Agrovale completa 51 anos gerando crescimento econômico e social para o Vale do São Francisco

A Agrovale completa 51 anos nesta terça-feira (19), e para marcar a data, a empresa que começou em 1980, de forma pioneira com a primeira colheita de cana-de-açúcar irrigada no semiárido nordestino, realizou um momento festivo em reconhecimento aos que ajudaram a construir a história da maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia.

As comemorações começaram ao meio-dia no restaurante com um almoço de confraternização. A agroindústria sucroenergética atualmente emprega 4.700 funcionários, tem 17.500 hectares irrigados e mantém 52% de toda sua área territorial com a vegetação nativa preservada.

“Temos muito a comemorar. Superar meio século de história e ocupar a liderança de mercado é resultado de investimentos em pessoas, tecnologia, estrutura e de muita seriedade”, ressaltou o vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores. Referência em desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, a Agrovale também teve seus 51 anos lembrados, através de projetos socioambientais, a exemplo do Viveiro de Mudas Nativas e de Doação da Palhada a pequenos agricultores para ração animal. Um dos exemplos mais significativos da visão empreendedora da empresa é o apoio à ações beneficentes, culturais, esportivas, educacionais e de responsabilidade social. No segmento educacional, o destaque vai para o trabalho com as escolas municipais Mandacaru, Caxangá e EMEI Adelaide. São atendidas cerca de 895 alunos da Educação Infantil (de 2 a 5 anos) e alunos do 1º ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental I e II, incluindo o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e mais três turmas do Ensino Médio (anexo do Colégio Agostinho Muniz).

Durante o aniversário foram rememoradas ainda conquistas no setor bioenergético nacional, como o prêmio MasterCana Brasil 2020 na categoria ‘Usina do Ano – Preservação Ambiental’ e a Certificação de Título Verde (‘Green Bond’), obtida em 2021.O selo Abrinq de ‘Empresa Amiga da Criança’, obtido em 2022 pelo 22º ano consecutivo, é outro exemplo da responsabilidade social da agroindústria, que também foi reconhecida em 2022, pelo Governo da Bahia, com o prêmio ‘Empresa Amiga do Esporte’ através do programa Fazatleta.

No encerramento das festividades, Denisson Flores concluiu anunciando que a expectativa para a safra 2023 é de produzir 1,9 milhão de toneladas de cana-de-açúcar que serão transformadas em 150 mil toneladas de açúcar, 56 milhões de litros de etanol, gerando ainda 50 MW de energia. No ano em que completa 51 anos, a empresa também espera evitar emissões atmosféricas da ordem de 75 mil toneladas de CO2eq, somente com a produção do etanol, seguindo a metodologia RenovaBio.

Por: Clas Comunicação e Marketing

Carne clandestina é aprendida pela Vigilância Sanitária em Petrolina  

Em fiscalização realizada durante o final de semana pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) em Petrolina, os fiscais apreenderam, aproximadamente, 100kg de carne sem registro. Os produtos estavam em caixas guardadas debaixo das bancas de frutas e verduras cobertas com panos. A apreensão aconteceu no último sábado (16), na feira da Cohab Massangano e contou com a participação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar de Pernambuco.     

Desde a reabertura do Abatedouro Municipal, em junho de 2021, os marchantes e feirantes devem seguir as recomendações sanitárias adequadas para abate e comercialização de carnes. “O trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária tem como finalidade garantir a qualidade dos produtos que chegam até a mesa dos cidadãos e a certificação desses produtos é essencial. Os fiscais atuam diariamente e antes da punição passamos pelo educativo. Infelizmente, alguns poucos vendedores costumam infringir e desrespeitar as leis, e chegamos ao ponto de apreender a mercadoria”, destacou o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.    

A população pode denunciar através do 156, Ouvidoria Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.   

Petrolina já vive a expectativa para o tradicional desfile de 21 de Setembro 

Entre os eventos de comemoração do aniversário da cidade, um dos mais aguardados pela população é o tradicional desfile alegórico de 21 de Setembro. Este ano, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, escolheu como tema o Centenário de Ana das Carrancas. 

