Operação municipal apreende Dispositivos Eletrônicos de Fumar em estabelecimentos comerciais de Petrolina (PE)

Uma operação envolvendo a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON) e a Guarda Municipal apreenderam centenas de Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEF), na última terça-feira (11). Entre os produtos recolhidos pela fiscalização estão 1.152 essências, 278 resistências e 1.339 vapes. A operação fez o recolhimento dos produtos em um estabelecimento na orla da cidade, no bairro José e Maria e busca no Mercado Turístico, onde nada foi encontrado.

De acordo com a resolução nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarro eletrônico. “A finalidade institucional é de promover a proteção da saúde da população, com a competência para regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, inclusive cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco”.

O diretor do Prodecon, Hélder Gomes, destaca que quem importa ou revende esses equipamentos está cometendo crime de contrabando, conforme o artigo 334-A do Código Penal. “O Prodecon recomenda aos estabelecimentos que comercializam cigarros eletrônicos na cidade de Petrolina, que deixem de fazê-lo para que o empresário não seja autuado e nem responsabilizado criminalmente”, afirma.

De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, a Vigilância cumpriu a solicitação do Ministério Público do Estado de Pernambuco. “Em nosso papel fiscalizador, o objetivo é garantir a segurança ao consumidor. A operação da última terça-feira envolveu ainda o Prodecon e a Guarda Municipal, e fizemos cumprir também a recomendação do Ministério Público quanto ao incentivo ao uso do tabagismo, ou seja, retirando estes produtos que têm venda proibida. Essa é uma forma de coibir o uso precoce do tabaco e, consequentemente, a dependência em faixas etárias cada vez menores”, descreveu, Marcelo Gama.

Estudantes do 8º período do curso de Licenciatura em Física do CESVASF visitam a região das usinas hidrelétricas de Angiquinho em Delmiro Goulveia e Paulo Afonso

Estudantes do 8º período do curso de Licenciatura em Física do CESVASF visitaram, na última sexta-feira e sábado (07 e 08/10), a região das usinas hidrelétricas de Angiquinho e de Paulo Afonso, em Delmiro Goulveia-AL e Paulo Afonso-BA, respectivamente.

A visita teve o intuito de promover para os alunos uma aula de campo a fim de contribuir com as questões inerentes à produção de energia elétrica por meio da força da água. “Pretendemos que os estudantes tenham um conhecimento mais consolidado de Física”, disse o professor Alan Henrique Xavier, que supervisionou a visita. “Esta aula de campo mobilizou a discussão de conceitos interligados a força, energia e eletromagnetismo, assim como da parte técnica que compõe o sistema hidrelétrico destas usinas”.

Sindsemp reivindicou mudança no feriado do dia do professor e Seduce atendeu

A transferência de data foi solicitada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, através do ofício 166/2022, protocolado junto à Secretaria de Educação do Município.

“O dia do professor é uma homenagem a essa categoria tão dedicada na sua profissão. É importante um dia de descanso, de lazer como uma forma de valorização também. O Sindsemp está sempre pensando em fazer mais pelos servidores e servidoras,” destacou a professora e vice presidente do Sindsemp, Inês Silva.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp

Procurador-geral do Estado recebe a Medalha Eduardo Campos, da Defensoria Pública de Pernambuco

O procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, foi agraciado com a Medalha Condecorativa Eduardo Campos, concedida pela Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) a personalidades ou instituições que tenham prestado relevantes serviços e contribuído para o fortalecimento e valorização da DPPE. A mais alta comenda da instituição foi entregue na noite de segunda-feira (10/10) na solenidade de posse de 28 novos defensores públicos do Estado, no auditório do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, com a presença do governador Paulo Câmara.

Após discursar aos empossados, o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas, fez a entrega da medalha ao procurador-geral Ernani Medicis. O secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, também foram homenageados com placas de agradecimento.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides; do subdefensor público-geral institucional e administrativo, Clodoaldo Battista; do corregedor regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Élio Siqueira Filho; do promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco Luís Sávio Loureiro; do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa; e do procurador-geral do Recife, Pedro Pontes. 

Também presentes o presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), Florisvaldo Fiorentino; a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte; a defensora pública-chefe da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, Ana Erhardt; o advogado Delmiro Campos, representando a OAB Pernambuco.

Legenda da foto: O procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, e o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas

Crédito da foto: Helia Scheppa/SEI

Assessoria de Comunicação – Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco

Patrulha Ambiental da GCM identifica incêndio e queimadas na zona rural de Petrolina

Neste final de semana, uma equipe da Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina identificou uma queimada no assentamento Boa Esperança, povoado de Curral Queimado. A guarnição fazia ronda preventiva pela zona rural do município, quando foram informados que um indivíduo estaria colocando fogo na mata.

A equipe da Patrulha se deslocou até a localidade e constatou que a denúncia era verdadeira. De imediato foi acionada a Brigada do PREVFOGO/IBAMA que, foi até o local para iniciar o procedimento de combate ao fogo.

“Gostaria de agradecer o excelente trabalho da equipe do PREVFOGO que com rapidez evitou maiores danos ambientais. Ressalto ainda que praticar queimada é considerado crime pela lei 9.605/98 (Crimes Ambientais). É lamentável constatar que em boa parte delas ocorrem por atitudes criminosas e negligência”, frisou o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda. Ele destaca ainda que os agentes da GCM realizaram rondas nas proximidades com objetivo de encontrar o responsável pelo o incêndio, porém a pessoa não foi encontrada.

Em caso de emergência solicite o apoio da Defesa Civil no telefone 153 ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Fotos: Prefeitura de Petrolina

Sentença desfaz liminar que impedia a divulgação de denúncia de supostas irregularidades na Delegacia de Ipojuca e garante ao SINPOL-PE o direito de informar tanto a categoria quanto a sociedade

Uma sentença divulgada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)  nesta quarta-feira (05), desfez a liminar que impedia a divulgação da denúncia de irregularidades na Delegacia de Ipojuca, garantindo ao Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) o direito de poder informar a categoria e a população.

Em janeiro de 2022 após uma denúncia de irregularidades na Delegacia de Ipojuca, o Delegado entrou com um processo de dano moral contra o Sindicato, pedindo também para que a notícia fosse retirada do ar. O documento apresentado pelo Sinpol listava diversas denúncias de supostas infrações que teriam sido cometidas pelo servidor público, entãochefe da Delegacia de Ipojuca, tais como: uso de um veículo blindado de uso exclusivo da Prefeitura de Ipojuca em horários de folga e lazer; Registros de acidentes de trânsito envolvendo o Delegado em horários de expediente; até o fornecimento de senhas para que estagiários realizem procedimentos exclusivos da função policial.

 No processo, o Delegado afirmou que o conteúdo era ofensivo à sua imagem. A liminar foi concedida e o Sindicato teve que retirar do ar a notícia. Contudo, a sentença  reformou a decisão liminar, afirmando que não houve nenhuma afronta à dignidade do servidor.

De acordo com o presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti, é um direito de o Sindicato averiguar as denúncias e informar as medidas tomadas para averiguação das supostas irregularidades.

 “Simplesmente é um direito nosso (do Sindicato) informar que medidas estão sendo tomadas para averiguar irregularidades e que as condutas dos servidores públicos têm que ser irrepreensíveis. Portanto, quaisquer tipo de denúncias, mesmo que de averiguação, a categoria e a sociedade tem o direito de saber’’, explica.

Ainda segundo o presidente do SINPOL-PE, fez-se justiça e retomou-se a capacidade do Sindicato fiscalizar condutas irregulares e assim, servir também como auxiliar no bom funcionamento da instituição.

“O sindicato tem o papel de servir como uma ajuda na fiscalização de possíveis deturpações e desvios dentro da estrutura e do funcionamento da Polícia Civil, como forma de contribuir com o melhoramento e aprimoramento do funcionamento instituição, bem como para ajudar a garantir o respeito entre os servidores, pois a hierarquia não quer dizer subserviência nem conivência. Uma coisa é hierarquia, outra coisa é você ser obrigado a aceitar calado arbitrariedades, mal-tratamento e procedimentos que estão equivocados ou fora do padrão legal simplesmente por virem de chefes ou coisas do tipo”, finaliza.

ABBC Comunicação –Assessoria de Imprensa

Operação Maria da Penha faz mais de 12 mil prisões em um mês

Em apenas um mês, policiais civis e militares dos 26 estados e do Distrito Federal prenderam 12.396 pessoas acusadas de matar ou agredir mulheres em todo o país. O cumprimento dos mandados e as prisões em flagrante ocorreram entre os dias 29 de agosto e 27 de setembro, no âmbito da segunda edição da chamada Operação Maria da Penha.

Durante o período, foram requeridas e/ou concedidas 41,6 mil medidas protetivas para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres e registrados 75.525 boletins de ocorrência policial.

Os resultados finais da ação foram divulgados hoje (7), em Brasília, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Responsável por coordenar, em âmbito nacional, a ação que envolveu cerca de 220 mil profissionais de segurança pública federais das 27 unidades federativas, o ministério informou que os estados onde o Disque 190 mais recebeu denúncias de casos de feminicídio e agressões domésticas foram São Paulo e Rio de Janeiro – respectivamente, 9.416 e 5.197.

“Os números demonstram que conseguimos salvar vidas e tiramos mulheres deste ciclo de violência”, disse o coordenador da operação, Julian Rocha Pontes. Em 2021, durante a primeira edição da Operação Maria da Penha, foram efetuadas 14,1 mil prisões e requeridas e/ou expedidas 39,8 mil medidas protetivas.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública destacou que, além do aspecto repressivo, a operação tem o objetivo de conscientizar a sociedade e fomentar e induzir a aprovação de políticas públicas destinadas a proteger as mulheres, além de estimular que as boas práticas implementadas pelos estados na proteção e acolhimento de mulheres vítimas de violência sejam reproduzidas.

A Lei Maria da Penha (11.340/2006 configura violência doméstica e familiar contra a mulher e qualquer ação ou omissão baseada no gênero que resulte na morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial à vítima.

Como denunciar

O ministério também recomenda que, em caso de suspeita ou em que os direitos de qualquer mulher sejam violados, a vítima ou denunciante procure a delegacia de polícia especializada mais próxima. Ou ligue para os números de telefone 180, 190 ou 197. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que apoia a Operação Maria da Penha, também mantém a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que oferece escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência, registrando e encaminhando denúncias, reclamações, sugestões ou elogios aos órgão competentes.

Estados e organizações sociais também oferecem auxílio às mulheres em situação de violência. Clique aqui e saiba onde mais é possível encontrar apoio.

* Com informações da Ascom/MJSP

O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais emitem nota de repúdio em defesa do povo do nordeste

NOTA DE REPÚDIO

O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro.

Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens.  

Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania.

As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo.

Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação!

Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OABMG,  Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogada vinculada àquela seccional.

05 de outubro de 2022.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

José Alberto Simonetti

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL BAHIA

Daniela Lima de Andrade Borges

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL SERGIPE

Danniel Alves Costa

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL ALAGOAS

Vagner Paes Cavalcanti Filho

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PERNAMBUCO

Fernando Jardim Ribeiro Lins

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PARAÍBA

Harrison Targino

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL RIO GRANDE DO NORTE

Aldo de Medeiros Lima Filho

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL CEARÁ

José Erinaldo Dantas Filho

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PIAUÍ

Celso Barros Coelho Neto

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL MARANHÃO

Kaio Vyctor Saraiva Cruz

Em mesa de negociação permanente, Sindsemp se reúne com o Prefeito Simão Durando para discutir campanha salarial dos servidores

Nesta quarta-feira (5), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, através da sua diretoria, se reuniu com o Prefeito Simão Durando. Em pauta, a negociação permanente da campanha salarial 2022, a comunicação da assembleia geral ordinária programada para o próximo dia 14, para tratar da campanha salarial de 2023. O Sindsemp também solicitou a convocação de concurso público em vigência para todas as categorias.

A reunião incluiu o debate do sindicato sobre o piso nacional da enfermagem, o piso do auxiliar técnico administrativo, assistente administrativo, assistente operacional 1, o piso nacional dos cirurgiões dentistas. O Sindsemp apresentou ao Prefeito a pauta dos agentes de trânsito e fiscal de transporte e cobrou a Lei dos alfabetizadores, e demais pontos da educação.

“Durante todo o ano nós permanecemos com a mesa de negociação aberta com o Poder Executivo para a campanha salarial, porque nós queremos avançar no atendimento às demandas dos servidores e servidoras do município. Nesse momento trouxemos pontos que já vamos debater com as categorias na campanha salarial 2023 e pontos de pauta de 2022 que ainda aguardam as questões legais que precisam ser encaminhadas pelo Executivo, como a Lei dos Professores Alfabetizadores,” destacou o Presidente do Sindsemp, Walber Lins.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp

Adagro assina termo de cooperação com MPPE, Ceasa e Apevisa para monitoramento de resíduos de agrotóxicos

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), assina Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa-PE) e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), visando a melhoria na qualidade dos alimentos comercializados no Ceasa por meio do monitoramento sistemático de resíduos de agrotóxicos presentes em hortifrutigranjeiros, grãos, polpas e mel.

O Termo de Cooperação renovado nesta terça-feira (04/10) terá continuidade por meio do Programa de Monitoramento de Qualidade Produtos Hortifrutigranjeiros. Nas análises, constam mais de 20 produtos, tais como manga, alface, goiaba, feijão, abacaxi, uva, mamão, laranja, melão, tomate, alface, repolho, pimentão e banana. Como proposição da Adagro, a partir de agora serão monitorados os níveis de resíduos em grãos, polpa de frutas, frutas congeladas e mel. Este último não sofrerá sanções por um ano, pois as análises servirão para monitoramento.

“A Adagro tem um importante papel na articulação do Programa de Monitoramento de Qualidade Produtos Hortifrutigranjeiros, que vai desde a coleta, encaminhamento das amostras, fornecimento de dados oficiais sobre os resultados laboratoriais, além de participação em campanhas educativas, cursos e capacitações sobre o uso consciente de agrotóxicos”, detalha o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Assinaram o novo termo de cooperação, o Procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira; a coordenadora do CAO Consumidor, promotora de Justiça Liliane Rocha; o Diretor da Apevisa, Josemaryson Damascena Bezerra; o Diretor do Ceasa, Bartolomeu Campelo Rodrigues; e o Diretor Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima; na presença do Diretor Técnico Operacional do Ceasa, Paulo de Tarso; e  dos diretores de Defesa e Inspeção Vegetal e Animal da Adagro, Raquel Miranda e Fernando Góes, respectivamente.