O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, participou do V Fórum DATAGRI, realizado nos dias 10 a 11 de novembro, em El Ejido, na Espanha. O evento, referência na Europa e na América Latina, foi um ponto de encontro da rede agroalimentar, apresentou inovações tecnológicas e gerou oportunidades de negócios por uma agricultura sustentável, segura e de qualidade.Guilherme Coelho foi convidado pela Associação de Empresas de Eletrônica, Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Conteúdos Digitais (AMETIC) para representar a fruticultura brasileira no fórum. A programação abriu espaço para palestras e mesas redondas sobre a digitalização no setor agrícola, workshops e visitas a estufas onde são cultivadas plantações.“A região de El Ejido apresenta condições que inviabilizam a produção agrícola, como solos ruins e falta de água. Os espanhóis passaram a plantar em estufas com equipamentos de ponta que permitem o controle total do ambiente, da umidade do ar até a chegada de pragas, a exemplo do míldio. Aqui, podemos ver como a tecnologia pode ajudar a enfrentar as adversidades naturais para produzir alimentos em grande quantidade e qualidade”, explicou Guilherme Coelho.O presidente da Abrafrutas ainda teve a oportunidade de conversar com o ministro da Agricultura da Espanha, Luis Planas, e com o prefeito de El Ejido, Francisco Góngora Cara.Cooperativismo fortalecendo a agropecuária espanholaSegundo Guilherme Coelho, cooperativismo é outro grande aliado do desenvolvimento agropecuário do país. Ele conta que conheceu o trabalho da Cooperativa de Agricultores e Pecuaristas (COAG), constituída por 150 mil pequenos produtores e criadores e a UNICA, formada por 22 cooperativas de agricultores familiares que produzem hortaliças e frutas. “As cooperativas representam os interesses e apoiam os cooperados ajudando na atualização tecnológica da produção, por exemplo”, comentou.Guilherme Coelho ainda fez visitas técnicas à Fundação para Tecnologias Auxiliares da Agricultura (Fundación Tecnova), centro de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia do setor agrícola e a Hispatec Agrointeligência, empresa líder mundial em software de gestão agroalimentar.Da Espanha, o presidente partirá para Sharm El Sheikh, no Egito, onde fará uma apresentação, no próximo dia 15 de novembro, em um dos painéis da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Sindsemp participa de encontro de gestores das escolas municipais de Petrolina
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina- Sindsemp, participou nesta sexta-feira (11), do encontro de gestores das escolas municipais de Petrolina. O evento que aconteceu no auditório da Faculdade de Petrolina – Facape, com cerca de 250 gestores de escolas, CMEiS e Nova Semente.
É o primeiro encontro formal da nova secretária de educação do município, Rosane da Costa Santos com os gestores.Foi apresentado aos servidores e servidoras de gestão escolar a nova estrutura administrativa e pedagógica da secretaria de educação, além da minuta do calendário escolar para o ano letivo de 2023. Houve um aperfeiçoamento da estrutura da Seduce que inclui além do tutor de gestão, o tutor pedagógico que irão auxiliar gestores, professores e coordenadores.
O aperfeiçoamento da estrutura de gestão está ligado à formação das equipes gestoras, de professores e coordenadores escolares.
Assessoria de comunicação do Sindsemp
Paulo Câmara lamenta morte da artesã, ceramista, artista e mestra do barro Maria Amélia
A cultura de Pernambuco e a arte popular brasileira amanheceram de luto pela morte da artesã, ceramista, artista e mestra do barro Maria Amélia. Uma das pioneiras do município de Tracunhaém, na Zona da Mata do Estado, Maria Amélia recebeu, em 2011, o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Seus trabalhos com imagens dos santos católicos foram apresentados em exposições por todo o Brasil e no exterior. Com 98 anos, a mestra Maria Amélia era a artista com mais tempo de atividade em nosso Estado. Começou a manusear o barro ainda criança, por influência do seu pai, Mestre Didi, que era louceiro. Nesse momento, manifesto minha solidariedade aos familiares, amigos e admiradores.
Paulo Câmara – Governador de Pernambuco
Morre ator e cantor Rolando Boldrin, aos 86 anos
O ator, cantor e apresentador de TV Rolando Boldrin morreu hoje, aos 86 anos, na cidade de São Paulo.
A informação foi confirmada pela equipe do artista a Splash. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mas a causa da morte ainda não foi informada.
O corpo do artista será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira, aos 77 anos
Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista e a causa da morte é desconhecida.
A cantora era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora. De acordo com a equipe da própria Gal Costa, ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo recomendações médicas.
