agricultura de Parnamirim, acrescentou ainda que o passo seguinte será a realização de um seminário, no próximo mês de novembro, para reunir os representantes políticos (prefeitos, vereadores e secretários) dos seis municípios e instituições, a exemplo da Codevasf, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Univasf, Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco, IF regionais, sindicatos, associações e sociedade civil organizada.

O superintendente da Codevasf, Edilázio Wanderley, destacou a relevância do projeto, enfatizando a importância da criação de uma nova fronteira agrícola, a exemplo da experiência do polo de fruticultura Irrigada de Petrolina. “Vamos participar do seminário e contribuir com a construção do documento, que será entregue em Brasília ao Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, defendendo a inclusão imediata do Ramal do Entremontes nos investimentos do novo PAC”, concluiu Edilásio Wanderley.

Por: Class Comunicação

Exército finaliza a montagem da ponte metálica na BR-407 em Petrolina, Sertão PE

Foto: Nelson Fontes/Divulga Petrolina

No intuito de diminuir os transtornos causados aos motoristas que trafegam diariamente pelo trecho na altura do Atacadão e Mix Mateus na BR-407, está sendo instalado uma ponte metálica provisória. 

A instalação era para ter sido finalizada no dia 15/10, mas aconteceu alguns imprevistos e acabou atrasando um pouco. Nesta quarta-feira (18) o Exército finalizou a montagem, agora fica faltando a parte asfáltica de acesso que é serviço do DNIT e, que já está a todo vapor. 

A estrutura terá algumas limitações de tráfego para garantir a segurança dos motoristas. 

O equipamento está sendo feito como medida emergencial e temporária, já que a rodovia está recebendo uma das maiores obras de duplicações da história de Petrolina e contemplará, quando estiver concluída, 11 km de extensão por meio de um investimento de R$ 122 milhões. A ação ocorre após um pedido do prefeito Simão Durando, em sua última viagem a Brasília. 

Confira em vídeo no nosso perfil no Insta: https://www.instagram.com/reel/CylWlRNu7az/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 .

Imagens aéreas: Nelson Fontes/Divulga Petrolina

Crescimento na emissão de licenças de construção aponta aquecimento do segmento em Petrolina 

Foto: Nelson Fontes/Divulga Petrolina

Petrolina, no Sertão do São Francisco, segue em ritmo acelerado de desenvolvimento e crescimento. A licença de construção, por exemplo, é um dos documentos emitidos pelo Município, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), atestando que o projeto de construção atende à legislação vigente, que existe um responsável técnico pela execução da obra e autoriza seu início.  

Nos últimos cinco meses, o documento bateu recorde de expedição. Ao todo, já foram emitidas 574 autorizações para início de novos empreendimentos na cidade. Isso significa que o setor de construção civil cresce, gerando novas oportunidades de emprego e potencializando o crescimento de Petrolina.  

“Nos últimos anos, o município recebeu diversas obras estruturantes, principalmente em infraestrutura e mobilidade urbana, e passou a ser uma referência para todo o Nordeste. Além do mais, o prefeito Simão Durando vem trabalhando para que Petrolina se torne cada vez mais conhecida nacionalmente, seja através da realização de grandes eventos ou no fortalecimento do turismo. Então, é natural atrair novos moradores, pessoas que vem em busca de oportunidades”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior.  

Após concluir a obra, o cidadão deve solicitar o documento de “Habite-se”, que atesta que a obra está finalizada e executada de acordo o projeto aprovado e está apta a ser habitada. Para solicitar a licença de construção e o habite-se junto, é necessário que o contribuinte preencha as exigências de documentações disponíveis no site oficial do Município, através do link: https://petrolina.pe.gov.br/cartadeservico/licenciamento-urbano/

Texto: Luzete Nobre       

No Dia do Médico, Petrolina reforça a dedicação dos profissionais em salvar vidas  

Nesta quarta-feira (18) é comemorado o Dia do Médico, data que busca reconhecer a dedicação desses profissionais que estão diariamente lutando pela saúde da população. O médico tem a rotina direcionada na busca por diagnósticos e tratamento de doenças e exerce um papel fundamental na rede pública.  

Em Petrolina, os profissionais trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) cuidando da população, são mais de 200 médicos vinculados a prefeitura, divididos entre as  unidades Básicas de saúde; Policlínica; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); SAMU; Centro de Referência em Saúde da Mulher; Centro de Parto Normal; dentre as demais unidades do município. O diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira, ressalta que a equipe não mede esforços para realizar um trabalho com excelência. “Atualmente contamos com uma equipe que atende a população de forma humanizada, respeitosa, assertiva e tem como principal objetivo o bem-estar e saúde da população” destaca.  

