Álcool no trânsito mata 1,2 brasileiro por hora, revela pesquisa

Marco na luta contra a violência no trânsito no Brasil, a Lei Seca completa 15 anos nesta segunda-feira (19). Para lembrar a data, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) divulgou dossiê sobre os acidentes provocados pelo uso de álcool no país. Os dados foram coletados do Ministério da Saúde.  

O documento revela que 10.887 pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool com direção em 2021, o que dá uma média de 1,2 óbito por hora.

“Esse número é altíssimo se a gente considerar que as mortes atribuídas ao álcool por acidente de trânsito são completamente evitáveis. É só você não beber”, diz o psicólogo e pesquisador do Cisa, Kaê Leopoldo. Segundo o levantamento, cerca de 5,4% dos brasileiros relataram dirigir após beber, índice que tem apresentado estabilidade no país.

Apesar de alarmante, a taxa de mortes por 100 mil habitantes de 2021 foi 32% menor que a de 2010, quando a Lei Seca ainda tinha apenas dois anos. O número de mortos por ano caiu de sete para cinco por 100 mil habitantes no período.

Para Kaê, o número ainda é excessivamente alto, mas “a gente precisa entender que a tendência é de redução. Vem sempre existindo uma tendência de redução ao longo dos 10 anos analisados”, acentua.

Hospitalizações em alta

O total de hospitalizações cresceu 34% no período, passando de 27 para 36 internações a cada 100 mil habitantes. A pesquisa mostra, também, que esse crescimento foi puxado por acidentes com ciclistas e motociclistas, uma vez que caíram as hospitalizações de pessoas que estavam em veículos e de pedestres envolvidos em acidentes causados pelo consumo de álcool.

O pesquisador do Cisa opina que a expansão das hospitalizações envolvendo ciclistas e motociclistas pode estar relacionada ao aumento da frota no período.

“Principalmente na questão dos motociclistas, que representam um caso que merece atenção especial. Cresceu o total de motoboys e de entregadores. Eles passaram a trabalhar em horários que, às vezes, há outras pessoas dirigindo embriagadas [cujos veículos]  podem [atingir] motoboys”, destaca Kaê.

Diferenças

Os números de óbitos e hospitalizações variam bastante de acordo com o estado. Enquanto Tocantins (11,8), Mato Grosso (11,5) e Piauí (9,3) registram mais de nove óbitos a cada 100 mil habitantes por acidentes motivados pelo consumo de álcool, Amapá (3,6), São Paulo (3,5), Acre (3,5), Amazonas (3,2), Distrito Federal (2,9) e Rio de Janeiro (1,6) não chegam nem a quatro óbitos por 100 mil habitantes.

Em relação a hospitalizações, elas podem variar de 85,2 a cada 100 mil pessoas, como no Piauí, até 11,8 a cada 100 mil no Amazonas. A diferença é de mais de sete vezes entre os dois estados. Para o pesquisador, é difícil entender essa diferença.

“Temos alguns indicativos como implementação de políticas públicas, fiscalização, densidade de blitzes, fatores culturais, frota de veículos e qualidade da frota e das estradas. Tudo isso entra no cálculo e afeta na diversidade dessas taxas de óbitos e hospitalizações”, argumenta.

A socióloga Mariana Thibes, coordenadora do Cisa, diz que as autoridades locais devem aumentar a fiscalização nas ruas e implementar campanhas de educação.

“A educação da população tem um importante papel na segurança viária e, em relação à fiscalização, sabemos que quando não há continuidade o impacto na redução de mortes viárias tende a diminuir, apesar da existência de leis”, opina.

Perfil das vítimas

O perfil das vítimas de acidentes envolvendo consumo de álcool é majoritariamente masculino. Isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino. “Em relação à faixa etária, a população entre 18 e 34 anos de idade é a mais afetada”, informa o estudo.

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool alerta que não há um volume seguro para ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa, acentua que muitas pessoas acreditam que a pouca ingestão de álcool não interfere na capacidade de dirigir.

“Em pequenas quantidades, o álcool já é capaz de alterar os reflexos do condutor e, conforme a concentração de álcool no sangue, [ele] se eleva e aumenta também o risco de envolvimento em acidentes de trânsito graves, uma vez que provoca diminuição de atenção, falsa percepção de velocidade, aumento no tempo de reação, sonolência, redução de visão periférica e outras alterações neuromotoras”, finalizou.

