SINPOL-PE lamenta série de crimes cometidos por um Soldado da PM

O SINPOL-PE lamenta profundamente a série de crimes cometidos por um soldado da Polícia Militar, nesta terça-feira (20) no Grande Recife. Ele matou a esposa que estava grávida, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana. Na capital, ele foi até o local de trabalho em Boa Viagem, na Zona Sul, e efetuou vários disparos. Um colega da corporação morreu e três ficaram feridos. Depois, o PM tirou a própria vida.

Infelizmente casos como esses mostram a falta de cuidado com o material humano, com as pessoas das corporações e a grande quantidade de Policiais que apresentam problemas psicológicos, são negligenciados e ignorados pelas próprias instituições. Por isso, é fundamental que haja uma atenção maior para que a nossa categoria cuide da saúde mental.

Os Policiais costumam apresentar perfil profissiográfico para o exercício da função e também se capacitam durante a formação, mesmo assim não elimina o adoecimento pela constante exposição à violência, aos confrontos armados e o temor da morte. Muitos policiais sofrem com ansiedade e depressão devido às pressões e às condições de trabalho, que, por vezes, não oferecem estrutura adequada para que se possa atuar de maneira segura.

Em contexto social onde o Policial lida com os riscos, pressões, descrédito e vários outros fatores que contribuem para o adoecimento físico e mental, infelizmente as instituições de segurança preferem não enfrentar a problemática, ou buscam individualizar os problemas.

“ É fundamental ter nas Instituições de segurança pública programas que foquem e deem  atenção à saúde, com ações integradas, que sejam pautadas nas necessidades reais dessa categoria. Investir na Polícia não é apenas comprar viaturas e armamentos modernos, mas é de extrema importância cuidar do seu capital humano na perspectiva da saúde do trabalhador e da garantia dos direitos”, aponta o presidente do SINPOL-PE Rafael Cavalcanti.

ABBC Comunicação

Assessoria de Imprensa

Cia Biruta participa de encontro de grupos teatrais brasileiros com Eugênio Barba e Julia Varley

A troca de experiências com diversos grupos teatrais do Brasil e do Mundo já é uma marca registrada da Cia Biruta de Teatro (Petrolina-PE). No último final de semana, o grupo esteve em São Paulo, na sede da Cia Mundu Rodá, para mais um encontro com artistas de quatro das cinco regiões brasileiras, como Os Contadores e Mentiras (SP), Cia Pessoal de Teatro (MT) e Teatro Diadokai (MG), entre outros.

O “Encontro Terceiro Teatro e a Antropologia Teatral”, além de ser um passo para a consolidação de uma rede de trocas entre artistas, teve como objetivo propiciar o intercâmbio de vivências e experiências entre os grupos participantes, nos moldes que forjaram o movimento Teatro de Grupo, nos anos 70 e 80. A programação incluiu, também, uma roda de conversa com Eugênio Barba e Julia Varley (do Odin Teatret – Dinamarca) e a brincadeira de Cavalo Marinho, com o Grupo Manjarra (SP).

Diretor teatral e um dos membros fundadores da Cia Biruta, Antônio Veronaldo falou sobre o evento. “Estar nesse encontro fortalece o nosso vínculo com grupos e artistas que já tem uma trajetória nacional e internacional. Grupos que estavam ali para comungar um conceito e uma filosofia de viver o teatro de uma forma mais comunitária, sem perder suas bases dentro da Antropologia Teatral. Foi um momento muito rico, onde ouvimos as vivências dos grupos e compartilhamos, também, a nossa experiência aqui nas margens do rio e na comunidade do Rio Corrente, em Petrolina”, relatou Veronaldo.

Cia Biruta de Teatro

No catálogo de espetáculos já encenados pela Biruta estão as montagens de “Maria Minhoca” e “O Mágico de Oz”, que deram projeção para o grupo no Vale do São Francisco e em outras regiões, além de “Chico e Flor – contra os monstros da Ilha do Fogo”, “Processo Medusa” e “Cenas Ribeirinhas”, que deram reconhecimento ao grupo.

