Funcionamento das feiras livres em Petrolina continua aos sábados e domingos

Com as medidas preventivas contra o coronavírus, o funcionamento das feiras livres em Petrolina foi alterado e, após avaliar as atividades no último final de semana, a prefeitura decidiu manter um novo cronograma. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, e assim, a disseminação do vírus.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Junior, no sábado abrirão as feiras da Areia Branca e Cohab Massangano, e no domingo acontecerá nos bairros José e Maria, São Gonçalo, Jardim Maravilha e João de Deus.

Segundo o secretário da pasta, as avaliações são feitas diariamente para manter a segurança da população.

 “Nossa prioridade é a saúde pública. Pedimos a conscientização da população e dos feirantes para que respeitem as exigências. E principalmente que os idosos, tanto comerciantes quanto clientes, fiquem em casa”, concluiu.

Regularização de CPF pode ser feita pelo site da Receita Federal

A Receita Federal informou hoje (8) que a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para ter acesso ao programa de auxílio emergencial do governo federal pode ser feita no site do órgão a qualquer hora do dia.

O esclarecimento foi feito após cidadãos terem relatado dificuldades para inserir o número do CPF no aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial, que permitirá o cadastramento para receber o valor de R$ 600 para compensar a perda de renda decorrente da pandemia de coronavírus.

Segundo a Receita, o aplicativo tem recebido um grande número de acessos, fato que pode estar dificultando o cadastro dos beneficiários. O órgão orienta que as pessoas continuem tentando realizar o cadastro ao longo do dia caso não seja possível realizá-lo na primeira tentativa.

Caso o problema persista, o cidadão deve verificar no site da Receita se seu CPF está em situação irregular. Caso seja encontrada alguma pendência, o problema poderá ser resolvido por meio da página de serviços do órgão, preenchendo o formulário eletrônico “Alteração de Dados Cadastrais no CPF”.

Se a pendência continuar, o cidadão deverá procurar o atendimento presencial em uma agência da Receita Federal.

A Receita alerta ainda que, se o CPF estiver em situação regular, mas o usuário não conseguir realizar o cadastro no aplicativo, o problema não estará relacionado ao órgão.

A estimativa da Caixa é de que 20 milhões de trabalhadores informais não inscritos em programas sociais poderão baixar o aplicativo que permitirá o cadastramento para recebimento da renda básica emergencial. O auxílio é de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras.

Por: EBC

Celpe vai cadastrar famílias na tarifa social pelo WhatsApp com redução na conta de 65% para famílias de baixa renda e até 100% para indígenas

As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo, poderão, a partir da próxima segunda-feira (13), solicitar o benefício da Tarifa Social de Energia junto à Celpe pelo WhatsApp. O número para cadastro é (81) 3217-6990 ou pelo site www.celpe.com.br.

Para realizar a solicitação, o consumidor deve informar o número do contrato com a Celpe e o Número de Identificação Social (NIS). A empresa fará a confirmação dos dados e, em até cinco dias, caso seja aprovado o pedido, oferecerá o benefício na fatura seguinte.

Os beneficiários que não são titulares do contrato com a Celpe devem incluir o número do CPF e RG do portador do NIS. Nesse caso, deve também enviar uma foto da documentação pelo WhatsApp, juntamente com o número do NIS.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício criado pelo Governo Federal que consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65% para famílias de baixa renda e até 100% para indígenas e quilombolas.

Receita regulariza CPFs com pendências para pagamento de auxílio

A Receita Federal informou hoje (9) que, em razão do atual estado de calamidade pública e da necessidade de pagamento do auxilio emergencial, foram alterados os procedimentos internos para regularizar os CPFs que apresentavam pendências eleitorais.

Segundo a Receita, foi iniciado na madrugada de hoje o processamento para regularizar os CPFs suspensos por pendências eleitorais. A Receita disse que a regularização não está sendo possível neste momento junto aos cartórios eleitorais pois estão fechados por conta da pandemia da covid-19.

A previsão é que esse processamento se encerre amanhã (10). A Receita informou que o reconhecimento pela Caixa da regularização vai depender do tempo de processamento dos sistemas do banco.

Documento

O número do CPF é obrigatório para os trabalhadores informais, microempreenderores individuais, autônomos e desempregados que quiserem se inscrever para receber o auxílio emergencial do governo federal, no valor de R$ 600. É com um CPF ativo que a pessoa é identificada na Receita Federal. O trabalhador deverá se cadastrar no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site Auxílio Caixa.

Com informações da Agência Brasil

Famílias de baixa renda serão isentas de conta de luz por 3 meses

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (08/04), em edição extra do Diário Oficial da União, medida provisória que destina R$ 900 milhões para bancar as contas de luz de consumidores de baixa renda pelos próximos três meses. O benefício valerá para quem estiver habilitado no programa Tarifa Social, que concede descontos a famílias carentes, e está previsto para ser encerrado em 30 de junho próximo.

A estimativa da equipe econômica é de que os recursos sejam suficientes para arcar com as contas de energia elétrica de até 10 milhões de famílias, considerando um consumo máximo de 220kWh/mês. A partir desse limite, o benefício deixa de existir.

A medida integra um conjunto de ações destinadas a amenizar os impactos da crise econômica agravada pela propagação do novo coronavírus. Vale imediatamente, embora ainda precise ser aprovada pelo Congresso Nacional.

A decisão havia sido anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro no início da noite, durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.

A MP autoriza ainda a tomada de novas operações de financiamento para as distribuidoras por meio da conta de luz. Trata-se de uma reedição dos empréstimos de 2014 e 2015, firmados para aliviar despesas do setor. Na época, eles somaram R$ 21 bilhões.

Governo transfere PIS/Pasep para o FGTS e permite saque de R$ 1.045

O governo extinguiu o fundo PIS-Pasep e autorizou o saque temporário de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Medida Provisória n° 946 foi publicada no Diário Oficial da União em edição extraordinária na noite dessa terça-feira (7).

Ao extinguir o Fundo dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o governo transferiu o seu patrimônio para o FGTS. A extinção será a partir do dia 31 de maio de 2020.

No último dia 3, o governo antecipou em um mês o prazo final de saque do abono salarial 2019/2020. Inicialmente, esse prazo era 30 de junho e passou a ser 29 de maio deste ano.

A MP diz que “fica preservado o patrimônio acumulado nas contas individuais dos participantes do Fundo PIS-Pasep”. E diz que será permitido o saque das contas vinculadas individuais de origem PIS ou Pasep mantidas em nome do trabalhador.

O agente operador do FGTS, a Caixa Econômica Federal, “cadastrará as contas vinculadas de titularidade dos participantes do Fundo PIS-Pasep necessárias ao recebimento e à individualização dos valores transferidos, devidamente marcadas com identificador de origem PIS ou Pasep, e definirá os padrões e os demais procedimentos operacionais para a transferência das informações cadastrais e financeiras”.

As contas vinculadas individuais dos participantes do Fundo PIS-Pasep, mantidas pelo FGTS após a transferência, passam a ser remuneradas pelos mesmos critérios aplicáveis às contas vinculadas do FGTS. As contas poderão ser livremente movimentadas, a qualquer tempo.

A MP também estabelece que os recursos remanescentes nas contas não sacados serão tidos por abandonados a partir de 1º de junho de 2025 e passarão a ser propriedade da União.

Saque temporário do FGTS

A MP diz ainda que fica disponível, aos titulares de conta vinculada do FGTS, a partir de 15 de junho de 2020 e até 31 de dezembro de 2020 o saque de recursos até o limite de R$ 1.045 (um salário mínimo) por trabalhador. Segundo a MP, esse saque foi autorizado em razão do enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19),

Caso o titular tenha mais de uma conta vinculada, o saque será feito na seguinte ordem: contas vinculadas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; e demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Segundo a MP, os saques serão efetuados conforme cronograma de atendimento, critérios e forma estabelecidos pela Caixa Econômica Federal, permitido o crédito automático para conta de depósitos de poupança de titularidade do trabalhador previamente aberta na nessa instituição financeira, desde que o trabalhador não se manifeste negativamente, ou o crédito em conta bancária de qualquer instituição financeira, indicada pelo trabalhador, desde que seja de sua titularidade.

A MP diz ainda que o trabalhador poderá, na hipótese do crédito automático, até 30 de agosto de 2020, solicitar o desfazimento do crédito.

Por: Agência Brasil

Feiras livres de Petrolina terão novas alterações; anuncia Prefeitura de Petrolina (PE)

Após avaliar as atividades na primeira semana das feiras livres de Petrolina, que tinham sido suspensas através de decreto devido à pandemia do coronavírus, a prefeitura informa uma nova alteração no cronograma de funcionamento. A decisão, visa diminuir a aglomeração de pessoas, evitando assim as chances de disseminação do vírus.

De acordo com a nova decisão, nesta quarta e quinta todas as feiras irão funcionar somente com o comércio de peixes. Já no sábado, serão abertas as feiras da Areia Branca e Cohab Massangano e no domingo acontecerá nos bairros São Gonçalo, Ouro Preto, João de Deus e José e Maria.

De acordo com o diretor de feiras, Tony César, as equipes continuarão fazendo um trabalho de fiscalização, porém, é importante a conscientização da população.

” Estamos avaliando diariamente o funcionamento e ajustando para que a gente consiga permanecer com as feiras funcionando, porém, sem prejuízo para a saúde pública. Pedimos a conscientização da população e dos feirantes para que respeite as exigências de higienização, distanciamento, horário de funcionamento, entre outros. E, principalmente, que o grupo de risco, fique em casa“, frisou.

Governo começa a pagar auxílio emergencial de R$ 600 na quinta-feira

O governo começa a pagar na quinta-feira (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês.

O segundo pagamento do benefício de R$ 600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio. A ideia é que todo o pagamento do benefício – as três parcelas de R$ 600 – seja feito em cerca de 45 dias, totalizando a liberação R$ 98 bilhões para 54 milhões de pessoas.

Hoje (7) foram lançados o site da Caixa e aplicativos para iOS e Android para os trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes da Previdência que ainda não têm informações no CadÚnico. O cadastramento também é necessário para as pessoas que não estavam no CadÚnico até o dia 20 de março. Quem não sabe se está no cadastro pode conferir a situação ao digitar o número do CPF no aplicativo.

Aplicativo gratuito

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente. De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, houve um acordo com empresas de telefonia para que mesmo as pessoas sem crédito no celular pré-pago possam baixar a ferramenta sem custo. A Caixa disponibilizou ainda a central 111 para tirar dúvidas sobre como fazer o cadastramento.

“O aplicativo é só para quem é MEI, que é contribuinte individual do INSS ou informal. Quem está no Bolsa Família ou outros programas do governo federal não precisa fazer o cadastro”, ressaltou Onyx, em entrevista coletiva, nesta manhã, no Palácio do Planalto.

No caso dos beneficiários do Bolsa Família, o pagamento seguirá o calendário normal do programa. De acordo com o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, o CadÚnico tem 75 milhões de pessoas inscritas. Desses, 43,6 milhões são beneficiários do Bolsa Família.

Ao excluir os beneficiários do Bolsa Família, ficam 31,4 milhões de pessoas. “Desse universo de 31,4 milhões de pessoas, foram identificadas mais de 10 milhões que estão elegíveis para receber o auxílio emergencial. Hoje estamos na fase final de análise desse dados para garantir que todos os quesitos foram atendidos e nenhum pagamento será efeito para quem não estiver estritamente coberto pela lei”, disse Canuto.

Conta digital

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que criará 30 milhões de contas digitais para beneficiários sem conta em banco. Os beneficiários poderão movimentar a conta e fazer transferências gratuitamente, mas inicialmente não será possível sacar o dinheiro. Ainda será divulgado um cronograma para a realização de saques. Segundo Guimarães, haveria um “colapso” se fosse liberado o saque para todos ao mesmo tempo.

Guimarães informou ainda que fará transferência gratuita para contas em bancos privados e públicos estaduais nos casos de beneficiários que já têm conta.

Os recursos que forem transferidos para conta de beneficiários não poderão ser usados para pagar dívidas, como o cheque especial. Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, foi feito um acordo com os bancos para evitar que o auxílio seja usado para pagar automaticamente dívidas dos clientes.

“Mesmo se estiverem com débitos anteriores, esse dinheiro fica protegido. É um auxílio emergencial para sustentação das pessoas”, disse o ministro.

Segurança

Onyx destacou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal investigam casos de fraudes e que a segurança do sistema da Caixa “está reforçadíssima”. “Fraudadores, atenção, vocês vão parar é na cadeia”, disse.

“O presidente [Jair] Bolsonaro quer transparência, segurança e agilidade. É o que estamos nos empenhando para fazer. Na medida em que as coisas vão avançando no Brasil, nós vamos retomar o trabalho em poucos dias”, disse o ministro.

Ele destacou ainda que a lei aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente  determina a cobertura emergencial por três meses. Considerando o histórico das epidemias recentes, que dura de 12 a 14 semanas até a superação da doença, segundo o ministro, esse apoio de 90 dias deve ser suficiente. “Vamos acompanhando e vendo a necessidade de uma eventual suplementação”, disse.

Hoje, às 15h, a Caixa dará uma entrevista coletiva para explicar mais detalhes do pagamento do auxílio emergencial. Um decreto regulamentando essas operações também severá ser publicado hoje em edição extra do Diário Oficial da União.

Edição: Maria Claudia – Agência Brasil

Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o coronavírus; de acordo com Secretaria de Saúde de Petrolina (PE)

Mediante o aumento do número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou no início deste mês, novas orientações que seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto ao uso de máscara de proteção individual. Desta vez, o alerta é para que toda a população comece a fazer uso e até mesmo a confeccionar as próprias máscaras de pano, para servir de barreira física contra o novo coronavírus.

Para tanto, médicos e especialistas da Secretaria de Saúde de Petrolina orientam a forma correta para a confecção da máscara, ressaltando a importância do uso individual, não podendo ser compartilhado entre membros da família que deve conter: duas camadas de tecido (preferencialmente de algodão) para que seja de fato uma eficiente barreira contra microrganismos. Para a fixação pode ser utilizado elásticos (que podem ser aqueles utilizados para prender o cabelo) ou ainda tiras para amarrar acima e abaixo da orelha. A mesma deve proteger a boca e o nariz para que seja de fato efetiva. Para a higienização do item, a pessoa deve lavar utilizando água corrente e água sanitária deixando-o de molho por pelo menos dez minutos.

A recomendação é que sempre que for necessário sair de casa o indivíduo possa colocar a máscara e tenha sempre uma de reserva preservada de contaminação externa, assim como também é preciso levar uma sacola para guardar a primeira máscara que deverá ser trocada após duas horas de uso. Dessa forma, a máscara caseira será mais uma estratégia de proteção além de evitar que muitas pessoas corram até farmácias e lojas de suprimentos hospitalares. As máscaras comercializadas devem ficar   disponíveis aos profissionais da saúde.

Sindsemp cobrou, e Ampla estendeu os horários das empresas de ônibus que atendem aos servidores em Petrolina (PE)

Nessa segunda-feira (06), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Walber Lins, recebeu do presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, Edilson Leite, o novo horário e rotas do transporte coletivo, solicitado pelo Sindsemp depois de várias reclamações de servidores e servidoras que trabalham especialmente nas Unidade de Saúde da Família.

Desde os Decretos Municipais de isolamento social, as empresas de ônibus que operam em Petrolina e Juazeiro reduziram o número de veículos em circulação e mudaram os horários em algumas rotas. A estratégia adotada pelo setor, estava inviabilizando a ida dos profissionais que estão na linha de frente da batalha contra a Covid-19. Nos bairros Henrique Leite e Gercino Coelho, servidores e servidoras não conseguiam ônibus nos horários das escalas de trabalho, assim como em outros bairros da cidade.

A Ampla ordenou que a Atlântico, empresa que opera o transporte coletivo em Petrolina, modificasse os horários, e fizesse uma parada de meia hora no trecho que compreende o Parque Josepha Coelho e Hospital Universitário, para atender os profissionais de saúde.

“Aqueles que não tinham um trajeto garantido a gente conseguiu junto a Ampla e a prefeitura, que fosse liberado um número maior de ônibus e um trajeto extra, voltado para cobrir os servidores da segurança, da saúde e da assistência social. Além disso, nós conseguimos atualizar os horários e as rotas que atendem os bairros, a exemplo do Henrique Leite. “ Explicou o presidente do Sindsemp, Walber Lins.

Por: Assessoria de Comunicação – Sindsemp