.

Fonte: Agência Brasil

Pesquisa da FIEPE revela queda no desempenho das indústrias do Sertão do São Francisco

A queda na produção e na geração de empregos no primeiro trimestre desse ano foram alguns dos pontos avaliados no “Panorama Industrial do Sertão do São Francisco”, uma pesquisa inédita, divulgada nesta terça-feira (13), pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). O estudo, que contou com a participação de 30 empresários do setor industrial de Petrolina-PE e de 4 outros municípios da região, levantou informações referentes a diversos setores, com exceção da agroindústria.

O índice que mede o volume de produção, por exemplo, atingiu 42,5 pontos neste trimestre, ficando abaixo dos 50 pontos, cenário que divide a queda e o crescimento da produção. A pesquisa revela ainda que o índice que mede a evolução do número de empregados pontuou em 49,9, também um pouco abaixo dos 50, indicando leve queda nas contratações.

O Panorama abordou também variáveis como a utilização da capacidade instalada, índice de confiança, situação financeira, margem de lucro, matérias-primas, acesso ao crédito e problemas enfrentados pelo empresariado. Segundo o economista da FIEPE, Cezar Andrade, em todas as variáveis a pesquisa registrou índices abaixo de 50 pontos. “Um desempenho inferior quando comparado ao trimestre imediatamente anterior e que revela a insatisfação geral dos empresários da indústria”, ressaltou.

De acordo com o diretor da Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Venâncio, os resultados da pesquisa já estão sendo objetos de estudo no segmento regional da indústria e serão discutidos na próxima reunião do conselho empresarial. “Indicadores a exemplo da elevada carga tributária e da falta de incentivos e crédito são indicadores que teremos que trabalhar para melhorar o ambiente de negócios da região”, concluiu.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Com apoio do Transforma Petrolina,  instituições  sociais venderão artesanato durante o São João

O São João de Petrolina será um motor de oportunidade para fortalecer o empreendedorismo social no município. Com apoio do Transforma Petrolina, cinco instituições sociais e ONGs  da cidade comercializarão artesanatos numa Colab Solidária  que  ficará dentro do Pátio de Eventos Ana das Carrancas. A iniciativa tem como objetivo valorizar o empreendedorismo social que, além de fortalecer o trabalho das instituições sociais, também contribuirá com a economia local.

Serão vendidos no stand que ficará dentro da Villa São Francisco:  souvenirs,  biscoitos caseiros, chaveiros,  produtos em crochê, bolsas, copos, camisas, necessaire,  lembrancinhas personalizadas com temas da causa animal  e  produtos  relacionados à temporada junina.

Os produtos serão  vendidos pelo Lar de Idosos Casa de Vó; pela  instituição de proteção animal Projeto Oxente;  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);  Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF) e da Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AFibroVasf ). A Colab Solidária conta com o apoio  da empreendedora  Isadora Cavalcanti  e a parceria da Empresa do Bem Metro² que doou  mais de 200 souvenirs que serão vendidos pelas instituições durante o evento.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a venda desses produtos também contribui para a preservação da cultural local. “Os visitantes da festa poderão adquirir essas peças únicas produzidas com muito carinho e ainda estarão ajudando a fortalecer o trabalho dessas instituições”, afirma.

Moraes volta a defender regulação de redes em evento

Brasília (DF - Artistas e jornalistas defendem remuneração de conteúdo por big techs. Pagamento é um dos pontos mais polêmicos do PL das Fake News. Foto: Pixabay/Wikimedia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou, nesta terça-feira (13), a defender a regulação das redes sociais e da atuação das grandes empresas de tecnologia no país, depois de afirmar que as chamadas big techs têm “má vontade” em retirar do ar conteúdos ilícitos que atacam a democracia.

Moraes disse que as empresas “já têm o mecanismo” para remover publicações ligadas a pedofilia e outros crimes, e que bastaria estender tais ferramentas para englobar os ataques à democracia e os crimes de ódio, como manifestações nazistas. “O que tem é má vontade, comodismo. É muito dinheiro envolvido. Se é má vontade, tem que ser regulamentado. Faz parte da democracia”, afirmou.

