Arpen-PE orienta procedimentos nos casos de óbito de pacientes sem identificação

O parecer da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE) que orienta diretores de hospitais em como proceder para encaminhar os originais das vias amarelas (2ª via) de declarações de óbito dos casos de pacientes sem identificação, foram acatadas pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE).  A deliberação está disponível no Diário de Justiça Eletrônico desta quinta-feira (20/04), Edição nº 72/2023. “Essas informações são fundamentais para que a decisão da CGJ, neste caso concreto, sirva de parâmetro para todos os RCPNs de Pernambuco”, explica o presidente da Arpen-PE, Marcos Torres.

 A decisão foi baseada nos registros de pessoas naturais que faleceram no Hospital da Restauração, após o advento da pandemia pelo Covid-19, e passa a servir de parâmetro para mortes de pessoas sem identificação nos hospitais do Estado ou dos municípios de Pernambuco. Frisando o art. 79 da Lei de Registros Públicos (Lei Federal nº 6.015/73), a Arpen-PE pontuou que “o administrador, diretor ou gerente de qualquer estabelecimento público ou particular” está obrigado a declarar o óbito das pessoas naturais que nele faleceram.

A Arpen-PE apresentou em seu parecer os dispositivos legais na orientação à Direção do Hospital da Restauração, destacando que a lavratura dos assentos de óbitos dos pacientes sem identificação que faleceram no HR deve ocorrer no RCPN da capital pernambucana, de acordo com a competência territorial; o Diretor do Hospital, ou seu preposto, deverá ser o declarante dos óbitos; e que, para a lavratura do óbito, sejam observados os requisitos dispostos no Art. 81 da Lei de Registros Públicos (LRP).

Número de transações mensais via Pix supera marca de 3 milhões

Principal meio de pagamento dos brasileiros, o Pix bateu recorde em março. Segundo números divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Banco Central (BC), ocorreram 3.003.362 operações no mês passado.

Essa foi a primeira vez em que o sistema registrou mais de 3 milhões de transações mensais. O valor movimentado também bateu recorde, com R$ 1,28 trilhão transferidos em março.

O crescimento ocorre após dois meses seguidos de queda na utilização do Pix. Em janeiro e fevereiro, a quantidade de transferências ficou em torno de 2,5 milhões. O recorde anterior tinha sido registrado em dezembro, quando ocorreram 2,873 milhões de operações.

Os números comprovam a popularização de modalidade, que desde março de 2021 se tornou o principal meio de pagamento dos brasileiros. Nesta quarta-feira, o BC divulgou pesquisa que mostra que o Pix é o segundo sistema de transferências instantâneas mais usado no mundo, só perdendo para a Índia.

Edição: Juliana Andrade – Agência Brasil

Em Recife, a presidente da ASSIESPE, Ana Gleide Leal, participou de reunião com a presidente da AMUPE, Márcia Conrado

Com agenda pré-definida nesta terça-feira (18/04), a presidente da ASSIESPE, profa. Ana Gleide, participou de reunião com a presidente da AMUPE, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e na pauta o fortalecimento das (13) treze instituições municipais de ensino de Pernambuco.

As 13 (treze) autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco compõem a administração indireta dos municípios onde estas IES estão sediadas.

A AMUPE é a entidade que representa os municípios pernambucanos, promovendo o diálogo com os governos estadual e federal. Portanto, é o órgão fundamental para promover o diálogo e o apoio institucional para impulsionar ações e projetos voltados às autarquias educacionais.

Ana Gleide destacou que a prefeita Márcia Conrado foi bastante sensível e prestativa às demandas das IES municipais, colocando a entidade associativa municipalista à disposição, confirmando em breve o convite para os 13 (treze) prefeitos dos municípios sedes autarquias.

Guarda Civil de Petrolina mantém cronograma de rondas nas escolas municipais 

Visando cumprir o cronograma de Rondas Escolares em Petrolina, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), através da Guarda Civil Municipal (GCM), segue reforçando a segurança e proteção nas escolas do município. A atividade ostensiva é voltada à segurança dos estabelecimentos de ensino e do perímetro escolar, tanto na cidade como na zona rural. 

“Em momentos como esses, em que estamos tendo bastante ‘fake news’ de criminalidade nas escolas, garantimos total apoio à integridade dos estudantes e profissionais da educação com demandas extras na oferta de reforços. Pedimos a população, que evite disseminar informações falsas, essa atitude contribui para a tranquilidade das aulas nos espaços escolares”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior.  

O secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio, ainda reforça que a Ronda Escolar é um importante serviço oferecido aos cidadãos pela GCM e em casos que demandam uma atenção redobrada, as equipes também atuam com o apoio da Polícia Militar. “A orientação do prefeito Simão Durando é trabalhar para a prevenção da violência na comunidade escolar. Dessa maneira, diariamente, temos agentes de segurança pública que realizam esse trabalho preventivo e de cuidado. Estamos realizando rondas externas e no interior dos prédios escolares”, frisou Marcondes.  

Central de atendimento 

A Guarda Civil Municipal presta serviço à população 24 horas por dia. Qualquer denúncia pode ser realizada através do canal de atendimento no número 153. Além disso, a partir de agora, o governo do Estado de Pernambuco passou a disponibilizar um canal que foi criado exclusivamente para emergências escolares, o número é o 197 e já está disponível para uso de pais, professores, alunos e gestores educacionais. 

Alunos de escolas públicas de Petrolina fazem protesto pedindo segurança

Nesta manhã de quarta-feira (19) alunos da rede estadual de ensino fizeram protesto na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio pedindo segurança nas escolas.

Tivemos a informação através de uma Professora da Escola Professora Adelina Almeida que ocorreu um furto da merenda dos alunos. “Não é a primeira vez que ocorre esses furtos, é constantemente”, disse a Professora.

Já foi solicitado através de ofício, pedindo para solucionar esses problemas, mas até o momento não tiveram resposta.

Devido aos acidentes, também já foi solicitado uma faixa elevada em frente a Escola.

Alunos do 7° e 8° períodos do curso de Engenharia Agronômica do CESVASF participaram de aula prática multidisciplinar na Estação Experimental de Agricultura Irrigada de Parnamirim-PE

Na última sexta-feira (14/05), alunos do 7° e 8° períodos do curso de Engenharia Agronômica do CESVASF participaram de aula prática multidisciplinar na Estação Experimental de Agricultura Irrigada de Parnamirim-PE (EAIP), no campus avançado da UFRPE e na Unidade de Reúso Hidro-agrícola de Parnamirim.

Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar diversas atividades de campo na EAIP, como, por exemplo, a implantação de cultivo de quinoa, o processamento do mel e o manejo de caprinos e ovinos para melhorias de rebanhos da região.

Já na Unidade de Reúso, além de conhecerem áreas experimentais, também tiveram contato com os principais clones de palma forrageira cultivados no semiárido, os manejos com e sem cobertura morta no solo e sua importância para a conservação dos solos e a manutenção de água na zona radicular.

Por fim, foram apresentados ao cultivo de sorgo sacarino, às práticas de controle fitossanitário e ao preparo do solo.

Bibliosesc e contadores de histórias movimentarão 200 meninos e meninas no incentivo à leitura no Bairro dos Coelhos 

A última edição da pesquisa Retratos da Leitura (2022) no Brasil revelou que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler, por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) trabalha para tornar este universo mágico da leitura como um caminho interessante para enriquecer o vocabulário, aguçar a criatividade, a escrita e a imaginação, na formação de cada leitor para toda a vida.

Nesta terça-feira, 18 de abril, em que celebra o Dia Nacional do Livro Infantil, a partir dás 9h, as crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Criança: Futuro no Presente! mantido pela LBV no Bairro dos Coelhos, navegarão no fantástico mundo dos livros. Elas vão receber, a visita da Bibliosesc, unidade móvel do Serviço Social do Comércio (Sesc) que fará sua parada no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV. Os pequenos da entidade, vão contar com escritores e contadores de histórias, na qual promoverão um dia divertido e bastante cultural, entre eles, Henrique Pontes (Ponttinho) e Nati Mélo com o “Brincando de Imaginar”.

A biblioteca itinerante do Sesc, promove o hábito da leitura, disponibilizando obras infantojuvenis à população de baixa renda, em escolas e entidades como a LBV, que proporcionará um dia lúdico para 200 meninos e meninas, na faixa etária de 6 a 15 anos. A pequena Sophia Vitória, de 8 anos, afirma que o incentivo que recebe na Instituição, já criou bons hábitos em casa. “Sempre que vou dormir peço para minha mãe ler para mim uma história”, diz a atendida.