Em quase 15 anos de história, a Cia Biruta também acumula na bagagem produções audiovisuais, participações em festivais, prêmios, e intercâmbios com grupos de teatro nacionais e internacionais. Entre as experiências mais marcantes estão a realização encontro Pontes Flutuantes, com a participação de Eugênio Barba e Julia Varley, ambos integrantes do grupo dinamarquês Odin Teatret, a produção do curta-metragem ‘Chico e Flor – A lenda do Rio Opará’, e a premiação por Iniciativas Culturais nas Comunidades/Periferias – LAB PE 2021, recebida pelo trabalho que o grupo realiza na periferia de Petrolina.

Atualmente, a Biruta trabalha no processo de criação dos espetáculos “Notícias do Dilúvio”, que narra acontecimentos de Canudos, através da presença das mulheres na guerra, e “Histórias Lacrimogênica de Cordel (ou A Hora da Estrela)”, uma adaptação do texto de Clarice Lispector para o teatro de rua. Este último aprovado no Funcultura Geral 2019/2020.

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>

Youtube: https://www.youtube.com/ciabiruta

Spotify: Cia Biruta de Teatro

Sindsemp cobra a Facape sobre o prazo de pagamento do 13º salário dos servidores 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) cobrou explicações da Faculdade de Petrolina (Facape), em após a direção da autarquia anunciar, via blogs e sites da região, que o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores estaria previsto para a próxima quarta-feira (21). Anteriormente, o Sindsemp já havia solicitado à instituição uma resposta, em caráter oficial, sobre a data do pagamento.De acordo com o presidente do Sindsemp, Walber Lins, o depósito do décimo terceiro salário dos servidores deve ser realizado até o dia 20 de dezembro, conforme previsto na lei.

Papai Noel: prazo para adoção de cartinha dos Correios termina hoje

Quem quiser ajudar o Papai Noel na campanha Adote uma Cartinha dos Correios tem até hoje (16) para garantir um presente de Natal para alguma criança.

A campanha Adote uma Cartinha nasceu em 1989, pela iniciativa de alguns empregados dos Correios que, durante a rotina de trabalho, recebiam correspondências escritas por crianças destinadas ao Papai Noel. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar os pedidos e enviar os primeiros presentes.

Com o passar do tempo, mais pessoas aderiram à ideia e essa ação acabou se transformando em um projeto corporativo. Hoje, qualquer pessoa ou empresa pode participar.

A gerente administrativa Amanda Barbosa adota cartas há cinco anos e que os sentimentos ao adotar são diversos e difíceis de explicar.

“Um sentimento de gratidão muito grande, de poder proporcionar um Natal digno, com alegria. Um sentimento que a gente não consegue expressar em palavras né? Desde o momento que a gente recebe as cartas, que a gente separa, que a gente entra ali na vida de cada um e tenta imaginar como eles são é um misto de sentimentos que com palavras a gente não consegue expressar”, destaca Amanda.

No ano passado, mais de 150 mil cartas foram adotadas em todo o Brasil.

Em todos os municípios que participam da campanha, há pelo menos uma agência dos Correios para retirar a cartinha.

Além disso, o Papai Noel já aderiu à tecnologia e tem até cartinha digital. Pelo site blognoel.correios.com.br é possível saber o local de retirada dessas cartinhas em cada cidade, além de outras informações.

STF autoriza megaoperação da PF contra atos antidemocráticos em oito estados e Distrito Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou uma megaoperação realizada nesta quinta-feira (15) pela Polícia Federal em oito estados brasileiros – Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Santa Catarina – e no Distrito Federal contra atos antidemocráticos.

Em duas decisões, o ministro determinou 103 medidas de busca e apreensão, quatro ordens de prisão, quebras de sigilo bancário, apreensão de passaportes, suspensão de certificados de registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CACs), além do bloqueio de contas bancárias e de 168 perfis em redes sociais de dezenas de indivíduos suspeitos de organizar e financiar atos pela abolição do Estado Democrático de Direito e outros crimes.

