Compesa entrega faturas ilegíveis aos consumidores em Petrolina. Os caixas não recebem por não conseguirem fazer a leitura do código de barra

Usuários dos serviços da Compesa em Petrolina, Sertão pernambucano, reclamam que vão fazer o pagamento, pegam muitas vezes uma enorme fila e quando chega ao caixa não recebem porque está ilegível.

“Realmente a conta não dá pra ver quase nada”.

Os usuários estão tendo de ir até uma Lan House e pagar para imprimir a 2ª via. Lembrando que isso gera custos a mais para os consumidores.

Aguardamos uma resposta da Compesa.

Prefeito Simão Durando decreta luto pela morte de Adalberto Coelho

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, decretou luto oficial pelo falecimento de Adalberto Coelho, que faleceu nesta quinta-feira (2), aos 90 anos. Adalberto foi o 16º dos 17 filhos de Clementino de Souza Coelho e Josefa Maria de Souza Coelho.

Além de empresário, Adalberto foi vereador de Petrolina de 1955 a 1959, atuou como líder sindical patronal e ocupou cargos importantes na Confederação Nacional da Indústria. Simão lamentou profundamente a morte do empresário, ex-vereador da cidade e um dos fundadores do grupo Coelho.

“Recebemos com muita tristeza a notícia da morte de Adalberto. Petrolina está de luto por esse grande homem que ajudou a construir a história da nossa cidade. Ele deixa um legado muito importante de trabalho. Foi o principal responsável pela vinda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para Petrolina, através da sua forte atuação junto a Confederação Nacional da Indústria. Nesse momento de tão profundo pesar, expresso a minha solidariedade a toda família Coelho. Que Nossa Senhora ampare e console os corações, trazendo a força necessária para este momento difícil”, concluiu o prefeito Simão Durando.

Nota de Pesar e Homenagem do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pelo falecimento de seu tio-avô, Adalberto Coelho

“Com muito pesar, escrevo estas palavras em homenagem ao meu tio avô Adalberto Coelho, que faleceu nesta quinta-feira aos 90 anos. Adalberto foi um homem incrível, que dedicou sua vida ao trabalho e deixou um legado importante como um dos fundadores do Grupo Coelho, onde trabalhou por toda sua vida.

Além de empresário, Adalberto foi vereador de Petrolina de 1955 a 1959, atuou como líder sindical patronal e ocupou cargos importantes na Confederação Nacional da Indústria. Ele era uma pessoa muito respeitada, um exemplo de sucesso e trabalho duro.

Adalberto foi o 16º dos 17 filhos de Clementino de Souza Coelho e Josefa Maria de Souza Coelho, irmão de Nilo, Gercino, José, Paulo, Geraldo, Osvaldo, Dulcinéia, Diva, Darci e Augusto Coelho. Sua partida deixa uma grande lacuna na família e na sociedade em geral.

Neste momento de dor, que Deus possa estar no meio de todos, confortando os corações e dando forças. Descanse em paz, tio Adalberto. Seu legado nunca será esquecido e sua memória sempre será honrada.”

Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina

VI Encontro Regional de Registradores de Pernambuco será sediado na capital

Oficiais titulares, interinos e substitutos, além de escreventes e auxiliares de cartórios de registro civil da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das Zonas da Mata Norte e Sul do estado, participam neste sábado (04/03) do VI Encontro Regional de Registradores de Pernambuco, realizado pela primeira vez na capital pernambucana, pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE). O evento será no Hotel Jangadeiro, no bairro de Boa Viagem, e tem programação prevista para início às 8h30, com o credenciamento dos participantes, e segue até às 14h.

“Nosso objetivo com esses encontros é entregar o máximo possível de informação às pessoas que atuam nos cartórios de registros do estado, a fim de replicar o que for absorvido na ponta, estendendo à população e aos usuários dos nossos serviços um atendimento eficaz e de qualidade”, explica o presidente da Arpen-PE, Marcos Torres.

