MPF e MPSP vão investigar aplicativo simulador de escravidão

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF-RS) instaurou nesta quarta-feira (24) procedimento para apurar um aplicativo simulador de escravidão disponibilizado na Play Store, loja virtual da empresa Google. O jogo eletrônico ficou disponível na plataforma até o início da tarde de hoje, quando foi retirado do ar.

No entanto, segundo o MPF-RS, o aplicativo, da desenvolvedora MagnusGames, já havia sido baixado por diversos usuários. Segundo a plataforma, o jogo foi baixado pelo menos mil vezes. Muitos comentários racistas foram registrados. “Diante disso, foi expedido ofício para que a empresa Google preste informações específicas sobre o jogo”, disse o MPF em nota.

“Trata-se de um jogo em que o usuário faz o papel de proprietário de escravos e pode escolher entre a possibilidade de fazer lucro e impedir fugas e rebeliões ou a de lutar pela liberdade e chegar à abolição”, acrescentou o MPF.

Em São Paulo, o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi), do Ministério Público estadual, instaurou uma Notícia de Fato sobre o aplicativo. No documento, o MP aponta a existência de mais de mil downloads já feitos em um curto intervalo de tempo assim como discurso de ódio nos comentários da plataforma do Google.

“A empresa deverá informar, em três dias, data, horário e plataforma(s) de disponibilização do game, enviando cópia integral de todos os documentos e do procedimento interno administrativo de solicitação de aprovação feito pelo desenvolvedor”, diz o texto da Notícia de Fato.

O MP quer ainda ter acesso ao e-mail que foi cadastrado pelo responsável do game e às informações sobre a política de autorização para publicação dos aplicativos disponíveis no Google Play.

Parlamentares

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) representou o MPF do Distrito Federal a investigar o caso. O parlamentar ressalta que o game enaltece a escravidão. “Resta cristalino que o Google Brasil Internet, mantém em sua loja de download de aplicativos um jogo que enaltece a escravidão, um regime ilegal, perverso e cruel, onde seres humanos têm suas liberdades tolhidas e são consideradas propriedades, que podem ser comercializadas”, diz o texto da representação.

A vereadora do município do Rio de Janeiro Thais Ferreira (PSOL) também apresentou representação ao Ministério Público estadual contra o aplicativo racista. A parlamentar destaca que o jogo apresenta conteúdo altamente ofensivo e desrespeitoso ao simular a escravidão, “promovendo a violência simbólica, discriminação racial e afrontando os direitos humanos. A disponibilização e comercialização desse jogo na plataforma Google Play permite seu acesso por parte de crianças, adolescentes e adultos, contribuindo para a disseminação de estereótipos negativos e violando a dignidade humana e a igualdade racial”, diz parte da peça jurídica.

Em nota, o Google disse que removeu o jogo de sua loja de aplicativos e que toma medidas para coibir a incitação ao ódio e violência. “Temos um conjunto robusto de políticas que visam manter os usuários seguros e que devem ser seguidas por todos os desenvolvedores. Não permitimos apps que promovam violência ou incitem ódio contra indivíduos ou grupos com base em raça ou origem étnica, ou que retratem ou promovam violência gratuita ou outras atividades perigosas”, ressalta nota da empresa.

Governo brasileiro

Para evitar novos episódios como o deste jogo, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) entrou em contato com o Google para elaborar, de forma conjunta, um filtro que não permita a disseminação de discursos de ódio, intolerância e racismo.

.

Por: Agência Brasil

Transforma Petrolina lançará programação do São João Solidário 2023 nessa quarta-feira

O Transforma Petrolina, programa de voluntariado criado pela Lei Municipal nº. 3.379/2021 lançará, nessa quarta-feira (24), às 10h, a programação do São João Solidário 2023. A grade de ações unirá tradição cultural e solidariedade para fortalecer instituições, associações e projetos que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social e ONGs de proteção animal.

O lançamento acontecerá na Cumadre Sebastiana Café Nordestino e reunirá instituições sociais cadastradas na plataforma e contará com a participação do cantor Adãozinho de Rajada. Em 2022, o Transforma Petrolina realizou uma série de ações no período junino, entre elas o Leilão Solidário que arrecadou mais de R$ 37 mil que foram convertidos para 19 instituições sociais em cestas básicas e em serviços para entidades protetoras de animais.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, unir solidariedade aos festejos juninos fortalece ainda mais a cultura do bem nessa época do ano. “Estamos muito felizes por mais uma edição do São João Solidário. Teremos muita gente do bem se divertindo e também ajudando o próximo”, comemora.