 O secretário de Saúde, João Luís Nogueira, destaca que essa categoria é fundamental na vida da população. “Nesse dia, primeiramente gostaria de parabenizar todos os profissionais pelo seu dia, por prestar um trabalho com muita ética e responsabilidade para toda a população. Agradeço o esforço de cada médico que passa pela rede SUS, é uma preocupação minha e do prefeito Simão Durando valorizar todas as categorias que se preocupam diariamente em salvar vidas”, comenta. 

Transforma Petrolina:  Construindo pontes de solidariedade e transformação

Sede Transforma Petrolina, Campanha

O serviço voluntário é um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Em Petrolina, o Programa Transforma Petrolina, criado pela Lei Municipal nº. 3.379/2021, atua há quatro anos com o objetivo de incentivar a prática capaz de gerar um impacto duradouro  e transformador na cidade.

Uma das grandes importâncias do voluntariado é seu papel como agente de transformação social. Para facilitar o caminho entre a população e o serviço voluntário, o Transforma Petrolina disponibiliza o canal de comunicação, via WhatsApp, pelo número (87) 9 9633-0902 para àquelas pessoas que desejam participar de ações, realizar  algum projeto de impacto social ou fazer doação de roupas, itens de higiene, absorventes ou alimentos possam entrar em contato.

Os projetos são realizados nas comunidades para capacitar e também levar informações importantes, com temas diversos, como empreendedorismo e dignidade menstrual. Já as  doações são direcionadas para a Central do Bem, na sede do Transforma Petrolina, são catalogadas e posteriormente destinadas para famílias em situação de vulnerabilidade social ou em situação de  insegurança alimentar.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o voluntariado oferece  oportunidades de aprendizado e faz com que  pessoas comuns sejam agentes de transformação.   “O voluntariado transcende barreiras sociais, culturais e econômicas. É um ato de amor,  onde pessoas  dedicam seu tempo, energia e habilidades em prol de uma causa ou comunidade, sem esperar recompensa material em troca”, afirma.

Prefeitura investe na cidade e consolida Petrolina como destino turístico em todo o país 

A cidade de Petrolina, ao longo dos últimos anos, passou por uma série de transformações e se tornou um dos melhores lugares do interior de Pernambuco para se viver. Tanto para os petrolinenses, quanto para os turistas que aqui chegam, a cidade oferece diversos atrativos, serviços e uma ótima infraestrutura, tudo isso é capaz de satisfazer as necessidades da população. Para isso, a gestão municipal tem trabalhado diuturnamente para melhorar ainda mais a cidade e tornar Petrolina mais atrativa para seu povo e para quem vem conhecer. 

Dotada de belezas naturais, a capital do sertão do São Francisco é uma excelente opção para quem busca tranquilidade e lazer. Para potencializar ainda mais a atração de turistas, a Prefeitura Municipal investe em diversas ações para divulgar Petrolina como destino turístico, bem como na melhoria da infraestrutura, canalizando esforços para que a cidade sertaneja seja cada vez mais conhecida nacional e internacionalmente. 

Eventos  

A Prefeitura tem aquecido o turismo por meio do apoio a eventos realizados na cidade. O calendário esse ano englobou eventos de vários segmentos, a exemplo do Moto Chico, Rally dos Sertões, Triathlon Mãe Malvada, Festival Gastronômico, entre outros.  

Além de apoiar, a gestão municipal também promove eventos turísticos, como o Carnaval; São João; Aniversário da Cidade, e no mês de novembro irá iniciar o Natal Iluminado, depois a programação ainda contará com a Virada Petrolina. Isso gera grande fluxo de turistas para a cidade.   

Infraestrutura 

Os investimentos na infraestrutura dos pontos turísticos por meio de obras estruturantes também qualificam a imagem do destino e da oferta de serviços urbanos cada vez mais aprimorados, proporcionando mais qualidade de vida aos petrolinenses e diferenciada experiência turística aos visitantes. 

Um dos principais cartões postais de Petrolina passará por obras. A Orla III da cidade será ampliada, por meio da implantação de um novo corredor viário totalmente duplicado, conectando a área central até o Distrito Industrial. A intervenção urbana prevê ainda a criação de uma ciclovia, instalação de iluminação em LED e revitalização de ruas já existentes na área. 