O primeiro painel abordará “As modificações da Lei n. 14.382/2022 e o RCPN: prenomes, sobrenomes, união estável e enteados”, conduzido pela oficiala titular do RCPN Itapissuma e interina do RCPN da Ilha de Itamaracá, Dra. Anna Carolina Pessoa de Aquino Andrade. Na sequência, a palestrante Dra. Natália Cordeiro, oficiala titular do RCPN de Sertânia, irá tratar sobre “E-proclamas da CRC: editais para casamento e alteração de prenomes. Publicação”.

Os “Provimentos 134/2022 e 140/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)” serão explorados pelo oficial titular do RCPN Petrolina e presidente da Associação, Marcos Torres. A palestra de encerramento será feita pela oficiala titular do RCPN do 3º Distrito de Paulista e doutoranda em Direito (UERJ), Renata Cortez, que levará aos participantes atualizações sobre “Reconhecimento de filiação: aspectos teóricos e práticos”. “Aguardamos um número expressivo de registradores e profissionais da área para que possamos tirar dúvidas e trocar experiências de forma ampla”, conclui Torres. 

Serviço: VI Encontro Regional de Registradores de Pernambuco

Data/hora: 04/03 – 8h30 às 14h

Local: Hotel Jangadeiro, Boa Viagem – Recife-PE

 

Foto: Divulgação/Arpen-PE

A presidente da ASSIESPE e da ABCDE, Ana Gleide Leal, foi reeleita para novo mandato de dois anos (2023-2025) como vice-presidente Norte-Nordeste da (ANIMES)

A eleição aconteceu nesta segunda-feira (27/02), em Recife, e, além de eleger a nova diretoria da entidade, também reconduziu para um mandato de dois anos como presidente da ANIMES o professor Antônio Habib.

Ana Gleide integra a nova Diretoria da ANIMES, representando as instituições municipais de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, junto com os demais vices Alberto Barella (UniRV-GO, região Centro-Oeste), Marcia Cristina Sardá Espíndola (FURB-SC, região Sul) e Eduardo Augusto Vella Gonçalves (Fema-SP, região Sudeste), além de Nara Lúcia Perondi Fortes (UNITAU-SP), como secretária-geral.

Fundada em 2018, a ANIMES conta com 27 instituições associadas, espalhadas por cidades localizadas em Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. Tem o propósito de aprofundar constantemente as discussões de assuntos prioritários na pauta do Ensino Superior Municipal.

Etapa do Campeonato Mundial de Surf, Hang Loose Pro Contest volta a acontecer em Noronha após dois anos

Nesta terça-feira (28), Fernando de Noronha voltou a receber o Campeonato Mundial de Surf Hang Loose Pro Contest, patrocinado pela Elétron Energy, após dois anos, por conta da pandemia da Covid-19. O evento, mais uma vez, está sendo realizado na praia da Cacimba do Padre e acontecerá até o próximo domingo, 5 de março.

O campeonato conta com surfistas do mundo inteiro. Para esta edição, estão confirmados 74 atletas, sendo sete surfistas do arquipélago: Patrick Tamberg, Buday Santos, Nino Noronha, Bruno Vasconcelos, Caia Souza, Airton Mikael e Brayner Silva. Além do Brasil, participam ainda surfistas do Chile, Peru, Argentina, Uruguai e Venezuela.

O vencedor do Hang Loose receberá 5 mil pontos no ranking Sul-Americano, bem como o prêmio de 10 mil dólares.

O Pro Contest é um dos mais tradicionais eventos do circuito Mundial de Surf, vale como a penúltima etapa da temporada 2022/2023 do circuito Qualifying Series (QS), status 5000, da World Surf League (WSL), e abre o calendário Sul-Americano. As disputas na ilha acontecem todos os dias.

Na edição deste ano, uma das principais atrações é o peruano Miguel Tudela, que lidera o ranking da WSL Latin América. Outro nome de destaque na competição é o vice-líder do ranking, o pernambucano Ian Gouveia.

A administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, acredita que esse é um momento importante para ilha, pois é um evento internacional que a população já aguarda, sobretudo por ser algo incorporado ao apelo que o arquipélago tem aos esportes náuticos e radicais. “Noronha tem essa vocação natural pelo surf. Então, é uma satisfação poder dar todo o apoio logístico para a realização desse evento”, disse.