A cirurgia ocorreu em setembro, pouco após sua apresentação em outro festival de música em São Paulo, o Coala. De lá para cá, ela não havia voltado a se apresentar, mas já tinha datas de shows da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcadas para dezembro e janeiro.
Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos em Salvador, na Bahia, Gal Costa foi uma revolução das vozes e dos costumes na música brasileira desde seu surgimento na cena nacional, na década de 1960.
Aproximou-se ainda adolescentes aos também baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, com quem integraria o grupo conhecido como Doces Bárbaros, responsável mais tarde por um disco definidor da década de 1970.
Tinha ainda pouco mais de 20 anos quando participou do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, pedra fundamental do movimento tropicalista. Logo depois, em 1971, fez um dos espetáculos de maior repercussão da história da MPB, “Fa-Tal”, que viraria também um álbum cultuado.
Edição: 1folha.uol
Iterpe celebra seus 13 anos de existência ultrapassando a marca dos 25 mil títulos de acesso à terra entregues aos agricultores pernambucanos
Na manhã desta terça-feira (08), o Iterpe promoveu seu evento de aniversário na sede do Instituto, no Recife. Na companhia de diversas autoridades municipais e estaduais, movimentos sociais, lideranças rurais, parceiros, ex-presidentes e todos os servidores que compõem a sua equipe, o presidente do órgão, Henrique Queiroz, liderou as comemorações dos 13 anos de muito trabalho e dedicação em prol do homem e da mulher do campo.
O evento teve início com apresentações culturais que vieram dos municípios de Buenos Aires e Glória do Goitá, na mata norte do Estado, e discursos dos presentes em homenagem ao marcante número de mais de 25 mil títulos de acesso à terra entregues em Pernambuco. Expressando o compromisso com a missão do órgão de viabilizar a Reforma Agrária em todo o Estado, o presidente Henrique Queiroz agradeceu a parceria que foi firmada com o Banco do Nordeste e Banco do Brasil, que sempre estiveram ao lado dos pequenos produtores.Ainda durante a solenidade, o presidente convidou o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Cláudio Asfora, para assinar e entregar um título de propriedade, simbolizando todos os já entregues até o momento. Logo após, Queiroz convidou todos os presentes para o ato simbólico de inauguração da nova sala de reuniões e galeria dos ex-presidentes do Instituto, a qual foi reestruturada e reequipada para dar mais comodidade aos que irão usufruir do novo equipamento.Desde fevereiro de 2021, a nova gestão do Iterpe tem se empenhado para elevar o órgão a patamares jamais alcançados e fazer com que seu trabalho chegue cada vez mais aos agricultores e agricultoras de Pernambuco. O atual gestor continua trabalhando para avançar com a regularização fundiária de todo o Estado e melhorar as condições de trabalho dos servidores atuantes na sede do Recife e nas seis unidades regionais dos municípios de Caruaru, Serra Talhada, Petrolina, Ouricuri, Garanhuns e Afogados da Ingazeira. Por fim, foi servido um almoço para todos os convidados e aconteceu o corte do bolo que já se tornou tradição na gestão Henrique Queiroz à frente do órgão.
População pode doar óleo de cozinha usado no Transforma Petrolina
O descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem no lixo de casa. Para incentivar a coleta seletiva desse produto e apoiar um projeto realizado pela ONG Anjos do Sertão, a sede do Transforma Petrolina é o mais novo ponto de coleta da ONG e destinará corretamente o material à produção de sabão ecológico.
Condomínios, empresas e moradores de Petrolina podem contribuir com a campanha de arrecadação doando o óleo usado. O material deve ser colocado em recipientes como garrafas PET e depositado na caixa instalada no Transforma Petrolina, no Parque Josepha Coelho ou na Sede da ONG, na Rua 31, número 90, no bairro Loteamento Recife.
O projeto da ONG Anjos do Sertão transforma óleo de cozinha usado em sabão ecológico desde 2016. Depois de fabricado artesanalmente, o produto é comercializado e o valor arrecadado é revertido para manter o funcionamento da sede da instituição social.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a ação sustentável e social precisa da ajuda da população. “Estamos apoiando essa importante iniciativa e facilitando o descarte correto desse óleo através do nosso ponto de coleta”, afirma.
Para a presidente da ONG, Reuva Almeida Lustosa, a expectativa é que as pessoas entendam o propósito do projeto. “O objetivo principal é que as pessoas evitem jogar óleo nos ralos e canos para não contaminar os rios e fontes. E o segundo aspecto é a geração de emprego e renda. Temos mantido a ONG ao longo dos anos através dessas ações nossas”, destaca.
Adagro orienta produtores sobre Selo ARTE e SISBI na 29ª edição do Agrinordeste
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), participa da 29ª edição do Agrinordeste levando informação aos produtores através da palestra “Obtenção dos selos ARTE E SISBI em laticínios: diferenças e oportunidades” selos necessários para comercialização de produtos em todo o território nacional.
A palestra, aberta ao público do evento, foi ministrada pelo fiscal estadual Agropecuário e Coordenador do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) no Estado, Flávio Silva. Ele reforçou que obter registro junto à Adagro é o primeiro passo para adesão ao SISBI e ao Selo ARTE. “Nós apoiamos os produtores tanto no processo de registro e/ou regularização, como na orientação para adequação aos padrões sanitários exigidos para adesão”, esclareceu.
O selo ARTE é um certificado de que os produtos estão em conformidade com as boas práticas agropecuárias e de fabricação, possibilitando o comércio nacional, a agregação de valor e o aumento de renda aos produtores, desde que submetidos ao serviço de inspeção municipal ou estadual da Adagro. O certificado é concedido para produtos e não para estabelecimentos.
Já o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar. Em Pernambuco, a Adagro é o órgão responsável pela fiscalização e concessão do certificado, pois comprovou sua capacidade de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Sindsemp e Facape se reunem para discutir pauta dos servidores
Nesta quinta-feira (3), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, Walber Lins, a diretora de assuntos extraordinários, Katiane Santos e a delegada sindical, Thereza Christina Cunha, se reuniram com a interventora da Faculdade de Petrolina – Facape, Larissa Soeiro.
Em pauta, demandas encaminhadas pelos servidores da faculdade ao síndicato. Entre elas, o pagamento do salário atrasado referente ao mês de abril de 2022. Outro ponto de pauta, foi a Lei de Modernizaçao da Facape, viabilizando maior condiçao de assistencia e melhor qualidade de ensino ao aluno.
A Facape está sob intervenção do Município há seis meses. A instituição estava pagando os salários atrasados do primeiro semestre até o mês de outubro. A interventora Larissa Soeiro explicou aos representantes dos Sindsemp que não foi possível pagar o salário do mês de abril, porque a instituição perdeu alunos no segundo semestre. A queda na receita se agravou com a inadimplência que está em alta na instituição. “A nossa prioridade é pagar os servidores, mas ainda não temos a flexibilidade para ver quando será possível pagar os vencimentos de abril,” explicou a interventora.
O Sindsemp está ouvindo os servidores e buscando soluções junto à gestão. “
“A Facape está sob intervenção há seis meses e o prazo se estende pelo período de um ano. A gente trouxe outras demandas e estamos buscando também outras possibilidades para a Facape que tem muitos servidores e servidoras dedicados a essa instituição que existe há 46 anos e que precisam ter o direito mínimo garantido, que é receber seus salários,” destacou Walber Lins.
Facape
A Facape é mantida pela Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, da administração direta do município e a fonte de receita são as mensalidades dos alunos das 8 graduações e dos 10 cursos de pós graduação. Em 2023, a Facape terá também em funcionamento o curso de medicina.
Assessoria de Comunicação do Sindsemp
APA Petrolina participa da 2ª Semana Nacional dos Clubes
Destaque entre os clubes do Norte/Nordeste, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) é uma das instituições que participam do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, que faz parte da programação da 2ª Semana Nacional dos Clubes. O seminário, que reúne representantes de mais de 250 clubes de todo o Brasil, acontece na cidade de Foz do Iguaçu-PR até esta quarta-feira (2).
O evento visa promover a capacitação, formação e treinamento de gestores. O encontro conta com reuniões, painéis de debates, oficinas, workshops, plantões técnico e jurídico, palestras técnicas e motivacionais. O presidente da APA, Domingos Rodrigues, comentou sobre a importância da participação do clube.
“Saber que a APA Petrolina conquistou seu espaço em um evento que reúne os principais clubes do país é muito valioso para a gente. É um evento muito rico para nós, pois temos a oportunidade de trocar experiências com outros clubes, obter informações que podem ajudar no aperfeiçoamento das nossas atividades e no desenvolvimento de ações que possam tornar a APA muito mais forte”, afirmou Domingos.
A Semana Nacional de Clubes é o mais importante evento clubístico do Brasil. O encontro é realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) em parceria com a Federação Nacional de Clubes (FENACLUBES).
Patrocínio master e oficial
A APA Petrolina tem o patrocínio master da Bayer Brasil e patrocínio oficial da Elo.
Patrocinadores
Prefeitura de Petrolina, Ara Agrícola, River Shopping, Tintas Iquine e Vale do Ave.
Ascom APA Petrolina











