Delegação de Petrolina participa do Congresso Brasileiro de Cooperativismo em Brasília-DF

Uma delegação com representantes de algumas das maiores cooperativas de Petrolina-PE e Sertão do São Francisco, participou, entre os dias 14 e 16 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC).

Durante o evento, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, destacou a importância do tema, ‘Projetando um futuro mais coop’ e as dimensões do encontro, que reuniu mais de três mil congressistas de cooperativas do Brasil inteiro. “Foram três dias bastante produtivos onde pudemos discutir, através de comissões temáticas e sessões plenárias, temas como comunicação, cultura cooperativista, ESG (Ambiental, Social e de Governança), inovação, negócios e representação, ” ressaltou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, também avaliou positivamente o encontro, que contou ainda com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e várias outras autoridades, debatendo a Agenda Institucional do Cooperativismo, através das principais pautas de interesse do coop no ambiente político e regulatório, a exemplo da preservação do ato cooperativo na reforma tributária.

Um dos princípios fundamentais do cooperativismo em nível global é a intercooperação, um desafio constante para o setor. Para o diretor Operacional da cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco, Benedyto Sávio, este também foi um dos temas relevantes do   CBC. “Abordamos oportunidades comerciais e trocas de conhecimento entre cooperativas, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e institucional. Foi muito produtivo”, acrescentou. Somamos, no Brasil, 4.693 cooperativas, 20,5 milhões de cooperados e 524 mil empregos, além da perspectiva de faturar R$ 1 trilhão com cooperativismo até 2027.

Parte da comitiva pernambucana que levou à Brasília líderes, especialistas, parlamentares, cooperativistas e cooperados de todo Estado de Pernambuco, o grupo de Petrolina e região, participou do evento com apoio do Sistema OCB-PE, através do seu presidente, Malaquias Ancelmo de Oliveira. Fizeram parte ainda da delegação de Petrolina, representantes das cooperativas agropecuárias: Cooapinc,Coopexvale, Coopfruit, Coopexfruit, Valexfruit e Coopontal.

Por: CLAS Comunicação & Marketing

Seguro obrigatório de veículos automotores voltará a ser pago em 2025; Confira as regras estabelecidas

O pagamento de indenização por invalidez ou morte a pedestres e motoristas voltará a ser feito no país com a criação do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). A taxa que viabilizará o serviço começará a ser cobrada em 2025 dos proprietários de veículos automotores.

Diferente do antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), extinto em 2020, a nova versão do seguro obrigatório traz entre as novidades o pagamento das despesas médicas às vítimas de acidentes em vias públicas. Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS).

Assim como no antigo serviço, haverá indenização em caso de morte ou invalidez e também serão cobertas as despesas dos serviços funerários, ou de reabilitação em caso de invalidez parcial. Companheiros e herdeiros das vítimas receberão os valores em acidentes com vítimas fatais.

As indenizações serão pagas pela Caixa Econômica Federal em um prazo de até 30 dias após o acidente, conforme tabela estabelecida pelo Conselho Nacional de Seguros Privados. O banco público também será responsável pela gestão do fundo em que serão depositados os valores das taxas pagas por proprietários de veículos automotores.

As regras foram estabelecidas pela Lei Complementar 207/2024 publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da União após a sanção parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram vetados dois artigos aprovados pelo Congresso Nacional que tratavam da aplicação de multa por atraso no pagamento da taxa. Na justificativa do veto, o ônus foi considerado excessivo para um serviço considerado de caráter social.

Edição: Nádia Franco/Agência Brasil

Grupo de Trabalho Intersetorial da Prefeitura de Petrolina amplia debate sobre pessoas em situação de rua

O Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial da Prefeitura de Petrolina se reuniu nessa quinta-feira (16), com cerca de 50 Guardas Civis Municipais, para expor e debater o fluxo de acesso aos programas e serviços para as pessoas em situação de rua no município. O objetivo do encontro foi abordar os equipamentos públicos e serviços da rede Socioassistencial e de Saúde voltados para essa população, uma questão social que tem desafiado as grandes cidades brasileiras.

Durante o encontro, foram apresentadas, aos servidores municipais, as formas de acesso aos serviços de Assistência Social do município por meio do Centro de Referência Especializado (Centro POP), Abrigo Municipal, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Na oportunidade, também foram discutidos os encaminhamentos dos casos para uma abordagem assertiva com as pessoas em situação de rua, que é uma população heterogênea e com diversas especificidades, demandando, portanto, uma comunicação intersetorial estratégica.

Em relação à saúde, foi detalhado o funcionamento da Rede de Atenção Básica e Especializada, focando principalmente nos trabalhos do Consultório na Rua e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), de forma que essas pessoas possam ter a assistência pelo município. Com essa proposta, busca-se fortalecer ações e criar condições para a reabilitação e reinserção social desse grupo populacional mais vulnerável.

O Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial é composto pelas equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, de Governo, Saúde, Educação, Cultura e Esporte, Segurança Pública e de Urbanismo e Habitação.

Simão Durando lamenta a morte do maestro da Philarmônica 21 de Setembro, Fernando José Rêgo

“É com grande tristeza que hoje, quinta-feira (16), nos despedimos do amigo e maestro da Philarmônica 21 de Setembro, Fernando José Rêgo, que completaria 83 anos agora no final deste mês. Nosso eterno maestro estava na Philarmônica desde os 7 anos de idade e mesmo aposentado de regente ele continuava como músico na equipe.

Estivemos juntos em grandes momentos, foi homenageado na Serenata de Petrolina e também no Festival Geraldo Azevedo. Ele deixa um legado de grandes amizades, além de ter embalado inúmeros eventos que marcaram a nossa cidade. Fernando deixa também saudades e uma história repleta do melhor repertório possível, de um trabalho memorável para a cultura de Petrolina.

Que Deus em sua infinita bondade possa conceder paz na passagem de Fernando e tranquilidade aos corações dos familiares e amigos e de todos nós petrolinenses.”

Simão Durando – prefeito de Petrolina

Moção de Louvor Reconhece o Ativismo de Manuella Tyler na Câmara dos Deputados em Brasilia

Em reconhecimento ao incansável ativismo de Manuella Tyler, a Câmara dos Deputados concedeu uma Moção de Louvor em sua homenagem. A moção, aprovada pela Comissão de Legislação Participativa no dia 8 de maio de 2024, foi solicitada pela deputada Erika Hilton, destacando a dedicação e o impacto positivo de Tyler em causas sociais cruciais para o desenvolvimento do país.

A Moção de Louvor reconhece, em especial, a luta de Manuella Tyler contra a cultura do estupro e seu papel fundamental na remoção da estátua do jogador Daniel Alves, condenado por estupro, por meio de uma ação junto ao Ministério Público da Bahia. Esse esforço sublinha seu compromisso em enfrentar e combater a violência de gênero, trazendo à tona questões essenciais para a proteção e os direitos das mulheres.

Nas palavras da deputada Erika Hilton: “A retirada da estátua além de mostrar a relevância da luta organizada, do uso da voz e força política pela saúde e integridade de todas as mulheres, é importante para conscientizar a população e passar a mensagem que tamanhos atos de violência jamais devem passar despercebidos e muito menos homenageados. Em razão disso, seja entregue a Moção de Aplausos a Manuella Tyler pelo protagonismo em defesa das mulheres, vítimas de violências sexuais e contra a impunidade.”

Manuella Tyler Medrado vem sendo amplamente reconhecida por sua habilidade em reunir diversas vozes e liderar campanhas que resultam em políticas públicas mais inclusivas e equitativas. Sua abordagem integradora e colaborativa tem inspirado inúmeros cidadãos a se engajarem em ações comunitárias e na luta por um Brasil mais justo e solidário.

A homenagem destaca a importância de reconhecer e celebrar indivíduos como Manuella, que dedicam suas vidas a causas altruístas e essenciais para o progresso social. Ela enfatiza que homenagens como esta, através de documentos oficiais, não apenas valorizam o trabalho dos ativistas, mas também incentivam a continuidade dessas ações transformadoras.

A Moção de Louvor concedida a Manuella Tyler é um tributo merecido e uma demonstração do comprometimento da Câmara dos Deputados em apoiar e promover o ativismo social. Esse reconhecimento deve inspirar outros a seguirem o exemplo de Tyler, fortalecendo ainda mais a rede de ativistas que trabalham incansavelmente para melhorar a sociedade brasileira.

Manuella Tyler é a primeira cidadã de Juazeiro a receber tal honraria. Além de sua luta pela igualdade de gênero, ela também se dedica a outras causas importantes, incluindo a preservação do meio ambiente, a proteção do Rio São Francisco e a revitalização da Ilha do Fogo.

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2417192&filename=REQ%2069/2024%20CLP

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2431252&fichaAmigavel=nao

https://www.instagram.com/p/C6wvYmHvwG5/?img_index=1

Compesa termina obra de esgoto no bairro João de Deus, em Petrolina

Duas semanas antes do prazo inicialmente previsto, a Compesa concluiu as obras de revitalização da principal rede coletora do bairro João de Deus, em Petrolina. O trecho da rede, localizado na Avenida Terezinha Campos, é o receptor de todo o esgoto produzido no bairro, que é direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) João de Deus. A obra no bairro João de Deus foi executada em caráter de urgência devido aos danos irreparáveis aos componentes do sistema de esgotamento sanitário do bairro, danificados pelo grande volume de chuvas registradas na cidade no mês de abril. Como o bairro não tem infraestrutura satisfatória, principalmente no tocante à drenagem, as redes coletoras ficaram sobrecarregas com a água da chuva, quando ela deveria ser canalizada para o sistema de drenagem, serviço de atribuição da prefeitura.