Nayra Lima
Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina

Lei da Tração Animal: Prefeitura do Recife recolhe animais de grande porte e carroças em Boa Viagem

Domingo de fiscalização e apreensão de carroças em Boa Viagem, em uma grande operação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife em cumprimento da lei que proíbe a circulação dos veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado. Participaram da ação o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), juntamente com a Guarda Municipal, a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), além da Polícia Militar de Pernambuco. Este ano, a Prefeitura do Recife já recolheu mais de 40 animais.
De acordo com a secretária dos Direitos dos Animais, Andreza Romero, a ação busca “promover o bem-estar animal, a segurança no trânsito e agilizar o cumprimento da legislação municipal”. A secretária afirmou que a Prefeitura vem seguindo um planejamento para intensificar o recolhimento desses animais. “Nós monitoramos as áreas de maior demanda, mas também recebemos denúncias e fazemos um rastreamento diário. Integrada a outros órgãos municipais, a SEDA fará o resgate desses animais, que serão tratados adequadamente e, assim que recuperados, encaminhados para adoção responsável, seguindo critérios rigorosos com o intuito de evitar que o animal volte a sofrer maus-tratos”, disse.
Todos os animais que foram identificados durante a operação foram recolhidos. Novas ações devem acontecer ao longo da semana.
.

Foto: Yuri Amauri 

Feijoada de Carneiro é um dos destaques gastronômicos da Caprishow

A Gastronomia tem espaço garantido na maior Exposição, Feira e Leilão Virtual de Caprinos e Ovinos do Nordeste, a Caprishow, que acontece até domingo (21), em Dormentes, no Sertão Pernambucano. Durante a programação do evento, realizado pela Prefeitura Municipal, o público vai poder degustar diversos pratos preparados com a carne de ovinos. Um deles, é a feijoada com carne defumada de carneiro.

A execução da receita será coordenada pelo instrutor de Gastronomia do Senac em Petrolina, chef Gefferson Freire, na cozinha comunitária do município, nesta sexta-feira (19). Serão utilizados 30 quilos de carnes defumadas e embutidos e dez quilos de feijão preto, fornecidos pela prefeitura, para o preparo do prato inovador, que substitui a carne de porco da feijoada tradicional brasileira pelo ovino.

No sábado (20) pela manhã, 250 porções da feijoada serão servidas no Pátio de Feira e Eventos Evercio Coelho de Macedo, quando visitantes e criadores poderão degustar a  adaptação gastronômica. “A proposta é apresentar a riqueza e versatilidade deste ingrediente tão presente na culinária sertaneja”, destaca o chef Gefferson Freire.

Após três anos, essa é a primeira edição presencial do evento, que passou a ser realizado virtualmente por causa da pandemia de Covid-19. De acordo com o IBGE, Dormentes é o maior produtor de ovinos de Pernambuco , com o maior rebanho de ovelhas do estado.

SINPOL-PE promove ato em defesa da pauta salarial e funcional da Polícia Civil de Pernambuco

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) realizará um ato na próxima quarta-feira, dia 24 de maio, com concentração na Praça do Derby na AV. Agamenon Magalhães a partir das 8h00. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a relevância da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade no estado, além de ser mais um passo na campanha salarial e funcional da categoria.Durante o ato, os membros do SINPOL-PE estarão engajados em uma panfletagem, destacando a importância da valorização da Polícia Civil como um elemento fundamental na redução dos índices de criminalidade. É fundamental compreender que o combate efetivo à violência depende de uma Polícia bem estruturada, capacitada e devidamente remunerada.Vale ressaltar que há exatamente um mês, o SINPOL-PE entregou às mãos da governadora do estado as pautas de reivindicação salarial e funcional da categoria. No entanto, até o momento, não obtivemos uma resposta efetiva por parte do Governo. Essa falta de diálogo e de atenção às demandas dos policiais civis representa um entrave para a valorização da instituição e, consequentemente, para a segurança da sociedade pernambucana.“A atuação da Polícia Civil é essencial para a garantia da segurança e da ordem pública. Sem investimentos adequados e o devido reconhecimento, não podemos esperar uma redução efetiva da criminalidade em nosso estado. É hora de priorizar e valorizar a Polícia Civil para um Pernambuco mais seguro e justo”, destaca o Presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti.