Ele acrescentou que se o Congresso não promover tal regulamentação, como é discutido no chamado Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/2020), o Supremo deverá atuar sobre o tema, por meio de uma ação que questiona trechos do Marco Civil da Internet. “Sempre é bom uma regulamentação, mas se não houver isso, o Judiciário, instigado, provocado, ele tem que se manifestar, e vai julgar”, disse o Moraes.

Como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições, Moraes contou a experiência de ouvir das empresas a alegação de não ser possível remover posts em até uma hora, conforme determinação da Corte Eleitoral. O ministro, contudo, rebateu afirmando que era, sim, possível. “Com um aperto de botão e 100 mil reais de multa por hora, tudo é possível”, disse ele.

As falas ocorreram durante evento para convidados organizado pela revista piauí e patrocinado pelo YouTube, que pertence à Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e que é alvo de um inquérito relatado pelo próprio Moraes.

A investigação que tem o Google como alvo foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), depois da empresa ter promovido uma campanha contra o PL das Fake News nas vésperas de ele ser votado no plenário da Câmara. Tal campanha acabou resultado no adiamento sem prazo da votação.

Como o Google domina o mercado de buscas na internet, sendo usado por 97% dos brasileiros que utilizam esse tipo de serviço, a PGR quer apurar o possível abuso de poder econômico por parte da empresa no episódio.

Edição: Marcelo Brandão

SINPOL-PE realiza mais uma rodada de panfletagem para conscientização sobre segurança pública e demandas salariais e funcionais

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) anunciou a realização de mais uma rodada de panfletagem, na próxima quarta-feira (7), às 8hs, em frente ao Shopping Boa Vista, na Avenida Conde da Boa Vista. A ação faz parte de uma série de iniciativas promovidas pelo sindicato com o objetivo de engajar a população na discussão sobre segurança pública e destacar as pautas salariais e funcionais da categoria.

Após o sucesso da primeira panfletagem na Avenida Agamenon Magalhães, o SINPOL-PE intensifica suas atividades para dialogar diretamente com a população e chamar atenção do Governo. Durante o evento, os Policiais Civis estarão à disposição para conversar e esclarecer dúvidas sobre a importância da segurança pública e como ela afeta a sociedade como um todo.

O presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti, destaca a relevância dessas ações para dar visibilidade às demandas da Polícia Civil e pressionar o Governo a atendê-las. “É imprescindível que as necessidades da nossa categoria sejam ouvidas e atendidas. A segurança pública é uma preocupação de todos, e é fundamental que o Estado esteja comprometido em garantir condições adequadas de trabalho para que possamos desempenhar nossas funções de maneira eficiente e segura”.

Vale ressaltar que há exatamente um mês, o SINPOL-PE entregou às mãos da governadora do estado as pautas de reivindicação salarial e funcional da categoria. No entanto, até o momento, não obtivemos uma resposta efetiva por parte do Governo. Essa falta de diálogo e de atenção às demandas dos policiais civis representa um entrave para a valorização da instituição e, consequentemente, para a segurança da sociedade pernambucana.

SERVIÇO:

Ação: Panfletagem

Local: Av. Conde da Boa Vista. (Em frente ao Shopping Boa Vista)

Data: Quarta-feira 07/06 às 8h00

Transforma Petrolina realiza Campanha do Agasalho 2023

O inverno pode ser um período muito difícil para quem não tem um cobertor, casaco ou uma blusa de lã. Para ajudar quem mais precisa, o Transforma Petrolina está arrecadando cobertores, casacos, blusões, mantas, meias, toucas e edredons para a Campanha do Agasalho 2023, que tem como tema “Sua boa ação pode aquecer muitas vidas”. A ação foi lançada oficialmente esta semana.

A campanha conta com oito pontos fixos de arrecadação em Petrolina, onde as doações podem ser depositadas em caixas distribuídas pela cidade. Os interessados podem doar na Rádio Rural FM, na Praça Maria Auxiliadora, 205, Centro; Escola Saber, na Avenida Cardoso de Sá, 300, Vila dos Ingás; Colégio Professor Simão, Av. Fernando Góes, 790, Centro; Faculdade Soberana, Av. Cel. Antônio Honorato Viana, 1526, Gercino Coelho; Prefeitura de Petrolina, Av. Guararapes, 2114, Centro; River Shopping, Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, nº 100; Igreja da Cidade, localizada na rua Padre Valeriano, 6, Palhinhas; e no Transforma Petrolina, que fica no Parque Josepha Coelho.

