WhatsApp inicia liberação da ferramenta “Comunidades” no Brasil; grupos permitem até 5 mil pessoas

O WhatsApp confirmou, nesta quinta-feira (26), a liberação gradual do recurso “Comunidades” no Brasil. A ferramenta permite a criação de grupos com até cinco mil pessoas.

Segundo a empresa, ao entrar em uma comunidade, é possível ir de um grupo para outro com facilidade para acessar as informações necessárias no momento certo. Além disso, os administradores podem enviar atualizações para todos que estiverem no grupo.

ara começar, é preciso tocar na nova aba comunidades, localizada na parte de cima das conversas no Android e na de baixo no iOS. Lá, é possível começar uma comunidade do zero ou adicionar grupos existentes.

WhatsApp libera recurso “Comunidades” / Divulgação/ WhatsApp

O WhatsApp afirmou que irá inovar com um “nível de privacidade e segurança jamais visto”, com a tecnologia de criptografia de ponta a ponta.

Além dessa novidade, a plataforma também anunciou outros três novos recursos:

  • Enquetes dentro de conversas
  • Chamada de vídeo com 32 pessoas
  • Grupos com até 1.024 usuários

Esses recursos poderão ser utilizados em qualquer grupo, inclusive nas comunidades.

(Publicado por Isabela Filardi, da CNN, em São Paulo)

Operação ‘Pente Fino’ é deflagrada em Petrolina com objetivo de coibir os arrombamentos seguidos de furtos em estabelecimentos comerciais na área central

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, iniciou nesta semana a Operação ‘Pente Fino’. A ação acontece a partir das 23h, e tem como objetivo restabelecer a ordem pública e coibir os arrombamentos seguidos de furtos em estabelecimentos comerciais na área central da cidade.  

De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio, a ação é apenas o início do que está sendo planejado pela Prefeitura para melhorar a segurança e devolver tranquilidade aos proprietários dos estabelecimentos comerciais, como também da população. “Estamos trabalhando para garantir a segurança e proteção de todos os petrolinenses”, pontuou. O secretário executivo lembrou ainda que os guardas civis atuarão todos os dias utilizando os veículos da GCM.  

Durante o primeiro dia de Operação, a equipe da Guarda realizou 21 abordagens em pessoas com atitudes suspeitas; foram apreendidas três facas do tipo peixeira e a outra tipo açougueiro; e foi feito o recolhido de uma porção de maconha e um triturador.  

A população pode acionar a Guarda Civil Municipal, através da Central de Atendimento no telefone 153. 

Texto: Luzete Nobre – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade   

Romildo Porto assume a presidência da Compesa

O Engenheiro Civil, Bacharel em Ciências da Computação e Pós-graduado em Direito Tributário, Romildo Bezerra Porto, toma posse hoje, às 16h, como presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa. A solenidade acontecerá no Centro Administrativo da empresa, no auditório Pirapama, bairro de Santo Amaro.O novo presidente da Compesa já atuou na Companhia como superintendente por duas vezes (de Planejamento e de Tecnologia da Informação) e na Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, quando ocupou o cargo de Coordenador de Tecnologia da Informação. Também foi Gerente Geral Administrativo e Financeiro da Empresa de Urbanização do Recife – URB – Recife e Gerente de Sistemas Tributários na Empresa Municipal de Informática – Emprel.

Escolha de Rei Momo e Rainha do Carnaval terá shows musicais na Orla de Juazeiro (BA)

O Carnaval de Juazeiro só inicia semana que vem, mas a festa já começa a rolar solta neste final de semana. No próximo sábado (28) é a escolha do Rei Momo, Rainha e Princesas e além da cerimônia de escolha, vai ter muita música e animação.  A partir das 19h, próximo ao Vaporzinho, na Orla II, a escolha da Corte Real do ‘Carnaval de Todos’ vai contar com os shows de Dudu Almeida e Brena Miranda.“Além da eleição da Corte Real que vai embelezar o Carnaval, decidimos também trazer shows musicais para animar e já trazer o clima da nossa festa. Então, a gente convida todo mundo pra vir prestigiar a escolha do Rei Momo, da Rainha e das Princesas, bem como se divertir com os shows que a Prefeitura de Juazeiro traz pra população”, diz o analista de projetos culturais da Seculte, Edvaldo Franciolli.Concurso O Rei Momo e a Rainha eleitos receberão, cada um, a premiação de R$ 5 mil, a primeira princesa, R$ 3 mil e a segunda princesa, R$ 2 mil. As Princesas do Carnaval serão escolhidas com base na pontuação e classificação em 2ª e 3ª colocação, respectivamente primeira e segunda Princesas.