Para homenagear a artesã do barro de reconhecimento internacional, o desfile contará com 17 alas, plataformas elevatórias e carros alegóricos, que irão representar as fases de vida de Ana das Carrancas. Estarão representados a saga de dona Ana, o encontro *com o grande amor da vida da artesã, o memorial e as conquistas e homenagens a dama do Barro. Este ano o desfile, que acontecerá na quinta-feira (21), a partir das 18h, na Avenida Guararapes, contará com a participação de mais de 1200 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários de escolas públicas municipais, estaduais e federais, assim como de escolas particulares e algumas entidades e instituições sociais. 

Segundo o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, o desfile de aniversário de Petrolina este ano terá uma representatividade muito especial. “Contaremos a história de uma mulher preta, do povo, única mulher que ostenta uma condecoração cultural nacional. Vivenciar a história de Dona Ana das Carrancas é falar sobre um povo que nunca fica à margem diante de tanto talento. Petrolina é uma cidade que continua exportando e jorrando talentos. O nosso prefeito Simão Durando, destaca sempre a valorização das pessoas que fazem parte da história da nossa cidade e nada mais justo do que este ano homenagear, merecidamente, a grande artista, Ana das Carrancas”, destaca Cássio Lucena. 

Nota do Fórum dos Servidores de Segurança Pública do Estado sobre os três Policiais mortos em Pernambuco

O Fórum dos Servidores de Segurança Pública do Estado, em nome de todos os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger a população pernambucana, lamenta profundamente a perda de três bravos policiais em um único dia. É revoltante e inaceitável que a Polícia Militar de Pernambuco tenha perdido Eduardo Roque e Rodolfo Silva em uma operação em Camaragibe e que o Soldado Ulisses da PMRN tenha sido vítima de um assalto em Igarassu. Essas tragédias refletem o Estado de precariedade em que nossos profissionais operam diariamente.Expressamos nossas condolências aos familiares e amigos dos colegas vítimas dessa tragédia. A violência que assola a sociedade não pode mais ser ignorada. A população de Pernambuco vive amedrontada, sem a devida segurança. O Fórum dos Servidores de Segurança Pública do Estado repudia veementemente a falta de ações efetivas por parte do Governo para conter essa onda de criminalidade. Acreditamos que é dever do Estado fornecer os recursos e o apoio necessários para que nossos profissionais possam exercer suas funções com segurança e eficácia.Recentemente o ranking de Segurança Pública no Brasil 2023 colocou Pernambuco como o Estado do Nordeste que menos investe em Segurança Pública e o 25º no ranking geral.  Essa classificação abismal é um reflexo direto da negligência crônica do Governo frente a essa situação.A crescente violência que testemunhamos exige um esforço conjunto das autoridades. Estamos colhendo as consequências de mais de 30 anos sem investimento na segurança Pública. Mas ainda acreditamos que o atual governo de Raquel Lyra pode mudar essa história, por isso é necessário que a atual gestão construa um caminho consistente para diminuir essa curva de violência.É revoltante que, enquanto os Policiais arriscam suas vidas, não tenham a segurança necessária para voltarem para as suas famílias.  Pedimos medidas concretas e imediatas por parte do poder público para combater a criminalidade e preservar não apenas a vida e a integridade dos Policiais, mas a segurança de todos os cidadãos do nosso estado. Não toleraremos a inércia do Governo diante dessa situação crítica.

  • Sindicato Dos Policiais Civis de Pernambuco – SINPOL-PE
  • Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco – ADEPPE
  • União dos Escrivães de Polícia de Pernambuco – UNEPPE
  • Associação dos Comissários de Polícia do Estado de Pernambuco – ACOMP/PE
  • Associação dos Peritos Papiloscopistas Policiais Civis de Pernambuco – ASPAPPE
  • Associação dos Agentes de Perícia Criminal e Agentes de Medicina Legal de Pernambuco – APEMEPE
  • Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco – SINPOLPEN
  • Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco – ACS-PE
  • Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal – SINPOLCRIM
  • Associação de Polícia Científica do Estado de Pernambuco – APOC-PE
  • Associação de Praças dos Policiais Militares e Bombeiros do Estado de Pernambuco – ASPRA-PE
  • Associação Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal – APEMOL/PE

Mostras de rua em 15 capitais pedem ministra negra no STF

Mais da metade das capitais passaram a contar, nessa quarta-feira (13), com obras de arte de rua expressando a importância de ter uma mulher negra como ministra no Supremo Tribunal Federal (STF). Os cartazes fazem parte da mostra Juízas Negras Para Ontem e foram produzidos por 24 artistas.

A diretora de arte e curadora da mostra ressaltou que existe uma demanda pulsante na sociedade por mais igualdade de raça e gênero no STF, já que segundo dados do IBGE, 56% dos brasileiros se identificam como pretos e pardos e quase um terço da população é de mulheres negras.

Em 132 anos de existência, o STF teve apenas três ministros negros e apenas três mulheres como ministras, todas elas brancas.

“Ter uma mulher negra no STF é uma questão de Justiça. Ocupar esse espaço de poder é uma ação de enfrentamento de injustiças históricas e um passo na reparação. Não faz sentido que a suprema corte do poder judiciário nacional não tenha representação equivalente ao que é o povo brasileiro. Desde o período colonial, o Brasil mantém a subalternização e excludência de pessoas negras”, disse ela, que também faz parte do Manifesto Crespo, coletivo que dialoga sobre identidades, gênero e práticas antirracistas.

Uma das artistas, Mitti Mendonça  explica como foi seu processo criativo: “Para a concepção, parti da ideia de ocupar lugares de poder e de decisão, colocando uma mulher negra em uma posição de destaque e em contraponto com uma cadeira vazia, dialogando sobre a importância de termos representantes no STF. A paleta de cores propositalmente remete às da bandeira do Brasil, pois o conjunto estabelece ligação direta com a política, para quem passa na rua já ter essa leitura do que se trata a questão. Além disso, a balança – representa um dos símbolos da Justiça”.

Para conhecer os artistas e os locais onde os cartazes estarão instalados, basta acessar o site Juízas Negras para Ontem.

.

Edição: Valéria Aguiar – Agência Brasil

Apresentação de Projeto da Travessia Urbana de Juazeiro (BA) acontece nesta sexta-feira (15) na Univasf

Será realizada, nesta sexta-feira (15), a apresentação do Projeto da Travessia Urbana da cidade de Juazeiro (BA), no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), pela equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Bahia (DNIT-BA). O evento, que é promovido pelo Colegiado de Engenharia Civil (CCivil) da Univasf em parceria com o DNIT-BA, é destinado a estudantes, docentes, comerciantes e à população em geral e acontecerá a partir das 9h.

A iniciativa é uma das atividades de integração promovidas pelo CCivil neste início do período letivo 2023.1. Durante o evento, haverá um debate técnico sobre o projeto da Travessia Urbana, obra de grande impacto na estrutura urbana de Juazeiro, com consequências diretas na estrutura viária, mobilidade e urbanismo da cidade.

O prefeito Universitário da Univasf e professor do CCivil, João Pedro da Silva Neto, afirma que obras como esta promovem o desenvolvimento urbano, a partir da mobilidade e acessibilidade. Ele considera a apresentação do projeto importante tanto do ponto de vista acadêmico quanto do interesse da população regional que será impactada pela obra. “O projeto da Travessia Urbana de Juazeiro é uma obra de grande impacto, irá durar cerca de três anos e acarretará em mudanças na rotina das pessoas. Por isso, é importante saber como o projeto será implementado e quais serão as soluções para a mobilidade urbana durante o período”, observa.

O projeto – O Ministério da Infraestrutura e o DNIT são os responsáveis pela realização da obra da Travessia Urbana de Juazeiro que tem o orçamento previsto de mais de R$ 180 milhões. O projeto inclui a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, e alargamento de todo trecho da BR-235, começando com a construção de um viaduto na região da Lagoa de Calú.

CMDCA apresenta candidatos ao Conselho Tutelar de Juazeiro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juazeiro (CMDCA) apresenta os candidatos que concorrem a uma vaga para o Conselho Tutelar de Juazeiro e que irão atuar no quadriênio 2024/2027. Vinte candidatos participam do processo de escolha.

Cinco membros serão escolhidos pelos eleitores de Juazeiro. A eleição será no dia 1º de outubro no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, das 8h às 17h. Estão aptos a votar, os eleitores que estejam em dia com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sendo necessário apresentar o título de eleitor e um documento com foto.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal Nº 8.069/90 e Lei Municipal Nº 2.558/15 e legislação correlata.

