ABCDE/CESVASF recebeu os representantes da ATEL para tratar da expansão e de melhorias no acesso à internet no campus da instituição

A ABCDE/CESVASF recebeu, nesta quinta-feira (13/04), representantes da ATEL para tratar da expansão e de melhorias no acesso à internet no campus da instituição.

Na oportunidade, iniciou-se diálogo para firmar parceria entre a Instituição e a ATEL, por meio da Empresa Júnior do CESVASF, a GEPEX Consultoria.

Estiveram presentes na reunião a presidente da ABCDE, Ana Gleide Leal, a diretora do CESVASF, Geyza Vieira, os técnicos do setor de Tecnologia da Informação da IES, Carlos André Diniz e Uziel Belfort, o diretor da ATEL, Cleiton Granja, e o supervisor de suporte técnico, Max Carvalho.

Norma obriga redes sociais a retirar conteúdo de apologia à violência

Em meio ao ambiente de pânico envolvendo ameaças e casos de violência no ambiente escolar, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou nesta quarta-feira (12) a edição de uma nova portaria com uma série de obrigações para as plataformas de redes sociais. De acordo com o ministro Flávio Dino, a norma assinada por ele traz “medidas práticas e concretas” de regulação do serviço prestado pelo setor, com foco específico na prevenção de violência contra escolas. Nas últimas semanas, ocorreram dois atentados desse tipo e ameaças de ataques têm se propagado no país inteiro.

“Pela primeira vez temos um regramento claro de como combater condutas a partir da responsabilização das empresas, que, durante anos, disseram que elas eram neutras e que, portanto, elas não eram responsáveis. E são. O que a portaria afirma é que são responsáveis politicamente, socialmente e juridicamente. Porque essas empresas são prestadoras de serviços, eles selecionam conteúdo que nós visualizamos, eles impulsionam conteúdos, eles influenciam, portanto, no conteúdo que circula na internet”, afirmou em coletiva de imprensa para anunciar a medida.

A portaria prevê, por exemplo, que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, instaure processos administrativos para apuração de responsabilidade de cada empresa em relação à eventual violação do que o ministro chamou de “dever de segurança e de cuidado” das plataformas em relação a conteúdos violentos contra comunidades escolares. É no âmbito desses processos que as plataformas deverão atender a diversas requisições da pasta prevista na norma, como, por exemplo, a obrigação de apresentar relatórios de avaliação de riscos sistêmicos sobre propagação de conteúdos ilícitos, informações sobre risco de acesso de crianças e adolescentes a conteúdos inapropriados para idade, além de conteúdos considerados ilegais, nocivos e danosos, segundo a portaria.

A Senacon também poderá requerer informações sobre risco de propagação e viralização de conteúdos e perfis que exibam extremismo violento, incentivem ataques ao ambiente escolar ou façam apologia e incitação a esses crimes ou a seus perpetradores.

O descumprimento das medidas, segundo o ministro Flávio Dino, poderá acarretar aplicação de multas que podem chegar a R$ 12 milhões ou, nos casos mais graves, até mesmo na suspensão administrativa dos serviços das redes sociais no país.

“O que desejamos é a adequação desses serviços. Mas, o processo administrativo estará instaurado e, claro, se não houver o atendimento dessa normatividade ditada sobre violência contra escolas, o processo administrativo vai adiante para que haja aplicação dessas sanções, que vão desde multas até, eventualmente, a suspensão das atividades”, ressaltou Dino. Apesar de ser editada em contexto de crise, a portaria tem prazo indeterminado.

Identificação de autores

Outra determinação da portaria exige o compartilhamento, entre as plataformas de redes sociais e as autoridades policiais, de dados que permitam a identificação do usuário ou do terminal da conexão com a internet que o usuário disponibilizou o conteúdo considerado violento contra escolas. Este trabalho ficará sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), também vinculada ao MJSP.

Também segundo a portaria, a Senasp poderá determinar às plataformas que impeçam a criação de novos perfis a partir dos endereços de protocolo de internet (endereço IP) em que já foram detectadas atividades ilegais, danosas e perigosas.

Ainda de acordo com a portaria, a Senasp vai instituir um banco de dados de conteúdos ilegais, contendo links, imagens, vídeos, entre outros, com o objetivo de facilitar a identificação pelos sistemas automatizados das plataformas, para que sejam rapidamente removidos.

A portaria não determine prazos específicos de remoção, mas o ministro da Justiça disse que deverá adotar como padrão o prazo máximo de duas horas, o mesmo usado pela Justiça Eleitoral, durante as eleições de 2022, para a retirada de conteúdos ilegais nas redes sociais.