—-
Texto: Karem Moraes/ Ascom Seculte PMJ

‘Recomeçou a festa’, diz Bolsonaro sobre Lei Rouanet no governo Lula

Por: THIAGO AMÂNCIO/FOLHAPRESS
Por: THIAGO AMÂNCIO/FOLHAPRESS

Com a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência do Brasil, “já recomeçou a festa da Lei Rouanet”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (24), a apoiadores em frente à casa onde está hospedado na Flórida desde o fim de dezembro do ano passado.

“A Lei Rouanet, já recomeçou a festa. Não posso falar nome aqui. Quando eu assumi, cada artista podia pegar até quanto por ano, alguém sabe aí? Cada artista? Artista importante, lógico. Até R$ 10 milhões por ano. Eu passei para R$ 1 milhão quando eu assumi, depois nós passamos para R$ 100 mil. E R$ 100 mil é muito dinheiro, pessoal”, disse o ex-presidente, após tirar fotos com partidários na região de Orlando, sudeste dos Estados Unidos.

“R$ 100 mil em dólar são US$ 20 mil, não é isso? Eu sei que o custo de vida é mais caro aqui, você faz a conversão na hora e é mais caro. Mas US$ 20 mil é bastante dinheiro para você aparecer no mundo cultural. Agora, já voltou a festa lá”, afirmou.

Vídeo relacionado: Lula quer saber quem pagou acampamento de dois meses a milhares de apoiantes de Bolsonaro (RTP). Bolsonaro afirmou que não iria citar nomes pela presença da reportagem da Folha no local -ele não respondeu às perguntas feitas pela reportagem.

Nesta semana, a atriz Claudia Raia foi criticada após o Ministério da Cultura autorizar que ela capte R$ 5 milhões pela Lei de Incentivo à Cultura para produzir dois musicais. O senador Flavio Bolsonaro, um dos filhos do presidente, criticou a autorização em rede social. “O primeiro mês nem terminou e a farra com dinheiro público já está instalada.”

O político viajou à Flórida em 30 de dezembro e, rompendo uma tradição democrática, decidiu não passar a faixa presidencial para Lula.

Ele está hospedado na casa do ex-lutador de MMA José Aldo em um condomínio fechado repleto de brasileiros, com Michelle, a filha, Laura, e uma enteada. Tem feito poucas aparições fora do condomínio e costuma receber mais de uma vez por dia apoiadores na porta da casa, onde tira fotos e dá autógrafos.

.

THIAGO AMÂNCIO /FOLHAPRESS

Cresce índice de pessoas que gostariam de se mudar da capital paulista

A Estação da Luz é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo, projeto foi feito por Charles Henry Driver, um arquiteto britânico conhecido por projetos em estações ferroviárias.

Cresceu o percentual de pessoas que deixariam de viver na cidade de São Paulo se pudessem. Segundo a pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de Vida, divulgada hoje (24) pela Rede Nossa São Paulo, 61% dos moradores se mudariam da capital paulista se pudessem. Em 2021, o índice era 57% e, em 2020, 60%.

Para elaboração do estudo, foram ouvidas 800 pessoas com mais de 16 anos de idade, ao longo de dezembro de 2022.

O percentual é maior entre a população com idade entre 35 e 44 anos (70%) e entre os que residem na zona leste da cidade (69%). As pessoas que vivem na zona leste são também as que pior avaliação da administração municipal, com 49% considerando o trabalho da prefeitura paulistana ruim ou péssimo. Na média geral da cidade, esse número fica em 44%.

Levando em consideração o bairro onde moram, os itens em que a prefeitura teve pior avaliação foram cultura e habitação, com 40% da população afirmando que a administração municipal não fez nenhum investimento nessas áreas. Em relação a esses mesmos itens, 47% da população considera que a administração municipal fez poucos investimentos na região onde vivem.

A área mais bem avaliada foi a infraestrutura, que inclui asfaltamento e iluminação, nesse quesito 26% consideraram que não foi feito nenhum investimento no seu bairro e 63%, poucos investimentos. Em nenhum item a opinião de que foram feitos muitos investimentos chegou a 10%. No transporte público, 9% acreditam que foram alocados muitos recursos na área, sendo o maior resultado.

Sobre a avaliação da prefeitura, 44% disseram que a gestão tem sido ruim ou péssima, o mesmo percentual acha que o trabalho da administração municipal é regular, e 9% disseram considerar os resultados bons ou ótimos. Em 2021, consideravam a gestão municipal ótima ou boa 13% e regular, 39%. O percentual de ruim ou péssimo era de 45% na pesquisa anterior.