Os grupos propagaram o descumprimento e o desrespeito ao resultado do pleito eleitoral para Presidente e Vice-Presidente da República, proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30 de outubro último, além de atuar pelo rompimento do Estado Democrático de Direito e instalação de regime de exceção, com a implantação de uma ditadura.

Decisões

As decisões foram tomadas no âmbito da Pet 10685, ligada ao Inq 4879, que apura atos ilegais e antidemocráticos relacionados ao 7 de setembro, e na Pet 10590, relacionada aos Inq 4781 e Inq 4874, que apuram abusos em ataques ao STF e financiamento de milícias digitais. 

Em relação à Pet 10685, os alvos da operação são grupos que atuaram em financiamento de bloqueios do tráfego em diversas rodovias brasileiras e manifestações em frente a quartéis das Forças Armadas. Na ADPF 519, o ministro já havia determinado uma série de medidas para identificação dos caminhões e veículos, assim como de eventuais líderes e organizadores dos atos.

A operação autorizada se baseou em uma rede de investigação formada por relatórios de inteligência enviados pelo Ministério Público, pela Polícia Civil, pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal dos estados. Os documentos identificaram patrocinadores de manifestações, de financiadores de estruturas para acampamentos, arrecadadores de recursos, lideranças de protestos, mobilizadores de ações antidemocráticas em redes sociais, além de donos de caminhões e veículos que participaram de bloqueios.

Entre os órgãos que remeteram dados ao STF estão os MPs de Goiás, de Santa Catarina, do Espírito Santo e de São Paulo. A Procuradoria Geral da República foi notificada para apresentação de eventuais medidas ou diligências.

Nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, foi verificada recalcitrância de diversas pessoas mesmo diante de decisões da Suprema Corte, com bloqueio de rodovias e abuso reiterado do direito de reunião. A investigação apura ações de três grupos com envolvidos no crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L, do Código Penal):

– Indivíduos apontados como líderes, organizadores, financiadores, fornecedores de apoio logístico e estrutural identificados na ADPF 519 (bloqueio de rodovias);

– Proprietários e condutores de caminhões de diversas subcategorias que participaram das manifestações e atos antidemocráticos e foram autuados pela prática de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima;

– Proprietários e condutores de veículos empregados para prestar apoio, auxílio logístico ou estrutural aos referidos atos, como transporte de pneus a serem queimados, estrutura para barracas, transporte de banheiros químicos, dentre outros.

Nesta operação, foram expedidos 80 mandados de busca e apreensão: 9 no Acre, 1 no Amazonas, 20 no Mato Grosso, 17 no Mato Grosso do Sul, 16 no Paraná, 15 em Santa Catarina, 1 em Rondônia e 1 no Distrito Federal.

Já em relação à Pet 10590, as condutas se relacionam a atos contra o STF (Inq 4781) e atuação de milícias digitais (Inq 4874). Foram 23 medidas de busca e apreensão no Espírito Santo envolvendo 12 pessoas, a partir de informações do Ministério Público do Espírito Santo, além de quatro prisões preventivas para manutenção da ordem pública, apreensão de passaportes e decretação de afastamento do sigilo bancário e sigilo telemático.

As suspeitas são de crimes contra a honra (artigos 138, 139 e 140), além do crime de incitação ao crime (art. 286) e da tentativa de golpe de Estado (artigo 359-M), todos previstos no Código Penal.

Em relação a dois deputados estaduais investigados, o ministro determinou a imposição de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar o estado, proibição de uso de redes sociais ainda que por interpostas pessoas, proibição de concessão de entrevistas de qualquer natureza e de participação em qualquer evento público em todo o território nacional. Em caso de descumprimento, há previsão de multa diária de R$ 20 mil.

Fonte: STF

Justiça encerra processo de recuperação judicial da operadora Oi telefonia

Depois de mais de seis anos de negociações com credores, a recuperação judicial da operadora de telefonia Oi chegou ao fim. O juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, decretou encerrar o processo.

Na decisão, o juiz escreveu que o plano de recuperação judicial foi o maior da história do país e um dos processos do tipo mais extensos em todo o mundo. “Chega ao fim o mais impactante e relevante processo de recuperação judicial do judiciário brasileiro, e um dos casos mais complexos do mundo jurídico contemporâneo”, afirmou o magistrado no texto.

Apesar do fim da recuperação judicial, informou o juiz, credores não pagos ao longo do processo poderão continuar a recorrer aos direitos. “[O encerramento da recuperação judicial] não importa em qualquer prejuízo à apreciação de postulações de direito material e processual formuladas por credores concursais [preferenciais] ou não, e por terceiros, e não decididas no curso do processo”, destacou o magistrado.

Resultado da fusão entre a Oi e a Brasil Telecom, a Oi entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro em junho de 2016. Na época, a companhia devia R$ 65,38 bilhões e as renegociações com os credores para reestruturar os débitos haviam fracassado.

Seis anos depois, a dívida bruta da Oi caiu quase três vezes e somava R$ 21,92 bilhões em setembro deste ano. Em dezembro de 2017, os credores aprovaram o plano de recuperação judicial, que reduziu os passivos em 40% por meio da conversão das dívidas em participação acionária na companhia.

Leilões

Em setembro de 2020, a Assembleia Geral de Credores aprovou a inclusão da venda de ativos da Oi no plano de recuperação judicial. Em dezembro do mesmo ano, a venda da Oi Móvel, subsidiária de telefonia celular, gerou R$ 16,5 bilhões aos credores. Os ativos foram divididos entre as operadoras Vivo, Tim e Claro de forma a preservar a concorrência. Quem tinha menos clientes levou mais para garantir o equilíbrio entre as empresas.

Em julho de 2021, a empresa de rede de fibra óptica criada pela Oi foi vendida a fundos de investimentos e a uma empresa de cabos submarinos por R$ 12,92 bilhões. Em agosto deste ano, a Oi vendeu cerca de 8 mil torres de telefonia fixa por R$ 1,697 bilhão.

Em novembro de 2020, a Oi fechou um acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) e reduziu em 50% na dívida de R$ 14,3 bilhões de 198 multas aplicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A dívida remanescente foi parcelada em até 84 meses.

A venda da Oi Móvel teve de ser analisada pela Anatel e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para verificar os efeitos sobre o mercado de telecomunicações. Em março deste ano, o Cade deu aval ao negócio, mas inseriu pontos no acordo, como a contratação de uma consultoria externa para monitorar o cumprimento do acordo.

Com 47,74 milhões de clientes em telefonia móvel e 5,7 milhões de clientes de banda larga fixa, a Oi chega ao fim do plano de recuperação judicial com menos clientes. Segundo a Anatel, no fim de outubro, a companhia tinha 5,08 milhões de assinantes do serviço de internet banda larga fixa.

Edição: Fábio Massalli – Agência Brasil

Juazeiro avança e é a única cidade do Nordeste a ficar entre as dez melhores em negócios no setor Agro, aponta revista Exame

Juazeiro segue em evidência nacionalmente no Desenvolvimento Econômico, com destaque para a área do Agronegócio. É o que mostra o 9º levantamento anual feito pela consultoria Urban Systems e publicado na Revista Exame, durante o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos, que aconteceu na cidade de São Paulo.

Após levantamento dos índices, a consultoria classificou Juazeiro como a 6ª melhor cidade do país – posição superior à de 2021, no eixo econômico do agronegócio, colocando o município como a única do Nordeste entre as dez melhores posicionadas.

Para a prefeita Suzana Ramos, esse é mais um momento de comemoração. “Temos mais um motivo para comemorar o avanço de Juazeiro no cenário nacional. Nossa cidade é destaque na agricultura irrigada, sendo polo do setor agropecuário, com destaque para a fruticultura. Isso mostra que Juazeiro segue no rumo certo, o rumo do desenvolvimento e da prosperidade”, celebra a gestora.

Metodologia

O ranking levou em consideração dados dos mais de 320 municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes e os setores analisados no período de janeiro a outubro. Foram avaliados também, mais de 60 quesitos e indicadores, somando as seis áreas econômicas referentes à infraestrutura: saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.

Adagro monitora resíduos de agrotóxicos no Ceasa e em feiras de orgânicos

A Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), coletou 83 amostras de produtos agroecológicos nos meses de setembro e outubro, sendo 23 na Ceasa/PE e 60 em feiras orgânicas localizadas em Recife e Petrolina. Oito amostras de tomate, brócolis, abacaxi, feijão vagem e goiaba foram consideradas insatisfatórias para os padrões de produtos agroecológicos. A Adagro é o órgão responsável pelo Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em produtos de origem vegetal e animal, produzidos dentro e fora do Estado.

Das 60 amostras coletadas nas feiras agroecológicas da Região Metropolitana do Recife e Petrolina, o monitoramento detectou resíduos de agrotóxicos em oito amostras das seguintes culturas: abacaxi nas feiras Agroecológica da Várzea e da Beira Rio; tomate Santa Clara e goiaba na feira de Casa Forte; tomate na feira Peixaria de Candeias; Feijão vagem na feira do Espinheiro; Brócolis japonês e tomate na feira da FIOCRUZ.

No monitoramento realizado na Ceasa/PE foram coletadas 23 amostras de orgânicos produzidos em todo o Estado e apenas o abacaxi apresentou padrão insatisfatório. “Em caso de resultado insatisfatório há a correção do processo produtivo, com métodos educativos voltados para orientação dos produtores. Caso o produto seja de outro estado é enviado um comunicado para a Agência de Defesa do local de origem” esclarece o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Convênios: Além de executar o Programa de Monitoramento, a Adagro atua na Ceasa e ampliou a fiscalização em feiras orgânicas por meio de convênio com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).  A atuação na Ceasa é resultado de um termo de cooperação com o MPPE, Ceasa e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Nessa ação, são realizadas 24 coletas mensais de produtos vegetais, além de mel, grãos, hortaliças, frutas congeladas e polpas, sendo os últimos quatro inseridos em 2022. Em parceria com o MPPE, por meio de convênio, o monitoramento foi ampliado em 380 amostras. A abrangência também aumentou da área de atuação, que sai da Região Metropolitana do Recife para o interior do estado, em municípios como Gravatá, Bonito, Caruaru e Petrolina.

Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região Pernambuco notifica seis pessoas irregulares atuando nos Jogos Escolares Municipais de Palmares

Equipes do Departamento de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da CREF12/PE fiscalizaram os Jogos Escolares Municipais de Palmares (JEMP).

Por meio de denúncias, o CREF12/PE verificou possíveis irregularidades quanto a atuação de pessoas sem registro profissional atuando como treinadores de várias escolas.

Durante as fiscalizações das 11 partidas de futsal foram encontradas seis pessoas irregulares atuando em cinco das 14 escolas fiscalizadas durante os jogos. As pessoas foram notificadas por exercício ilegal da profissão e responderão de acordo com o Art. 47 da Lei de Contravenção Penal.

As cinco unidades de ensino escolas que estavam com pessoas irregulares na função de treinador foram denunciadas ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).  E dois profissionais vão responder na Comissão de Ética por serem coniventes com o exercício ilegal da profissão.

“Ao chegarmos no local para fiscalizar as partidas encontramos um erro básico no regulamento, onde não se cobrava o registro profissional (CREF) dos treinadores das escolas, que diz que para atuar como treinador nas competições escolares é obrigatório o registro junto ao Conselho, conforme determina a lei federal nº 9.696/98”, explicou o chefe da Fiscalização do CREF12/PE, Marcelo Santos (CREF 005785-G/PE).

A atuação do CREF12/PE no combate aos espaços clandestinos e às pessoas que exercem a profissão sem formação superior e sem registro profissional junto ao Conselho garante um serviço de qualidade nos espaços que oferecem atividades físicas e também pode-se evitar acidentes ou até mortes dependendo do treino realizado com pessoas leigas.