“Nós educadores contamos histórias, mostrando as ilustrações dos livros para as crianças. Elas interagem e também constroem novas histórias. Como a leitura é muito importante no nosso dia a dia, e no enriquecimento da língua portuguesa no desenvolvimento da imaginação”, afirma a educadora social da entidade, Sheila Cristiane.

Criando bons hábitos

Essas atividades têm como base a inovadora proposta pedagógica da LBV, criada pelo educador Paiva Netto. Formada pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a linha educacional alia o sentimento ao desenvolvimento da inteligência dos pequeninos, formando assim “Cérebro e Coração.”

Por isso estimular as crianças a manterem ou criarem o hábito da leitura é extremamente importante, a fim de que no futuro esse interesse continue, mesmo com o aumento das distrações na área digital.

 Serviço: Bibliosesc e contadores de histórias movimentarão 200 meninos e meninas no incentivo à leitura no Bairro dos Coelhos

Evento:

Data: 18/04/2023 (terça-feira) – Horário: 9h

Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV

Endereço: Rua dos Coelhos, 219 – Bairro Coelhos – Recife/PE

Brasil promulga Convenção sobre o Crime Cibernético

Propostas sobre proteção de dados pessoais são debatidas no Congresso

O governo federal promulgou a Convenção sobre o Crime Cibernético, firmada em Budapeste. O dispositivo visa promover a cooperação internacional na troca de informações sobre crimes cibernéticos e infrações penais que necessitem da obtenção de provas eletrônicas/digitais armazenadas em outros países. O decreto que trata da promulgação foi publicado no Diário Oficial da União no dia 12.

O texto destaca que a convenção é necessária para impedir “ações conduzidas contra a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade de sistemas informáticos, redes e dados de computador, bem como para impedir o abuso de tais sistemas, redes e dados”, ao prever a criminalização dessas condutas.

Entre os delitos apontados como crimes cibernéticos estão, por exemplo, a produção, distribuição e aquisição de pornografia infantil para distribuição por meio de um sistema de computador; a violação de direitos autorais, como definidos no direito local, entre outros. As sanções valem para pessoas físicas e jurídicas.

A convenção define também como crimes cibernéticos as ações com objetivo fraudulento que promovam a “inserção, alteração, apagamento ou supressão, dolosos e não autorizados, de dados de computador, de que resultem dados inautênticos, com o fim de que sejam tidos como legais, ou tenham esse efeito, como se autênticos fossem, independentemente de os dados serem ou não diretamente legíveis e inteligíveis.”

A partir da promulgação, o Estado brasileiro deverá adotar medidas legislativas e outras providências necessárias para tipificar como crime, em sua legislação interna, “o acesso doloso e não autorizado à totalidade de um sistema de computador ou a parte dele mediante a violação de medidas de segurança; com o fim de obter dados de computador ou com outro objetivo fraudulento; ou contra um sistema de computador que esteja conectado a outro sistema de computador”.

O texto diz ainda que os países devem adotar as medidas legislativas para disciplinar o acesso dos dados de computador especificados de qualquer pessoa residente em seu território, “por ela controlados ou detidos, que estejam armazenados num sistema de computador ou em qualquer meio de armazenamento de dados de computador”.

Os provedores de serviço de internet também ficam obrigados a entregar informações cadastrais de assinantes dos serviços, que estejam sob a detenção ou controle do provedor. O texto prevê ainda a possibilidade de extradição das pessoas que praticarem crimes cibernéticos.

Edição: Juliana Andrade

O desafio de ser mulher Policial: SINPOL-PE dá início ao 1º Congresso de Base dos Policiais Civis de Pernambuco

Começou na noite desta sexta-feira (14) em Caruaru o 1º Congresso de Base dos Policiais Civis de Pernambuco. O evento acontece no Caruaru Pallace Hotel e segue nos dias 15 e 16, contando com representantes das seccionais e departamentos de todas as regiões do estado, além de nomes como os de Maurício Rands, Denise Lócio, Roberto Darós e Adriano Bandeira como palestrantes. Entre os principais objetivos do encontro estão a realização de um debate e a subsequente construção de ideias em torno de novas formas de atuação na luta sindical contemporânea e, a partir delas, constituir uma pauta que será apresentada e avaliada pela categoria, em Assembleia Geral, e posteriormente encaminhada ao Governo do Estado.

Na primeira noite de debates, a banca foi composta pelas Comissárias de Polícia, Cristina Tavares e Sílvia Mônica, a Escrivã de Polícia, Denise Lócio e a diretora do SINPOL-PE, Jaciara Maciel. Em pauta, elas falaram sobre o tema o desafio de ser mulher Policial. Além de contar sobre as suas experiências dentro da Categoria, as palestrantes abordaram a história da mulher na Polícia Civil, a qualidade de vida e as conquistas alcançadas.

Neste sábado o Congresso irá debater temas como modelos de polícia, funcionamento e atribuições, além de uma pauta salarial que atenda aos interesses da categoria. “É importante buscar a justiça pelo trabalho realizado pelos Policiais Civis no dia a dia e a busca por uma maior dignidade funcional e salarial para a base, corrigindo distorções e avançando em direitos”, explica o Presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti.

Realizado pela primeira vez na história do Sinpol-PE, o Congresso é uma aposta democrática e participativa na construção de uma pauta de reivindicações que será apresentada ao governo estadual. Nesse sentido, é importante ressaltar que o evento será aberto a todos os Policiais Civis de Pernambuco, inclusive aos aposentados. “Queremos ouvir toda a classe para que a nossa pauta contemple a todos. Acredito que estamos diante de uma grande oportunidade. Levar a diretoria do Sinpol à base e levar a base ao seu devido lugar de protagonismo na condução do sindicato que os representa é o caminho para alcançarmos todos os nossos objetivos, de maneira coesa e sustentável”, arremata Rafael.

Serviço:

1º Congresso de Base dos Policiais Civis de Pernambuco

Local: Caruaru (Caruaru Palace Hotel)

Quando: 14, 15 e 16 de abril

Programação

1° dia, sexta, 14.04, 14h:

Inicio do Credenciamento

1° dia, sexta, 14.04, 18h:

Mesa de apresentação e boas vindas do congresso.

Mesa 1: O desafio de ser mulher-policial.

Palestrantes: Cristina Tavares, Comissária PCPE e Denise Lócio, Escrivã PCPE.

2° dia, sábado, 15.04, 9h:

Mesa 1: Modelo de Polícia Judiciária: novos parâmetros para o melhor funcionamento/resultado das investigações.

Palestrante: prof. Roberto Darós, advogado, Policial Federal aposentado.

Mesa 2, 14h: Mediação no âmbito da polícia judiciária: mecanismo de valorização de polícia como órgão pacificador.

Palestrante: Fred Monteiro Rosa, Comissário PCPE.

Mesa 3, 16h30: Ressignificação das ferramentas de luta sindical.

Palestrantes: Maurício Rands, advogado, ex-deputado federal e Adriano Bandeira, Agente de Polícia de Sergipe, presidente da Cobrapol.

3° dia, domingo, 16.04, 9h:

Mesa: Bases para a composição da pauta financeira da categoria.

11h30. Deliberação da pauta

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe visita de representantes da ADAB

O diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) de Juazeiro, Britoaldo Alves Bessa, recebeu nesta sexta-feira (14) a visita do novo diretor de defesa Sanitária Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Vinícios Videira que esteve acompanhado do gerente da ADAB de Juazeiro, Anselmo Vital, além de outros servidores da agência. Também participou do encontro a equipe do setor de estatística do Mercado do produtor de Juazeiro.

A ADAP possui um posto no Mercado Produtor de Juazeiro, e tem uma atuação firme no trabalho de fiscalização. A visita, segundo Vinícios Videira, teve como objetivo conhecer de perto a estrutura do Mercado, Compreender o funcionamento da chegada e saída de material vegetal e estreitar a relação entre a direção do mercado e a ADAP. “Nós queremos não só melhorar a nossa fiscalização como também desenvolver ações de educação sanitária para evitar que pragas cheguem a nossa região. Já temos uma parceria com o entreposto e sabemos da importância do mesmo para o sucesso no trabalho que exercemos”, disse Vinícios Videira.

De acordo com o diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) de Juazeiro, que é responsável pela administração do Mercado do Produtor, Britoaldo Alves Bessa, o estreitamento dos laços com as entidades envolvidas no dia a dia da Ceasa são extremamente importantes.  “É necessário o fortalecimento da parceria com a ADAB e todas as outras instituições que fazem parte do nosso trabalho diário. A agência tem um posto aqui no Mercado do Produtor e exerce um papel muito importante com relação a fiscalização dos produtos controlando e fiscalizando aspectos importantes que garantem a qualidade do que é comercializado, justamente por isso queremos reforçar essa parceria”, destacou Britoaldo Bessa.

Welington Alves – Assessor de Imprensa da AMA