Gestor do Prodecon Petrolina é eleito Presidente do Fórum dos Procons de Pernambuco 

O Fórum dos Procons de Pernambuco escolheu, no último dia 20, o administrador Helder Gomes, atual diretor-presidente do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), entidade ligada à Prefeitura de Petrolina, para presidir a entidade pelos próximos dois anos. 

O Fórum foi criado em 2020, com o objetivo de reunir e aproximar os gestores municipais dos órgãos de Defesa do Consumidor (PROCON’s) no estado de Pernambuco, que hoje conta com 50 Procons em 43 municípios. De caráter informal, sem personalidade jurídica, constituído pelas instituições de Defesa do Consumidor municipalizados ou conveniados, o Fórum mantém entre as suas ações, a promoção de estudos e debates, bem como, a formulação de propostas que busquem aperfeiçoar a legislação Nacional, Estadual e Municipal relacionados à Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica. 

Para o diretor-presidente do Prodecon de Petrolina, Helder Gomes, a escolha é um reconhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas pelo órgão no município. “É gratificante e desafiador termos sido escolhidos pelos colegas para presidir o Fórum. Nosso prefeito Simão Durando, tem apoiado sempre em todas as atividades que propomos realizar em Defesa do Consumidor. Vamos colaborar com todos as entidades participantes para que os direitos dos consumidores sejam respeitados. Nossa equipe está sempre pronta para contribuir em prol da sociedade petrolinense e com os demais parceiros em Pernambuco”, destaca Helder Gomes. 

Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina orienta sobre cuidados com animais nos dias de calor intenso  

As altas temperaturas tem afetado a rotina das pessoas, o mesmo acontece com os animais. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta sobre os cuidados com os bichos nesse período da primavera em que a umidade do ar está baixa. É importante hidratar e manter o ambiente fresco e com boa ventilação, outra dica é ofertar alimentos com baixo teor de gordura e evitar circulação em asfalto durante o dia.  

Os cuidados se estendem aos animais sem tutores, ou seja, que vivem nas ruas. As pessoas podem ajudar e colocar vasilhas com água gelada, que já auxiliam na hidratação, é bom evitar retirar os animais de locais sombreados e que dispõem de uma temperatura mais amena e devem ser oferecidos alimentos frescos. As dicas são para assegurar a animais de pequeno, médio e até de grande porte, ambientes que amenizem as altas temperaturas para os animais de estimação e que vivem em situação de rua. 

De acordo com o médico veterinário e coordenador do CCZ, Kahel Neves, as altas temperaturas são prejudiciais para os animais e afetam a pressão e bem-estar dos bichos, por isso esses cuidados são indispensáveis. “Enquanto nós, humanos, tomamos inúmeros cuidados e nos prevalecemos de alternativas para amenizar as altas temperaturas, com os animais o tratamento não pode ser diferente. Se você tem um animal, redobre os cuidados em casa e ao sair, espalhe vasilhas com água no trajeto de casa até o trabalhe, oferte água fresca para os bichos que por alguma situação estão nas ruas. Se desejar, adote um animal e dê além de afeto, amor e carinho, um ambiente aconchegante e fresco para que ele possa ficar”, destacou o coordenador.  

______ 

Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses 

Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina emite Nota à Imprensa e a Sociedade sobre o incidente ocorrido em 21 de setembro

NOTA  À IMPRENSA E À SOCIEDADE 

O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, representado por seu presidente, Sr. Jailson Lira, comunica o envolvimento ativo e solidário da nossa instituição com a empresa Vale das Uvas, em razão do infortunado incidente datado de 21 de setembro de 2023.

1.  Acompanhamento, Auxílio e Solidariedade:

Estamos prontos e atuantes para oferecer toda a assistência necessária à Vale das Uvas, priorizando incessantemente a segurança e o conforto dos colaboradores afetados por este evento imprevisto, aos quais expressamos nossa mais profunda solidariedade, estendendo-a igualmente a suas famílias.

