Faleceu nesta manhã de domingo o esposo da candidata a governadora Raquel Lyra em Caruaru

Empresário Fernando Lucena, esposo da candidata ao Governo do Estado pelo PSDB, Raquel Lyra, acaba de falecer em Caruaru. Ele foi vítima de um infarto fulminante. Fernando passou mal na manhã de hoje e não resistiu após ser socorrido. Mais informações em instantes.

Fonte Blog do Magno

Nove estados restringem venda de bebidas alcoólicas no domingo, dia das eleições 2022; Confira quais estados

Nove estados anunciaram que vão restringir a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições para evitar perturbações durante a votação. Nestes estados, a Lei Seca vai valer para o próximo domingo (2), primeiro turno do pleito, e em 30 de outubro, no caso de um segundo turno. 

Até o momento, Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins anunciaram a proibição. As demais unidades da federação ainda avaliam a possibilidade de adoção da Lei Seca.

No Amapá, está determinado que a partir das 22h do dia 1º, sábado, até as 18h do dia 2 de outubro, domingo, é proibida a venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas no estado.

No Amazonas e no Ceará, a proibição começará a partir de 0h de domingo e permanecerá até as 18h do mesmo dia. Em Roraima, a Lei Seca valerá das 23h de sábado (1º) até as 19h de domingo.

Fiscalização

Em Mato Grosso do Sul, fica proibida a venda de bebidas em bares, restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e lanchonetes. A restrição será aplicada entre as 3h e 16h de domingo.

Esses estados informaram que vão fiscalizar o descumprimento da Lei Seca. Quem não respeitar a proibição poderá ser preso em flagrante por desobediência e descumprimento de decisão da Justiça Eleitoral.

Já o estado do Paraná decidiu revogar a lei seca anteriormente prevista. No Distrito Federal, a lei seca deixou de ser adotada nas eleições de 2018. No Rio de Janeiro, não há lei seca eleitoral desde 1996. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, a última vez que a lei seca foi implantada foi na eleição de 2006.

No estado da Bahia apenas 5 cidades estão com restrições

A venda de bebidas alcoólicas foi proibida em cinco municípios baianos, no domingo (2), dia em que ocorre as Eleições 2022, das 0h às 18h.

Entre os municípios estão Barrocas, Biritinga, Serrinha, Araci e Teofilândia.

 

Assaí aumenta doações de alimentos a públicos em situação de vulnerabilidade em todo o país

Em meio a um processo de expansão acelerado, com previsão de chegar a 300 lojas até o fim de 2023, o Assaí Atacadista está aumentando a quantidade de comida doada para organizações sociais e a capilaridade da destinação dos alimentos em todo o Brasil. Neste ano, a meta é superar 2 mil toneladas em quantidade de doações de frutas, legumes e verduras (FLV). O número significa um crescimento de 65% no comparativo com o ano anterior, quando foram doadas 1,2 mil toneladas de alimentos pela empresa a partir do excedente da operação. Para se ter uma ideia do quanto isso representa, a quantidade é suficiente para contribuir com mais de 4 milhões de pratos de comida.

Com o nome de “Programa Destino Certo”, a estratégia atua em duas frentes: no combate à fome, porque as doações chegam a comunidades em situação de vulnerabilidade. E também na redução do desperdício de comida, porque traz uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que estão próprios para consumo. Para isso, os esforços do Assaí se concentram em consolidar parcerias com organizações que atuam na redistribuição de alimentos. As parceiras mapeiam comunidades em situação de vulnerabilidade nos Estados onde a empresa conta com lojas, entendem quais são as suas demandas por alimentos, e também operacionalizam para que as doações aconteçam. Com isso, abrem os caminhos a pequenas organizações da sociedade civil que precisam do apoio, mas que, por vezes, esbarram em entraves de naturezas diversas, como cadastral, logística, ou jurídica, e que de outra forma não conseguiriam ter acesso aos alimentos.

