Sertão das Artes é roteiro para turistas que visitam Petrolina  

Visitar Petrolina e ainda poder levar uma lembrança da cidade para sua casa ou presentear um amigo, isso é possível na Associação Sertão das Artes. Um local pensado e preparado para atender os petrolinenses e turistas, onde você pode apreciar e até levar para casa peças de artesanato e souvenirs feitos pelas mãos das artistas do município.

Na loja, você encontra uma variedade de artigos em couro, crochê, bijouterias, macramês, tecido, pinturas em cerâmica, religiosos; como também, itens de decoração, a exemplo de almofadas, tapetes, colchas para cama, entre outros.  

“O artesanato significa tudo para mim. Com ele, podemos liberar a nossa mente, crescer como pessoa e, da imaginação, vamos evoluindo nas peças”, afirma a presidente da associação, Vanessa Duarte. Ela ressalta ainda que o espaço foi criado para privilegiar e dar visibilidade aos belos trabalhos dessas mulheres e a ainda criar uma oportunidade de geração de renda para as artesãs. “Aqui nossa missão é oferecer uma seleção incomparável de itens, na criação de produtos autênticos e de alta qualidade das culturas e histórias das pessoas da região que foram transmitidas por gerações”, frisou.  

Quem deseja visitar o Sertão das Artes, o local funciona na Rua Dr. Manoel Borba, Centro (Petrolina antiga), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. 

.

Texto: Luzete Nobre          

Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo 

Fotos: Deivid Menezes 

“Avante APA”: Associação Petrolinense de Atletismo lança música oficial

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) lançou, neste sábado (11), a canção oficial que vai embalar seus atletas e torcedores. Composta pelo escritor e compositor Victor Flores em parceria com o produtor musical Iago Guimarães, a música “Avante APA” é interpretada pela cantora Camila Yasmine e já está disponível em todas as plataformas digitais.

“Uma honra muito grande ser convidado para compor a música da APA. Uma responsabilidade enorme poder trazer um pouco desse sentimento, fazer esse registro da nova fase do clube, de passar essa emoção para as pessoas que vão estar na torcida. O processo criativo foi um aprendizado, pois mergulhei nas histórias da equipe para que pudesse trazer inspiração para a música. A ideia foi de transmitir para as pessoas esse sentimento de superação e de valorização da APA”, destacou Victor Flores.

A música resume a história de luta, superação, representatividade e conquistas da APA Petrolina que completa 20 anos de fundação agora em 2023. Atualmente, o clube conta com mais de 400 atletas entre os segmentos olímpico e paralímpico.

“Nosso clube está em processo de crescimento, de organização. Estamos completando duas décadas e já estava na hora de ter uma música, o nosso hino. Então convidamos nosso amigo Victor Flores para nos ajudar nessa missão e o resultado foi maravilhoso. O trabalho de produção do Victor e do Iago Guimaraes junto com a interpretação da Camila foi impecável. Agora temos o nosso hino”, comemorou o diretor executivo do clube, Natanael Barros.

Confira a música ‘Avante APA’

https://www.youtube.com/watch?v=n8nMtaqEcUo

Composição: Victor Flores/Iago Guimarães

Intérprete: Camila Yasmine

A força do Sertão ganhando o mundo

Com muita garra construindo um futuro

Sonhos realizados pela superação

Formando lendas do atletismo

Formando campeões

APA é pelotão de elite

do atletismo brasileiro

no olímpico e paralímpico

somos campeões

Transformando vidas pelo esporte

sempre no caminho certo

APA é forte!

APA é sertão!

APA é união!

Ôô ôôôô ôôôô ô

Avante APA!

Ôô ôôôô ôôôô ô

Vamos pra cima!

Ôô ôôôô ôôôô ô

É do Sertão!

Ôô ôôôô ôôôô ô

É do Brasil!

____________________________________________

Ascom – APA Petrolina

Compesa apresenta projetos de inovação ao BID, em São Paulo

A Compesa foi uma das cinco empresas de saneamento do Brasil convidadas para participar do evento “A Gestão da Inovação no Setor de Água e Saneamento e seu Ecossistema”, que aconteceu, nesta sexta-feira (10), em São Paulo. Promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Sabesp, o evento reuniu também os ganhadores do prêmio Ideias em Ação, da Colômbia, Equador e Peru.Na ocasião, a Compesa teve a oportunidade de falar sobre seus projetos e atuação em soluções e ideias inovadoras na área de saneamento. A apresentação, feita para representantes do BID, foi um passo importante para a companhia conseguir futuras parcerias que garantam mais investimentos para os projetos de inovação.O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas. Além do presidente Romildo Porto, representaram a Compesa o diretor de Eficiência e Atenção ao Cliente, Flávio Coutinho e a gerente de Gestão da Inovação, Fabíola Coelho.

Miguel manifesta solidariedade a Daniel Coelho

Como marido e pai, não consigo imaginar o tamanho da dor que Daniel Coelho terá de suportar a partir de agora. Amanhecer com uma notícia de uma perda tão precoce e inesperada entristece a todos nós. Neste momento, gostaria apenas de manifestar minha solidariedade e pesar a toda a família de Daniel Coelho. Estamos em orações para que todos os parentes e amigos encontrem força e acolhimento neste dia e que Rebeca seja bem recebida nos braços de Nossa Senhora.

Miguel Coelho: ex-prefeito de Petrolina

Enfermeiros fazem greve em todo o país por piso salarial nesta sexta

Foto: José Coelho/ Lusa
Foto: José Coelho/ Lusa

Entidades representativas de enfermeiros e enfermeiras promovem, nesta sexta-feira (10/3), uma greve nacional da categoria. A paralisação ocorre em protesto à inércia dos Poderes, em especial do governo federal, em solucionar o impasse que envolve o piso salarial da enfermagem

O movimento é encabeçado pelo Fórum Nacional da Enfermagem. A entidade liberou sindicatos e associações locais para decidirem individualmente sobre a adesão à manifestação. A expectativa, porém, é de que vários estados registrem protestos ao longo do dia.

O impasse em torno do benefício se estende desde o ano passado, quando o Congresso Nacional avalizou a criação do piso salarial nacional para a categoria. À época das discussões ainda preliminares, senadores e deputados já questionavam de onde sairia a verba destinada a financiar a medida.

De acordo com a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras.

.Apesar de regulamentado por lei, o piso foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi de que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.

Diante disso, o Parlamento precisou apresentar à Corte alternativas financeiras para custeio do benefício. Só em dezembro, o Parlamento promulgou a Emenda Constitucional nº 127, de 2022.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) definiu que os recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social seriam usados para custear o piso nacional da enfermagem. A medida, porém, ainda carece de regulamentação pelo governo federal. A inércia do Executivo em acelerar as tratativas tem causado insatisfação e revolta nos profissionais da área.

O Ministério da Saúde, em conjunto com congressistas, elaborou uma minuta para regulamentar a destinação dos recursos. Entre outros pontos, a pasta sugere que a divisão das verbas deve seguir a proporcionalidade por estado. Ou seja, quanto maior o número de profissionais, maior a quantia destinada à unidade da Federação

No entanto, as entidades representativas do setor criticam a proposta. Eles afirmam que a medida beneficiaria estados que já dispõem de maior arrecadação e amplificaria a desigualdade entre os estados.

Fonte: Metropoles

Raquel Lyra emite Nota de pesar pelo falecimento de Rebeca Coelho, esposa do secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho

Nesta madrugada de sexta-feira (10), Rebeca Coelho, esposa do secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, faleceu aos 42 anos. Rebeca travava uma batalha contra o câncer.

Em Nota a Governadora Raquel Lyra expressa pesar pelo falecimento.
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Rebeca, esposa do meu amigo e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho. A ele, seus filhos Lucas e Helena, seus  familiares e os inúmeros amigos o meu abraço apertado e minha profunda solidariedade neste momento tão difícil. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte os  nossos corações. 
 
Raquel Lyra 
Governadora de Pernambuco

Lei obriga reaproveitamento de águas de esgoto e de chuva

BIE - Banco de Imagens Externas da Agência Senado. Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013 foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

Concessionárias de água e esgoto terão de prevenir o desperdício de água e aproveitar as águas de chuva. É o que determina o Projeto de Lei 175/2020, aprovado nesta quinta-feira (9) pelo plenário do Senado.

O texto, que ainda depende de sanção presidencial para entrar em vigor, altera a Lei do Saneamento Básico (Lei 11.445, de 2007) ao obrigar as empresas a corrigir as falhas para evitar vazamentos e perdas; aumentar a eficiência e fiscalizar o sistema de distribuição para combater as ligações irregulares.

“Caberá à União estimular o uso das águas pluviais e de águas servidas, especialmente as águas cinzas, resultados de processos como lavagem de louça e roupa, uso de chuveiro, paisagismo, e as utilizadas em atividades, agrícolas, florestais e industriais”, diz um trecho da lei.

As águas cinzas são aquelas descartadas pelas residências por pias, ralos, máquinas de lavar e chuveiros, exceto as usadas nos vasos sanitários. Pela proposta aprovada, elas serão aproveitadas em atividades que exijam menor qualidade, como irrigação de jardins; lavagem de calçadas; pisos e veículos e também na manutenção de lagos artificiais e chafarizes de parques, praças e jardins.

“A medida favorece o controle da poluição de córregos, rios e lagos; promove a preservação dos mananciais hídricos e auxilia no combate à possibilidade de inundações”, destacou o autor da proposta, senador Laércio Oliveira (PP-SE).

O volume total de água desperdiçada corresponde hoje a 6,5 bilhões de metros cúbicos, segundo o senador Laércio. Isso equivale a sete vezes a capacidade do Sistema Cantareira, o maior na destinação de captação e tratamento de água da Grande São Paulo.

De acordo com o relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), a perda de água tratada no Brasil é muito grande e “o quadro é ainda mais preocupante porque a maior parte das empresas não mede as perdas de água de maneira consistente. É esse um dos primeiros pontos que a proposição visa atacar. O outro flanco aborda a economia de água, por meio do aproveitamento das águas pluviais e do reuso das águas. É preciso reconhecer que a Política Federal de Saneamento Básico, prevista na Lei 11.445, de 2007, avançou muito pouco em relação ao reúso de efluentes sanitários e ao aproveitamento de águas de chuva. A única menção no âmbito dessa política é feita genericamente, enquanto diretriz, mas sem se especificar o meio como se dará o fomento a essas ações”, acrescentou Otto.

Edição: Fernando Fraga – Agência Brasil

Mulheres são exemplos de força e coragem na Guarda Civil Municipal de Petrolina 

A Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM) desempenha um papel fundamental na promoção da segurança pública em diversas ações realizadas pela prefeitura, como no apoio às operações integradas e também desenvolvendo ações sociais. E hoje, no Dia Internacional da Mulher, o efetivo feminino que integra a corporação reforça o exemplo de força e coragem ao servir o município com muita bravura.  

Para a GCM Daniela Munique Ferreira, ser mulher e vestir a farda é um exemplo de superação de preconceitos, orgulho e amor pela profissão. “Somos guerreiras. Não é fácil, vivemos em uma sociedade que está em constante evolução, mas que ainda carrega o machismo em suas raízes. Apesar disso, é gratificante saber que atravessamos esses obstáculos e servimos à população dia após dia”, pontuou.  

Daniela Munique faz parte do grupamento da Patrulha da Mulher, serviço que fiscaliza o cumprimento de medidas preventivas de urgência que protegem as vítimas de violência de seus agressores. “Quando a vítima de algum crime é uma mulher, em especial quando se trata de violência doméstica, a presença das guardas faz com que elas se sintam mais confortáveis para que desabafem e contem suas histórias”, destacou.  

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior, enalteceu o trabalho realizado pelas profissionais responsáveis pela segurança do município e destacou a importância da Patrulha, que a desempenha o papel de proteção para mulheres. “Vocês são exemplos que inspiram muita gente. Pensem na quantidade de vidas de meninas e mulheres que vocês transformam diariamente, isso é muito importante. Obrigado pelo trabalho e por caminharem conosco em busca de uma Petrolina melhor”, frisou Emicio Júnior.  

A direção do CESVASF e o colegiado do curso de bacharelado em Engenharia Agronômica se reuniram com a Prefeitura de Belém de São Francisco

Nesta sexta-feira (03/03), a direção do CESVASF e o colegiado do curso de bacharelado em Engenharia Agronômica se reuniram com a Prefeitura de Belém de São Francisco para discutir parcerias envolvendo estudantes do curso e serviços prestados aos agricultores do município.

Em pauta, estava a criação do Centro de Pesquisa Experimental do Vale do São Francisco, envolvendo atividades agrícolas importantes para o município, como a fruticultura e a produção de forragens para a pecuária.

Estiveram presentes na reunião a diretora do CESVASF, Geyza Vieira; o vice-diretor Valmi Campos; o coordenador de Engenharia Agronômica, Frederico Lins; a professora e coordenadora de planejamento do CESVASF, Tatiane Calaça; o prefeito Gustavo Caribé; o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Dr. Batista; e o diretor de Agricultura, Laércio Dunes.

STTAR alerta sobre a aparecimento de cobras nas fazendas de Petrolina

No verão, a combinação de calor e chuva incentiva o aparecimento dos animais peçonhentos como as cobras. Em Petrolina, no Vale do São Francisco, a presença desses animais está preocupando trabalhadores da hortifruticultura.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina está recebendo relatos da presenças de serpentes nos parreirais, o que representa um risco direto aos trabalhadores. “Nós já conversamos com os responsáveis pela empresa onde as cobras apareceram no campo pra resolver a situação o mais rápido possível. É mesmo uma questão de saúde e segurança. Graças a Deus a situação já foi controlada. Mas é importante o trabalhador usar o EPI, para a sua segurança, e redobrar a atenção, já que estamos entrando no período de reprodução desses animais”, explicou o diretor de Saúde e Meio Ambiente do STTAR, Antônio Nilson.

Vale lembrar que as áreas de cultivo devem ser mantidas limpas e com vegetação baixa, para evitar acúmulo de animais que representem risco para a atividade laboral. “Ao identificar a presença de animais peçonhentos, a empresa agrícola deve acionar o Centro de Zoonoses, através da Ouvidora do Município, pelo número 156. Assim, a Patrulha Animal será descolada até o local para fazer os procedimentos corretos”, recomendou a presidente do STTAR, Maria Joelma.