2.  Compromisso e Seriedade:

Reconhecemos o comprometimento e a seriedade da Vale das Uvas, principalmente no tocante à Segurança e Medicina do Trabalho de seus colaboradores. Entendemos que o incidente foi uma ocorrência isolada, desencadeada por um imprevisto no fornecimento de energia elétrica, o que afetou o sistema de refrigeração da empresa. Confirmamos que todas as medidas de segurança e procedimentos mandatórios foram imediatamente implementados para resguardar a integridade de todos os funcionários.

3.  Restabelecimento e Continuidade:

Urge a consolidação de esforços conjuntos para, primeiramente, assegurar a plena recuperação dos colaboradores afetados e, em sequência, retomar as atividades empresariais essenciais que sustentam inúmeras famílias e impulsionam a economia local de nossa cidade.

4.  Transparência e Assistência:

Reafirmamos nossa responsabilidade de elucidar todos os aspectos relacionados ao incidente e de fortalecer a segurança e proteção de todos os envolvidos. Mantemo-nos acessíveis e proativos para fornecer qualquer assistência adicional necessária, promovendo a tranquilidade e confiança da sociedade.

Este comunicado reflete nosso contínuo comprometimento com o bem-estar e a segurança de nossos associados, colaboradores, e da comunidade de Petrolina, consolidando valores de transparência, solidariedade e responsabilidade.

Petrolina, 23 de setembro de 2023.

Jailson Lira Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina

Correios aprovam reajuste e benefícios para empregados em 2024

Os Correios e os empregados aprovaram acordo que prevê reajuste salarial em 2024 e outros benefícios. O acordo coletivo de trabalho 2023/2024 será assinado na próxima quarta-feira (27) entre a direção da empresa e representantes dos empregados, de acordo com nota divulgada pelos Correios. Segundo a empresa, o acordo estabelece aumento de R$ 250 para quem ganha até R$ 7 mil e 3,53% de reajuste para funcionários com remuneração superior a R$ 7 mil a partir de janeiro de 2024.

“Isso equivale a um aumento médio de 6,57% para mais de 71 mil empregados (83% do efetivo). Para parte do efetivo, esse aumento representa um reajuste de 12% em relação à atual remuneração”, diz a nota.

O acordo, com 78 cláusulas, prevê ainda reajuste imediato dos benefícios em 3,53%, tíquete extra de R$ 1 mil em dinheiro com a assinatura do acordo, gratificação extra de R$ 1.500 em janeiro de 2024, criação de comissão, com a participação das entidades representativas dos trabalhadores, para avaliar melhorias no plano de saúde e pagamento de 80% de bolsas de estudo.

Sobre a abertura de concurso público, os Correios informaram que irão se reunir com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para tratar do tema.

Em relação à concessão de bolsas, a empresa comprometeu-se a priorizar a paridade de gênero e raça e incentivar empregados de nível médio a cursar uma graduação.

Outras cláusulas do acordo são: licença paternidade de 20 dias, pagamento de tíquete pelo período de 90 dias para trabalhadores considerados inaptos pelo INSS, manutenção do tíquete até o retorno em caso de acidente de trabalho; abono de 6 dias para acompanhante; licença remunerada de 10 dias para situação de violência doméstica; afastamento especial em caso de nascimento de filho ou filha prematura e ampliação do horário especial de amamentação de 12 para 18 meses.

Entidade representativa da categoria, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) afirma que o acordo é a retomada de direitos retirados nos últimos anos. “As negociações bem-sucedidas da campanha salarial 2023 não marcam o fim, mas sim um novo começo. Os trabalhadores dos Correios estão prontos para enfrentar os desafios vindouros, reafirmando seu compromisso de lutar por um ambiente laboral justo e pela valorização de seu papel essencial na sociedade.”