As obras foram finalizadas no última sexta (10) e desde então, a Compesa tem feito uma força-tarefa para a limpeza da rede coletora de esgoto das vias do bairro. O mutirão de limpeza também irá atingir os poços de visita, equipamentos que integram o sistema de esgotamento sanitário e que auxiliam nos serviços de manutenção, sejam emergenciais ou preventivos. São 51 quilômetros de rede coletora de esgoto que estavam comprometidos e estão sendo desobstruídos.

“Dobramos o número de trabalhadores na obra para dar celeridade ao cronograma. Agora, a comunidade do João de Deus está com a rede coletora de esgoto totalmente requalificada, com tubulações mais modernas e com novos poços de visita, que devem ajudar a garantir a fluidez na rede”, comemorou o gerente da Unidade de Negócio da Compesa São Francisco, Alex Chaves. O investimento da Compesa na nova rede coletora de esgoto da Avenida Terezinha Campos foi de R$500 mil.

Sobre a reposição dos pavimentos nos pontos onde houve intervenção da Compesa ou nos locais que sofreram danos devido ao extravasamento de esgoto, a equipe da empresa já está fazendo um levantamento de demandas. Assim que o levantamento for concluído, a reposição será programada.

Bom uso do sistema de esgotamento sanitário

A Compesa aproveita para ressaltar alguns cuidados que precisam ser observados para manter o pleno funcionamento de uma rede coletora de esgoto, como evitar jogar lixo e entulhos nas vias; evitar o acúmulo de areia nas ruas para que não seja carregada para as redes de esgoto; evitar ligações de água pluvial na rede de esgoto; não abrir, em hipótese alguma, as tampas de poços de visita. Quando isso não ocorre, surgem pontos de obstrução e, consequentemente, extravasamentos nas vias, situações que prejudicam muito os equipamentos e, principalmente, as pessoas.

Dia do Gari revela histórias de dedicação e orgulho na limpeza urbana de Juazeiro

Nesta quinta-feira, 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari, uma data que celebra o trabalho essencial dos profissionais responsáveis pela limpeza urbana. Em Juazeiro, essa data ganha destaque com histórias inspiradoras, como a de Luciene Nascimento e Fabrícia Silva, garis que trabalham na Prefeitura e, diariamente, podem ser vistas pelas ruas da cidade.

Luciene Nascimento, 39 anos, é uma pessoa conhecida e admirada pelos servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Sua trajetória de vida é marcada por desafios, mas também por muita determinação e amor pelo que faz. Com 5 filhos e uma neta, criados com os esforços da sua profissão e de seu esposo, que também atua na limpeza pública, ela fala com orgulho da função que desempenha nas ruas de Juazeiro “Foi através do meu trabalho como gari que encontrei uma fonte de renda estável e digna”, afirmou. Para ela, ser gari é mais do que apenas um trabalho, é uma missão. “Eu me sinto parte importante da comunidade, contribuindo para manter nossa cidade limpa e agradável para todos que passam pelas ruas diariamente. Da mesma forma que um hospital não funciona sem médicos, uma cidade não funciona sem os garis”, compartilha Luciene citando ainda o reconhecimento da gestão municipal. “A Prefeitura tem sido parceira, reconhecendo nossa importância para a cidade, fornecendo o material necessário para nossa atuação e o principal, tendo respeito por nossa classe”, concluiu a profissional que é gari desde 2012.

Já Fabrícia Silva, 30 anos, começou há pouco tempo na função, mas também sente orgulho por contribuir com a limpeza da cidade. Ela é mãe solo de 6 filhos e fala da importância de ser gari. “É uma profissão essencial para nossa cidade e apesar de nas ruas algumas pessoas ainda nos olharem com desprezo, me sinto feliz, pois sei que esta é uma profissão das mais dignas e que me permite dar um lar para meus filhos”, ressaltou.

O secretário de Serviços Públicos, Valdício Pinheiro, ao reconhecer a importância do trabalho dos garis, ressaltou a relevância de suas contribuições para a qualidade de vida da cidade. “Os garis desempenham um papel fundamental na manutenção da limpeza urbana e, consequentemente, na saúde pública. É um trabalho árduo e, muitas vezes, invisível, mas de extrema importância para o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou o Secretário.

A história de Luciene e Fabrícia refletem a dedicação e o comprometimento dos garis em toda cidade. “Neste Dia do Gari, é essencial reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que contribuem diariamente para tornar nossa cidade mais limpa e agradável de se viver”, concluiu o secretário.

Prefeitura e Forças Armadas ofertam capacitação para profissionais que atuam no SAMU de Petrolina

Ao longo desta semana, profissionais das equipes que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Petrolina, estão tendo uma ótima oportunidade de ampliar conhecimentos e técnicas essenciais no atendimento às ocorrências mais graves, como acidentes que necessitam de busca e salvamento no município.  São técnicos, médicos, condutores e enfermeiros realizando os cursos e treinamentos ofertados pelas Forças Armadas, em especial da Aeronáutica. As capacitações ocorrem de maneira gratuita, até a sexta-feira (17), das 8h às 17h, no auditório da Univasf Campus Centro em Petrolina.

No total, serão cinco cursos e treinamentos com os seguintes temas: Busca e Salvamento; Treinamento das Tripulações e Comunicações; Rede de Estações Radiogoniométricas;  Documentos Importantes que estabelecem normas e procedimentos para operações de busca e salvamento; e Sistema Integrado de Busca e Salvamento Aeronáutico e Marítimo (SISSAR).

O objetivo dessas capacitações é assegurar, facilitar e garantir ações e procedimentos que devem ser executados para cada situação específica de atendimento em acidentes que necessitam de busca e salvamento. Após a tragédia que ocorre há semanas no Rio Grande do Sul, onde os corpos de salvamento foram essenciais para ajudar a salvar o maior número de vidas possível, esse tipo de qualificação se torna ainda mais importante.

Mais de 160 gestoras e coordenadoras do programa Nova Semente recebem treinamento de brigada de incêndio

Com o objetivo de orientar sobre a forma mais apropriada de agir em casos de incêndio nas dependências das unidades do programa Nova Semente, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza durante esta semana, em parceria com a Conceito Empreendimentos de Segurança, Consultorias e Treinamentos, uma formação em brigada de incêndio, com aulas teóricas e práticas para mais de 160 gestoras e coordenadoras. A iniciativa faz parte do ciclo de ações para promoção dos fatores de proteção às crianças e profissionais das instituições. A formação será ampliada e beneficiará ainda esse semestre, as equipes gestoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O treinamento é essencial para que as profissionais saibam utilizar o sistema de prevenção e combate a incêndios instalado nas dependências das instituições, de acordo com as normas vigentes. No curso, elas estão aprendendo a utilizar extintores, verificar a data de validade dos equipamentos, evacuar área de maneira correta e executar os primeiros socorros. São noções importantes para o dia a dia, além de indicar* como os profissionais podem sair de forma segura com as crianças em casos de princípio de incêndio.
“Através desse treinamento , iremos formar equipes de brigadistas para estarem aptas a evacuar e organizar, de forma segura, todas as saídas de emergência, além de mostrar na prática a fiscalizar sempre como está a sinalização das unidades, placas de advertência, estado de conservação dos equipamentos, por exemplo. Dessa forma, esses grupos de profissionais estarão treinados para que sejam multiplicadores desse conhecimento”, explica o instrutor do curso, Émerson Pereira.

Em três meses, Neoenergia recupera energia suficiente para abastecer mais de 9 mil casas por 30 dias, em Petrolina

Ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas em Petrolina pela Neoenergia Pernambuco levaram a uma recuperação superior a 1,1 milhão de quilowatts-hora (kWh) de energia, entre janeiro e março de 2024. O montante de energia é o suficiente para abastecer 9.376 mil casas, por 30 dias. Ao todo, em Pernambuco foram mais de 33 milhões de quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer a cidade de Olinda por 32 dias. Só no ano passado, foram cerca de 195 milhões kWh recuperados. Para alcançar esses resultados, foram realizadas ações como inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras através de toda rede de inteligência da concessionária.

“A tecnologia é uma forte aliada na estrutura de inteligência da empresa, em que nos permite agir de forma estratégica em favor destas recuperações, combatendo desvios com mais eficiência, independentemente se o consumidor seja pessoa física ou jurídica. Além de permitirem a recuperação de energia, esses atos permitem que os clientes petrolinenses tenham acesso aos serviços com ainda mais qualidade e segurança, pois acima de tudo, nosso compromisso é com a vida”, afirma Anderson Tenório, supervisor de operações da Neoenergia Pernambuco em Petrolina.

Uma das iniciativas de modernização que contribuem no combate aos desvios é a blindagem de redes, no qual as concessionárias do grupo Neoenergia promovem a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos.

Além disso, um fator importante é a troca dos medidores que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.

Outra ação realizada pela Neoenergia Pernambuco é a regularização de unidades clandestinas, ou seja, a instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento e, portanto, estão irregulares. A solicitação pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita.

DENÚNCIA

Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelo 116 ou pelo nosso site.