Minha Casa, Minha Vida é reparação histórica com o povo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (13) o projeto de lei que cria o novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Entre as novidades estão a ampliação do acesso de faixas de renda; a redução de taxas; e o aumento do subsídio para aquisição de imóveis. 

Durante a cerimônia de lançamento da nova edição do programa, Lula lembrou que o déficit habitacional é um problema histórico e crônico no Brasil.

“Em 1974, na primeira campanha vitoriosa do PMDB, foi dito que o Brasil tinha um déficit habitacional de 7 milhões de casas. Isso foi há 48 anos. Hoje eu vejo as pessoas falarem que temos um déficit ainda de 6 a 7 milhões de casas, mesmo com o programa MCMV fazendo 6 milhões de casas nesses últimos anos”, disse o presidente.

“Isso demonstra a necessidade do Estado se sentir obrigado a fazer essa reparação”, acrescentou.

As novas regras já estavam em vigor desde o último dia 7, por conta da MP 1.162/23, aprovada em fevereiro pelo Congresso Nacional. Segundo o Planalto, até o início de julho 10.094 unidades já haviam sido entregues em 14 estados. O investimento, até então, já estava em R$ 1,17 bilhão.

De acordo com o Planalto, com as novas regras populações de rua também poderão acessar o programa. A previsão é de que, até o final do ano, sejam entregue mais 8 mil unidades habitacionais, e que 21,6 mil obras sejam retomadas. A meta é contratar 2 milhões de moradias até 2026.

Faixas de renda

Tanto as faixas de renda para beneficiários, como o valor a ser financiado foram ampliados. Com isso, a Faixa 1 do programa contemplará famílias com renda mensal de até R$ 2.640. Já a Faixa 2 contemplará famílias com renda entre R$ 2.640 e R$ 4,4 mil; e a Faixa 3, para famílias com renda mensal entre R$ 4,4 mil e R$ 8 mil.

Já com relação ao valor do imóvel, o financiamento máximo será de R$ 170 mil para empreendimentos voltados à Faixa 1; R$ 264 mil para a Faixa 2; e R$ 350 mil para a Faixa 3.

No caso do MCMV rural, o valor máximo para novas moradias passou de R$ 55 mil para R$ 75 mil. Já o financiamento para melhoria de uma moradia passou de R$ 23 mil para R$ 40 mil.

As taxas de juros variam de acordo com a região e com a renda, indo de 4% ao ano a 5,5%, no caso da Faixa 1; de 4,75% a 7%, para a Faixa 2; e de 7,66% a 8,16% para a Faixa 3.

O governo federal aumentou também os descontos oferecidos para as famílias que acessarem o financiamento com recursos do FGTS para a aquisição do imóvel – de R$ 45,7 mil para R$ 55 mil, restrito aos beneficiários da Faixa 1. Segundo o Planalto, esse limite não era revisto desde 2017

As prestações mensais pagas pelos beneficiários da Faixa 1 serão proporcionais à renda, com um valor mínimo de R$ 80, ao longo de um período de 5 anos.

Avanços

As novas contratações do MCMV trazem melhorias, também, nas especificações dos imóveis. Entre as melhorias estão o aumento da área mínima das unidades, de 40 metros quadrados (m²) para casas e de 41,50 m² para apartamentos; e a criação de varandas “para oferecer um espaço adicional aos moradores”. Além disso, os conjuntos deverão ter sala de biblioteca e equipamentos para a prática esportiva.

Ainda entre as melhorias está a necessidade de o terreno estar localizado na malha urbana, próximo a infraestruturas completas já instaladas e consolidadas – o que inclui acesso a equipamentos públicos de educação, saúde e assistência social, além de acesso a comércio e serviços e transporte público coletivo.

“Terrenos mais bem qualificados podem receber um valor adicional em sua aquisição, incentivando a qualidade e adequação das localizações dos empreendimentos”, complementou o Planalto.

Repercussão

Segundo o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato de Souza Correia, mais de 6 milhões de habitações já foram construídas graças ao programa, desde sua primeira versão, em 2009. Na solenidade de sanção das novas regras, ele avaliou como “positiva” a nova versão do programa:

“A CBIC avalia de forma muito positiva a versão atual do MCMV, pois volta a contemplar, com recursos da União, a parcela mais carente da população brasileira, que sofre com habitações precárias e com aluguéis muito caros. O governo já estaria de parabéns se ficasse somente nessa parte, mas fez mais: ajustou o programa nas faixas financiadas pelo FGTS.”

Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, os entraves e o atraso promovido pelo governo anterior deixou de concluir 186 mil unidades habitacionais. “Destas, 83 mil unidades estavam paralisadas”, disse o ministro. Ele acrescentou que o programa conseguiu retomar mais de 17 mil casas e já entregou mais de 10 mil moradias, beneficiando mais de 100 mil brasileiros que buscavam habitação.

Representante do Movimento Camponês Popular, Jéssica Briito lembrou que a atual edição do MCMV só foi possível no campo, enquanto política pública, após muito diálogo e reivindicações por parte dos camponeses.

“Só chegou nas diversas populações do campo, em todas as regiões desse país, graças a parceria com os movimentos do campo que historicamente fazem a luta por reforma agrária; pelo reconhecimento do campesinato na tarefa permanente de produzir alimentos; e pela luta por melhores condições de produção e de vida no campo. Essas organizações ousaram lutar e reivindicar o direito à moradia para essas populações”, disse.

“A moradia no campo, para nós, é um elemento de permanência das famílias no campo. Mais do que isso, ela é também um elemento de transformação da autoestima das mulheres camponesas, porque somos nós, mulheres, que sentimos de perto a dureza de não ter um teto e um lar seguro para os nossos filhos. Nos fortalece muito a retomada desse programa, tendo como um dos principais critérios de atendimento as mulheres camponesas.”

Representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores, Bartira Costa defendeu a priorização de políticas urbanas, enquanto “agenda prioritária para o desenvolvimento urbano do Brasil, tendo a cidade como direito e não apenas como moradia”; a “retomada imediata” do Conselho das Cidades; e a convocação da Conferência das Cidades.

“Precisamos também garantir a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico para todas as pessoas independente do local e das condições de moradias, bem como da capacidade de pagamento. Para isso é fundamental fortalecer as empresas e os serviços públicos de saneamento; retomar os investimentos do plano enquanto instrumento de planejamento. O saneamento deve ser encarado como política estratégica para o desenvolvimento do Brasil, condicionante da qualidade de vida nas cidades”, disse.

Edição: Denise Griesinger

Mobilidade Estudantil: Facape oferece disciplinas isoladas para estudantes de outras instituições

Os estudantes de ensino superior que desejam cursar alguma disciplina na Faculdade de Petrolina (Facape) já podem se preparar. A faculdade está com inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Estudantil que permite que alunos de outras instituições possam cursar diferentes disciplinas junto à Facape.

O Programa é fruto de uma parceria entre as instituições e não há pagamento de matrículas ou mensalidades. Podem participar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UPE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF- Sertão PE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e da Universidade do Estado da Bahia  Uneb.

As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até o dia 19 de julho para alunos aptos a ingressar na Facape já no 2º semestre letivo de 2023. Os candidatos poderão se inscrever por e-mail através de sua IES de origem, enviando os documentos exigidos no edital. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 1 de agosto, já as matrículas dos aprovados deve ser realizada entre os dias 3 e 4 de agosto.

Os endereços para inscrições são: UNEB (mobilidadegraduacao@uneb.br); UPE: (graduacao.petrolina@upe.br); UNIVASF: (dpeg.proen@univasf.edu.br); e IF Sertão (PE): (cp.sca@ifsertao-pe.edu.br). Para  realizar a inscrição é necessário apresentar:  Cópia autenticada da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado;  Histórico escolar atualizado, emitido pelo Setor responsável da sua IES;  Comprovante de matrícula considerando o semestre letivo vigente no momento da inscrição. Além de ementas e conteúdos programáticos das disciplinas que pretenda cursar na FACAPE durante a mobilidade.

Atenciosamente,       

Magnólia Costa – Assessora de Comunicação da Facape       

Esquema de segurança para as festividades comemorativas do aniversário de Juazeiro é pauta de reunião

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou nesta quarta-feira (12), uma reunião com representantes da Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), para alinhamento da segurança durante as festividades do aniversário de 145 anos do município.Segundo o Secretário de Ordenamento Urbano, Isledio Bandeira, com a expectativa da presença de milhares de pessoas nos dias de evento, há a necessidade do reforço da segurança na Avenida Adolfo Viana e Orla I e II, bem como nos arredores. “Reforçamos a importância da cooperação de todos os envolvidos, incluindo comerciantes e frequentadores, para o cumprimento das medidas estabelecidas para que todos possam curtir com segurança”, destacou.PautaForam discutidas com o Major Cirne da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (73ª CIPM) estratégias de segurança, como o reforço do efetivo policial, o monitoramento por câmeras de segurança e a intensificação das patrulhas nos locais de maior aglomeração, tendo como objetivo promover um ambiente tranquilo e seguro para todos os participantes das festividades. Além disso, o uso de sistemas de som, conhecidos como “paredões”, será proibido para reduzir a poluição sonora.Texto: Gabriel Filliph – Ascom PMJ

Prefeitura de Petrolina incentiva alimentação saudável em creches do município

Nessa quarta-feira (12), as crianças da creche Jesus Pequenino, no Jardim Petrópolis, foram surpreendidas por uma equipe de nutricionistas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). De forma lúdica, os profissionais explicaram o que é uma alimentação saudável e não saudável. 

Cerca de 70 alunos participaram da ação desenvolvida pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde. A nutricionista do NASF, Adriana Maciel, explica que esses momentos são importantes para o desenvolvimento da criança. “Buscamos sempre falar a língua das crianças para explicar os benefícios e malefícios que a alimentação pode causar. Elas são muito observadoras e sempre prestam atenção nas explicações, o que pode acabar levando as informações pra casa e levando bons hábitos também para a família. Seguimos as orientações do prefeito Simão Durando, em incentivar a população petrolinense a ter hábitos mais saudáveis”, explica.  

A Secretaria de Saúde ressalta que os pais que desejam levar seus filhos para uma consulta, devem procurar as Unidades Básica de Saúde do município para passar pela avaliação de um profissional e, de acordo com a necessidade, será passado para o especialista.   

——–    

    

Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde 

 

Petrolina: Moradores de Residenciais celebram entrega de certificados

Rostos cheios de emoção marcaram na noite dessa terça-feira (11) durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos que fazem parte do Projeto Técnico Social (PTS). Cerca de 150 beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida participaram do momento. As capacitações gratuitas foram oferecidas pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), em parceria com a Caixa Econômica Federal.  

Os certificados foram entregues para os moradores dos Residenciais Novo Tempo V e VI. A mais nova formanda, Maria Eduarda Batista Angelim Nogueira, contou emocionada sobre a oportunidade de poder fazer os cursos e participar desse projeto*. “Foi maravilhoso poder participar do curso. Sou muito grata a prefeitura em poder oferecer algo que nunca será tirado da gente, que é o conhecimento”, destacou Maria Eduarda, que fez o curso de Designer de Sobrancelha. 

Rita de Cassia Santos Silva, aluna do curso de Doces e Salgados, vê na iniciativa uma ótima oportunidade para adquirir qualificação profissional e independência financeira. “Não foi apenas uma aula de confeitaria, mas uma aula de humanização. Fomos recebidas com muito carinho, estou muito satisfeita e confiante de que irei conquistar meu próprio negócio”, comentou Rita de Cássia.  

Os cursos oferecidos foram de frentista, cabeleireiro, design de sobrancelhas, capacitação de unhas em gel e depilação, confeitaria de doces e salgados. Além disso, aulas de zumba, escolinha de futebol e educação ambiental também estão sendo realizadas.   

“A orientação do prefeito Simão Durando é de proporcionar essa formação aos moradores dos Residenciais e possibilitar que eles disponham de uma melhor qualidade de vida através da profissionalização, geração emprego e renda, capacitação e qualificação, para ingressarem no mercado de trabalho. Além do mais, essa é uma oportunidade de ficarmos ainda mais próximo da população”, frisou o secretário executivo de Habitação, Thiago Rosendo. 

Texto: Luzete Nobre  

Assessora de Imprensa da Secretariade Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade  

Bolsonaro presta depoimento nesta tarde na Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido nesta quarta-feira (12), às 14h, na sede da Polícia Federal, em Brasília. O depoimento será para o inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado que teria sido articulada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

O inquérito foi aberto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em fevereiro, para apurar se houve tratativas visando a um golpe de Estado, em uma reunião que, segundo o senador, teria contado com a participação de Bolsonaro e do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), além do próprio Marcos do Val.

Essa reunião foi citada pelo senador em encontro com Moraes. As suspeitas, no entanto, são de que o parlamentar queria gravar a conversa, na busca por uma declaração do ministro admitindo ter, em algum momento, ultrapassado “as quatro linhas da Constituição” – o que poderia ser usado como argumento para questionar o resultado das eleições de 2022, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em junho, endereços e gabinete de Marcos do Val foram alvo de mandados de busca e apreensão, por determinação de Moraes. À época, o senador criticou a operação e negou ter cometido algum crime.

Edição: Juliana Andrade

Petrolina adere a nova estratégia do UNICEF para incentivar vacinação em crianças e adolescentes

A Prefeitura de Petrolina lançou, nessa terça-feira (11), a Estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV). Essa é uma ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) voltado a garantia de direitos para a infância e adolescência, e tem como objetivo apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e contou com a presença dos enfermeiros da Atenção Básica, coordenadores e gestores das escolas municipais, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os visitadores do programa Criança Feliz.  

Nos últimos quatro anos o país tem registrado um cenário de queda das coberturas vacinais de crianças menores de cinco anos, o problema foi potencializado com o surgimento da pandemia do coronavírus. A Busca Ativa Vacinal (BAV), contribuirá para identificar essas crianças com atraso vacinal, ou não vacinadas, e estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde para a atualizações da caderneta de vacinação. “Nos já vínhamos realizando diversas estratégias no município, como imunização em áreas descobertas, aos finais de semana e ampliação dos horários de vacinação. Então a nossa adesão a mais essa estratégia, vem para fortalecer as ações já desenvolvidas e ratificar o compromisso do nosso prefeito Simão Durando com a vacinação infantil”, destaca o Secretário de Saúde, João Luís Nogueira.  

Os participantes do evento tiveram uma manhã de aprendizado para fortalecer, ainda mais, o conhecimento e trabalhar com objetivo de trazer resultados positivos. “Essa estratégia veio para unir forças com as demais secretarias do município e, assim, caminharmos juntos para manter as coberturas vacinais dentro do padrão preconizado pelo Ministério da Saúde, que é acima de 95%. Vamos continuar intensificando as nossas ações e espalhando pela cidade que vacina é a única forma segura de proteção”, destaca a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro. 

———- 

Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde  

Puxada de Psirico abre programação de shows em comemoração ao aniversário de Juazeiro nesta quinta-feira no circuito do carnaval (13)

Nesta quinta-feira (13), a banda Psirico vai abrir a programação de shows comemorativa aos 145 anos de Juazeiro. O evento gratuito realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), promete movimentar o circuito tradicional do Carnaval, que vai da Av. Adolfo Viana a Orla I com uma grande puxada de trios elétricos.

A banda local Pagodança, será a primeira atração da noite, a partir das 20h, com um repertório cheio de grandes sucessos comandando um pranchão. Em seguida a banda Psirico vai comandar um trio elétrico e arrastar a multidão, a partir das 21h.

Programação esportiva

Também na quinta-feira (11), às 18h, começa o campeonato de Beach tennis, na arena montada na Orla II. O local irá reunir inúmeros atletas deste esporte que tem ganhado cada vez mais adeptos no Vale do São Francisco.

Programação Copa Fest 2023:

Quinta-feira, 13 de julho

18h- Beach tennis

Puxada (percurso do carnaval) da Av. Adolfo Viana – Orla I

20h- Pagodança

21h- Psirico

Sexta-feira, 14 de julho

14h- Beach tennis com crianças do CRAS

18h- Competição Beach tennis

18h- Chá das 5- Vaporzinho

20h- Trio parado na Orla 1 -Banda Mirage, Mari Ribeiro e Rayane, Thiago Carvalho e Pagode 874

 

Sábado, 15 de julho

5h – Alvorada festiva (saindo do Marco Zero até o Vaporzinho)

7h- Beach tennis

8h- Programação cívica

9h- Futebol dos Veteranos (Estádio Adauto Moraes)

14h- Maratona Aquática

15h- Futebol Feminino

16:30h- Aula show fitdance

17h- Jiu-jítsu

18:00h- Apresentação de Hip Hop

Shows musicais a partir das 12h no Parque Fluvial (parte baixa da Orla II)

Tenda da educação (Espaço Kids)

Social Até Você

Saúde em Movimento

Saae Presente

Sesp

Educação Ambiental – Semaurb

Puxada (percurso do carnaval) da Av. Adolfo Viana – Orla I

20h- Matheus Torres

21h- Banda Afrodisíaco

 

Domingo, 16 de julho

7h – Beach tennis

8h- Vôlei de areia

8h- Competição de Caiaque

Texto: Amanda Franco – Ascom Seculte PMJ

Fernanda Barros- Secretária de Comunicação PMJ

Presidente do Sindicato dos Professores Municipais do Paulista assume Coordenação Nacional de Comunicação da Frente Norte e Nordeste pela Educação

O Presidente do Sindicato dos Professores do Paulista (SINPROP), Gilberto Sabino, foi nomeado como Coordenador Nacional de Comunicação da Frente Norte e Nordeste pela Educação. A nomeação ocorreu durante o último congresso da organização, realizado nos dias 7 e 8 de julho, onde também foi aprovado o estatuto que solidificou a institucionalização da entidade.Na ocasião,  também foi eleita a primeira diretoria da organização, Anízio Melo, Presidente do  Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará,  idealizador e fundador da frente assume como Coordenador Geral,  e tem como vice o professor Rui Oliveira, que é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia. Nesse contexto, o presidente do Sindicato dos Professores Municipais do Paulista (SINPROP), Gilberto Sabino, assume a Coordenação Nacional de Comunicação da Frente, representando Pernambuco e fortalecendo o diálogo amplo e irrestrito com todos os lados para trazer conquistas para o Norte e Nordeste.Em relação à nomeação, Gilberto Sabino relatou: “É muito gratificante receber esse reconhecimento pelo trabalho, não posso deixar de agradecer a todos os integrantes da Frente Norte e Nordeste e do SINPROP, que lutaram bravamente em defesa do FUNDEB. Fomos nós, estávamos indo de gabinete em gabinete, conversando com os parlamentares, expondo as nossas preocupações, nos fazendo ser ouvidos”, contou Gilberto Sabino. Com representações em oito estados da região, a Frente Norte e Nordeste pela Educação se coloca como uma voz atuante na luta por uma educação de qualidade. Através do trabalho conjunto e do envolvimento de todos os setores da sociedade, busca-se conquistar melhorias substanciais e garantir que a Educação seja tratada como prioridade em todas as esferas governamentais.

Prefeitura de Petrolina disponibiliza cuidado e acolhimento para mães atípicas

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), está disponibilizando, a partir desta semana, consultas médicas para mães atípicas. Os atendimentos acontecem as terças e quintas-feiras na Secretaria Executiva de Acessibilidade. 

O termo mães atípicas se refere às mães que possuem filhos com deficiência, autismo e síndromes raras. A secretária executiva de Acessibilidade, Rosarinha Coelho, explica que a ideia é proporcionar cuidado para essas mulheres que, muitas vezes, negligenciam a própria saúde para cuidar dos filhos.   

“O diagnóstico de um filho atípico traz grande impacto para a rotina familiar, podendo ocasionar em sobrecarga física e mental, principalmente nas mães. Conforme orientação do prefeito Simão Durando, nosso papel é cuidar das pessoas, por isso, em parceria com a Secretaria de Saúde, estamos disponibilizando essa oportunidade para que as mães possam zelar da sua saúde e se fortalecerem para cuidarem dos seus filhos”, salienta Rosarinha. 

Os agendamentos para as consultas podem ser feitos na Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEDHMA), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. É necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e o laudo médico do (a) filho (a).   

Serviço: 

  • Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEDHMA) 
  • Endereço: Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó – ao lado do SENAC 
  • Telefone: (87) 3867-3516 

.

Foto: Deivid Menezes