“O cenário da fome no Brasil é crítico. Em menos de dois anos de pandemia, retrocedemos três décadas em segurança alimentar. No Assaí, entendemos que combater essa situação é uma missão de toda a sociedade. Por isso, temos buscado meios para ampliar a nossa atuação enquanto um agente transformador e contribuir com a ampliação do nosso programa de doações para além dos bancos alimentares – que em geral já são mais estruturados. Com as parcerias com empresas de redistribuição de alimentos, conseguimos atingir também organizações muito pequenas, como casas de acolhimento comunitárias, que precisam do apoio, mas às vezes não têm uma pessoa que possa fazer a retirada das doações ou condições de armazenar as entregas, por exemplo”, explica Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí Atacadista.

Uma das empresas responsáveis por realizar essas conexões é a Connecting Food – foodtech de impacto social que iniciou e desenvolveu um processo inteligente para essa gestão a partir de 2017, exatamente a partir das operações como a do Assaí. Além de mapear as comunidades em situação de vulnerabilidade (o que inclui até mesmo visitas presenciais de verificação), a Connecting Food também atua de maneira muito próxima com os times de cada loja, realizando treinamentos para a triagem dos alimentos e estabelecendo uma rotina de coleta das doações. Com o uso de tecnologia, permanece responsável pelo monitoramento de todo o processo para garantir as entregas às organizações sociais, enquanto o Assaí mantém a continuidade de fornecimento dos alimentos.

“A gestão inteligente de redistribuição de alimentos excedentes da Connecting Food traz segurança, visibilidade e os dados necessários para que as doações de alimentos ocorram de forma regular e com alto grau de eficiência em cada loja. Com isso, o Programa Destino Certo se torna uma iniciativa de impacto social com resultados comprovados na prática, pois milhares de pessoas são beneficiadas com o acesso a alimentos de alto valor nutricional diariamente, uma inspiração para o segmento do varejo alimentar brasileiro”, avalia Alcione Pereira, Fundadora e CEO da Connecting Food”.

Em 2022, a quantidade de organizações atendidas pelo “Programa Destino Certo” irá aumentar de 116 para 200, o que hoje leva as doações até 23 Estados brasileiros e o Distrito Federal – regiões onde o Assai está presente. Até o fim deste ano, a previsão é que 185 lojas do Assaí estejam atuando em parceria com uma empresa de gestão de redistribuição dos alimentos, o que irá contribuir para alcançar a meta de 2 mil toneladas doadas. As novas lojas resultantes da expansão da Companhia serão gradativamente incluídas no Programa, ampliando a capacidade de volume doado a cada ano.

A ampliação do “Programa Destino Certo” do Assaí ocorre em um momento que a fome avança no Brasil. Levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) indica que 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer no país. Os dados constam do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. A sondagem foi realizada pelo Instituto Vox Populi, com apoio e parceria de Ação da Cidadania, ActionAid Brasil, Fundação Friedrich Ebert Brasil, Ibirapitanga, Oxfam Brasil e Serviço Social do Comércio (Sesc).

De acordo com o levantamento, o número de novos brasileiros em situação de fome aumentou em 14 milhões em pouco mais de um ano. Mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau, seja leve, moderado ou grave. Segundo a pesquisa, o país retornou a um patamar equivalente ao da década de 1990. Na pesquisa feita no ano passado, a fome no Brasil tinha voltado para patamar equivalente ao de 2004.

Instituições atendidas

Entre algumas das organizações contempladas com a expansão do “Programa Destino Certo”, estão a CasaNem, sediada no bairro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e a Fundação Julita, localizada na Região da Zona Sul da cidade de São Paulo (SP).