Segundo André Portela, superintendente de Turismo, Cultura e Esporte do arquipélago, o Hang Loose Pro Contest só reforça o respeito da Administração com a prática do surf e com os atletas. “Essa competição dá oportunidade para que os surfistas da ilha participem de campeonatos de alto nível. Serve também de incentivo para os jovens noronhenses na prática desse esporte, além de ser ótimo para a economia local e um atrativo a mais para moradores e turistas.”

Marlos Amarante, presidente da Associação dos Surfistas de Noronha, fala sobre a espera depois de um longo período. “A expectativa é grande porque ficamos dois anos em pandemia e não conseguimos realizar nenhum evento. Ter representantes da ilha em um campeonato desse tamanho é muito bom para nós”, afirmou.

O surfista experiente, Buday Santos, é um dos principais nomes do esporte na ilha. Ele está na esperança em atingir bons resultados. “Vamos receber uma grande ondulação, isso favorece bastante, pois o nível fica bastante alto. É justamente isso: competição, mar, natureza. A expectativa é das melhores em poder representar Fernando de Noronha”, destacou.

Para Álfio Lagnado, fundador do Hang Loose e que desde 1986 realiza etapas do Circuito Mundial, a volta para Noronha tem um significado especial. “O mundo voltou ao normal e o Hang Loose retornou para Noronha, para casa, que sempre o recebeu bem, que é o melhor palco para um campeonato de surf no Brasil. Não só pelas ondas, como pelo ambiente, pelo espírito da ilha, que já se acostumou a ter esse evento. O Hang Loose já faz parte de Noronha”, destaca.

O Hang Loose Pro Contest estreou em Fernando de Noronha em 2000, aconteceu todos os anos até 2012 e retornou em 2019. Essa é 37ª edição, sendo a 16ª realizada na ilha. O último campeão do Hang Loose em Noronha foi o marroquino Ramzi Boukhiam, em 2020.

Ações durante o Mundial de Surf

A Administração Distrital está dando o apoio logístico e vai fazer ações sociais e de conscientização em conjunto com parceiros, a exemplo da colocação de coletores para materiais recicláveis e orgânicos em locais estratégicos, como na praia Cacimba do Padre.

Quinta-feira – 02/03 – Posto de Informação e Controle – Golfinho/Sancho –
Replantio de mudas – Superintendência de Meio Ambiente da Administração, organização e atletas do Hang Loose e Econoronha.

Sexta-feira 03/03 – 07h30 – Praia da Cacimba do Padre 
Ação voluntária de coleta de resíduos, com profissionais da Superintendência de Meio Ambiente da Administração, da Associação de Surfistas de Fernando de Noronha, Escolinha de Surf,  organização e atletas do Hang Loose.

17h – Erem Arquipélago 
Ação social com palestra de atletas e organizadores do Hang Loose, com sorteio de uma prancha para os alunos participantes.

Divulgado o gabarito preliminar da 1ª fase do 37º Exame de Ordem Unificado da OAB

Já está disponível o gabarito da 1ª fase (prova objetiva) do 37º Exame de Ordem Unificado realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram registradas mais de 560 inscrições. Segundo a comissão organizadora, essa foi uma das avaliações com maior número de participantes. O exame, realizado no domingo (26), observou o conhecimento em temas que fazem parte das disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do curso de Direito. O resultado preliminar da prova objetiva será divulgado, provavelmente, dia 16 de março e a 2ª fase (prova prático-profissional) está prevista para acontecer no dia 30 de abril.

Diante da alta procura, foi necessário dividir o número de candidatos em dois prédios escolares localizados na área central da cidade. Toda realização das provas foi acompanhada de perto pelo Diretor Presidente da OAB Petrolina, Marcílio Rubens, pelo secretário-geral Diogo Giesta e pelo presidente da Comissão Estadual do Exame de Ordem Dhiego de Lavor, assim como, pela Comissão de Relações Acadêmicas e Exame de Ordem da OAB Petrolina, representada pela presidente Isadora Cavalcanti e os membros, Sabrina Layane, Mário Mendes e Ilana Raabe.