Preocupação

A decisão de regular redes sociais por meio de uma portaria ministerial, e não uma lei, levantou preocupações de especialistas e entidades da sociedade civil, apesar da situação de emergência envolvendo atos e ameaças de violência nas escolas. A própria regulação ampla das redes sociais está em discussão atualmente no Congresso Nacional, e é defendida pelo atual governo, que apresentou sugestões ao Projeto de Lei 2.630/2020 ainda no mês passado.

“O Estado deve sim olhar para essa questão das escolas com a urgência que ela merece, mas me parece preocupante que, em meio a esse processo de discussão regulatória no Congresso, uma única pasta do governo federal adote uma portaria que prevê medidas muito duras, como a possibilidade de sanções com bloqueio do serviço”, aponta a jornalista e pesquisadora Bia Barbosa, representante do terceiro setor no Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e integrante do coletivo DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia.

Para Bia Barbosa, o maior problema é a escolha do instrumento legal de regulação. “Hoje temos um governo comprometido com a democracia, mas se a gente muda de contexto, um governo autoritário poderia usar esse tipo de instrumento com sérias ameaças à democracia”, pondera. Segundo a pesquisadora, o ideal teria sido o envolvimento de outros órgãos, incluindo o próprio Poder Judiciário, a quem deveria caber ordens de remoção. “Acho que essa seria uma tarefa para a Procuradoria de Defesa do Estado Democrático de Direito, da Advocacia Geral da União, que poderia acionar a Justiça para dar ordens de remoção num curtíssimo prazo, sem ser um ato administrativo unilateral e sem prazo determinado”.

A pesquisadora defende ainda que o Brasil crie, assim como a União Europeia – citada por Flávio Dino como referência regulatória -, um órgão com atribuição legal para orientar as plataformas no âmbito da moderação de conteúdos. “Em um contexto de crise como este, um órgão regulador poderia adotar medidas excepcionais de definição moderação de conteúdo, num determinado contexto e intervalo de tempo, mas não o governo de plantão. Os padrões internacionais restringem esse tipo de atuação por parte de governantes do Poder Executivo por entender que isso causa um risco excessivo ao exercício da liberdade de expressão”, observa.

A proposta de regulação das plataformas de redes sociais apresentada pelo governo prevê a criação de uma autoridade supervisora independente, nos moldes de outras experiências internacionais.

Rondas escolares

Nesta terça-feira (11), o ministro Flávio Dino assinou um edital de chamamento público para ampliar o programa de segurança nas escolas. Ao todo, serão investidos R$ 150 milhões com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). As secretarias de segurança de estados e municípios, ou equivalentes, poderão apresentar projetos em seis diferentes áreas temáticas.

Canais

Denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Acesse o site para fazer uma denúncia.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.

* Matéria alterada para esclarecer que o atual governo apresentou apenas sugestões ao Projeto de Lei 2.630/2020, e não o próprio projeto, como havia sido informado anteriormente.

.

Edição: Aline Leal – Agência Brasil

Hospital Dom Malan realiza missa e doação de alimentos fechando a comemoração da Semana Santa

Nesta quarta-feira (12), foi celebrada uma missa campal na Praça do Ambulatório do Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A celebração encerrou as atividades que aconteceram durante esta semana em comemoração da Páscoa na unidade de saúde, que é administrada pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz – ISMEP.

Durante a semana, a direção do HDM realizou ações que envolveram pacientes, acompanhantes e funcionários, a exemplo de atividades lúdicas com as crianças internadas e em atendimento de ambulatório e emergência, como pintura de rosto, brincadeiras, visita dos personagens infantis de Walt Disney, Mickey e Minnie. Como presente, as crianças internadas no HDM receberam ovos de chocolate.

Outra ação relevante foi a arrecadação de alimentos com os funcionários que foram transformados em cestas básicas para doação. O público alvo foram os pacientes da oncologia – ala que é de parceria de atendimento com o Hospital Dom Thomaz de Petrolina que trata pacientes com câncer.

“Hoje vivenciamos um acontecimento Pascal. E cremos que ressuscitado, Jesus caminha conosco. Nossas crianças por alguns instantes experienciaram a alegria, a acolhida, o abraço e o carinho. É muito gratificante sentir que Jesus está vivo em cada coração humano. Isto é Páscoa! Orações de ternura e paz,” destacou a Irmã  Lúcia  Barbosa de Oliveira, Medianeira da paz.

Assessoria de Comunicação do HDM

Gerência Regional do Trabalho reforçará a exigência do carimbo do STTAR Petrolina em acordos coletivos e homologações

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina recebeu, no início desta semana, a visita do auditor-fiscal do Trabalho, Luiz Henrique Roma. Na ocasião, o representante da Gerência Regional do Trabalho conheceu a estrutura do STTAR e detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelo sindicato.

Luiz Roma solicitou do STTAR informações sobre os todos os descumprimentos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e ainda a relação das empresas do município que descumprem a CCT. “Informamos ao auditor que entre os descumprimentos mais recorrentes estão: a cláusula da proibição do trabalho no pós-chuva, homologações irregulares feitas na empresa sem a presença do sindicato e o abono das duas horas no dia de pagamento, além, claro, do trabalho clandestino que vem crescendo no município”, pontuou a presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma.

Uma das alternativas apontadas na reunião para coibir esses descumprimentos é aumentar a fiscalização do Ministério do Trabalho. “Vamos reforçar que as empresas apresentem o carimbo do sindicato em todos os acordos coletivos, trocas de feriados e também nas homologações a partir de um ano de trabalho, conforme rege a CCT. Esperamos reforçar ainda mais nossa parceria pra assegurar os direitos dos trabalhadores assalariados rurais da nossa cidade”, afirmou o auditor-fiscal Luiz Roma.

A reunião contou com as presenças da presidente do STTAR, Maria Joelma; da vice Adelina Mariana; da diretora de Organização Sindical, Simone Paim; do diretor de Políticas Salariais, José Roberto; da diretora de Mulheres e Juventude, Glaucia Lima; do diretor de Saúde e Meio Ambiente, Antônio Nilson; além da assessora jurídica do STTAR, Dra. Marília Calado.

A ABCDE promoveu na última quarta-feira (05/04), treinamento direcionado à equipe técnica da secretaria acadêmica

A ABCDE promoveu, na última quarta-feira (05/04), treinamento direcionado à equipe técnica da secretaria acadêmica, como ação estratégica de aperfeiçoamento dos setores que atendem aos alunos e professores do CESVASF.

A diretora do CESVASF, professora Geyza Vieira, acompanhou a formação ministrada pelos técnicos do setor de Tecnologia da Informação Carlos André Diniz e Uziel Belfort.

O objetivo do treinamento é garantir a produtividade organizacional e suprir as demandas por funções específicas, principalmente na área de tecnologia. Planejadas para serem vivenciadas às quartas-feiras, as formações também alcançarão todos os demais setores da Instituição.

Autoridades se mobilizam após dois novos casos de violência em escolas

Colégio Estadual Dr. Marco Aurélio em Santa Tereza de Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Entre segunda (10) e terça-feira (11), dois novos casos de violência nas escolas mobilizaram autoridades. Nesta terça-feira, duas estudantes ficaram feridas em um colégio em Santa Tereza de Goiás. O adolescente responsável foi apreendido e levado para delegacia. A Secretaria estadual de Educação informou que está implantando nas escolas públicas do estado um sistema de videomonitoramento e que vai adquirir detector de metais portáteis.

Um dia antes, outro caso de violência aconteceu no Amazonas. Os pais de adolescentes envolvidos na ação, em uma escola particular na zona sul de Manaus, foram chamados imediatamente até o colégio, e os estudantes feridos foram socorridos.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino particular do Amazonas recomendou o reforço na segurança das escolas, além de medidas como campanhas de conscientização sobre bullying e cyberbullying; e a abertura de canais para denúncias anônimas, em contato com autoridades de segurança do estado.

O Colégio Adventista de Manaus, onde aconteceu a ação nessa segunda-feira, informou que acionou as autoridades e prestou atendimento médico aos dois estudantes e à funcionária. Todos passam bem. A escola também informou que presta apoio às famílias, informações às autoridades e que vai tomar medidas administrativas em relação ao agressor.

O governo do Amazonas anunciou, ainda na segunda-feira, a criação de um Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, para atuar nas escolas públicas estaduais monitorando ameaças.

Só no último final de semana, o Ministério da Justiça identificou mais de 500 perfis nas redes sociais com apologia à violência nas escolas.

Nessa segunda-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, se reuniu com representantes de redes sociais, como Google, WhatsApp, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, além de outras plataformas digitais para que sejam tomadas medidas que impeçam conteúdos que estimulem a violência nas escolas.

Hospital Dom Malan em Petrolina celebra a Páscoa com ação para crianças internadas na unidade

Nesta segunda-feira (10), o Hospital Dom Malan, (HDM), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, celebrou a Páscoa numa ação especial para as crianças internadas na ala pediátrica da unidade.

A ação envolveu música, brincadeiras e entrega de ovos de chocolate. As crianças foram reunidas na brinquedoteca do hospital e puderam brincar, cantar e receber pintura no rosto. Para a líder dos voluntáriados Ingride Lima, a recreação para crianças em ambientes hospitalares contribui para melhorar a condição emocional, física e diminui o sofrimento da internação.

As mães que estavam acompanhando as crianças, também participaram da ação com seus filhos.Pérola está internada há três dias. Hoje brincou com os voluntário do HDm e ganhou um ovo de chocolate. “Ações como essas são importantes porque ocupa um pouco do tempo que eles têm que ficar aqui e tenho certeza que minha filha está muito feliz,” disse Maria de Fátima Pereira, mãe de Pérola.

“Participar dessas brincadeiras traz alegria pra eles, as crianças brincam com as outras e se sentem mais à vontade e mais feliz,” declarou Islane Moreira, mãe de Kauã, que está internado na unidade.

O coordenador da ala da Pediatria, Jefferson Henrique enfatizou que ações em datas comemorativas como essa são necessárias para que as crianças saiam da rotina hospitalar com o objetivo de trazer mais alegria aos setores, principalmente para pacientes oncológicos.

“Depois dessa interação nós podemos perceber uma melhora no relacionamento dos pacientes com os médicos, porque as crianças perdem o medo do profissional e tendem a ter mais confiança. Percebemos a melhora até com outros pacientes porque as crianças também começam a interagir com as outras,” contou.

A semana tem uma programação diferenciada também em outras áreas do Hospital Dom Malan, organizada pela gestão.

Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan

Inmetro inicia Plano Nacional de Vigilância de Mercado

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inicia nesta terça-feira (11) o Plano Nacional de Vigilância de Mercado, com ações de fiscalização em todos os estados brasileiros, simultaneamente, visando coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal. O plano terá duração de 13 semanas consecutivas, cerca de 90 dias, concentrando a operação, a cada semana, em um produto ou instrumento de medição diferente. Nessa primeira semana, o alvo serão balanças comerciais.

O diretor substituto de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Marcelo Monteiro, disse à Agência Brasil que, além de fiscalizar, o plano buscará orientar os lojistas, fabricantes, importadores e, até os consumidores, em relação aos perigos que existem no produto irregular, que não atende aos regulamentos. “No primeiro momento, a ideia é orientar os envolvidos. Essa operação tem caráter mais de orientação do que de punição”.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão instruídos a corrigir os procedimentos. No caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, incluindo multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, apreensão dos produtos, inutilização ou destruição, além de perda do registro no Inmetro. “São as penalidades aplicáveis a quem comete essas infrações”. Serão fiscalizados taxímetros, brinquedos, capacetes e sistemas de gás natural veicular (GNV), entre outros produtos.

Proteção

O diretor explicou que o objetivo maior é proteger o consumidor e o comércio de concorrentes predadores “que, muitas vezes, têm vantagens comerciais, em função das irregularidades que cometem. É isso que a gente está tentando coibir”. O plano vai combater ainda a pirataria, ou falsificação grosseira de um produto qualquer, que pode até ser legalizado, mas que prejudica não só o consumidor, mas a empresa que fornece o produto originalmente. Marcelo Monteiro completou que a operação nacional visa fiscalizar, da mesma forma, produtos de baixa qualidade, vendidos em camelôs ou em lojas de R$ 1,99, que não têm um mínimo de qualidade aceitável e não oferecem segurança. “Esses são os nossos alvos”.

A operação contará com o apoio das superintendências do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs) e em Goiás (Surgo), além dos 27 órgãos delegados nos estados, que são os institutos de Pesos e Medidas (Ipem). “Esses órgãos delegados do Inmetro fazem o trabalho de fiscalização e verificação. Eles integram a Rede de Metrologia Legal e de Qualidade do instituto e vão executar essas ações em campo”, disse Monteiro. A cada semana, serão divulgados resultados parciais de cada produto.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, lembrou que a operação está alinhada à estratégia do governo federal de desenvolver a indústria nacional.

Consumidores que desconfiarem de irregularidades e empresas que se sentirem ameaçadas por concorrência desleal devem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria.

Edição: Graça Adjuto – Agência Brasil

Páscoa Solidária do Transforma Petrolina faz a alegria de 400 crianças no município

Para celebrar a Páscoa com alegria e muito chocolate, o Transforma Petrolina realizou, no sábado (08), mais uma edição da Páscoa Solidária. Crianças das comunidades de Salinas, Lutadores da Fé, Vila Santa Fé, Portelinha e Vila da Paz participaram de um momento de alegria partilhada  e muita solidariedade.

Ao todo, 400 crianças foram beneficiadas com ovos e caixas de chocolate. A atividade também contou o apoio de voluntários e das instituições Grupo Iluminados e K’Entrenós.  Durante a ação, ainda foram feitos momentos de acolhimento, conversa com os pequenos e muitos abraços e demonstrações de carinho. As doações chegaram ao Transforma Petrolina ao longo da última semana pelas mãos da população, que esteve mobilizada para fortalecer a  campanha da Páscoa Solidária e tornar essa data mais especial. Esse dia diferente ainda recebeu apoio dos empresários Mateus Bergonsi,    Victor Hugo , Raimundo Borges e a Empresa do Bem Colégio Professor Simão.

“Todos nós sabemos que demonstrar apoio a esse tipo de campanha é  um gesto de bondade e amor. Sabemos que muitas famílias não têm condições de comprar um chocolate para os filhos nessa data, e só através da  solidariedade e das doações conseguimos transformar esse dia em algo muito mais especial para a criançada”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

FALA PERIFERIA: a hora e a vez da cultura popular contemporânea pernambucana

Chegou a hora de dar voz a quem normalmente não tem vez. No próximo sábado (15), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), realiza o FALA PERIFERIA: 1º Encontro de Expressões Culturais das Periferias de Pernambuco. A primeira edição acontece no Sertão, na Câmara Municipal de Serra Talhada, das 13h às 18h.
.

O evento é voltado para artistas e gestores/as culturais que desenvolvem linguagens artísticas inseridas nas culturas das periferias em todo o Estado. O projeto foi idealizado pelo secretário de Cultura, Silvério Pessoa, numa perspectiva de assegurar a implementação estrutural e permanente da produção artística das periferias, em suas diversas linguagens da cultura popular contemporânea, na política cultural de Pernambuco, notadamente nas ações, nos eventos e no calendário cultural sob a gestão da Secult-PE.

“FALA PERIFERIA é um sonho realizado pelo Governo de Pernambuco e pela Secult-PE que possibilita uma ampliação de voz daqueles que fazem arte e se expressa artisticamente nas periferias do Estado, começando pelo Sertão, Serra Talhada nos acolhendo”, comemora Silvério Pessoa. “Você do hip hop, skate, passinho, da tatuagem, poesia, batalha, que é DJ, que pinta, que faz roupa e está vinculado ao movimento das expressões da periferia, compareça em Serra Talhada, no dia 15 de abril, a partir das 13h”, convoca. “Vamos conversar, ouvi-los, escutá-los e, ao mesmo tempo, caso queira apresentar um trabalho, vamos estar lá, de coração aberto. É um momento inicial de uma grande movimentação a partir desse primeiro encontro”, projeta. “Espero vocês”.

A programação tem início com uma apresentação do secretário Silvério Pessoa sobre os planos da Secult-PE e as linhas estruturadoras da nova política cultural do Estado. Em seguida, o secretário-executivo Leo Salazar explica as linhas gerais das políticas de fomento, particularmente das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

Durante o FALA PERIFERIA são realizadas ações de escuta das demandas centrais dos agentes das culturas periféricas; definição de prioridades para a formulação da política cultural para os segmentos envolvidos; identificação de aspectos positivos que levam ao êxito de expressões em foco; apreensão dos conceitos e das ferramentas para a gestão cultural visando instigar e empoderar para autonomia empreendedora para além dos editais; e eleição de representantes do FALA PERIFERIA com ao menos um preposto por linguagem artística.

Além das exposições, estandes da Secult-PE, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Central Única das Favelas (Cufa) estarão disponíveis no local mapeando atividades culturais, de artistas e grupos; realizando cadastro cultural de grupos, artistas e produtores; e prestando informações sobre empreendedorismo, gestão e políticas culturais.

A primeira edição do O Fala Periferia tem o apoio institucional da Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Comunicação e Audiovisual e Fundação de Cultura de Serra Talhada.

As próximas edições do Fala Periferia acontecem em Caruaru (Agreste), em junho; Goiana (Zona da Mata), em agosto; e no Recife, em outubro.

Isso é cultura. Isso é Pernambuco. Solte o verbo que isso é FALA PERIFERIA!

.

Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Cultura de PernambucoFundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe