Pernambuco é o único estado do Brasil a reduzir o desmatamento da Caatinga

⁠Pernambuco reduziu em 35% o desmatamento na Caatinga. Esse foi um dos principais resultados trazidos pelo Relatório Anual de Desmatamento 2023 (RAD 2023), produzido pelo MapBiomas Alerta, um sistema de validação de alertas de desmatamento de vegetação nativa. O documento foi divulgado nesta terça-feira (28) e pode ser acessado através do site https://alerta.mapbiomas.org/relatorio/.

Em números absolutos, em 2022 o desmatamento na Caatinga foi de 21,5 mil hectares, enquanto em 2023 o alerta da plataforma identificou uma supressão de 15,9 mil hectares na vegetação do semiárido pernambucano. “Pernambuco não somente está evitando o desmatamento, como está ativamente promovendo o reflorestamento do bioma. Em abril, lançamos o Edital Caatinga destinando R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil árvores de espécies nativas do bioma. Estamos dando atenção à regeneração deste bioma, tão importante para nosso ecossistema”, destaca a governadora Raquel Lyra.

Dos nove estados que possuem a Caatinga – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e Minas Gerais – Pernambuco foi o único que apresentou redução no desmatamento neste bioma. Em relação ao desmatamento geral, que inclui outros biomas, o RAD 2023 mostra que, no Nordeste, apenas em Pernambuco e Piauí os índices de supressão geral às vegetações caíram.

Para a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira, os números de redução do desflorestamento no Estado, trazidos pelo Relatório Anual de Desmatamento 2023 (RAD 2023), são frutos da intensificação das ações de monitoramento, fiscalização e licenciamento feitas pela Agência Estadual de Meio Ambiente CPRH e são os primeiros resultados da nova política pública ambiental de Pernambuco, que valoriza o meio ambiente como vetor de desenvolvimento. “É mais floresta. É mais carbono capturado. É mais potencial de bioprospecção. É também mais potencial de biotecnologia e menos aquecimento global”, comemora Ana Luiza Ferreira.

Este é o 5º ano consecutivo em que o MapBiomas Alerta divulga o raio-x do desmatamento em todos os biomas brasileiros. “Pernambuco está de parabéns pelo trabalho realizado”, disse o coordenador técnico do MapBiomas Caatinga, Washington Rocha, durante a apresentação do Relatório nesta terça (28), transmitido pelo canal do YouTube da Instituição para todo o país (https://www.youtube.com/watch?v=BjC9Vy7hu3k).

Segundo o RAD 2023, nos últimos cinco anos o Brasil perdeu 8,5 milhões de hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. Porém, 2023 representou um ponto de inflexão nesse processo. Esse resultado foi graças a uma queda de 11,6% na área desmatada. Essa redução se deu mesmo com um aumento de 8,7% no número de alertas, na comparação com 2022.

Ainda de acordo com os dados do RAD 2023, também houve redução de 28,7% no desmatamento da Mata Atlântica em Pernambuco. Em 2022, havia tido supressão de 335,83 mil hectares de Mata Atlântica no estado, e em 2023, esse número foi de 239,37 mil hectares.

EDITAL – Um dos principais esforços de Pernambuco para preservar a Caatinga é o investimento de R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil espécies nativas do bioma, inclusive aquelas usadas no cultivo da agricultura familiar, em sistemas agroflorestais. Para a execução do reflorestamento, está aberto até amanhã quinta (30/05), pelo Governo de Pernambuco, o Edital Caatinga, processo público direcionado a organizações da sociedade civil com experiência em recuperação ambiental e reflorestamento. (Link do edital: https://www2.cprh.pe.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-da-Caatinga_2.pdf) .

Fotos: Tarciso Augusto/Semas

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quarta-feira, 29 de maio

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (29). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco com 20 kg de beterraba a R$110,00. O saco com 26 kg de batata-doce está custando R$ 120,00. A saca com 50 kg de batatinha está por R$ 320,00. A caixa com 26 kg de tomate está custando R$ 80,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

Prefeito Cleivynho Sampaio se manifesta sobre notícias falsas referentes a Barragem de Sobradinho-BA

“Não repassem fake news, pois isto pode gerar um pânico desnecessário” Diante das notícias falsas que vem circulando na região sobre um suposto risco de rompimento da barragem de Sobradinho, o Prefeito Cleivynho Sampaio se manifestou sobre o assunto reafirmando a segurança da hidrelétrica.

Cleivynho atribuiu a propagação dos boatos ao início do cadastramento e do Simulado de Evacuação com a população que mora nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Sobradinho.

“Estes boatos começaram a circular logo que a Chesf iniciou o treinamento de implantação do Plano de Ação Emergencial PAE da barragem de Sobradinho, no dia 20 de maio. Ressalto que a companhia está cumprindo a legislação de Segurança de Barragem. É um trabalho que implanta a Cultura Prevencionista, envolvendo a população. A Chesf já realizou outros simulados internos e desta vez a população que reside nas áreas mais próximas da barragem, dentro da ZAS, Zona de Auto Salvamento, está sendo convocada a participar. A Prefeitura de Sobradinho tem acompanhado e dado total suporte a Chesf para a realização deste trabalho importante que tem como objetivo orientar a população. Ressalto ainda que, além da Barragem de Sobradinho, a Chesf implanta o PAE em todos os seus empreendimentos hidrelétricos. A companhia garante que as barragens são seguras, consideradas de baixo risco e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas,” afirmou o prefeito.

O gestor municipal alertou ainda sobre a propagação de notícias falsas.

“Finalizo tranquilizando a população, pois não há nenhuma rachadura na barragem e aproveito para pedir as pessoas que não repassem fake news, pois isto pode gerar um pânico desnecessário que em nada contribui com o trabalho sério que a Chesf vem realizando. Os cidadãos e cidadãs responsáveis devem buscar informações em fontes verdadeiras e sérias, assim como deve ser sobre qualquer tema,” alertou Cleivynho Sampaio.

Ascom/PMS

Prefeitura de Juazeiro desmente fake news sobre rompimento da barragem de Sobradinho

A Prefeitura de Juazeiro, através da Defesa Civil de Juazeiro esclarece que trata-se de fake news a informação divulgada sobre o risco de rompimento da barragem de Sobradinho (BA). De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro, a barragem não representa nenhum risco para a população de Juazeiro e o vídeo da prefeita Suzana Ramos que vem circulando nas redes sociais é de 2022.

“Eu quero tranquilizar a população sobre as fake news que vêm sendo divulgadas nas redes sociais. Não existe risco de rompimento da barragem de Sobradinho. Ela é extremamente segura e é monitorada, periodicamente, por profissionais capacitados. Em relação ao vídeo da prefeita Suzana Ramos que vem circulando nas redes sociais, trata-se de um vídeo antigo, de 2022, quando o nível do Rio São Francisco subiu em virtude do aumento da vazão de água da barragem”, explicou Ramiro.

Com presença da prefeita Suzana Ramos, feira ‘Raízes da Gente’ movimenta distrito de Abóbora com variedade de serviços

Uma manhã recheada dos mais diversos serviços ofertados pela Prefeitura de Juazeiro movimentou o distrito de Abóbora neste sábado (25). Com a presença da prefeita, Suzana Ramos, a feira “Raízes da Gente” tem promovido o desenvolvimento local e a proximidade da Prefeitura com as comunidades do interior e da sede. Os moradores marcaram presença para prestigiar o evento e aproveitar a oferta de serviços nas áreas de saúde, social, educação e meio ambiente.

Ao longo de toda a manhã, equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, de Saúde, de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e de Educação e Juventude atenderam os moradores nas salas e nos stands montados em frente à Escola Manoel de Souza Bonfim.

A prefeita Suzana Ramos fez questão de visitar todos os serviços disponíveis e destacar como o ‘Raízes da Gente’ tem feito diferença onde passa. “Desde que iniciamos essa feira, estamos percebendo que foi uma decisão acertada. Eu vim do interior e sei como, às vezes, é difícil se deslocar para a sede para ter acesso a alguns serviços. Então, hoje é um dia muito importante, porque movimenta o distrito e permite que as pessoas estejam próximas de casa”, destacou a prefeita.

Dona Socorro Santos aproveitou para passar pelo clínico geral e levou o neto para aproveitar as atividades organizadas para o público infantil. “Muito boa essa ideia. Estou muito satisfeita e a consulta que fiz foi muito boa. Agora é esperar meu neto, José Gabriel, aproveitar as brincadeiras”, disse. As crianças brincaram, assistiram apresentações teatrais e musicais e aproveitaram as guloseimas que a Secretaria de Educação disponibilizou para eles gratuitamente.

Texto: Karem Moraes / Ascom PMJ
Fotos: Marcel Cordeiro/ Ascom PMJ

Caravana das Juventudes chega ao Sertão com emissão de documentação, nos dias 28, 29 e 30 de maio

As cidades de Salgueiro e Orocó, no sertão do estado, recebem nos dias 28, 29 e 30 de maio a Caravana das Juventudes, uma iniciativa das Secretarias da Criança e Juventude (SCJ) e Defesa Social (SDS) visando fortalecimento dos municípios e Casas das Juventudes e com foco na retirada de documentação dos jovens com idade de 15 à 29 anos. Serão ofertadas as primeiras vias de RGs, certidões de nascimento e casamento e CPF.

Os povos tradicionais são o público-alvo das ações. Em Salgueiro, no dia 28 de maio, a iniciativa acontece com a juventude indígena, na Aldeia Poço da Pedra – sede da AIPAPP (Associação Indígena dos Produtores Agrícolas do Poço da Pedra), já no dia 29, a ação será voltada para a juventude quilombola, no Quilombo Conceição das Crioulas – sede da AQCCC (Associação de Quebradeiras de Coco de Conceição das Crioulas).

Em Orocó, a Caravana da Juventude será na quinta-feira, dia 30 de maio, no FUNPREOR (Fundo Previdenciário do Município de Orocó), localizado na rua Agamenon Magalhães, no Centro da cidade. “A atualização e universalização de acesso à documentação básica é uma das prioridades da nossa gestão. A partir da posse desses documentos, os jovens podem ter acesso a importantes políticas públicas”, explica o secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra.

“Através das ações do Governo do Estado estamos proporcionando oportunidades às juventudes pernambucanas. Em mais uma ação integrada estamos levando acesso à documentação para os jovens. Facilitando, assim, o seu ingresso em cursos, estágios e demais oportunidades de trabalho e emprego”, acrescenta o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, Flávio Queiroz.

Mais de 500 jovens já foram beneficiados com a ação desde o seu início, no último mês de abril, passando pelas cidades de Paudalho, Lagoa do Carro e Feira Nova.

Confira as datas e locais:

28/05 – Aldeia Poço da Pedra – sede da AIPAPP – Associação Indígena dos Produtores Agrícolas do Poço da Pedra.

29/05 – Quilombo Conceição das Crioulas – sede da AQCCC – Associação de Quebradeiras de Coco de Conceição das Crioulas

30/05 – Orocó – no FUNPREOR – Fundo Previdenciário do Município de Orocó-PE, localizado na rua Agamenon Magalhães/ Centro.

 
Fotos: Divulgação/SCJ-PE

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta sexta-feira, 24 de maio

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (24). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de batatinha, com 50 kg, por R$ 320,00. A caixa de gengibre, com 15 kg está a R$ 140,00. A caixa de goiaba, com 20 kg, está a R$ 70,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

Sobre o Mercado do Produtor de Juazeiro-BA

O mercado produtor de Juazeiro é uma referência na região, recebendo produtores de diversas partes do país para comercialização de suas safras. O Ceasa (Centrais de Abastecimento) de Juazeiro é um dos principais locais onde ocorre a comercialização desses produtos, sendo um ponto de referência para o abastecimento de frutas e hortaliças não só para a própria cidade, mas também para outras regiões da Bahia e estados vizinhos.

 

Professor da Facape é homenageado com título de Cidadão Petrolinense e Medalha Dom Malan

Há mais de duas décadas, quando chegou a Petrolina para assumir o cargo de professor na Universidade de Pernambuco (UPE), o recifense Carlos Eduardo Romeiro Pinho certamente não imaginava que seria homenageado com a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Petrolina.

Nesta quinta-feira (23), o professor, que há oito anos atua como coordenador do curso de Direito da Faculdade de Petrolina (Facape), foi agraciado com duas importantes honrarias: o Título de Cidadão Petrolinense e a medalha de honra ao mérito legislativo Dom Malan.

A proposta de outorga do título foi uma iniciativa do presidente da Câmara de Petrolina, Aero Cruz e do vereador Capitão Alencar que prestigiou o evento e ressaltou o trabalho de destaque do professor. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da Facape e contou com a presença de servidores, professores, alunos e familiares.

Durante o evento, o diretor-presidente da Facape, Moisés Almeida, reforçou o papel do professor Carlos Romeiro à frente do colegiado de Direito da autarquia. “A palavra cuidado é muito ligada a Carlos porque ele aqui cuida do nosso curso de Direito. A Câmara de Petrolina foi muito feliz nesta homenagem, pois reafirma, através dessa medalha, o compromisso de Carlos com nossa Petrolina que é uma cidade que aqui acolhe muitas pessoas”, disse.

Emocionado, o homenageado, finalizou a cerimônia reforçando seu carinho por Petrolina. “Eu tenho muito o que agradecer a essa cidade e às pessoas que aqui me acolheram. Todos brincam que quem bebe da água do São Francisco aqui fica e se apaixona, e comigo também foi assim. Então só tenho o que agradecer a essa cidade e agora sim, com muito orgulho, posso dizer que sou um petrolinense de fato e de direito”, disse.

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quinta-feira, 23 de maio

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (23). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de cenoura com 20 kg a R$ 110,00. O saco de batatinha com 50kg está custando R$ 340,00. O saco com 20 kg de cebola está custando R$ 140,00.

A cotação completa segue anexo em PDF.

Sobre o Mercado do Produtor de Juazeiro-BA

O mercado produtor de Juazeiro é uma referência na região, recebendo produtores de diversas partes do país para comercialização de suas safras. O Ceasa (Centrais de Abastecimento) de Juazeiro é um dos principais locais onde ocorre a comercialização desses produtos, sendo um ponto de referência para o abastecimento de frutas e hortaliças não só para a própria cidade, mas também para outras regiões da Bahia e estados vizinhos.

 

Antonio Habib faz balanço dos 02 (dois) mandatos a frente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco

O professor Antonio Habib sai da presidência e volta à cadeira de conselheiro no Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE). Foram quatro anos de mandato, num momento singular da educação não apenas do Estado, mas do Brasil e do mundo. Habib assumiu o desafio de tomar posse como presidente do CEE no início da pandemia de covid-19 em abril de 2020. Nesse período não era somente a economia que se reinventava, mas a educação precisou fazer adaptações para não parar e o CEE foi muito requisitado para regulamentar as atividades.

Para o professor Habib, olhar esses quatro anos é ver que os compromissos assumidos por ele foram cumpridos. Como primeiro conselheiro do interior do estado a assumir a presidência do CEE, Habib representou a força do Sertão a um orgão tão importante para a educação do Estado. Trabalhou incansavelmente em diversas resoluções voltadas para a educação em todos o estado e para atender as demandas dos conselhos municipais.
Em quatro anos, o CEE foi parceiro em vários seminários estaduais do sistema de ensino, promovido por instituições da sociedade civil com objetivos de debater e promover a educação, buscando juntos aos atores envolvidos em diversas instâncias, a universalização do ensino de qualidade para o desenvolvimento de Pernambuco.

Marcos Importantes

Durante o mandato de Antonio Habib, as Autarquias Municipais de Ensino Superior vivenciaram capítulos importantes nas suas histórias. Foi nesse período que quatro cursos de medicina foram aprovados pelo CEE-PE: da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF), da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), da Autarquia Educacional de Serra Talhada – AESET e da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB). Desses cursos aprovados já estão com turmas em andamento a Faculdade de Petrolina (Facape) da AEVSF e o da Faculdades Integradas de Garanhuns (FACIGA).

Outro marco importante foi a aprovação pelo CEE do Plano estadual de educação para o período compreendido de 2014 a 2024. Somente com a validação do Conselho, o documento foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) para votação e aprovação dos deputados estaduais.

Como presidente do CEE, Antonio Habib levou o Conselho Estadual a uma atividade importate que foi a reformulação do novo ensino médio e da base nacional comum curricular. Essa contribuição colocou o estado de Pernambuco numa atividade indispensável de pensar o melhor ensino para estudantes do todos o estado.

Investimentos Estruturais no CEE-PE

Como presidente, Antonio Habib se preocupou em melhorar as condições de trabalho dos conselheiros estaduais de educação e dos funcionários do CEE-PE. Se empenhou em modernizar o parque tecnológico da instituição, informatizando a sede do Conselho e fazendo investimentos em equipamentos multimídia.

Outros investimentos foram feitos em infraestrutura e mobiliário para que o ambiente do CEE-PE se tornasse mais qualificado para as importantes discussões que acontecem ali. Essa reestruturação do espaço propiciou mais conforto no ambiente de trabalho e para os visitantes.

Projetos Encaminhados

Pensando em construir um Conselho Estadual de Educação cada vez mais forte e atuante, Antonio Habib planejou e executou vários projetos para melhorar as condições de trabalho dos seus conselheiros. Antes de deixar a presidência, encaminhou e acompanhou de perto um projeto em parceria com a Prefeitura do Recife para ampliar e melhorar a estrutura física da sede do Conselho.

Para a Presidente da Associação das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco (ASSIESPE), professora Ana Cleide Leal, a gestão de Habib se destaca também pelo dinamismo em conduzir as pautas do CEE-PE. “ O professor Habib foi na presidência e é no Conselho Estadual de Educação uma representativa forte das Autarquias Municipais na pauta do ensino superior dessas relevantes instituições de ensino. A prova está no quanto as Autarquias conquistaram em cursos de medicina por exemplo em várias regiões de Pernambuco. A contribuição de Habib fica marcada especialmente nesses eventos e na abertura para dialogar com tanto com as autarquias de ensino superior, como com a educação básica. Transitando em todas as instâncias da educação do nosso estado, dando celeridade aos processos e as demandas, ” ressaltou.

Gestão com participação

Os quatro anos de mandato foram construídos com os debates e discussões envolvendo todos os conselheiros que tinha o objetivo comum de pensar e decidir por um ensino de qualidade no estado. De forma fundamental, Habib recebeu apoio direto de sua vice-presidente, Giselly Muniz. “Giselly com muita competência esteve sempre participando efetivamente da gestão. Principalmente nas questões relacionadas a educação básica, sempre foi grande muito comprometida e fez uma trabalho exemplar, a quem agradeço de coração,” destacou Habib.

Para Antonio Habib, estar presidente foi uma honrosa missão enquanto conselheiro de educação. “Eu deixo a presidência com a mesma alegria que me assumo de volta a cadeira que conselheiro que já ocupo há tantos anos. Enquanto presidente saio com o sentimento de dever cumprindo e permaneço um defensor do melhor ensino com o maior alcance para todos os pernambucanos e pernambucanas, ” frisou Habib.

Por Maria Lima