Na zona leste, o percentual dos que acham que o trabalho da prefeitura é ruim ou péssimo chega a 49%. Na zona norte, o índice fica em 32% e no centro, em 35%. Por área de investimento, o melhor resultado para a prefeitura é sobre transporte na zona oeste, onde 15% acreditam que têm sido feitos muitos investimentos. O pior é em habitação na zona sul, onde 45% avaliam que não houve nenhum investimento, seguido por cultura na zona leste, com 44%.

Sobre a Câmara de Vereadores, 7% dizem que o trabalho da Casa é bom, 31% regular e 54%, ruim ou péssimo.

Sinais preocupantes

Para o coordenador da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, a avaliação da sociedade sobre as instituições chama a atenção e parece diminuir o interesse das pessoas de participar dos processos políticos institucionais. “Com a baixa avaliação da prefeitura e a baixa avaliação da Câmara [Municipal], nós vamos tendo alguns sinais que nos remetem a preocupações aos poderes constituídos, às instituições, à participação da sociedade”, enfatizou durante a apresentação dos dados da pesquisa.

Os resultados na capital paulista podem ser um indício, na avaliação de Abrahão, de que a percepção da população sobre as instâncias de poder seja parecida em outras partes do país. “Se isso está acontecendo aqui na cidade mais rica e complexa do Brasil, que é São Paulo, serve como um alerta para nós de como isso está acontecendo no restante do Brasil”, disse.

O contexto desfavorável dos últimos anos pode ser, segundo ele, um dos fatores que influenciaram nessa avaliação pela sociedade. “Essa pesquisa foi feita em um contexto em que nós viemos de anos difíceis. Nós viemos de uma pandemia [de covid-19]. Nós viemos, economicamente, de um processo bastante complicado com as questões de desemprego, inflação, as questões sociais de aumento da fome”, ponderou.

Prefeitura

Em nota, a prefeitura de São Paulo comentou os resultados da pesquisa. Segundo a administração municipal, devido à pandemia de covid-19 nos últimos dois anos, os investimentos foram concentrados nas áreas de saúde e social. “Não descuidou, no entanto, da zeladoria, educação, transporte público, formação de mão de obra e geração de emprego e renda e está ampliando a quantia a ser aplicada na cidade”, acrescenta o comunicado.

Esse trabalho, na avaliação da prefeitura, é reconhecido pela população – “o próprio levantamento mostra que 53% dos paulistanos não reprovam a atual gestão”, destaca a nota. Além disso, de acordo com a administração municipal, o montante de recursos investidos na cidade devem passar de R$ 9 bilhões no ano passado para R$ 11,1 bilhões em 2023.

.

Edição: Juliana Andrade – Agência Brasil

Prefeito Simão Durando manifesta pesar pelo falecimento do comunicador Evanilson Barbosa, ‘Cancãozinho’

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, manifesta pesar pelo falecimento do comunicador Evanilson Barbosa, carinhosamente conhecido como ‘Cancãozinho’, ocorrido na madrugada desta terça-feira (24).

“Recebemos com imensa tristeza a notícia da morte de Cancãozinho. Ele foi um homem atuante e fez história na comunicação, em Petrolina. Expresso minha solidariedade a toda equipe da rádio Petrolina FM, aos familiares e amigos neste momento de tão profunda dor. Que Deus console os corações e traga a força necessária para este momento tão difícil”, concluiu o prefeito.

.

Simão Durando
Prefeito de Petrolina-PE

Ex-prefeito Miguel Coelho lamenta o falecimento do comunicador Evanílson Barbosa, o Radialista “Cancãozinho”

Nota de pesar do ex-prefeito Miguel Coelho

“Amanhecemos o dia com a notícia da perda do amigo comunicador Evanílson Barbosa, conhecido por todos os petrolinenses como “Cancãozinho”. Radialista com larga trajetória, Cancãozinho transmitiu a notícia e também seu bom humor ao longo de sua jornada. Ele com certeza vai fazer muita falta a milhares de petrolinenses que se habituaram a ouvir seu programa nas ondas do rádio. Manifesto aqui meu pesar por essa triste perda e o sentimento de solidariedade aos familiares e amigos desse grande comunicador do Vale do São Francisco. “

Miguel Coelho
Ex-prefeito de Petrolina

Marinha determina afastamento de navio que estava atracado em Pernambuco

A Marinha do Brasil determinou o afastamento do porta-aviões que estava na costa pernambucana e que poderia causar severos riscos ambientais. A embarcação foi proibida de se aproximar dos portos brasileiros e deve permanecer sobre águas mais profundas. Uma fragata e um navio de apoio oceânico farão o acompanhamento do reboque.

A Autoridade Marítima Brasileira informou que a empresa turca, proprietária do navio aeródromo São Paulo, “não adotou as providências necessárias para a manutenção do casco em segurança na área marítima indicada”, cerca de 46 km da costa brasileira.

A Marinha também realizou a inspeção no casco e constatou uma “severa degradação das condições de flutuabilidade e estabilidade”. Além disso, o casco não possui seguro, nem contrato para atracação e reparo, e o pagamento feito à contratada para realizar o reboque foi interrompido há cerca de dois meses.

O casco do porta-aviões havia sido arrematado pelo estaleiro turco em licitação concluída em 2021. A empresa iria reciclar o casco na Turquia.

Acontece que, enquanto pertenceu à Marinha Nacional Francesa, na década de 1990, foram retiradas do porta-aviões 55 toneladas de amianto, substância tóxica e cancerígena. Por causa de eventuais resíduos, em agosto do ano passado, a autoridade ambiental turca decidiu cancelar a autorização para receber o navio.

No regresso para o Brasil, a Marinha identificou as avarias na embarcação e determinou a manutenção da cobertura de seguro e a apresentação de um contrato para atracação e reparo, o que ainda não foi feito.

Alunos de Medicina de Juazeiro participam de curso intensivo para atuação na rede de saúde

Cerca de 70 estudantes do 5° ano de Medicina estão participando esta semana do Curso Pré-internato, que leva o nome de “Jogos Vorazes”.

O nome foi inspirado em uma série de filmes americana, sucesso entre os jovens, em que a trama inicial conta a história estabelecida em um período distópico pós-apocalíptico na nação de Panem, onde moças e rapazes devem participar dos “Jogos Vorazes”, um evento anual televisionado no qual precisam lutar até que sobre apenas um, que é coroado vencedor.

Diferentemente da série, aqui, o importante é preparar todos os estudantes de Medicina para a próxima fase da formação acadêmica: o internato, que é uma das etapas obrigatórias do curso de graduação em Medicina, durante a qual o estudante é submetido a um modelo de ensino em serviço inserido em unidades de saúde, sob a supervisão docente ou de um preceptor, ou seja, o “fazer na prática”.

O Curso Pré-internato se baseia nas necessidades educacionais para inserção do aluno na próxima etapa do curso médico. Durante o curso, os alunos revisam os pontos principais da prática médica, o que otimiza o desenvolvimento global dos alunos, fornecendo, assim, a oportunidade do contato com temas relevantes e prevalentes antes de iniciarem os rodízios. O curso proporciona assim, com que eles vivenciem a experiencia e diminuam suas angústias e tensões dessa nova fase.

“Nosso principal objetivo é tornar os nossos alunos aptos a entrar no internato com boa formação. Fazer com que cada um deles, viva a experiência do que os espera na vida real”, explicou o coordenador do curso de Medicina do IDOMED Estácio, Alvaro Pacheco.

A metodologia aplicada é a prática, ativa, para gerar uma “tempestade de ideias”. Os estudantes foram divididos em oito grupos que atuam em oito salas simultâneas em cada turno de segunda a sexta-feira.

Em cada sala ou estação há um professor com uma temática específica. A duração de cada
estação é de no máximo 20 minutos. Após este tempo, um novo grupo ingressará nas estações, havendo um rodízio até que os 8 grupos tenham acesso ao mesmo conhecimento.

Mais de 60 professores estão trabalhando nessas estações práticas, nesse momento de transição na vida do estudante de Medicina. “É importante pq os alunos têm a oportunidade de aprendizado baseada em grupos e de vivenciar nas estações simulações realísticas do que vão encontrar na prática”, ressaltou o coordenador do internato, Glauber Lutterbach Pires.

Os dois últimos anos do curso de Medicina é quando o estudante fica de fato imerso em atividades práticas assistenciais nas unidades de saúde. É a passagem do conteúdo mais teórico para o aprendizado prático quase que na sua totalidade, onde os alunos têm experiências lidando diretamente com o paciente sob a supervisão dos preceptores.

O curso termina no próximo dia 20. “O tempo é bastante curto com objetivos bem definidos. Sabemos que é desafiante que um aluno de Medicina saia totalmente preparado para o internato, mas se os tornarmos mais seguros, confiantes e com um pouco mais de conhecimento, acredito que já
atingimos o nosso objetivo”, completou o coordenador.