Páscoa, uma das datas mais importantes do calendário cristão

Com a aproximação da Páscoa, uma das datas mais importantes do calendário cristão, muitas pessoas se preparam para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa é celebrada periodicamente no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera, no hemisfério norte, ou do outono, no hemisfério sul.

Para os cristãos, a Páscoa é um momento de renovação da fé e da esperança, que simboliza a vitória de Jesus sobre a morte e a ressurreição para a vida eterna. A celebração da Páscoa envolve muitos rituais e tradições, como a troca de ovos de chocolate, que simbolizam a renovação da vida e a fertilidade, e a reunião da família para a ceia pascal.

Além disso, a Páscoa também é um momento de reflexão e de solidariedade. Muitas igrejas planejam campanhas de arrecadação de alimentos e roupas para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como forma de expressar o amor e a fraternidade que são valores centrais do cristianismo.

No entanto, a Páscoa não é apenas uma data religiosa. Ela também é celebrada de diferentes formas em diversas culturas ao redor do mundo. Por exemplo, na tradição judaica, a Páscoa é conhecida como a festa da libertação, que celebra a saída do povo judeu da escravidão no Egito. Já na cultura pagã, a Páscoa é uma festa em homenagem à deusa da fertilidade, que simboliza o renascimento da natureza na primavera.

Independentemente das crenças e das tradições, a Páscoa é um dado importante que nos convida a refletir sobre a vida, a morte e a esperança. É um momento para celebrar a renovação da fé, da amizade e do amor, e para renovar a nossa esperança de que dias melhores virão.

Disque 100 recebe mais de 121 mil denúncias no primeiro trimestre

A plataforma Disque 100 registrou mais de 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos de janeiro a março deste ano. O número consta no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), que agora passa a ser atualizado a cada três meses, informou o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

A grande maioria das denúncias diz respeito a ameaças e ataques à integridade física ou psíquica das vítimas, espécies de violação relatadas em 99.482 e 99.506 das denúncias recebidas, respectivamente.

Em relação ao gênero, do total de denúncias, 60,59% (73.897) têm como vítimas pessoas do sexo feminino, a maior parte delas (4.068 denúncias) na faixa etária de 70 a 74 anos. Essa é a mesma faixa etária do maior número de denúncias com vítimas do sexo masculino (1.897).

Ainda assim, o grupo vulnerável mais atingido no primeiro trimestre, de acordo com o painel da ONDH, foi o de crianças e adolescentes, que corresponde a 36,4% (51.979) das denúncias. Isso ocorre porque, nesse tipo de categorização, o agrupamento se dá por faixas etárias maiores. Por essa métrica, pessoas idosas foram as segundas mais atingidas, com 33.200 (23,25%) das denúncias.

Confirmando a regra desde que os dados começaram a ser colhidos, no primeiro trimestre deste ano a maior parte das violações ocorreu na casa onde reside a vítima e o suspeito (57.416 denúncias), seguido pela casa da vítima (36.352).

Em relação aos suspeitos, nas denúncias recebidas a maior parte, 44,91%, é do sexo masculino (54.838 denúncias), com prevalência na faixa etária entre 40 e 44 anos (7.537). Não foram disponibilizadas informações sobre faixa de renda e escolaridade prevalente entre os suspeitos de praticarem as violações de Direitos Humanos.

Nos três primeiros meses de 2023, foram recebidas pela plataforma Disque 100 também 1.761 denúncias em que a vítima integra a comunidade LGBTQIA+. A maior parte dessas vítimas é composta por homossexuais gays do sexo masculino (565), seguida por homossexuais lésbicas do sexo feminino (380).

Novidades

Segundo explicou o ministério, os dados de perfil de vítimas e suspeitos e outras informações sobre as denúncias, como tipo de violação, foram disponibilizados com a implementação da opção SIC – Acesso à Informação, no Painel de Dados da ONDH, em que são disponibilizados os dados abertos obtidos por meio de pedidos da Lei de Acesso à Informação.

“Agora, de forma aberta, é possível acessar os perfis das vítimas e dos suspeitos, tipos de demandas e fazer a análise das denúncias com uma visão gerencial dos dados que são demandados à Ouvidoria”, explicou o coordenador-geral do Disque Direitos Humanos, Sidnei Costa, em nota divulgada pelo ministério.