A população pode doar agasalhos novos ou usados em boas condições de uso até 30 de junho, as peças devem estar higienizadas. Os itens arrecadados serão distribuídos para famílias em condições de vulnerabilidade social , população em situação de rua e instituições que atendem pessoas em situação de risco.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a intenção da campanha é mobilizar a população a doar e superar a arrecadação da última Campanha do Agasalho. “Quando pensamos naqueles que não têm um simples cobertor no frio percebemos que nossa missão é ajudar. Nossa meta esse ano é de arrecadar uma quantidade ainda maior que em 2022 e ajudar mais pessoas”, afirma.

Nayra Lima
Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina

Patrulha Animal prende em flagrante homem por maus-tratos a animal em Petrolina 

Nessa quinta-feira (01), uma equipe da Patrulha Animal, após denúncia registrada na Ouvidora Municipal, conseguiu prender em flagrante um homem que maltratava um cachorro em sua residência, no bairro Dom Avelar. Após constatação das violências pela equipe, onde uma veterinária acompanha o grupo da Patrulha Animal,  e relatos dos vizinhos o suspeito confirmou que agrediu o animal.  O cachorro aprestava machucados em diversas partes do corpo, incluindo a boca.

O animal é um filhote de pitbull, de aproximadamente dois meses. Além dos machucados, o ambiente que estava não tinha higienização. O cachorro foi atendido por um profissional e seu quadro clínico de saúde não apresenta gravidade.

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama,  o trabalho da equipe é fundamental para exclusão de práticas como essa. “Destaco aqui a importância da  Patrulha de Proteção Animal, preparada e atuante, composta por Guardas Civis e uma médica veterinária. Ressalto ainda o trabalho ágil da Ouvidoria Municipal com as demandas. Nessa quinta-feira nos deparamos com um animal machucado e uma pessoa que assumiu a prática de maus-tratos. De imediato conduzimos o homem à delegacia para que as medidas legais fossem adotadas. Destacamos também que o trabalho de cuidado e proteção aos animais é uma  sensibilidade do Prefeito Simão Durando e do Conselho Municipal de Proteção Animal”, explicou.

SINPOL-PE promove ato em defesa da pauta salarial e funcional da Polícia Civil de Pernambuco

O SINPOL-PE realizará um importante ato hoje, dia 29 de maio, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância crucial da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade no estado e também reforçar a relevância da pauta salarial e funcional da categoria O evento contará com a presença de membros do sindicato, que estarão engajados em uma panfletagem na Praça do Derby, localizada na Av. Agamenon Magalhães, a partir das 8h00.

O SINPOL-PE busca ressaltar a necessidade de valorização da categoria como um elemento fundamental na redução dos índices de criminalidade em Pernambuco. É indispensável compreender que um combate efetivo à violência depende de uma Polícia Civil bem estruturada, capacitada e devidamente remunerada.

Destaca-se que, há exatamente um mês, o SINPOL-PE entregou à governadora do estado as pautas de reivindicação salarial e funcional da categoria. No entanto, até o momento, não houve uma resposta efetiva por parte do Governo, o que reflete uma falta de diálogo e atenção às demandas dos Policiais Civis. Essa situação representa um obstáculo para a valorização da instituição e, consequentemente, para a segurança da sociedade pernambucana.

“É imprescindível reconhecer que a atuação da Polícia Civil é essencial para a garantia da segurança e da ordem pública. Sem investimentos adequados e o devido reconhecimento, não podemos esperar uma redução efetiva da criminalidade em nosso estado. Chegou a hora de priorizar e valorizar a Polícia Civil para construirmos um Pernambuco mais seguro e justo”, destaca o Presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti.

A imprensa está convidada a comparecer e cobrir o ato promovido pelo SINPOL-PE. Será uma oportunidade para ouvir os representantes do sindicato e compreender melhor as demandas e necessidades dos Policiais Civis de Pernambuco.

Informações:

 Local: Praça do Derby, Av. Agamenon Magalhães.

Data: 29 de maio (segunda-feira)

Horário: A partir das 8h00

TikTok vai acabar até o dia 30 de junho? Entenda essa história

O TikTok é uma rede social das mais populares e, em novembro de 2022, chegou a ter mais de 1 bilhão de usuários ativos. No entanto, imagine que esse projeto, criado em 2016, na China, estaria com os dias contados.

