SINPOL-PE parabeniza Governadora eleita, Raquel Lyra, e se coloca à disposição para a construção de um plano efetivo e abrangente

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) parabeniza a Governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), e se coloca à disposição para debater sobre os problemas da Segurança Pública. Há uma grave crise na segurança em decorrência da falta de investimento, de estrutura, de efetivo e os profissionais extremamente desvalorizados e desmotivados, especialmente os Policiais de base. O sindicato reforça a necessidade do debate sério e colaborativo sobre os rumos da Segurança Pública no Estado.

Ainda de acordo com o Sindicato, a Segurança Pública precisa ser encarada como prioridade máxima do novo governo. A diretoria do SINPOL, em nome de todos os Policiais Civis do Estado, espera que haja um olhar cuidadoso e o compromisso com o diálogo por parte da Governadora eleita, já que somos uma categoria tão essencial para o combate efetivo da criminalidade, da impunidade e da violência como um todo.

Antes do primeiro turno, a Governadora eleita assinou uma carta compromisso no SINPOL-PE sobre os apontamentos da categoria acerca da segurança pública e sobre os interesses dos Policiais Civis. Para o presidente do Sindicato, Rafael Cavalcanti, dentre os pontos do plano de Governo, é fundamental ser debatido o tratamento que será dispensado e a valorização dada aos profissionais da Polícia Civil para que eles trabalhem com mais segurança e tenham condições adequadas para que o serviço prestado a sociedade seja entregue com mais qualidade e efetividade.

Ainda de acordo com o Rafael Cavalcanti, O SINPOL-PE como entidade responsável e máxima da representação dos Policiais Civis e pautado no compromisso que é essa gestão, sempre esteve de forma muito serena e técnica, a buscar aprimorar o funcionamento de todo o aparato de sistema de Segurança Pública do Estado, em especial a Polícia Judiciária.

“Diante das premissas de um programa de Governo apresentado pela Governadora eleita, Raquel Lyra, nós vamos olhar ponto a ponto, confeccionar nossas sugestões, nosso raios-X para a Segurança Pública e esperamos que o quanto antes, nós possamos sentar para que o SINPOL-PE possa apresentar suas contribuições e possamos tratar da melhoria da Segurança Pública que passa inevitavelmente pelas condições de trabalho, por valorização funcional e salarial de todos os Policiais Civis, em especial os de base”, afirma o Presidente do SINPOL-PE Rafael Cavalcanti.

Vereadores de Juazeiro lamentam falecimento do pai do colega Zé Carlos Medeiros

Uma triste notícia comoveu os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro na manhã desta terça-feira (01). O falecimento do patriarca da família Medeiros, Raimundo Olegário, pai do vereador Zé Carlos Medeiros.

Senhor Raimundo faleceu nesta madrugada aos 82 anos, há quatro anos sofria de demência por Corpos de Lewy, e a família o ajudava a enfrentar a perda progressiva da função mental, caracterizada pelo desenvolvimento da doença nas células nervosas.

Veio de Caicó, Rio Grande do Norte, e adotou Juazeiro onde atuou como comerciante durante 50 anos e construiu sua família com muita luta e dignidade, deixando o sentimento de muita saudade nos familiares e amigos.

Seu Raimundo Olégario estava internato em um hospital particular de Petrolina para tratamento da enfermidade.

O velório acontecerá no SAF de Juazeiro, durante a tarde e a noite desta terça-feira e o sepultamento está marcado para quarta (02), às 8 horas no Cemitério Municipal.

Os vereadores de Juazeiro lamentam a perda do cidadão de bem e se solidarizam com a família do colega vereador.

Mônia Ramos – Jornalista 

Escritora de Bodocó lança seu segundo livro em 2022

O ano de 2022 está chegando ao fim e no balanço da escritora Malu Siqueira, o saldo é positivo. No mês de dezembro ela lançará ‘Tudo Começa e Termina em Frevo’, sua mais nova obra de contos, que está em pré-venda para todo país.

Nascida em Bodocó, Sertão do Araripe, a autora pernambucana lançou há poucos meses ‘Úteros Pulsantes’, em conjunto com outras integrantes da Cia M.E.D.U.S.A. Neste voo solo, Malu trabalha os textos no formato de contos, abordando diversas temáticas.

“Tudo Começa e Termina em Frevo” é um livro de contos que narra diversas passagens da vida cotidiana, com seus devaneios, segredos, mistérios e um pouco de drama. É uma obra que foi uma delícia e um desafio de escrever”, afirma Malu.

Como adquirir o livro

O livro pode ser adquirido na pré-venda pelo site da Opera Editora, basta clicar neste link https://bit.ly/3DbQ0xv. A editora está disponibilizando frete grátis para todo Brasil.

Sobre a autora

Malu Siqueira é, atriz, compositora, produtora cultural, poeta, fotógrafa, graduanda de Letras e suas Literaturas pela UPE. É autora de textos em antologias publicadas nacionalmente e também escreveu  “Casa de Papel e Seda”.

Arcco Comunicação

Nota pública do SINPOL-PE sobre o ato de violência do ex-deputado Roberto Jefferson aos Policiais Federais

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) manifesta repúdio ao ato de violência cometido pelo ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, contra os Policiais Federais que estavam no cumprimento do seu dever legal de executar o Mandado de Prisão em seu desfavor e conduzi-lo à detenção.

O SINPOL entende que a atitude violenta contra os Policiais é uma violação e afronta ao Estado Democrático de Direito. É necessária uma atuação firme do Estado e que assegure uma maior segurança aos Policiais brasileiros.

De acordo com o Sindicato, o papel das Policias em uma sociedade é garantir a funcionabilidade e o cumprimento das leis estabelecidas de um país.  Ainda segundo  a entidade sindical, abrir mão dessa missão é um risco para a democracia de qualquer país.

“Não podemos aceitar que qualquer indivíduo, independentemente da posição política, se ache no direito de atacar servidores do estado, servidores Policiais, por não concordar com qualquer tipo de decisão. Nós estaremos sempre na defesa dos Policiais para que possamos cumprir a nossa função de executar o comprimento das leis, doa a quem doer. Esse é o nosso papel e não podemos aceitar que esse tipo de violência e covardia seja perpetuado contra um cidadão e muito menos contra um Policial”, explica o presidente do SINPOL, Rafael Cavalcanti.

Berg da Carnaíba avisa que Juazeiro está de Luto pela morte de sua grande estrela: o Poeta Luiz Galvão

Um artista completo que levou o nome de Juazeiro para o mundo, Luiz Galvão, membro Fundador Dos Novos Baianos, deixa seu legado na cultura, na arte de se comunicar com poesia.

O músico e compositor, Luiz Galvão, morreu na madrugada de sábado (23). Como fundador dos Novos Baianos, escreveu história na arte brasileira.

Ele estava internado desde o mês passado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, após o diagnóstico de hemorragia gastrointestinal.

Aos 84 anos de idade, Luiz Galvão produziu com artistas como Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, entre outros. Ganhou também o respeito e admiração de João Gilberto, o também juazeirense, pai da Bossa Nova. Atualmente, morava em Salvador.

“Galvão deixa saudades e sua marca na história da arte do Brasil”, lamenta Berg da Carnaíba, vereador e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro.

Mônia Ramos – Jornalista
ASCOM

APAE recebe doação de brinquedos pedagógicos através de projeto do Transforma Petrolina

Vários brinquedos pedagógicos e com temáticas contextualizadas com o Semiárido foram doados para a unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Petrolina. A entrega foi realizada pela Arte e Corte, na tarde dessa quarta-feira (19),  através do projeto ‘Selo Social Empresa do Bem’  do Transforma Petrolina.A presidente diretora da Apae, Vanda Ferreira, recebeu os voluntários e alunos da instituição numa sala que desenvolve  atividades lúdicas por meio de brinquedos, jogos e leitura. De acordo com a diretora, esse tipo de brinquedo pedagógico é um dos recursos indispensáveis no processo de aprendizagem  das diferentes necessidades e interesses dos alunos.Os quebra-cabeças foram desenvolvidos, personalizados e  confeccionados em MDF pela Empresa do Bem  com alfabetos, tabuadas e  temáticas contextualizadas com o Semiárido como bode e tatu.   “Nada melhor do que trazer essas doações para essas crianças maravilhosas. Eles ficaram muito empolgados com os brinquedos e a gente tem essa força  de continuar  sempre fazendo o bem”, afirma  a proprietária da Arte e Corte, Márcia Borges.Para ser uma Empresa do Bem é necessário seguir três passos: priorizar a contratação de pessoas que tenham trabalho voluntário comprovado através da plataforma do Transforma Petrolina; realizar ações solidárias semestralmente através da plataforma e incentivar o engajamento dos colaboradores nas ações solidárias realizadas.

As mulheres estão transformando o mundo contábil com eficiência e liderança

Antes uma atividade predominantemente masculina, a Contabilidade é uma das profissões nas quais a igualdade de gênero está cada vez mais presente. Em todo o país, as profissionais do gênero feminino somam 221.263 registros no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 42% de um total de 517.064 profissionais contábeis brasileiros. São números que demonstram que cada vez mais as mulheres estão presentes na Contabilidade. Até a década de 1970, 98% dos empregos e liderança nas empresas do setor, eram homens.

Elas também estão mais presentes nos postos de liderança das organizações. Débora Mendes, de 44 anos está no mundo dos números há 9 anos. Começando em funções mais simples, hoje é gerente operacional do Grupo Domínio Contábil em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. “Comecei como analista fiscal, com o tempo passei a coordenadora do setor fiscal e depois a gerente. É fascinante, amo o que faço, temos horas de apreensão, mas é maravilhoso, uma profissão que não existe rotina, todos os dias há algo novo,” relata.

O Grupo Domínio Contábil tem uma equipe qualificada tanto em Juazeiro como em Petrolina. 58% dos profissionais do grupo são mulheres.

Formação

São números que demonstram que cada vez mais as mulheres estão presentes na Contabilidade. E elas também já são maioria nos cursos de Ciências Contábeis do país. Segundo o último Censo da Educação Superior, do Inep, em 2019 o curso de Ciências Contábeis teve 155.821 matrículas de estudantes do gênero masculino e 206.221 do gênero feminino, que representaram 56% dos ingressantes no curso.
Atualmente, apenas 11,5% das vagas em Conselhos de Administração e Financeiros das companhias abertas são ocupados por mulheres, segundo o levantamento Board Index Brasil 2020, da firma de consultoria Spencer Stuart. Apesar de ser um percentual baixo, o número é maior que em 2019 (10,5%), em 2018 (9,4%) e nos anos anteriores.

História

Jenny Maria Venturini foi a primeira mulher a ser registrada no país no conselho de classe, em 1947, no Rio Grande do Sul.
A primeira mulher registrada no conselho com a designação “contador” foi Maria Aparecida Nunes Leonel, em 1963, em São Paulo.

Grupo Domínio Contábil

Em Juazeiro o Grupo Domínio está na Avenida Adolfo Viana, Centro. Telefones: 74 – 3611-5351/363-7420. Em Petrolina, a empresa funciona na Rua Dos Operários, Atrás da Banca. Telefone: 87 – 3862-6710.

Assessoria de Comunicação Grupo Domínio Contábil

Crianças e adolescentes de Bairros do Recife em situação de vulnerabilidade social vão para sessão de cinema na 19ª Semana da Criança Abrasel PE

Durante o mês de outubro, mês dedicado às crianças e adolescentes, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Brasil, promove o projeto intitulado Semana da Criança já em sua 19ª edição. Os restaurantes abrem suas portas gratuitamente para servir seus pratos aos meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social em todo o país.

De 17 a 21 de outubro, na Grande Recife, os restaurantes associados a Abrasel PE promovem a Semana da Criança em um ato beneficente proporcionando cidadania e acessos a ambientes não frequentados pelo público infanto-juvenil em situação de pobreza, tendo experiência gastronômica e de lazer, promovendo uma grande integração e inclusão social.

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, centenas de crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 e 14 anos assistidas pelo Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) nos Coelhos, serão levadas pela Abrasel PE ao cinema no Shopping Rio Mar para assistir ao filme “O Lendário Cão Guerreiro”, será um dia de muita diversão direito a pipoca e lanche para garotada.

Uma estatística que mexe com os corações 70% das 200 crianças e adolescentes assistidas pelos serviços oferecidos pela LBV nos Coelhos, nunca foram a um cinema e será o primeiro contato com o mundo das telonas. Os bairros que circundam a Unidade da Instituição Social têm a característica dos lares serem chefiados por mulheres e que ganham ½ salário mínimo, são cerca de 56 por cento desse público, que sustentam suas famílias, por isso, o não acesso dos pequeninos os lugares de lazer.

O presidente da Abrasel em Pernambuco, reitera a importância da ação, “além de comemorar um dia tão especial quanto o Dia das Crianças, a iniciativa é inserir esses meninos e meninas na vida sociocultural do Estado, soma benefícios ligados ao crescimento e desenvolvimento deles quanto cidadãos”, afirma Tony Sousa.

Serviço:

Evento: Abrasel leva crianças e adolescentes da LBV para sessão de cinema no Shopping Rio Mar

Data: 20 de outubro de 2022

Local: Shopping Rio Mar – Cinema no Piso L4

No Dia do Professor Prefeitura de Petrolina ressalta importância dos docentes da rede municipal

O dia 15 de outubro é marcado pela comemoração do Dia do Professor, profissional que exerce a imprescindível arte de educar. Presentes em cada etapa de formação e desenvolvimento dos cidadãos das mais diversas áreas, os docentes desempenham um papel que vai muito além do conteúdo ensinado dentro das salas de aula. Entendendo a importância desempenhada por essa categoria, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza contínuos investimentos na política de valorização desta classe, viabilizando a vivência de projetos e ações de grande relevância e que garantem a qualidade da educação.

O município conta atualmente com 3.243 professores, dentro desse número, 2.357 estão em atividade de docência. A outra parte do quadro é composta por profissionais atuantes na área de gestão e coordenação das escolas, como também há os que atuam no setor de orientação pedagógica.  Petrolina é uma das principais cidades de Pernambuco comprometida com a garantia do pagamento do piso nacional do magistério.

A reforma e a construção de novas escolas e creches, além da climatização das unidades de ensino, visam também, garantir melhores condições de trabalho aos professores da rede municipal. A valorização daqueles que se dedicam diariamente ao ensino é demonstrada ainda, através das formações continuadas, que são realizadas no Centro de Formação ‘Escola do Saber’. O espaço é destinado à realização de cursos, formações, seminários, palestras, conferências e rodas de conversa. O equipamento garante que as atividades formativas ocorram como prevê a legislação e contribua, cada vez mais, com a qualificação da categoria, resultando em uma maior qualidade do ensino-aprendizagem no município.

A Prefeitura de Petrolina já realizou a convocação de 1.358 professores aprovados no maior concurso público, realizado pelo setor. Essa convocação não só atende a uma demanda da Secretaria de Educação, como enaltece a importância do professor concursado para a gestão municipal. A professora do Atendimento Educacional Especializado da Escola Santa Terezinha, Ana Patrícia Fonseca, fala da alegria de comemorar o dia 15 de outubro.

É muito gratificante trabalhar na rede municipal de Petrolina e ver o progresso dos meus alunos diariamente. Me sinto realizada em poder ajudar as pessoas e poder contribuir com um mundo melhor. O que também me deixa feliz, é que hoje somos uma classe valorizada pelo município, onde os salários são garantidos. O prefeito Simão Durando investe muito em educação e principalmente na nossa valorização profissional”, finalizou Patrícia.

Estado da Bahia é condenado a indenizar homem agredido durante revista policial em Juazeiro

Por excesso na abordagem policial a um cidadão, o Estado da Bahia foi condenado a indenizar um homem em R$ 24 mil. A condenação imposta ao Estado foi decretada pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

O caso aconteceu em abril de 2020, em Juazeiro, no norte baiano. Segundo a vítima, no momento da abordagem policial, ele estava conversando com dois vizinhos. A viatura teria iniciado o procedimento de busca pessoal. Neste procedimento, um dos policiais agrediu a vítima com chutes nas pernas. Câmera de segurança comprovaram a agressão.

A vítima registrou o caso em um Boletim de Ocorrências, foi submetida a exame de Corpo de Delito, onde foi constatada equimose violácea que estendia-se do terço distal da perna direita até o tornozelo direito. Por conta das lesões e dores, procurou atendimento médico na rede hospitalar particular, tendo sido diagnosticado com edema na perna.

Ele moveu um processo de indenização contra o Estado pelo ato do agente público. O juiz substituto do 2º Grau, Alberto Raimundo Gomes dos Santos, relator do recurso, destacou no acórdão que “a responsabilização do Estado independerá da afirmação de culpa ou dolo do seu agente, mas sim, tão somente, da constatação de que a parte sofreu um dano eque o evento danoso decorreu da conduta de agente do Estado, ou seja, conduta, lesão e nexo causal”.

Para o magistrado, ficou configurada a responsabilidade do Estado da Bahia através do boletim de ocorrência, do laudo das lesões e do vídeo com as imagens da ação policial, entre outras provas. O relator pontuou que a decisão não “questiona má-fé ou abuso de poder e ou culpa de agente administrativo, pois que fundamentada a ação na teoria do risco administrativo, o que implica demonstrada a presença do fato lesivo, do dano e o nexo causal e, impõe-se a responsabilização”.

Ao manter a decisão de 1º Grau, o juiz substituto observou que o valor da indenização “deve representar para o ofendido uma satisfação psicológica que possa, pelo menos, diminuir os dissabores que lhe foram acarretados, sem causar, evidentemente, o chamado enriquecimento sem causa”. Mas que também deve ter um efeito pedagógico para desestimular a prática de atos de violência como o relatado.
.
Fonte: Bahia Notícias