Por isso é tão importante que as pessoas também denunciem e ajudem o CREF12/PE nesse trabalho. O CREF12/PE dispõe de três canais para denúncias: pelo telefone/WhatsApp: (81) 9 8877 6678, ou e-mail: fiscalizacao@cref12.org.br ou no cref12.org.br/denuncia/.

Croácia atravessa caminho do Brasil em uma Copa pela terceira vez

A partida entre Brasil e Croácia desta sexta-feira (9) é o terceiro encontro entre as equipes em uma edição de uma Copa do Mundo. Porém, a partida programada para começar às 12h (horário de Brasília) no Estádio Cidade da Educação é a primeira em uma fase eliminatória da competição.

Como vários países do Leste Europeu, o território da Croácia foi alvo de disputas ao longo dos séculos. Até o fim da Primeira Guerra Mundial, os croatas ainda estavam sob o jugo do Império Austro-Húngaro. Como se sabe, aliados da Alemanha no conflito de 1914 a 1918, o império se esfacelou e os croatas se fundiram numa junta com eslovenos e sérvios, formando a Iugoslávia, que existiu durante quase todo o século XX. Até que, com a implosão do socialismo nos anos 1990, as diversas repúblicas que formavam a Iugoslávia (Bósnia Herzegovina, Montenegro, Eslovênia, Sérvia, Croácia e Macedônia) foram conseguindo sua independência. A Croácia, então, comemora o dia 25 de junho de 1991 como a data na qual se tornou um Estado livre.

No ano seguinte, a Croácia se filiou à Fifa e passou a disputar competições mundiais. É evidente que o futebol logo se tornou importantíssimo para a criação de uma identidade e orgulho nacional, ainda mais quando, logo em sua primeira participação em Copas (na França, em 1998), a equipe da camisa quadriculada surpreendeu o mundo ao terminar em terceiro lugar, passando por cima de potências como Romênia, Alemanha e Holanda. Mais que isso, Davor Suker, à época atacante do Real Madrid (Espanha), se tornou o artilheiro da competição com 6 gols.

Desde então, ultrapassar as eliminatórias europeias passou a ser corriqueiro e a Croácia só ficou de fora da Copa de 2010 (África do Sul). Para melhorar o retrospecto, os croatas foram vice-campeões no Mundial de 2018 (Rússia).

Atualmente, a seleção comandada por Zlatko Dalic (mesmo treinador do vice-campeonato de 2018) tem quatro jogadores do Dinamo Zagreb, um do Osijek, um do Hajduk Split (três times tradicionais croatas) e o restante atua em outros países da Europa, principalmente Alemanha, Espanha e Itália.

A história dos confrontos com o Brasil em Copas se resume a duas partidas, sempre na primeira rodada da fase de grupos. Em 2006, em Berlim (Alemanha), a seleção venceu por 1 a 0, gol de Kaká no finalzinho do 1º tempo, num jogo em que o quadrado mágico (formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo) não funcionou como o técnico Carlos Alberto Parreira esperava.

Depois, na abertura da Copa de 2014, no estádio do Corinthians, diante de 62 mil torcedores, a Seleção venceu por 3 a 1. É verdade que saiu atrás do placar, com o famoso gol contra do lateral-esquerdo Marcelo, mas virou a partida com dois gols de Neymar (um de pênalti inexistente cavado por Fred) e o terceiro de Oscar.

Antes da Copa de 2018, brasileiros e croatas fizeram um amistoso em Liverpool (Inglaterra) e a seleção venceu por 2 a 0, com gols de Neymar e Roberto Firmino. Naquele momento, parecia claro que o Brasil era candidato ao título na Rússia e que a Croácia ficaria pelo caminho no Mundial. A história todo mundo sabe, eles foram vice-campeões e a seleção de Tite terminou em sexto lugar.

Agora, com seis remanescentes daquele amistoso (Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro e Neymar) de um lado e, coincidentemente, seis croatas que estavam em campo naquele dia (Vida, Brozovic, Modric, Kovacic, Perisic e Kramaric), chegou a hora de o Brasil superar essa nova potência do futebol europeu, desta vez numa fase de quartas de final.