Fonte: Agência Brasil

STTAR fiscaliza fazenda após vazamento de amônia e retira trabalhadores do local

Nesta quinta-feira (21) um vazamento de amônia nas proximidades da área do packing house de uma fazenda de Petrolina causou a hospitalização de pelo menos 16 trabalhadores assalariados rurais. Nesta sexta-feira (22), a equipe do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) visitou a fazenda e retirou todos os funcionários que estavam perto do local onde ocorreu o vazamento.

“Por iniciativa da nossa presidente Joelma, o sindicato retirou os trabalhadores para poder garantir a segurança das pessoas. Presenciamos muitos trabalhadores abalados com o acidente, alguns ainda passando mal nesta sexta-feira. E vamos continuar vigilantes”, garantiu o diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Antônio Nilson.

 

Além do sindicato, também estavam na fazenda equipes do Ministério do Trabalho, Vigilância Sanitária e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

“Ouvimos a versão da empresa sobre o vazamento e vamos aguardar resultado da vistoria dos órgãos responsáveis. Neste momento cabe ao sindicato acolher os trabalhadores, acompanhar as vítimas do acidente que estão hospitalizadas e, claro, cobrar da empresa a adoção de medidas de segurança para garantir um ambiente de trabalho seguro”, pontuou a presidente do STTAR, Maria Joelma.

Reunião sobre o Dia da Manga no Vale do São Francisco impulsiona oportunidades econômicas e sustentabilidade

Na tarde desta sexta-feira, 22 de setembro, o auditório da AGROPODA, em Petrolina, foi palco de uma importante reunião voltada para discutir o futuro do cultivo e comercialização da manga na região do Vale do São Francisco. Sob a temática do “Dia da Manga”, o evento reuniu diversas personalidades ligadas ao setor e teve como objetivo principal a criação de oportunidades de renda e a geração de empregos.

Além da importância da manga para a região, outro tema discutido durante o encontro foi a “Agenda ESG na Cadeia Produtiva da Manga no Polo Petrolina/Juazeiro”, apresentado por Dr. Zacarias da Abrafrutas.

A reunião contou com a presença de figuras influentes na região e no setor, incluindo: Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa, vereadora de Juazeiro); Clodoaldo Alves (produtor); Cezar Liborio (Consultor); Josival (Sindicato Produtores); Zacarias (Abrafrutas); Valdner (Univasf); Joselia Maria (Jornalista); Mônica Ishikawa (Consultora); José Roberto (Consultor); Murilo Matos (CDL Juazeiro); Eliézio Vasconcelos (Banco do Brasil); Euzébio Neves; Ítalo Cavalcante (UNIVASF); Jorge Murilo (Banco do Nordeste); Marizangela (Banco do Nordeste).

Ministério do Desenvolvimento Social capacita Extensionistas do IPA

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) deu, nesta quinta-feira (21), o ponta pé inicial para capacitação de aproximadamente 50 gerentes e supervisores de extensão rural, que irão atuar como multiplicadores para executar o Programa de Fomento do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). O trabalho será realizado por meio de acordo de cooperação técnica entre os governos estadual e federal. O evento foi realizado no Centro de Treinamento do IPA, em Carpina.

Além de promover a capacitação dos técnicos, o encontro também tem o objetivo de mostrar a parceria que o Estado está firmando com o MDS em busca de ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam em todas regiões de Pernambuco.

A capacitação foi conduzida por Heloina Fonsêca, representante do Programa Fomento Rural do MDS. Segundo ela, a proposta é de elaborar projetos produtivos para apoiar famílias, aumentando a renda e melhorando a segurança alimentar dos agricultores. “E a parceria com o IPA é importante porque é o instituto que irá nos aproximar dessas famílias, para que possamos entender a dinâmica da região e identificar as necessidades delas, desde a capacitação aos melhores programas que atendam essas famílias”, destacou Heloina.

Já a coordenadora do Programa Estadual do Cadastro Único e do Bolsa Família, Márcia Gonçalves, observou que o CadÚnico também é peça fundamental para o acesso das famílias ao Programa de Fomento do MDS. “O cadastro único é banco de dados de inclusão para acesso programas de transferência de renda e políticas públicas, por isso a importância dessas parcerias”, pontuou.

De Manaus, onde participa da reunião das empresas de assistência técnica (Asbraer), o presidente do IPA, Joaquim Neto, enviou uma mensagem para os participantes do encontro. “Essa união do governo federal, do governo do estado e vocês (técnicos), que estão na ponta para transmitir conhecimento é de grande importância para os mais humildes e os que mais precisam. E esse é o nosso compromisso. Essa é a nossa responsabilidade com o estado de Pernambuco”, frisou.

Também participaram do encontro o coordenador estadual do MDS, Caetano De Carli, e o Francisco Dantas, diretor de Extensão Rural do IPA. Em Pernambuco, 22.229 famílias foram incluídas no Programa de Fomento Rural, no período de janeiro de 2012 a setembro de 2023, sendo 14.822 atendidas pelo IPA. Nessa nova fase do programa de fomento, o valor repassado para famílias aumentou de R$ 2.400 para R$ 4.600.

Selo vai certificar empresas que promovem inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica no ambiente de trabalho

A Lei 14.682/23 que cria o selo Empresa Amiga da Mulher, publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União, vai certificar iniciativas de empresas que promovam a inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica no ambiente de trabalho. O reconhecimento pode ser um diferencial nos processos de licitação e contratos com a administração pública.No Brasil, a cada quatro horas uma mulher é vítima de violência, aponta uma pesquisa realizada em 2022 pela Rede de Observatórios da Segurança, e divulgada em março deste ano. Somados a isso, no ambiente de trabalho, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios. Em 2022, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que a diferença de remuneração entre homens e mulheres atingiu 22%.

Para ter direito ao selo, com validade de dois anos, as empresas deverão cumprir pelo menos duas das quatro exigências previstas na nova lei. Será necessário reservar 2% do quadro para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, ampliar a participação feminina nos cargos da alta administração, promover capacitação sobre proteção dos direitos da mulher e garantir a equiparação salarial entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos.

A lei ainda precisa ser regulamentada para definir como serão os processos de concessão, renovação e de perda do selo.

Amamentação

Ainda para fortalecer os direitos das mulheres no ambiente de trabalho, outra lei, também publicada nesta quinta-feira, instituiu o selo Empresa Amiga da Amamentação. A ideia é incentivar o aleitamento durante o período de trabalho das mulheres.

Com duração de um ano, a certificação poderá ser usada como forma de promoção publicitária da empresa nas embalagens, anúncios e peças de divulgação. Para acessar o selo, é necessário cumprir os direitos da empregada lactante, previstos na Consolidação das Leis Trabalhistas, manter local adequado para amamentação e coleta de leite materno, realizar campanha de conscientização sobre o tema e promover a campanha Agosto Dourado, sobre a importância do aleitamento materno.

As empresas condenadas ou punidas por trabalho infantil não poderão ser certificadas, e as que já conseguiram o selo, também poderão perder o direito de uso, em caso de descumprimento da legislação trabalhista.

.

Fonte: Agência Brasil

Parabéns Petrolina por 128 anos de muita história

Neste 21 de setembro, comemora-se 128 anos de emancipação política da nossa “Califórnia Sertaneja”. Nessa ocasião nada mais justo que parabenizar o povo petrolinense e aos que escolheram essa terra para ser sua e participar ativamente da construção de sua belíssima história.

‘BORA’ comemorar mais um ano de nossa Petrolina! Vamos continuar trabalhando incansavelmente para que a nossa querida cidade continue pulsando forte. Todos nós temos a obrigação de cuidar para que seja sempre cheia de cor, cheia de amor, cheia de gente, cheia de alegria e cheia de vida!

Que Deus abençoe cada vez mais essa cidade da esperança, da prosperidade e da fraternidade, para que siga sendo este ponto de encontro de vitoriosos, de lutadores e de esperançosos!

Podemos dizer que: Petrolina é o orgulho de todos nós!
Parabéns para nossa capital do Sertão e do Vale do São Francisco. PARABÉNS PETROLINA POR 128 ANOS DE MUITA HISTÓRIA!!!

Por: Nelson Fontes – Divulga Petrolina

Parabéns Petrolina: A cidade que orgulha Pernambuco completa 128 anos

“Hoje, Petrolina completa 128 anos. E nesta data especial, quero compartilhar com vocês algumas reflexões sobre nossa cidade, sobre o amor que tenho por ela e sobre o que construímos juntos ao longo desses anos. Desde que assumi a prefeitura em 2017, meu compromisso foi claro: fazer de Petrolina um lugar melhor para todos nós. E hoje, olhando para trás, vejo com orgulho o que alcançamos até aqui junto com a gestão do prefeito Simão Durando.Nossa cidade se transformou, e os números falam por si. Petrolina é agora a terceira maior cidade de Pernambuco, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Superamos cidades como Caruaru e Olinda, o que é um feito incrível. Mas o que torna Petrolina especial não são apenas as estatísticas, mas sim a qualidade de vida que proporcionamos aos nossos cidadãos.Petrolina tem a melhor cobertura de saneamento de Pernambuco e a melhor educação pública entre todas as grandes e médias cidades do estado. Nossa política de acolhimento social é uma referência, e nossa gestão trabalha incansavelmente diariamente para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).Além das estatísticas, é importante destacar algumas das obras que marcaram a cidade. A duplicação histórica da Avenida 7 de Setembro, a grandiosa intervenção viária na Avenida Honorato Viana (BR-407) e a reforma e ampliação do Centro de Convenções – com a construção do teatro –  são apenas alguns exemplos. Mais de 1.000 ruas foram pavimentadas, saneamento básico chegou à bacia do Dom Avelar, e investimentos em saúde e educação foram significativos, incluindo a construção do Centro de Referência da Criança e do Hospital da Mulher, a Policlínica e novas escolas.A educação sempre foi uma prioridade para nós, e os resultados mostram isso. Petrolina foi agraciada com o Prêmio IDEPE por ter a melhor educação de Pernambuco, tanto nos anos Iniciais como nos anos finais do Ensino Fundamental. Hoje, somos uma referência nacional em educação, com diversas escolas em tempo integral implantadas na cidade. Acredito firmemente que o poder da educação é transformador, e estamos vendo isso se concretizar em nossa cidade.Recentemente, Petrolina alcançou destaque no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), realizado em parceria com a Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O ICE destacou Petrolina como uma cidade próspera para negócios, ocupando a 80ª posição entre as 101 cidades mais populosas do Brasil e ficando atrás apenas da capital Recife em Pernambuco. Isso mostra que empreendedores reconhecem as oportunidades que nossa cidade oferece e são atraídos para cá.Enquanto celebramos o progresso de Petrolina, reconheço que nosso estado, Pernambuco, enfrenta desafios em várias áreas, como segurança, educação, infraestrutura e saneamento. Os dados e estudos, também divulgados em 2023, mostram que temos muito trabalho pela frente.Acredito que Petrolina pode inspirar Pernambuco a avançar e superar esses desafios. Estamos fortalecendo ainda mais nossa cidade, preparando-a para enfrentar os desafios do futuro e construir uma cidade próspera e sustentável para todos os seus habitantes.Quero agradecer a todos que fazem de Petrolina essa grande cidade e um orgulho para Pernambuco. Esta jornada está longe de terminar, e estou ansioso para ver o que o futuro reserva para nossa querida cidade. Parabéns, Petrolina, pelos seus 128 anos!”
Miguel Coelho – Ex-prefeito de Petrolina