Além disso, o TikTok estaria fadado a acabar no próximo dia 30 de junho de 2023. E a empresa responsável pelo aplicativo vai criar um novo programa, também como esse que vai deixar de existir.

Então, como ficam aqueles usuários que começaram a monetizar com essa redes social desde novembro de 2022? Vão perder tudo? Dessa forma, essa notícia de que o TikTok vai acabar pegou muita gente de surpresa.

No entanto, essa história, para alívio dos fãs, não passa de uma grande ‘fake news’. Afinal de contas, em nenhum momento a rede social mais badalada da atualidade anunciou o seu fechamento.

Inclusive, além do 1 bilhão de usuários no mundo todo, tem mais de 50 milhões de downloads na loja. Desta maneira, não haveria nenhum motivo concreto para isso e o portal DiarioSP, o seu preferido da internet, comprovou que o TikTok vai continuar existindo normalmente.

A tiktoker Thamires Ribeiro também postou um vídeo em sua conta na rede social reforçando a história do fim do aplicativo. E usou uma suposta matéria do portal Terra Brasil falando sobre o assunto.

Entretanto, não existe nenhum tipo de confirmação em nenhum dos grandes portais brasileiros e internacionais. Portanto, não haveria porque acabar. Ainda assim o vídeo de Thamires Ribeiro já teve mais de 81 mil visualizações.

Desse modo, se queria audiência, de fato, conseguiu. Mas também é um fato que não tem nenhuma previsão de sair do ar, nem no Brasil e nem no resto do mundo.

Por fim, teve até um suposto comunicado oficial da Helo, a empresa criadora do TikTok, sobre o final da rede. Mas, os grandes portais de notícias, inclusive, estão noticiando outros assuntos sobre o aplicativo.

É o caso do portal de notícias, g1, que nesta sexta-feira, 26 de maio de 2023, postou uma matéria falando sobre o uso de inteligência artificial pelo aplicativo. Assim, o TikTok, que não está nem perto de sair do ar, ainda vai aderir a essa nova ferramenta, embora também venha gerando muitas controvérsias.

.

Por Marcos Eduardo Carvalho – Portal DiarioSP

Procon de Juazeiro realiza fiscalização em lojas de tintas e materiais de construção

A Prefeitura de Juazeiro, através da Procuradoria Geral do Município e do Procon, em uma ação estratégica de proteção ao consumidor, realizou uma intensa fiscalização em lojas de tintas e materiais de construção entre os dias 24 e 26 de maio. O objetivo foi garantir que os estabelecimentos estejam em conformidade com as normas de precificação, formas de pagamento, presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e validade dos produtos comercializados.Ao todo, foram fiscalizados 13 estabelecimentos. Entre as principais infrações encontradas, destaca-se a falta do CDC em seis lojas, o que configura uma violação às normas de transparência e informação ao cliente. Essas empresas foram notificadas e têm um prazo de cinco dias para regularizar a situação junto ao Procon.Além disso, a equipe de fiscalização não encontrou produtos com a data de validade vencida, o que é um aspecto positivo. “O produto vencido, mesmo não alimentício, pode causar sérios problemas de saúde como intoxicação, além da qualidade duvidosa do resultado final ao que se refere. Então o consumidor corre o risco de pagar caro por um produto nocivo ou de qualidade reduzida. Por isso, é importante a população ficar atenta e nos procurar nesses casos”, disse Carlos Emanuel Tavares de Macedo, coordenador executivo do Procon.Regina Tenório, proprietária de uma das lojas visitadas pelo Procon, enfatizou a importância dessa fiscalização ao afirmar: “essa ação permite que nos mantenhamos atualizados sobre diversos aspectos e recebamos informações valiosas fornecidas por eles”, enfatizou Regina.ServiçoPara tirar dúvidas ou registrar denúncias, o consumidor pode comparecer à sede do Procon Juazeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, localizado à Rua Minas Gerais, nº 46, 4º andar, Edifício Centro Médico e Empresarial Renato Cerqueira, bairro Santo Antônio, vizinho à Galeria Rio Fitness.

.Texto: Gabriel Filliph – Ascom PMJFotos: Pedro Angelo – Ascom PMJ