Conheça os nomes e números dos candidatos por ordem alfabética:

– Ana Célia- 112

– Brena Miranda – 555

– Charles Vargas – 120

– Conceição Castro- 133

– Cristiane Matias – 255

– Cristiano Herick – 949

– Dayanne da Pastoral da Criança – 114

– Fábio Duarte – 222

– Junior Barbosa – 130

– Leandro Rafael – 234

– Maisa Moura – 150

– Nádia – 111

– Professor Elias – 110

– Professora Regina – 333

– Rosa Rabelo – 666

– Sara Oliveira – 777

– Sidinei Honorato – 444

– Tiago Rafael – 456

– Valdene Almeida- 113

– Zezinho da Messe – 123

Simão Durando manifesta pesar pelo falecimento da historiadora juazeirense Maria Isabel Figueiredo

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, manifesta pesar pelo falecimento de uma das personalidades do Vale do São Francisco, historiadora e professora, Maria Isabel Figueiredo, aos 94 anos, ocorrido neste sábado (9). Carinhosamente conhecida como Bebela, ela dedicou grande parte dos seus dias de vida à cultura e a história da região.

“Recebemos com imensa tristeza a notícia da morte de Bebela, figura ilustre não apenas para nossa cidade vizinha, Juazeiro, mas para toda região. Bebela era uma referência em cultura e tradição. Sem dúvidas, o Vale do São Francisco perde uma fonte importante de sabedoria. Seu legado fica na comunicação, na educação e na história e seus 94 anos de memória serão sempre lembrados. Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tão profunda dor. Que Deus console os corações e traga a força necessária para este momento tão difícil. Descanse em paz, Bebela”, concluiu o prefeito.

Prefeitura de Juazeiro emite nota de pesar pelo falecimento da professora e historiadora Maria Izabel Muniz Figueiredo

A Prefeitura de Juazeiro lamenta o falecimento da professora e historiadora Maria Isabel Figueiredo Pontes, nossa querida Bebela, aos 94 anos.

Bebela era uma das personalidades juazeirenses mais importantes quando se trata de cultura, tradição e história da nossa cidade. Com memória invejável e grande conhecimento, encantava a todos quando contava as histórias e os detalhes de Juazeiro.

“É com muito pesar que soubemos do falecimento da nossa querida Bebela, uma pessoa que mantinha viva a história de Juazeiro e deu uma grande contribuição à cultura da nossa terra. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Aos parentes e amigos, desejo os mais profundos sentimentos e juntamente com toda a população, nossos mais sinceros sentimentos”, afirmou a prefeita Suzana Ramos.

.

Texto: Ascom/PMJFoto: Acervo pessoal

APA tem 16 atletas e cinco técnicos convocados para a Seleção de Pernambuco que disputará o Troféu Norte-Nordeste de Atletismo Sub-16

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) terá 16 atletas e cinco treinadores representando o estado de Pernambuco no Troféu Norte-Nordeste de Atletismo Sub-16. A competição será disputada neste sábado (9) e domingo (10), em Fortaleza (CE).

“Estamos muito orgulhosos dos nossos atletas e treinadores por suas convocações. Eles representam nosso compromisso com o atletismo e o desenvolvimento de talentos locais. Estamos na torcida para que nossa equipe contribua para o sucesso da Seleção de Pernambuco no Troféu Norte-Nordeste de Atletismo Sub-16”, destacou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.

A maioria dos atletas foi convocada após bom desempenho na disputa do Campeonato Pernambucano da categoria, realizado no mês passado na cidade do Recife, quando a APA ficou com o título geral por equipes.

“Normalmente, a convocação é feita levando em consideração os resultados do campeonato estadual e o ranking nacional. Como nossa equipe foi muito bem no Pernambucano, com muitos atletas sendo campeões em suas categorias, e como temos atletas bem colocados no ranking brasileiro, acabamos alcançando esse número expressivo de representantes na Seleção de Pernambuco”, explicou Domingos.

Entre os destaques da equipe estão: Andrielly da Silva (líder do ranking no Pentatlo); Elizeu da Silva (líder do ranking no Salto Triplo); Francisco Henrique de Oliveira (líder do ranking no Lançamento de Disco); Arthur Bonfim (líder do ranking no Pentatlo); Pietro Pereira (líder do ranking no Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo); e Mariana Coelho (líder do ranking no Lançamento de Disco).

Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Troféu Norte-Nordeste Sub-16 recebeu a inscrição de 310 atletas de 13 estados das duas regiões do País. Além de Pernambuco, a disputa terá representantes de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.