Embrapa e Eletrobras Chesf realizam Dia de Campo sobre manejo de forrageiras e fruteiras nativas

Com o objetivo de demonstrar aos agricultores familiares, técnicos e estudantes do município de Casa Nova (BA) os resultados dos trabalhos desenvolvidos para o manejo de forrageiras e fruteiras nativas na região, a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) e a Eletrobras Chesf, em parceria com a prefeitura municipal, realizaram, no dia 17/05, um Dia de Campo. O evento aconteceu em área de produtor, reunindo público de 126 participantes. A ação compõe as atividades do projeto “Fase II – Ações de desenvolvimento para Produtores agropecuários do entorno dos parques eólicos de Casa Nova – BA”.

Durante o Dia de Campo foram abordados aspectos sobre o manejo de spondias enxertadas sobre umbuzeiro, entre elas o umbu-cajá, seriguela, umbuguela, cajarana e umbu gigante. Também foram repassadas informações sobre o plantio e produção do maracujá-do-mato Sertão Forte, variedade lançada pela Embrapa em 2016.

Foi apresentado ainda dados sobre o manejo de forrageiras como a gliricídia, palma orelha-de-elefante, capim buffel e a BRS Capiaçu, com destaque para as formas de conservação e armazenamento. As palestras foram ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Saulo Aidar, Natoniel Franklin e Salete Moraes.

Após as explanações, os participantes realizaram uma visita às unidades demonstrativas em campo. No evento, também foram levantadas as demandas dos agricultores e realizada a distribuição de material informativo acerca do manejo das culturas.

Para o gestor do Projeto, o pesquisador da Embrapa Semiárido Rebert Coelho Correia, a apropriação das técnicas pelos agricultores situados no entorno das eólicas de Casa Nova – BA é considerada fundamental para o aperfeiçoamento dos sistemas de produção do município. “As estratégias adotadas no projeto viabilizam o repasse dos conhecimentos para o produtor e os meios para implantar as tecnologias, juntamente com o acompanhamento técnico, até o domínio pelo produtor no manejo das culturas e animais.

Ele completa que a forma de realização dos Dias de Campo permite a presença participativa e a apropriação das tecnologias. “As inovações tecnológicas são a base para levar os produtores a obterem maior produtividade na mesma área, com melhor qualidade e maior geração de renda”.

O administrador da Chesf no projeto, Nevio Spadoa, pontua a importância da implantação das ações relacionadas ao convênio Eletrobrás-Chesf/Embrapa, considerando os resultados práticos que estão sendo alcançados junto aos agricultores. “É possível constatar a melhoria da qualidade de vida dos produtores e seus familiares, viabilizando o desenvolvimento sustentável das comunidades”, ressalta.

Experiência do produtor

DIA DE CAMPO EMBRAPA - Foto Francisco Evangelista.jpeg

O Dia de Campo foi realizado no Sítio Nossa Senhora das Graças, do produtor José Gerônimo dos Santos, em Casa Nova-BA. Parceiro do projeto desde 2019, hoje a propriedade do agricultor é modelo para outras do entorno. Lá, o projeto contribuiu com insumos (fertilizantes, sementes, mudas, lona para silos, entre outros) e orientações para a instalação das culturas. Um poço artesiano também foi perfurado e instalado, assim como o sistema de irrigação, que vem sendo utilizado nos plantios.

 “Agradeço e parabenizo o trabalho do projeto Fase II – Eólicas de Casa Nova. Foi grande a importância das ações ao longo dos anos, desde o plantio, suporte de insumos, técnicas de manejo, controle de pragas e doenças e o acompanhamento técnico. Hoje tenho aqui umbu, maracujá-do-mato e diversas forrageiras para a criação de animais”, relata.

Gerônimo destaca ainda a melhoria na sua condição econômica e social desde o início dos trabalhos. “Com o projeto mudou tudo. Antes era um sofrimento, tirava mandacaru no mato para dar aos animais. A água faltava, não era suficiente. Hoje meus animais não passam mais fome nem sede. Aprendi a fazer a silagem para a hora da necessidade, e também tenho um poço artesiano viabilizado pelo Projeto”.

Apesar de todo o trabalho de transferência de tecnologia e acompanhamento da Embrapa, os resultados positivos não seriam os mesmos sem o esforço e empenho do produtor em aplicar o que lhe foi repassado.

“Muitas vezes acontece que o produtor tem uma oportunidade e ele não vai para frente, deixa as plantas morrerem, não cuida. Esse não é um bom produtor. Passamos por sete anos de estiagem que não tinha nada de roça, não tinha feijão, milho, mandioca, você só via a caatinga seca. Agora com as forrageiras implantadas pelo projeto tenho gliricídia, palma e sorgo para dar aos animais. Já está diferente, é outra realidade.  Se vier outra estiagem, hoje a gente está preparado”, completa.

O Projeto

O projeto “Fase II – Ações de desenvolvimento para Produtores agropecuários do entorno dos parques eólicos de Casa Nova – BA” é fruto de parceria entre a Embrapa Semiárido e a Eletrobras Chesf, com o apoio da prefeitura municipal. A iniciativa contempla ações de responsabilidade social para minimizar os impactos da implantação dos parques eólicos na região.

Com financiamento da Eletrobras/Chesf, a Embrapa aplica métodos, meios e instrumentos resultados de suas pesquisas aos sistemas de produção agropecuários, visando o incremento da produtividade, a redução dos custos de produção e a melhoria da qualidade de vida dos produtores familiares, sempre alinhados aos aspectos ambientais.

O projeto deve beneficiar diretamente 129 agricultores familiares, além de outros 900 indiretamente, com a implantação ou melhoria de sistemas de produção para criação de animais e de produtos alimentares, da fruticultura em área irrigada, hortaliças e criação racional de abelhas.

.

Por: Clarice Rocha (MTb 4733/PE) – Embrapa Semiárido

Prefeitura de Petrolina ressalta importância dos agentes de limpeza urbana no Dia do Gari 

Responsáveis pela manutenção de um dos serviços mais essenciais dentro do município, os profissionais de limpeza urbana são a categoria homenageada nesta terça-feira (16), Dia do Gari. A data foi criada para destacar o papel fundamental desses trabalhadores que se dedicam à zeladoria das cidades e ao descarte correto do lixo que é produzido diariamente pela população. 

Em Petrolina, atualmente, cerca de 300 profissionais de limpeza urbana compõem o efetivo de trabalhadores que atuam em atividades como a coleta de lixo, varrição das ruas e remoção do material. Em média, são retirados das ruas, diariamente, cerca de 200 toneladas de lixo. Isso é resultado de um trabalho feito com dedicação e compromisso com a função desempenhada.  

“Se tem um trabalho que nos enche de orgulho, sem dúvida, é o serviço de limpeza urbana da nossa cidade. Esses profissionais contribuem, diariamente, para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do município. Garantindo, não somente, ruas mais limpas, mas também, a manutenção da saúde pública, além de diversos outros aspectos. Em nome de toda gestão do prefeito Simão Durando, ressalto o nosso respeito e conhecimento a essa categoria”, destaca o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado. 

———–             

Adailma Gomes – Assessora de imprensa da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade   

Comunidade de Dormentes aprende manejo profissional da carne de carneiro

A animação é uma só e as ideias e novidades do curso de Cortes Especiais de Carne de carneiro em Dormentes mexem com os participantes empolgados, que debatem as novas técnicas que estão sendo aprendidas. como charcutaria (defumados e embutidos) e cortes comerciais de cordeiro. Tudo para aprender a selecionar carnes, tipos de cortes, garantindo assim uma carne vistosa e saborosa.

A orientadora do Senar, Ana Rosilda, está muito entusiasmada com o foco dos seus alunos no curso. Os alunos são cozinheiras, produtores rurais, empreendedores da comunidade que querem melhorar os seus negócios com carne de carneiro. O curso é uma parceria da prefeitura municipal e o Senar e Sebraer, dentro da programação da Caprishow 2023.” É uma grande oportunidade para a gente, eu já trabalho com criação de rebanho de carneiro e agora , é mais uma coisa que aprendo , o manejo da carne, diz o produtor rural José Brasilino, seguido da cozinheira Erivania , bastante animada com o aprendizado. ” Já dizem que sou uma boa cozinheira, então temos que aprimorar.”

E a comunidade vai poder comprovar o aproveitamento do curso em uma grande feijoada que será preparada com a carne defumada de carneiro e servida no próximo final, quando acontece a Caprishow 2023.

Hospital Dom Malan em Petrolina reúne mãe para celebrar o Dia Internacional de Sensibilização para o Método Canguru

O Hospital Dom Malan em Petrolina, Sertão de Pernambuco, comemorou nesta segunda-feira (15), o Dia Internacional de Sensibilização para o Método Canguru.  Uma palestra ministrada pela pediatra Carla Freire,  reuniu mães que estão acompanhando seus bebês prematuros.

A professora Vanessa Pereira, 28 anos, é mãe pela segunda vez. Ela já tinha ouvido falar do método Canguru, mas conheceu na Maternidade do Hospital Dom Malan dando à luz a segunda filha. “Está sendo muito bom. No berçário a gente não tinha contato. Ia amamentar a cada três horas, mas sem muito contato. No Alojamento Canguru a gente intensificou o contato e até meu leito aumentou. Esses dias com ela aqui têm sido maravilhosos. O método Canguru tem impacto mesmo na vida do bebê, ” destacou a professora.

A primeira etapa do Método Canguru tem início ainda no pré-natal da gestação de alto risco, tendo continuidade na internação do recém-nascido na Unidade Neonatal. No Hospital Dom Malan, o método foi implantado há 28 anos. A enfermeira responsável pelo Unidade de Cuidado Neonatal Canguru – Uncica do HDM, Kaliane Gomes, explica a importância do método. “Os principais objetivos do método são: estimular o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido, com o bebê sem roupinha promovendo o vínculo materno, manter a temperatura do bebê, o alívio da dor, promover o crescimento, e outros vários benefícios para o bebê e para a mãe também. ”

 “A mãe se sente mais confiante e esse método se estende também à família, principalmente ao pai, que é aquela pessoa que vai estar mais perto da mãe e do bebê, para que fiquem mais cientes dos cuidados com o bebê, “finaliza Kaline.

Método Canguru

O Método Canguru foi criado em 1978 pelo Dr. Edgar Rey Sanabria, no Instituto Materno-Infantil (IMI) de Bogotá, na Colômbia. O método consistia em colocar o bebê entre os seios maternos, em contato pele a pele, na posição supina (postura preventiva para refluxo gastroesofágico e aspiração pulmonar o contato pele a pele precoce e duradouro entre a mãe e o seu filho também favorecia a formação de vínculos afetivos e um melhor desenvolvimento do bebê, o que despertou interesse do Unicef por pesquisas e observações desta nova prática.

.

Assessoria de Comunicação do HDM

Museu do Universo Compesa comemora a 21ª Semana Nacional dos Museus

O museu do Universo Compesa, localizado no bairro de Santo Amaro, Recife, está inserido no  roteiro da programação da Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Em  comemoração à data, o Museu da Compesa realizará uma programação na próxima semana, no período de 15 a 18, iniciando com uma ação em parceria com o Espaço Ciência e finalizando no dia 18, quando se comemora o Dia do Museu, com visitas ao Universo Compesa.

A partir das 14h da segunda-feira (15), o Museu do Universo Compesa receberá os integrantes do projeto social “Jardim da Ciência”, do Espaço Ciência, para uma palestra intitulada “Cuidar do Meio Ambiente é cuidar do outro”.

Na terça-feira (16), acontecerá uma palestra através de uma roda de conversa para abordar o tema: Museus e Sustentabilidade, com Henrique Miranda (Turismólogo) e Raphael Batista (Engenheiro), especialistas em tecnologias sociais e inovadoras. Esta palestra será em formato híbrido, sendo realizada no Museu Universo Compesa e transmitida via YouTube da Compesa.
O tema da 21ª Semana Nacional dos Museus é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que visa apoiar a saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra.
O Museu do Universo Compesa atua tanto no ambiente virtual, disponibilizando informações para consulta e pesquisas on-line e um Tour Virtual 360° pelo acervo com mais de 250 itens, quanto de forma presencial, com sala expositiva que reúne tecnologia, interatividade e educação para o público de diferentes idades.

Para conhecer o Museu Universo Compesa

As escolas e instituições interessadas em conhecer o espaço podem solicitar agendamento pelo telefone (81) 3412.9039, via WhatsApp (81) 99488-5059 ou pelo e-mail universocompesa@compesa.com.br.