“O Exame de Ordem é o meio pelo qual o estudante de Direito pode ingressar nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. E, através da aprovação nas duas fases, exercer efetivamente a advocacia. Nossa presença nos dias das provas é fundamental para garantir um tratamento igualitário para todos os examinandos. Dessa forma, a OAB, por meio das subseções, assegura a idoneidade do processo”, ressalta o Diretor Presidente da OAB Petrolina, Marcílio Rubens.

Prazo para recurso – O examinando que desejar interpor recurso contra gabarito preliminar da prova objetiva terá prazo das 12h de 27 de fevereiro às 12h do dia 3 de março, observado o horário oficial de Brasília/DF. O resultado pode ser consultado através do link: https://www.oab.org.br/noticia/60752/confira-o-gabarito-preliminar-da-1-fase-prova-objetiva-do-37-exame-de-ordem

Ascom – OAB Petrolina

Vigilância Sanitária apreende carne abatida clandestinamente no N1, na zona rural de Petrolina 

Em fiscalização realizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), no N1, na zona rural, os fiscais apreenderam, aproximadamente, 50 kg de carne sem registro. Os produtos estavam acondicionados e expostos de maneira precária e sem condições sanitárias para comercialização. A apreensão aconteceu no último sábado (25), após denúncia por meio da Ouvidoria Municipal.

Desde a reabertura do Abatedouro Municipal, em junho de 2021, os marchantes e feirantes devem seguir as recomendações sanitárias adequadas para abate e comercialização de carnes. “O nosso papel enquanto órgão regulamentador e fiscalizador é trabalhar para garantir aos consumidores produtos com qualidade e certificação. Assim, após a reabertura do abatedouro, temos um local apropriado, dentro das normas, com profissionais e espaços refrigerados. É inadmissível que animais sejam abatidos em locais sem as condições mínimas de higiene e saúde”, destacou o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama. 

  A população pode denunciar através do 153, Guarda Civil Municipal e também pelo 156, Ouvidoria Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. 

___ 

Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária 

ONG exige reparação de danos por afundamento do casco no porta-aviões São Paulo

Representando o Instituto Biomabrasil (ONG em defesa da conservação dos manguezais e demais ecossistemas costeiros), o escritório Wanderley Monteiro Rocha – ADC Advogados, do Recife, apresentou ação civil pública em que pede a reparação dos danos provocados pelo afundamento do casco do porta-aviões São Paulo no litoral pernambucano. Os restos do navio, carregados de amianto e outros materiais tóxicos, foram afundados em 3 de fevereiro último, a despeito dos protestos de cientistas e ambientalistas.

A ação foi distribuída à 9ª Vara Federal de Pernambuco. São réus: a União Federal (Marinha do Brasil); o Ibama; a empresa turca Sök Denizcilik, que arrematou o casco do navio; a MSK Maritime Services & Trading, que transportava o casco.

Na petição inicial da ação, os advogados Giovana Ferreira, José Henrique Wanderley Filho e Ernani Medicis requerem liminar que obrigue os réus a iniciar, com a máxima urgência, o permanente monitoramento da área do afundamento, a fim de prevenir, identificar, mitigar e recuperar integralmente os danos ambientais decorrentes do afundamento.

Pedem ainda que os réus sejam condenados a reparar integralmente os danos ambientais e danos morais coletivos decorrentes do afundamento do casco do navio, em valor não inferior a R$ 105,5 milhões.Confira em PDF logo abaixo a petição inicial.

Miguel Coelho manifesta pesar pelo falecimento do professor Celso Franca

“Gostaria de expressar nosso profundo pesar pela perda do professor Celso Franca. Um honrado amigo, que nos ajudou em diversas ocasiões a construir propostas e soluções para Petrolina na questão da sustentabilidade entre outros temas. Sou muito grato por suas colaborações e apoio desde o início de minha carreira política.

Professor de longa data da nossa querida Facape, Celso Franca deixa uma rica contribuição para Petrolina. Que neste difícil momento, Deus possa dar forças a sua companheira, professora Solange, e a toda família de Celso”.

Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina