Chuvas alegram agricultores familiares da área de sequeiro de Petrolina (PE)

No sertão pernambucano, boa notícia para quem vive na zona rural de Petrolina, especialmente na área de sequeiro, é aquela que tem registro de chuvas e garante barragens e barreiros sangrando, sinal de fartura e plantios assegurados. Neste final de semana, houve registro de mais de 100mm em muitos núcleos do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (PISNC), como também na área de sequeiro a exemplo de Cristália onde os pluviômetros marcaram até 120mm.

Felizes por verem a barragem de Sítio Baixa do Sossego sangrando, o casal de agricultores familiares Paulo e Terezinha celebraram a chuva generosa de 110mm e afirmaram que vivenciar dias chuvosos é uma bênção, para eles motivo de gratidão, e sinal de que poderão plantar diversas culturas como gergelim, feijão, milho e mandioca. “Nós mantemos uma casa de farinha onde nós fazemos um beiju de farinhada e levamos para a feira para vender, o que complementa nossa renda. Então, a chuva é muito importante principalmente pela mandioca que plantamos porque vendemos a farinha e o beiju de farinhada, e o gergelim com o qual fazemos paçoca e vendemos toda semana na feria de Lagoa Grande”, comemora dona Terezinha.

O secretário de Agricultura, Gilberto Melo, ressaltou que as equipes seguem atentas monitorando as localidades das áreas de sequeiro, ribeirinha e irrigada para que não sejam registrados transtornos e também celebrar a alegria de ver muitas localidades com suas barragens transbordando. “Seguimos a orientação do prefeito Simão Durando e estamos fazendo um levantamento das prioridades em relação ao que precisa ser feito de mais urgente em serviços de patrolamento para garantir o direito de ir e vir do homem e da mulher do campo. Sabemos também como é motivo de alegria para muitos agricultores e agricultoras da área de sequeiro, como Seu Paulo e Dona Terezinha que ficaram felizes com a certeza de que poderão ampliar sua renda graças a esse líquido tão preciso que está enchendo as barragens da região!”, destacou Gilberto.

Justiça Federal determina que o Estado de Pernambuco proceda com registro no CREF12/PE de todos os Professores de Educação Física da Rede Estadual

Através de sentença no Processo nº 0812833-35.2021.4.05.8300 a Justiça Federal de Pernambuco determina que o Estado de Pernambuco proceda com o imediato registro dos profissionais de educação física, funcionários efetivos, contratados ou terceirizados que atuam como Professores de Educação Física da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, conforme previsto nos artigos 1º e 3º da Lei 9696/98.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) de Pernambuco através do Parecer 0026/2011 afirma que o Profissional em atividade de magistério está submetido ao registro no Conselho Profissional. Porém, o Governo de Pernambuco não cobrava a regularidade junto ao CREF12/PE dos Professores de Educação Física da Rede Estadual.

Na sentença, o Poder Judiciário, seguindo Parecer do Ministério Público Federal (MPF), julgou procedente os pedidos do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE).

O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria da República em Pernambuco, destaca que a Constituição da República dispõe que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”, consoante art. 5º, inciso XIII.

O Parecer Ministerial aborda que compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, promover, mediante seus órgãos competentes – quais sejam, o Ministério da Educação, no âmbito federal, e as secretarias, no âmbito estadual e municipal – a fiscalização das instituições de ensino que lhes forem vinculadas, da mesma forma quanto aos seus agentes, servidores públicos admitidos via concurso público. Noutro giro, os Conselhos de Fiscalização Profissional são entidades que exercem o poder de polícia, no que tange à fiscalização do exercício da profissão, poder esse que lhes é delegado pela União, ente federativo com competência para legislar sobre as condições para o exercício profissional (art. 22, XVI da CF/88). Assim, embora a Constituição Federal confira liberdade no exercício de qualquer trabalho, ofício, profissão ou atividade econômica (art. 5º, XIII, CF), há de se concordar que essa liberdade não é plena, podendo ser contida por lei que estabeleça balizas profissionais específicas.

O MPF explica que nesse ínterim, conforme determina o art. 1º, da Lei 9.696/1998, tem-se que o exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física. Avulta consignar, porém, que não se pretende afastar o fato de que os arts. 5º, XIII e 170, parágrafo único, ambos da Constituição da República, asseguram a liberdade econômica e o livre exercício da profissão. Com efeito, a definição de livre exercício da profissão não afasta a intervenção regulatória na atividade econômica para assegurar padrões mínimos de qualidade, garantir a livre concorrência e proteger os direitos dos consumidores e usuários, motivo pelo qual foram criados os Conselhos Profissionais para fiscalização das atividades. Por certo, a exigência de registro no Conselho Regional de Educação Física dos Profissionais de Educação Física aprovados na seleção visa propiciar maior controle técnico sobre a atividade profissional que será prestada, garantindo, assim, que a população (nesse caso os alunos) seja assistida por pessoal qualificado. Assim, compreende-se que não há qualquer abuso de direito ou vício na exigência de tal requisito para que profissionais ocupem cargos inerentes ao profissional de Educação Física. No caso em tela, admite-se que cabe aos Conselhos a competência de proceder à fiscalização dos seus respectivos membros, com vistas ao controle de sua atuação, às condutas técnicas e éticas praticadas, mediante a regular inscrição e registro dos profissionais que a eles se vinculam. Nesse sentido vale mencionar os seguintes precedentes do Egrégio Tribunal Regional Federal da 5ª Região e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Portanto, à luz do entendimento jurisprudencial recente do TRF 5ª Região, em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a obrigatoriedade do registro representa ato que assegura a devida habilitação técnica do profissional para o exercício de suas atividades, dentre elas, a docência. Ante o exposto, o Ministério Público Federal opinou pela procedência do pedido do CREF12/PE.

A sentença ratifica que a condição para o exercício da profissão de Educação Física, independente do campo de atuação, é a regularidade e o registro profissional no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) – órgão de regulamentação, representação, orientação, registro, normatização, julgamento, disciplina, defesa e fiscalização dos Profissionais de Educação Física, bem como das Pessoas Jurídicas prestadoras de serviços nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares, atuando ainda como órgão consultivo – esclarece, mais uma vez, que para trabalhar em qualquer área (escola pública ou privada, academia, hospital, quartel, preparação física, funcional, recreação, saúde pública ou privada, esportes, etc) da Educação Física é obrigatório e imprescindível a regularidade junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Lei Paulo Gustavo: artistas de Petrolina já podem preencher formulário

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, informa aos artistas, produtores, empresas e espaços culturais, que o formulário online de escuta para implementação dos mecanismos de financiamento cultural da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195 de 8 de julho de 2022), está disponível até o dia 30 de novembro. As informações coletadas no questionário serão utilizadas para compreender os instrumentos mais adequados para utilização dos recursos e o posicionamento dos agentes culturais do Estado quanto à Lei.

De acordo com o secretário Executivo de Cultura, Cássio Lucena, é muito importante a contribuição da sociedade civil de Petrolina na proposição e formação dessas políticas públicas. “Convido todos que compõem a cultura da cidade, a preencher esse formulário, para que as demandas desse segmento sejam sistematizadas na plataforma do Mapa Cultural. Essa escuta é para que os recursos da Lei Paulo Gustavo sejam distribuídos a partir das solicitações e necessidades dos nossos artistas. Queremos garantir a participação do maior número possível de interessados, pois é uma verba que vai potencializar as ações dessa área tão importante para Petrolina”, explicou Cássio.

Os interessados podem preencher as informações na plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco, através do link https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/958/

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo é um apoio essencial para a cultura e os artistas informais superarem os efeitos de dois anos de pandemia. A Lei injetará no país R$3.8 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para o fomento e apoio das expressões culturais e manifestações artísticas. Recursos para os artistas e fazedores de cultura, beneficiando todas as áreas culturais e linguagens artísticas. O recurso da Lei é do próprio setor cultural, reinvestindo valores do FNC e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Sindsemp participa de Simpósio dos Agente Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias em Araripina

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, através dos delegado da saúde e presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina, Marcelo Sandes e no I Simpósio dos Agente Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco, promovido pelo Sindicato dos Agente Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco.
O evento aconteceu na cidade de Araripina, no Sertão do Araripe, nesta terça-feira (22).

O ponto alto do debate foi a Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, que trouxe para o agente comunitário de saúde e o agente de combate às endemias o direito à aposentadoria especial. “A lei não esclarece riscos, idade e tempo de serviço do servidor, além do grau de insalubridade por níveis. Não especifica pontos relevantes e é importante para a categoria estender essa discussão,” ressaltou Marcelo Sandes.

Também em pauta a união das associações das categorias do estado de Pernambuco pelas pautas comuns. Mais de 40 municípios participaram do evento.

Assessoria de comunicação do Sindsemp

Blogueira Josélia Maria e produtor rural de Juazeiro se reúnem com membro da Executiva Estadual do REDE de Marina Silva, discutem meio ambiente e prospectam 2024

A Blogueira Josélia Maria esteve reunida, nesta quarta-feira (23), com o ex-vereador e ex-secretário de habitação de Petrolina, Ednaldo Lima – responsável pelo sucesso do programa habitacional na maior cidade do interior do Vale do São Francisco, na gestão do ex-prefeito, Júlio Lossio. Hoje, Ednaldo atua como assessor parlamentar do deputado federal Túlio Gadelha. Também esteve presente o produtor rural, Clodoaldo Alves, filho da vereadora de Juazeiro, Neguinha da Santa Casa.

Na ocasião, os três conversaram sobre meio ambiente, o Rio São Francisco, e também sobre a preocupação dos agricultores da região com o Velho Chico, sua revitalização e o uso de agrotóxicos. “Estamos levantando esse debate para garantirmos um futuro melhor para o meio ambiente e também para nossa região”, destacou Josélia.

Ednaldo Lima é da Executiva Estadual da Rede, de Marina Silva, que deve assumir o Ministério do Meio Ambiente agora na gestão do presidente eleito Lula. Recentemente, Marina foi muito aplaudida em sua participação na Cop27.

Eleições de 2024

Josélia aproveitou o momento para discutir e prospectar o cenário político de 2024. “Em 2018, eu fui candidata a deputada federal pelo partido de Marina Silva para ajudar a, hoje deputada federal eleita por São Paulo, em sua campanha à presidência. Atualmente, estou conversando com o deputado federal Túlio Gadelha e Ednaldo Lima de olho nas eleições de 2024, onde, provavelmente, devo disputar a eleição para vereadora em Petrolina”, frisou a blogueira.

Morre o cantor e compositor Erasmo Carlos

Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22/11). O cantor e compositor havia sido internado ontem de manhã no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, às pressas.

Erasmo havia recebido alta hospitalar no início do mês, após ficar internado por nove dias, com um quadro de edema.

A esposa de Erasmo Carlos, Fernanda, estava ao lado do cantor no momento em que ele faleceu. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Erasmo Carlos tinha 81 anos e tratava, há alguns meses, uma síndrome edemigênica, que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente, esse enfermidade é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

Justiça realiza audiência de instrução com o acusado de matar a menina Beatriz Mota em Petrolina (PE)

Manhã desta terça-feira (22/11) deu início no Fórum de Petrolina, no Sertão pernambucano, a audiência de instrução de Marcelo da Silva, acusado de assassinar Beatriz Angélica, de 7 anos de idade em 10 de dezembro de 2015, quando estava na formatura da irmã, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

O advogado Rafael Nunes, que defende Marcelo da Silva, foi o primeiro chegar ao fórum de Petrolina. O Promotor de Justiça é Érico Oliveira.

Na audiência, o Ministério Público buscará confirmar os depoimentos de testemunhas colhidos durante o inquérito.

A mãe e o pai de Beatriz, Lucinha e Sandro Romilton, chegaram ao fórum e foram recebido por integrantes do grupo ‘Somos Todos Beatriz’ ( @somostodosbeatrizangelica ).

Nesta audiência de instrução será definido se o acusado Marcelo da Silva será levado ou não a júri popular. A audiência de instrução será em dois dia. Nesta terça-feira serão ouvidas oito testemunhas de acusação e no segundo dia, quarta-feira (23/11) serão ouvidas as oito testemunhas de defesa. No total serão ouvidas 16 testemunhas.

 De acordo com o advogado de defesa, a expectativa é que Marcelo da Silva participe da audiência.

Escolas de Petrolina desenvolvem diversas ações na semana da Consciência Negra

Novembro é lembrado em todo o país como o mês da Consciência Negra. A data é celebrada para reforçar a importância da luta por igualdade racial e a busca pelo fim do preconceito. Nesse sentido, as escolas da rede de ensino de Petrolina organizaram, durante toda esta semana, ações para discutir sobre o tema. A unidade Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar e a de Tempo integral Juarez Canejo, no bairro Vila Eduardo, por exemplo, prepararam uma extensa programação que contou com palestras, atividades em sala, jogos, dinâmicas, Feira da Consciência Negra, oficinas, desfiles afro-brasileiros, apresentações culturais, entre outras atividades.

Consciente do papel da educação como instrumento fundamental na luta contra o preconceito e a discriminação, a professora da Escola Santa Terezinha, Anna Flávia da Silva, destaca a importância das ações realizadas e que buscam envolver os estudantes de forma lúdica, adequando o conteúdo a capacidade de entendimento para cada idade ou série. “Procuramos trazer para a escola pessoas de diversas áreas da cultura, da arte, da educação, que tivessem conhecimento e visões diferentes. Falamos sobre personalidades que fizeram história no Brasil e América Latina. Todas as intervenções realizadas com os estudantes têm como objetivo trabalhar questões como representatividade, protagonismo negro e outros temas pertinentes, visando promover a igualdade, resgatar a autoestima e valorizar as origens”, disse Anna.

A aluna da Escola Santa Terezinha, Júlia Vitória dos Santos, explicou sobre a necessidade da ação. “A consciência negra é muito importante, pois aprendemos mais sobre as culturas e entendemos que ninguém é melhor do que ninguém, todos são iguais e merecem respeito“, afirmou a estudante.

Dia da Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra faz alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares. O negro guerreiro foi o último líder do maior dos quilombos no período colonial, o Quilombo dos Palmares. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional, após mais de 30 anos de prestígio por ativistas do movimento negro. Em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil.

Transforma Petrolina certifica mais de 5 mil pessoas por trabalho voluntário

A atividade voluntária é uma ferramenta que contribui com a justiça social e expressa compromisso com uma sociedade mais justa e solidária. No município, quem exerce esse tipo de serviço é certificado pelo programa de promoção ao voluntariado e engajamento cívico, Transforma Petrolina. Ao longo dos três anos de existência, a plataforma já certificou 5.621 voluntários em uma das 568 ações realizadas através do programa.

Além de garantir benefícios, como critério de desempate em concursos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, o certificado pode agregar novas habilidades ao currículo social do voluntário, e ainda ser um diferencial para o mercado de trabalho no processo seletivo de empresas socialmente responsáveis.

A recepcionista Dzenifer Milica Rocha Vuletic, de 19 anos, iniciou há seis meses no trabalho voluntário e já emitiu mais de 10 certificados, aponta que essa missão dá sentido a sua caminhada. “Eu me sinto realizada pessoalmente. O voluntariado me traz um sentimento de utilidade social, me sinto parte integrante da sociedade, onde eu realmente estou fazendo algo que pode mudar a vida das pessoas. Hoje conto com 15 certificados, e estou ansiosa para bater a meta de 100 horas de trabalho voluntário, isso agrega valor ao meu currículo social”, comemora.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o certificado é apenas um reconhecimento pelo serviço prestado. “O voluntário engajado verdadeiramente com a causa social trabalha melhor em equipe, toma iniciativas, propõe soluções para os desafios diários e adota uma postura de solidariedade onde quer que esteja”, destaca.

Idoso de 79 anos é operado após introduzir corda de pular de 2 metros pela uretra

Imagem: Divulgação/Urology Case Reports

Um homem de 79 anos ficou com uma corda de pular de aproximadamente 2 metros presa na bexiga, após a inserir em seu pênis. A ação teve efeito doloroso e o idoso foi parar em uma mesa de cirurgia. O episódio aconteceu em Mibu, no Japão, e foi revelado pela revista médica Urology Case Reports, segundo o jornal britânico Daily Mail.

O paciente, cujo nome não foi revelado, começou a sentir dores intensas quando urinava. Como a agonia não cessava, ele resolveu buscar ajuda médica.

Quando os médicos investigaram sua bexiga usando uma ultrassonografia, descobriram que havia um grande objeto que estava enrolado no órgão. Em seguida, um exame de raio-X revelou que se tratava de uma corda de pular de 2,3 metros de comprimento.

Depois de ser interrogado pelos especialistas, o idoso admitiu ter inserido a corda pela uretra. Embora ele não tenha explicado o motivo, os médicos suspeitam que a intenção era satisfazer desejos sexuais.

O principal autor do relato do caso, Professor Toshiki Kijima, afirmou que a equipe médica realizou uma tomografia computadorizada para determinar a melhor forma de remover a corda.

Segundo o professor, com a ajuda de um programa de computador, foi possível gerar uma reconstrução 3D da corda, que mostrou que ela estava muito emaranhada para puxá-la de volta pelo pênis do idoso.

No entanto, a corda ficou enrolada quando a bexiga se contraiu, um processo natural que ocorre após a expulsão da urina armazenada. Isso forçou os médicos a removerem cirurgicamente a corda através de uma pequena incisão no abdômen do paciente.

Ao remover o objeto dessa maneira, os médicos evitaram danos na uretra ou bexiga do homem. Após a operação, o idoso teve uma recuperação rápida, sem complicações decorrentes da inserção ou da própria cirurgia.