No mesmo texto, divulgado nesta quinta-feira (6), o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, faz um apelo para que a sociedade se engaje na utilização do Disque 100. “A nova periodicidade e a opção referente ao SIC trazem mais transparência a este processo no qual queremos a participação ativa de todas as pessoas, tanto denunciando violações como atuando no desenvolvimento e promoção de políticas públicas”, disse.

.

Edição: Maria Claudia – Agência Brasil

“É amor em forma de leite materno”: diz doadora do Biama em Petrolina

O Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi muito importante para a fisioterapeuta e professora Bruna Antonelli. Mãe de Laura, de dois meses de vida, ele buscou ajuda no Biama porque não conseguia amamentar a filha. “Logo nos primeiros dias após o parto eu percebi que a amamentação não estava fluindo,” contou.

No Biama, Bruna encontrou apoio e orientação. Além de viver uma experiência especial como mãe e mulher. “Nessas idas e vindas ao Biama eu encontrava as mães que estavam com seus bebês na UTI neonatal. Eu me coloquei no lugar delas. Muitas não tinham leite, outras tinham pouco leite. Eu me solidarizei com elas e a partir desses encontros e senti vontade de ser doadora,” contou Bruna.

Da vontade para a ação, Bruna não perdeu tempo e fez o cadastro no banco do leite humano. “Eu recebi orientações sobre que exames fazer, avaliação, consulta, eu fiz tudo, deu certo e hoje eu amamento minha filha e faço doação de leite. As vezes acordo para amamentar de madrugada e já ordenho o leite para a doação. Duas vezes por semana os técnicos trazem os recipientes e recolhem o leite que eu guardo na geladeira,” conta Bruna.

Estoque

O Biama tem hoje seis mães doadoras, mas precisa de pelo menos 20, para atender os bebês prematuros internados na maternidade do Dom Malan. O hospital é referência no atendimento materno infantil de alto risco para 53 municípios dos estados de Pernambuco e Bahia. A demanda é pelos menos 40 litros de leite materno por mês. Durante todo o mês de março, o banco recebeu cerca de 20 litros de leite humano.

Mães saudáveis que estejam amamentando podem ser tornar doadoras, como fez a fisioterapeuta Bruna e ajudar a alimentar os prematuros. Não é preciso muito leite, mas o excesso que a mãe produz alimenta os bebês prematuros internados no HDM.

Como ser doadora

A mãe lactante que queira ser doadora pode se informar através do telefone 87 – 3202-7002. O técnico do banco de leite pode orientar sobre o cadastro, os exames e como ordenhar e armazenar o leite. Bruna estimula outras mães para a doação. “É maravilhoso. Sou muito grata por ter Laura, amamenta-la e ainda doar leite para outros bebês,” finaliza.

Leite Materno

O leite materno é um alimento completo, vivo, que se modifica a cada mamada e representa vida para as crianças. Até os seis meses de vida, o bebê precisa só de leite materno exclusivamente, sem água ou completo. As crianças podem mamar até dois anos ou mais, com benefícios a médio e longo prazo. As mães precisam de apoio para uma boa amamentação.

.

Assessoria de Comunicação do HDM

Consulado americano sinaliza que poderá conceder vistos para 1 milhão de imigrantes brasileiros em 2023

No atual contexto global, a mobilidade internacional é uma realidade cada vez mais presente, seja para fins de estudo, trabalho ou turismo. No entanto, a obtenção de um visto para entrar em um país estrangeiro pode ser um processo burocrático e demorado, desencorajando aqueles interessados em viajar.

Com isso em mente, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil está implementando novas medidas, visando uma redução nas filas de espera para a solicitação de vistos. Tais ações visam facilitar todo o processo, tornando-o mais acessível e menos complexo para os solicitantes.

Foto: Pedro França/Agência Senado)

Autoridades consulares dos EUA afirmam que a concessão de vistos pode chegar a 1 milhão de pessoas neste ano de 2023.

Ainda assim, de acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, isso não significa que o processo para a aprovação de um visto ficou mais fácil. “Esse número não é uma meta, mas sim um cenário extremamente positivo. As medidas tomadas servem para diminuir as filas de espera de pessoas que, efetivamente, atendam a todos os requisitos para a aprovação de um visto para os EUA, seja para fins de turismo, trabalho ou estudo. Ou seja, se o solicitante não tiver o perfil, a solicitação será prontamente negada”, pontua.

Sobre Daniel Toledo

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC.

Toledo também possui um canal no YouTube com mais 176 mil seguidores com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente.

Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido,  consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR e professor da PUC Minas Gerais do primeiro curso de pós graduação em Direito Internacional,  com foco em Imigração para os Estados Unidos

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos.

.

Por: Tábata Férlin

Fonte: Revista Capital Economico

Veículos de imprensa mudam política de cobertura de ataques a escolas

Veículos de imprensa anunciaram mudanças na forma de noticiar ataques a escolas. Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou ao menos 24 atentados.

CNN, Band, Grupo Globo e Canal Meio decidiram não divulgar nomes, fotos e vídeos dos acusados. A Empresa Brasil de Comunicação já adota esse protocolo em sua cobertura.

As medidas seguem recomendações de especialistas e de instituições para que a imprensa evite usar imagens, nomes e informações de suspeitos, de vítimas e da tragédia. O objetivo é evitar o chamado efeito contágio, que é estimular outros atentados.

Entidades médicas apontam conexão causal entre violência na mídia e comportamento agressivo em algumas crianças.

O Ministério Público de Santa Catarina e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também pediram que os profissionais de comunicação evitem a exposição de agressores e vítimas.

A professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Danila Zambianco diz que o ideal é não trazer espetáculo e notoriedade para os autores desses atos.

“Não publicizar o seu nome, não publicizar a sua imagem, não trazer detalhes de como a situação aconteceu, de como eles construíram esse percurso. Às vezes, a notícia é quase um tutorial do massacre, de como se fazer. Então esse tipo de informação não tem que ser publicizado, não tem que ser veiculado”, disse.

Danila Zambianco destaca qual seria o papel da mídia na cobertura. “O papel da imprensa precisa focar nas vítimas, na reconstrução daquele espaço, na reconstrução do sentido dessa escola, Cantinho Bom Pastor, para que ela possa adquirir agora um novo significado para essas pessoas, para que essa política pública de promoção da convivência [seja difundida], o acompanhamento disso junto às instituições estaduais, esse é o papel da imprensa.” Ontem (5) um homem invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), matando quatro crianças e ferindo três. A Polícia Civil informou que o autor do atentado foi preso depois de se entregar.

Após o ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, na capital paulista, em 27 de março, a Polícia Civil de São Paulo identificou, no ambiente virtual ou escolar, um aumento de situações que indicam planos de possíveis ataques em escolas. Em uma semana, foram registrados 279 casos.

.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves – Agência Brasil

Compesa apoia Fundação Terra na campanha declarante do bem

O prazo para declarar o Imposto de Renda já começou e, junto com essa obrigação fiscal, vem também a oportunidade de ajudar o próximo. É que a Receita Federal permite que pessoas físicas destinem até 6% do valor total do IR para instituições que fazem trabalhos sociais, sem que isso gere custos adicionais para o contribuinte. A Compesa, na condição de empresa amiga, incentiva essa doação para a Fundação Terra, que preza pelo presente e o futuro de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

Tanto quem tem imposto a pagar como a restituir pode aderir à campanha Declarante do Bem, da Fundação Terra. Essa escolha deve ocorrer no momento do preenchimento da declaração no programa da Receita Federal utilizando a opção de “tributação por deduções legais”. A pessoa pode contribuir com até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo do Idoso. Clicando AQUI, é possível acessar o passo a passo de como realizar a doação.

Criada pelo padre Airton Freire, em 1984, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, a organização surgiu da observação e sensibilização do religioso da realidade das famílias que viviam em condições insalubres numa área conhecida como Rua do Lixo. Em situação de fome e abandono, elas tiveram suas vidas ressignificadas a partir do trabalho social ali iniciado. Hoje, a Fundação Terra atende milhares de pessoas com serviços de saúde, educação e assistência social em Arcoverde e Recife, em Pernambuco, e em Maracanaú, no Ceará.

Governo do Estado de Pernambuco lança Operação Integrada da Semana Santa

O feriado prolongado da Semana Santa deve levar 270 mil pernambucanos e turistas a pegar a estrada rumo ao interior do Estado, principalmente com destino aos municípios de Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus, onde acontece o espetáculo da Paixão de Cristo. Para facilitar o fluxo e garantir a segurança viária, o Governo de Pernambuco montou uma Operação Integrada que envolve a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI) e Grande Recife Consórcio.

O plano de ação conjunto acontece entre quinta-feira (6) e domingo (9) e envolve 180 agentes de trânsito e técnicos distribuídos em trabalhos de fiscalizações e educativos. Pelo menos 22 linhas do transporte intermunicipal terão um aumento de 20%, totalizando 316 viagens, ante 263 em relação ao ano passado. Também terá reforço de linha com destino ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

DETRAN
Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus/Fazenda Nova estão na rota da programação da Semana Santa do Detran. Com equipes de educadores e agentes de fiscalização, as ações vão priorizar a educação para o trânsito em vias de grande movimentação de veículos, garantindo a fluidez e segurança viária. A operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas tem início nesta sexta (31/03), em Caruaru e Fazenda Nova. As atividades em Fazenda Nova se estendem até o domingo (09/04). Já em Gravatá, a ação acontecerá na quarta-feira (05/04). Em todos os pontos, haverá abordagem aos motoristas e motociclistas, distribuição de material informativo/educativo e realização de testes de alcoolemia.

Ao todo estarão envolvidos cerca de 180 agentes de trânsito e técnicos em educação. Nos pontos de atuação, haverá ainda atividades com jogos lúdicos voltados para as crianças e a segurança no trânsito. O Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimento externo, também estará nos locais das blitz. Nele será possível emitir taxas, abrir serviços, verificar pontuação, acompanhar processos e dar entrada em solicitações, como renovação da Carteira de Habilitação obter informações gerais sobre procedimentos e protocolos.

Nas abordagens, os motoristas vão receber “cabides” para retrovisores com dicas de segurança, além de material educativo, que será entregue ao público em geral. Para reforçar a conscientização, haverá também demonstração do uso correto de equipamentos de retenção, como o cinto de segurança e as cadeirinhas para crianças. Paralelo a tais ações, agentes da Fiscalização estarão a postos, com viaturas dispostas ao longo do trajeto nas proximidades de Fazenda Nova, monitorando e disciplinando o tráfego.

Além do material para distribuição com a população, o Detran-PE e a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura autorizaram a produção de peças publicitárias destacando a segurança nas estradas. Com a frase “Vá em paz e volte com segurança”, foram confeccionados outdoor, faixas, post para redes sociais e spot para divulgação em rádios, destacando o respeito aos limites de velocidade, uso do capacete, e do cinto de segurança, como também, evitar consumir álcool antes de dirigir.

Em Caruaru, a ação acontecerá das 9h às 11h, na rua 15 de novembro (Marco Zero). Em Gravatá, a Blitz Educativa também será das 9h às 11h, na Rua Izaltino Poggi (Centro). Já em Fazenda Nova, as atividades serão das 9h às 19h, no distrito de Brejo da Madre de Deus. A atuação dos agentes abrange o período de maior movimento nas estradas, por causa do feriado da Semana Santa, quando aumenta o fluxo de veículos com destino ao Agreste. 

DER

Para garantir mais fluidez nas estradas, 12 lombadas eletrônicas serão desligadas entre os dias 5 e 9. Sem os redutores e controladores eletrônicos de velocidade, haverá menos retenção de veículos no feriadão. O desligamento dos equipamentos eletrônicos acontece a partir do meio-dia da quarta-feira (5) e religados às 05h da segunda-feira (10).

Confira as rodovias e localidades:

BR 232, KM 24,70, Moreno

BR 232, KM 10,80, Curado

PE 60, KM 0,1, Cabo de Santo Agostinho

PE 60, KM 2,5, Cabo de Santo Agostinho

PE 60, KM 2,5, Cabo de Santo Agostinho

PE 60, KM 8,42, Cabo de Santo Agostinho

PE 60, KM 8,43, Cabo de Santo Agostinho

PE 60, KM 16,63, Ipojuca

PE 60, KM 42,50, Sirinhaém

PE 60, KM 43,00, Sirinhaém

PE 35, KM 7,30, Itapissuma

PE 35, KM 7,90, Itapissuma

 

O Departamento de Estradas de Rodagem também irá promover uma série de ações de fiscalização com o apoio de três viaturas distribuídas entre os dias 5 e 9 de abril. O órgão ainda promoverá blitz educativas com o intuito de estimular o respeito às leis de trânsito e prevenir acidentes durante o feriado.

 

Confira os locais:

Ação Educativa  Fazenda Nova

5 a 8 de abril

Local: Teatro de Nova Jerusalem

Horário 16h às 18h

Travessia e Fluidez no Trânsito5 a 8 de abril

Local: Itaúna

Horário: 9h às 11h e 16h às 18h

Blitz Educativa Gravatá

05 de abril

Horário: 9h às 11h

Local: Rua Isaltino Poggi 

VIAGENS INTERMUNICIPAIS

O plano de ação da Empresa Pernambucana de Transportes Intermuncipais (EPTI) tem o propósito de educar e conscientizar os usuários de ônibus, através de uma fiscalização educativa, que terá um papel importante para aqueles que se deslocam no corredor da Curado, principal via de acesso ao município Brejo da Madre de Deus. Além da conscientização da população, a ação busca ainda diminuir o contingente de transporte clandestino para quem vai viajar para o interior. 

LINHA

FERIADÃO/ VIAGENS DE QUINTA A DOMINGO

Recife/ Garanhuns-232 (Executivo)

24

Recife/ Garanhuns-232 (Convencional)

24

Recife/ Garanhuns/ Bom Conselho

3

Recife/ Garanhuns/ Aguas Belas (Executivo)

8

Recife/ Garanhuns/ Aguas Belas (Convencional)

8

Recife/ Araripina (Executivo)

24

Recife/ Petrolina (Executivo)

20

Recife/ Petrolina (Leito)

8

Recife/ Nova Petrolandia

4

Recife/ São José do Egito (Convencional)

1

Recife/ São José do Egito (Leito)

4

Recife/ São José do Egito (Executivo)

13

Recife/ Tabira (Executivo)

13

Recife/Buíque (Convencional)

6

Recife/Buíque (Executivo)

6

Recife/ Caruaru (Executivo)

5

Recife/ Bodocó (Convencional)

1

Recife/ Bodocó (Leito)

2

Recife/ Nova Petrolandia

16

Recife/ Tabira (Convencional)

13

Recife/ Bonito

48

Recife/ São Joaquim do Monte

12

TOTAL

263

 

A presidente da ABCDE, Ana Gleide Leal, participou de reunião de trabalho e cumpriu agendas políticas e institucionais com autoridades, em Brasília

Nesta terça-feira (04/04), a presidente da ABCDE, professora Ana Gleide Leal, participou de reunião de trabalho e cumpriu agendas políticas e institucionais com autoridades, em Brasília.

Acompanhada de representantes de outras autarquias municipais, a presidente se reuniu com reitores e dirigentes de instituições municipais de ensino superior, para discutir proposta de parceria com o Ministério da Educação, inclusão de representatividade em grupo de trabalho do MEC, operacionalização do FIES e editais do PIBID e da Residência Pedagógica.

Em seguida, em reunião com a Secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, dra. Denise Pires de Carvalho, foi apresentada proposta de parceria com o MEC para oferta de bolsas de estudo de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, entre outros assuntos.

A presidente também cumpriu agenda, articulada pela vice-prefeita de Floresta, Bia Numeriano, com o Deputado Federal Túlio Gadelha, e articulada pela Animes com o Deputado Federal de Goiás, Rubens Otoni, para dialogar sobre a inclusão de Instituições Municipais de Ensino Superior na elaboração de políticas públicas, em nível estadual e federal.

PRF inicia Operação Semana Santa 2023

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá iniciar, nesta quinta-feira (06), a Operação Semana Santa 2023, nas rodovias federais do Mato Grosso do Sul, seguindo até o domingo (09), com o objetivo de promover a segurança viária nos deslocamentos dos usuários pelas rodovias federais.

Durante o período, a PRF irá manter o reforço de fiscalização, principalmente com foco na alcoolemia ao volante, com cerca de 40 etilômetros à disposição dos policiais no estado. Também haverá fiscalização de excesso de velocidade, com a utilização de radares móveis, e de ultrapassagens indevidas e não uso de dispositivos de segurança – cinto de segurança e transporte de crianças em dispositivo próprio. Em resumo, busca-se coibir as infrações mais comuns ou potencialmente perigosas para a segurança do trânsito. 

No Mato Grosso do Sul, os policiais estarão distribuídos em 9 Delegacias e 23 Unidades Operacionais da PRF e reforçarão a fiscalização nos 4.078 quilômetros de rodovias federais, divididos nas BRs 060, 158, 163, 262, 267, 359, 376, 419, 436, 463 e 487, que atravessam o estado, principalmente nos locais e horários onde os índices de criminalidade e acidentalidade têm mais incidência.

Restrição de tráfego

No Mato Grosso do Sul, haverá restrição de trânsito para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes nos seguintes trechos: 

– Km 77,9 a 252,5 da BR-163, entre Itaquiraí (MS) e Dourados (MS)
– Km 281,3 a 832,2 da BR-163, entre Dourados (MS) e Sonora (MS)
– Km 9,1 a 556,8 da BR-262, entre Três Lagoas e Miranda. 

As restrições ocorrerão na quinta-feira (06) – entre as 15h e as 21h; na sexta-feira (07) – entre as 05h e as 11h; e no domingo (09) – entre as 15h e as 21h. Horário Local. 

Operação Semana Santa 2022

Em 2022, durante a Operação Semana Santa, foram registrados 18 acidentes, sendo 4 considerados graves. Foram contabilizadas 4 mortes. 

Autuações Gerais

Foram registrados 2.108 autos de infrações gerais. 

Alcoolemia

A PRF realizou 4.528 testes com o etilômetro nas rodovias federais do MS; 96 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas; 13 destes condutores foram presos.

Resultados Operação Semana Santa 2023

O balanço final da Operação Semana Santa 2023 será divulgado na segunda-feira (10), através do portal PRF

Orientações para quem vai pegar a estrada:

● Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.
● A viagem deve ser planejada de modo que o condutor evite conduzir o veículo por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para a condução..
● O condutor deve respeitar a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente (cadeirinhas, assentos de elevação, etc) devidamente preso ao veículo. 
● As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes. Se forem levadas em compartimento de passageiros, elas podem se deslocar e machucar os ocupantes do carro.
● Os motoristas devem respeitar a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e, em relação às ultrapassagens, realizar a manobra somente em locais permitidos e quando houver tempo e distância para concluir a manobra sem colocar o trânsito em risco. Ressalta-se que ultrapassagens mal realizadas são responsáveis por um terço das mortes em rodovias federais.
● Em caso de chuva, a velocidade deve ser reduzida, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve aumentar.

No caso de emergência em rodovias federais, ligue 191.

Mercado do Produtor de Juazeiro já apresenta aumento considerável na comercialização devido a Semana Santa

O Mercado do Produtor de Juazeiro, 3ª maior Ceasa do país em comercialização de hortifrutigranjeiros, iniciou neste domingo (02) horário especial de funcionamento durante a Semana Santa e já apresenta aumento considerável na nas vendas. O entreposto abriu mais cedo, às 12h e vai funcionar até às 22h desta segunda-feira (03).

De acordo com o diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento, órgão que administra a CEASA e as feiras de Juazeiro, Britoaldo Bessa, até sábado, mais de 80 mil pessoas passarão pelo mercado neste período em que compreende a Semana Santa.

“A expectativa é de que o volume de comercialização aumente em 30% se comparado ao mesmo período do ano passado. Estamos procurando recebe da melhor forma possível os nossos clientes, que encontram um mercado limpo, organizado e seguro”, disse Britoaldo Bessa.

O fluxo de clientes está intenso e os lojistas estão animados com as vendas. Ontem, na abertura, centenas de caminhões dobravam o quarteirão, mais de 400 veículos chegaram ao CEASA de Juazeiro. Manga, banana, uva, coco verde, melão, melancia, cebola, além de abóbora, macaxeira/aipim, pimentão e tomate estão entre os produtos mais vendidos.

Segundo André Ferreira dos Santos, permissionário do entreposto, este é o melhor período de vendas do ano. “É nesta época do ano em que fazemos as melhores vendas, os melhores negócios. Supera, inclusive, as vendas do final do ano. Muita gente pratica o jejum de carne vermelha e investe mesmo na compra de pescados, ovos, verduras e legumes para compor saladas e outros pratos típicos desta época do ano”, esclarece André.

Paulo Matos, que vende tomate no entreposto, também afirma que esta é a melhor época de vendas. “O consumo aumenta significativamente e as vendas, consequentemente, dobram. É importante ressaltar que na Sexta-feira Santa a gente fecha a loja, mas reabre no sábado e vendemos bastante ainda, pois o mercado do produtor de Juazeiro não para”, disse a lojista.

Durante essa semana o horário no CEASA ficou assim definido: Hoje, segunda-feira (03) o mercado fecha as 22hs. Na terça-feira (04) o mercado abre às 2h e fecha às 22h. Na quarta-feira (05), também abre às 2h da madrugada e fecha às 22h. Na quinta-feira (06) abre às 2h e fecha às 14hs. Na Sexta-feira da Paixão (07), o entreposto estará fechado. No Sábado de Aleluia (08), o funcionamento será das 2h às 17h. No domingo de Páscoa (09) o Ceasa, como em todos os domingos, estará fechado só reabrindo às 21h.