Além disso, haverá a construção de outro parque público entre os bairros Antônio Cassimiro, Vila Eulália e José e Maria. Que terá uma área de aproximadamente 77 mil metros quadrados. A estrutura contará com quadras poliesportivas com marcação especial para esportes paralímpicos, pista de atletismo, aparelhos de ginástica, quadras e campos de futebol, pistas de bicicleta e de skate; quadras para esportes de areia, como beach tennis; entre outros equipamentos de lazer. 

Texto: Luzete Nobre/Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade   

Fotos: Deivid Menezes e Jonas Santos

Dia do Professor: Prefeitura de Petrolina ressalta importância dos mais de 3 mil docentes para a Educação Municipal 

Responsáveis por serem a base que media conhecimento e garante a execução de todas as demais profissões, os professores, em especial os 3.354 docentes de Petrolina, são os homenageados deste domingo, 15 de outubro. Através do seu cuidado e sabedoria, eles assumem o compromisso de continuarem transformando e contribuindo com os grandes avanços da Rede de Ensino, que tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), na categoria das grandes cidades. O trabalho e o compromisso são diários, para fortalecer que a trajetória escolar de mais de 56 mil estudantes seja de sucesso.  

Ciente da importância desempenhada por essa categoria, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza contínuos investimentos na política de valorização desta classe, viabilizando a vivência de projetos e ações de grande relevância e que garantem a qualidade da educação. Durante todo o ano letivo, os docentes passam por formações em variados temas, promovidas pela Escola do Saber. A Secretaria também tem convênio firmado com a Universidade de Pernambuco (UPE) para ofertar cursos de mestrado para os professores. Além disso, Petrolina destaca-se em Pernambuco pelo compromisso de reajustar o salário dos professores com repercussão na carreira em todos os níveis.  

A valorização daqueles que se dedicam diariamente ao ensino foi demonstrada ainda, através da entrega de mais de três mil kits, composto por uma squeeze térmica e uma mochila para notebook com rodinha. “Hoje temos uma Educação Infantil fortalecida, um Ensino Fundamental que apresenta resultados positivos nos índices das avaliações oficiais e uma Educação de Jovens e Adultos baseada no respeito e na humanização. A partir do empenho de cada profissional da Educação, seja em sala de aula, seja na gestão das unidades escolares ou nas funções administrativas, estamos construindo a melhor Educação de Pernambuco. Em nome do nosso prefeito Simão Durando, quero expressar minha gratidão a todos os professores pela dedicação e pelo zelo em todo trabalho realizado”, destacou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa.  

Hiago Teixeira, é professor da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos-CAIC. Para ele, trabalhar no município é extremamente prazeroso. “A Prefeitura nos apoia em diversas iniciativas e projetos dentro da escola, possibilitando a construção de caminhos para a aprendizagem dos alunos. Ser professor da rede municipal é motivo de orgulho, me sinto fazendo a diferença e extremamente engajado, porque sei que as iniciativas da Secretaria de Educação priorizam a valorização dos estudantes e profissionais da rede”, destacou.  

A professora da Escola de Tempo Integral Monsenhor Bernadino, Alyne Rodriges, compartilha a mesma alegria. “Tenho orgulho de pertencer a uma rede acolhedora, uma rede que educa. Tenho muito orgulho de ser professora e acompanhar todo esse crescimento, vejo que faz a educação de Petrolina está cada vez mais forte”, finalizou Alyne.  

.

  • Texto: Elaine Barbosa  
  • Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes 
  • Fotos: Deivid Menezes  

Corpo de um jovem vítima de afogamento é encontrado no Rio São Francisco

Foto Aérea: Nelson Fontes/Divulga Petrolina

Na tarde deste sábado (14), foi encontrado o corpo de um jovem vítima de afogamento no Rio São Francisco.

O corpo foi encontrado por pescadores submerso nas águas embaixo da ponte Presidente Dutra.

Os pescadores levaram o corpo até às margens da Orla de Petrolina-PE. O IML foi acionado e recolheu o corpo para unidade.

Edição: Nelson Fontes/Divulga Petrolina

Faleceu em Petrolina o cantor Pedro Duarte, nesta manhã de sexta-feira 13

Nesta sexta-feira (13/10), morreu em Petrolina Sertão pernambucano, o cantor Pedro Duarte da banda Linguagem Musical.

Segundo informações, o artista teria passado mal e chegou a dar entrada na UPA. Infelizmente não resistiu e faleceu.

Ainda segundo informações, causa da morte teria sido um foi infarto. O cantor Pedro Duarte tinha 58 anos e deixa quatro filhos.

Segundo informações de familiares, o velório será realizado no espaço Cristo Chama no bairro Vila Eduardo.

O cantor se apresenta todas as sextas no Clube da Aesa, no bairro José e Maria, em Petrolina.