Finalização de inscrição no Fies começa nesta quarta-feira

O período de complementação da inscrição no processo seletivo da segunda edição de 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) teve início nesta quarta-feira (12). Segundo o Ministério da Educação (MEC), os pré-selecionados na chamada única do Fies devem realizar o procedimento pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 desta sexta-feira (14).  

Após fazer a complementação, o candidato deve validar as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo para a validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, que deverá ser realizada diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado.

Lista de espera  

O MEC informa, também, que os não pré-selecionados na chamada única do processo seletivo constarão automaticamente da lista de espera para fins de preenchimento das vagas não ocupadas, “observada a ordem de classificação conforme previsto no edital  8/2023, que trata do cronograma e demais procedimentos do Fies 2023/2”.

De acordo com o ministério, a eventual pré-seleção de candidatos participantes da lista de espera ocorrerá no período de 18 de julho a 29 de agosto, no Portal Único de Acesso.

O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Edição: Kleber Sampaio

Petrolina: Prefeitura incentiva setor turístico a realizar cadastro em sistema nacional 

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), incentiva as empresas que atuam no segmento turístico a se cadastrarem no sistema nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O objetivo dessa ação é promover a legalização e formalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O site para inscrição é o https://cadastur.turismo.gov.br.

Com o cadastro regularizado, a empresa ou profissional que atua no mercado poderá ter acesso a benefícios que o Ministério do Turismo dispõe, como: financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério; Incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal; e participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.  

O cadastro é obrigatório para aqueles que atuam em atividades como acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos, transportadoras turísticas e para quem exercer a profissão de guia de turismo.  

Já de forma opcional, o cadastro pode ser feito por: restaurantes, cafeterias, bares, casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer, parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos e prestadoras especializadas em segmentos turísticos. 

De acordo com diretor de Turismo, Josué Pereira, a ação é necessária para criar uma rede segura do turismo. “O Cadastur é uma importante ferramenta que permite também que o turista tenha acesso às empresas cadastradas através do site oficial do Ministério do Turismo. A divulgação no site garante maior segurança na escolha e contratação de prestadores de serviços turísticos na nossa região e em todo o país. Vale ressaltar que esse é um segmento que tem recebido muito apoio e incentivo do prefeito Simão Durando”, pontua Josué Pereira. 

.

Texto: Luzete Nobre      

Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo 

Presidente do Sindicato dos Professores Municipais do Paulista assume Coordenação Nacional de Comunicação da Frente Norte e Nordeste pela Educação

O Presidente do Sindicato dos Professores do Paulista (SINPROP), Gilberto Sabino, foi nomeado como Coordenador Nacional de Comunicação da Frente Norte e Nordeste pela Educação. A nomeação ocorreu durante o último congresso da organização, realizado nos dias 7 e 8 de julho, onde também foi aprovado o estatuto que solidificou a institucionalização da entidade.Na ocasião,  também foi eleita a primeira diretoria da organização, Anízio Melo, Presidente do  Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará,  idealizador e fundador da frente assume como Coordenador Geral,  e tem como vice o professor Rui Oliveira, que é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia. Nesse contexto, o presidente do Sindicato dos Professores Municipais do Paulista (SINPROP), Gilberto Sabino, assume a Coordenação Nacional de Comunicação da Frente, representando Pernambuco e fortalecendo o diálogo amplo e irrestrito com todos os lados para trazer conquistas para o Norte e Nordeste.Em relação à nomeação, Gilberto Sabino relatou: “É muito gratificante receber esse reconhecimento pelo trabalho, não posso deixar de agradecer a todos os integrantes da Frente Norte e Nordeste e do SINPROP, que lutaram bravamente em defesa do FUNDEB. Fomos nós, estávamos indo de gabinete em gabinete, conversando com os parlamentares, expondo as nossas preocupações, nos fazendo ser ouvidos”, contou Gilberto Sabino. Com representações em oito estados da região, a Frente Norte e Nordeste pela Educação se coloca como uma voz atuante na luta por uma educação de qualidade. Através do trabalho conjunto e do envolvimento de todos os setores da sociedade, busca-se conquistar melhorias substanciais e garantir que a Educação seja tratada como prioridade em todas as esferas governamentais.

STF valida estatuto dos guardas municipais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu validar a lei que criou o Estatuto Geral das Guardas Municipais. A norma entrou em vigor em 2014 e foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff para estabelecer normas gerais para as guardas municipais de todo o país.

A lei foi questionada no Supremo pela Associação Nacional dos Agentes de Trânsito no Brasil (AGTBrasil). Entre os pontos questionados, a associação pediu a suspensão do trecho que concedeu aos guardas a competência de fiscalização de trânsito.

A unanimidade na votação foi formada a partir do voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Para o ministro, os guardas podem fazer a fiscalização de trânsito nos municípios.

“A Lei Federal 13.022/2014, ao dispor sobre o Estatuto das Guardas Municipais, constitui norma geral, de competência da União, sendo legítimo o exercício, pelas guardas municipais, do poder de polícia de trânsito, se assim prever a legislação municipal’, escreveu o ministro.

O julgamento ocorreu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema e não há deliberação presencial. O julgamento foi finalizado no dia 30 de junho, e o resultado foi divulgado hoje (11).

.

Edição: Juliana Andrade

Setor cervejeiro no Brasil cresce quase 12% em 2022

O setor cervejeiro no Brasil cresceu quase 12% no ano passado. Em todo o país, já são mais de 1.700 estabelecimentos. As informações fazem parte do anuário da cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

O estado de São Paulo tem o maior número de cervejarias registradas (387), seguido pelo Rio Grande do Sul (310) e Minas Gerais (222). Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos.

Neste ano, o volume de vendas no território nacional deve chegar a 16 bilhões de litros, 4,5% a mais em relação a 2022, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. Segundo o presidente da entidade, a padronização de regras do setor contribuiu para esses resultados.

Empregos

Esse mercado cada vez mais profissionalizado não é a única vantagem da expansão do setor no Brasil. É que a cerveja gera emprego e renda na localidade em que é feita. Em todo o país, essa cadeia produtiva é responsável por dois milhões de vagas diretas e indiretas.

Sem falar que, quanto menos a bebida viaja da fábrica ao consumidor, melhor a qualidade do produto. É o que explica Pedro Capozzi. A empresa dele produz, no Distrito Federal, 260 mil litros de cervejas artesanais por ano.

Além da qualidade, as cervejas brasileiras são inovadoras nos sabores e podem levar frutas vermelhas, castanha de baru, alecrim, tomate e até limão e cúrcuma, trazendo cada vez mais o estilo brasileiro para cerveja – uma bebida milenar.

.

Edição: Kleber Sampaio – Agência Brasil

Trabalhadores de clínicas médicas e odontológicas de Pernambuco realizam atos em protesto por uma negociação salarial justa

O Sindicato dos empregados em consultórios médicos e odontológicos, clínicas médicas e odontológicas, técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal na rede pública e privada do estado de Pernambuco (SINDCLIN – ATSB), segue realizando atos de protesto em frente a clínicas particulares de todo o estado de pernambuco em um movimento intitulado como “Estamos de Luto”. De acordo com a diretoria da entidade sindical está havendo um entrave na negociação salarial de 2023, entre os absurdos está o reajuste de apenas R$ 0,75 do ticket alimentação dos funcionários, além de que a proposta salarial apresentada pelo sindicato patronal traz tona uma desvalorização do piso que em aproximadamente 3 anos será igualado ao salário mínimo.Desde a última segunda-feira (03), o sindicato e os trabalhadores estão mobilizados em um movimento nas redes sociais e também de forma presencial usando bótons e máscaras pretas  simbolizando o luto e cobrando uma negociação mais correta. A coordenadora de Relações Sindicais do SINDCLIN – ATSB, Paula de Sena, destacou a importância do movimento para a categoria, além de afirmar que o sindicato patronal está tentando dificultando as ações do sindicato.“Coação, perseguição e tentativa de nos calar! O Sindicato Patronal segue tentando boicotar nosso movimento pela valorização dos nossos salários e condições de trabalho. O SINDCLIN-ATSB não vai se intimidar com essas medidas autoritárias. Vamos seguir firmes visitando o máximo de trabalhadoras e trabalhadores em todo Estado de Pernambuco. Esperamos que toda a categoria use sua máscara preta e a fita de luto! É preciso mostrar nossa insatisfação. Exigimos uma negociação respeitosa e coerente!”, enfatizou Paula de Sena.Além das manifestações em frente às clínicas particulares, o sindicato segue fazendo transmissão ao vivo para informar e interagir com a categoria. Entre as pautas apresentadas pelo sindicato estão o reajuste salarial digno, melhoria nas condições de trabalho e a garantia de benefícios adequados aos profissionais da área.

22ª edição do Moto Chico vai arrecadar alimentos para o Transforma Petrolina

Exibição de motocicletas, programação musical, feira de artigos   e uma rede do bem focada em ajudar quem mais precisa. O tradicional Moto Chico,  que ocorre de 6 a 9 de julho em Petrolina,  incluirá, em mais uma edição do evento, a prática da solidariedade com a  arrecadação de alimentos  não-perecíveis   que serão destinados ao  Programa Transforma Petrolina.

O programa foi criado pela Lei Municipal nº. 3.379/2021, e tem como um de seus objetivos  fortalecer o trabalho das instituições sociais no Sertão Pernambucano que atuam em diversos segmentos, como a valorização de idosos, proteção de  crianças, famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, proteção animal e tantas outras áreas.

Para isso acontecer, o Transforma mantém um diálogo constante entre Poder Público, Terceiro Setor e Iniciativa Privada com o objetivo de acelerar soluções voltadas para o desenvolvimento social. Para doar 1kg de alimento, o público poderá levar o donativo para o evento, no estacionamento do Parque Josepha Coelho  e depositar na entrada.

De acordo com a coordenadora voluntária do programa, Alinne Durando, o encontro nacional de motociclistas do Vale do São Francisco já mantém a tradição da solidariedade, e esse ano se unirá ao Transforma Petrolina para impactar a vida de mais pessoas. “É um momento muito especial para nossa cidade receber um evento tão grande como esse, e ainda estimular o amor ao próximo através da doação de 1kg de alimento”, afirma.

Miguel Coelho lamenta falecimento do desportista Demarzinho

Hoje, 01/07, Petrolina perdeu um grande cidadão. E o esporte sertanejo, um grande amigo. Valdemar Cavalcanti, o Demarzinho, nos deixou. Ele foi um desportista apaixonado, criou a Copa do Interior de Petrolina e sempre esteve envolvido em competições importantes, bem como, em projetos que incentivassem o esporte.

Quando ainda era prefeito de Petrolina, tive a oportunidade de resgatar a Copa do Interior e Demarzinho foi o patrono dessa importante competição. Ele esteve envolvido com sua paixão, o futebol amador, até seus últimos momentos, e merece todas as homenagens.

O legado de Valdemar Cavalcanti para o desporto local é incalculável e insubstituível. Lamentamos profundamente essa perda e expresso minha solidariedade a todos os familiares e amigos do nosso querido Demarzinho.

Transforma Petrolina: Conheça as instituições sociais que serão beneficiadas  pelo  São João Solidário

A 2ª edição do São João Solidário do Transforma Petrolina beneficiará 32 instituições que atuam para acelerar  soluções sociais de populações mais vulneráveis. O projeto tem como objetivo trilhar um caminho de colaboração entre entidades  e comunidade  para incentivar a prática da solidariedade e o fortalecimento de trabalhos de impacto social no município.

 Serão atendidas as instituições  de proteção animal, são elas: o Projeto Oxente, Ong Proteger, Salve Anjos Pet, Cactus Pet e a Arca Pet.  O projeto também beneficiará entidades que atuam no tratamento para dependentes químicos como: ONG Ajudar, Centro de Recuperação Livres para Servir (CRELPS) e Maanaim. Os projetos que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social também receberão apoio, são eles: Grupo Iluminados,   Fraternidade Espírita Jerônimo Mendonça (Fejem), Anjos do Sertão, KEntre Nós, Petrape, Casa Anjo da Guarda e O Bem Libera o Bem.

Os locais que trabalham com longa permanência e serão beneficiados são: Cantinho do Aconchego, Casa de Vó, Crelps Loié e Casa Geriátrica. Já as entidades que atendem crianças, idosos e adolescentes são: Projeto Moringa, Coração Solidário, Fevasf e Projeto Ide Somos Luz.

Também será beneficiada a instituição que acolhe pessoas em tratamento médico ou à procura de emprego: Casa de Passagem Bom Samaritano. Instituições que abordam e acolhem outros segmentos também receberão auxílio, como a Aliança do Bem PNZ, que atende pessoas em situação de rua, Fundação Nilo Coelho e ONG Água para Irmãos com Sede, que assiste famílias em situação de vulnerabilidade social  na área de sequeiro e zona urbana.

A iniciativa também atenderá entidades de apoio à saúde, como Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco, Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AFibroVasf), Associação de Amparo à Pessoa com Tuberculose, Hanseníase e HIV/AIDS (AAT), Associação de Amigos do Autista do Vale São Francisco (AAMAVASF) e a  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O São João Solidário realizou cinco ações durante a temporada junina com qualificação profissional de mulheres; fortalecimento do empreendedorismo social;  incentivo da participação de idosos  no São João; arrecadação de alimentos e sorteio de ingressos para o camarote. A atividade ainda contará com o  Leilão Solidário, que será realizado em julho com roupas doadas por artistas que se apresentaram no São João de Petrolina em 2023.

Centro Estadual de Combate à Homofobia faz ação no Hospital das Clínicas em alusão ao Dia do Orgulho LGBT+

O Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizou, nesta quarta-feira (28), uma ação de panfletagem no Hospital das Clínicas, no Recife, com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo Centro, no Dia do Orgulho LGBT+. O HC foi escolhido como local da ação devido ao seu importante papel como hospital-escola e por abrigar desde 2014 o Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans, referência em serviços de saúde para a população trans no estado.Mais de 50% dos atendimentos realizados pelo CECH são direcionados à pessoas trans ou travestis. Durante a panfletagem, foi distribuído o novo material de divulgação do Centro, com o intuito de informar e conscientizar a população sobre os serviços oferecidos e apresentar os canais de denúncias de violações direcionadas à população LGBT+. “Conscientizar a sociedade quanto aos direitos desse público e combater a LGBTfobia é um dever do poder público, mas uma tarefa também de todos que compactuam com o respeito à pessoa humana, independente da sua orientação sexual ou identidade de gênero”, destacou a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota.A Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH0, por meio do Centro, registra uma média de 53 atendimentos contínuos por mês e atua no acolhimento, orientação jurídica, assistência psicológica e encaminhamentos para vítimas de violência e discriminação LGBT+. As violações mais comuns que chegam ao Centro incluem a LGBT+fobia institucional, familiar e transfobia. Além disso, a demanda por retificação de nome de pessoas trans por meio da assistência jurídica prestada também é significativa.Denúncias de violações contra à pessoa LGBT+ podem ser feitas através do Disk 100, do Governo Federal; do 190 da Polícia Militar de Pernambuco; do 3182.7604 ou 3182-1613, da ouvidoria da SJDH; ou do 3182-7665, do CECH.SERVIÇOCentro Estadual de Combate à HomofobiaRua Santo Elias. 535. 2º Andar.Telefones: (81) 3182-7665Email: centrolgbtpe@gmail.com