Com atuação desde 2016, a CasaNem é um centro de acolhimento para pessoas LGBTQIAPNB+ em situação de vulnerabilidade social. Além de acolher, a organização busca também qualificar o público atendido com cursos e oficinas. “Começamos a receber as doações do Programa há cerca de um mês, o que tem sido de grande ajuda para nós. Com os alimentos doados, conseguimos diminuir os gastos da instituição com insumos necessários para a alimentação das pessoas acolhidas. Com isso, o valor economizado com esses itens é direcionado à ampliação dos cursos oferecidos, como ateliês de corte e costura, preparação para o vestibular, curso de inglês, entre outros”, explica Indianarae Siqueira, fundadora e coordenadora da CasaNem. São cerca de 500 pessoas por mês impactadas pelo trabalho da organização.

Já a Fundação Julita trabalha há mais de 70 anos com o atendimento a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade da região do Jardim São Luis, na capital paulista. A organização oferece atividades socioeducativas, capacitação profissional e programas de lazer. Cerca de 1.200 pessoas passam diariamente pelo local. “A gente está vivendo um período muito delicado, que afeta justamente os territórios mais vulneráveis. Ao recebermos as doações de alimentos, conseguimos qualificar nossas refeições, trazer variedades e oferecendo um alto valor nutricional. Os alimentos doados perderam seu valor comercial, mas há um grande proveito pela organização. Conseguimos fazer muitas preparações diferentes e de qualidade”, detalha Evelyn Inouye, nutricionista da Fundação Julita.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 232 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). Possui mais de 60 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo – Serviços” (em que vence por 7 anos consecutivos); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também foi eleita a melhor empresa do ramo de Comércio Varejista do Valor 1000, anuário realizado pelo jornal Valor Econômico, e recebeu a certificação Great Place to Work. O Assaí está entre as 15 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Brand Finance.

Transporte de armas e munições será proibido no dia das eleições, um dia antes e um dia depois

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão administrativa desta quinta-feira (29) resolução que proíbe o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.

A resolução, aprovada por unanimidade, altera a Resolução TSE nº 23.669, de 14 de dezembro de 2021, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2022.

Entenda o assunto

No dia 30 de agosto, os ministros do TSE haviam decidido que, nos locais de votação, no perímetro de 100 metros das seções eleitorais e em outras localidades eleitorais, não seria permitido o porte de armas.

Posteriormente, em reunião com a Presidência do TSE, os Chefes de Polícia Civil de todos Estados da Federação sugeriram a proibição de funcionamento dos clubes de tiro, frequentados por caçadores, atiradores desportivos e colecionadores, destacando a importância da medida para evitar a circulação de armas de fogo durante o pleito eleitoral, como medida preventiva.

Agora, a alteração, aprovada pelo TSE na sessão de hoje, incorpora, à Resolução nº 23.669, de 2021, o art. 154-A, que proíbe o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições 2022, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.

A medida tem por objetivo proteger o exercício do voto de toda e qualquer ameaça, concreta ou potencial. Além disso busca prevenir confrontos armados derivados da violência política.

Eleições livres e pacíficas são da essência da democracia. Incumbe aos Poderes do Estado prevenir situações potencialmente sensíveis, o que implica medidas legais e administrativas adequadas.

Assim, o Poder Público possui poder de polícia para limitar liberdades por razões de bem comum. O Código Eleitoral prevê diversas hipóteses de poder de polícia em favor da Justiça Eleitoral.

Ademais, julgado bastante recente do Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional Decreto do Presidente da República que ampliava quantitativos de aquisição e porte de armas de fogo de uso restrito por colecionadores, atiradores e caçadores, os CACs (ADI n. 6.139).

Confira o artigo incorporado

Art. 154-A. Fica proibido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições, nas 24 horas que o antecedem e nas 24 horas que o sucedem.

Parágrafo único. O descumprimento da referida proibição acarretará a prisão em flagrante por porte ilegal de arma sem prejuízo do crime eleitoral correspondente.

SINPOL-PE repudia a sentença da Corregedoria Geral da SDS em propor aplicação da pena de demissão dos diretores do Sindicato

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) repudia a decisão da Corregedoria Geral da SDS em sugerir a aplicação da pena de DEMISSÃO dos Diretores do SINPOL: Rafael Cavalcanti (presidente licenciado), Áureo Cisneiros (ex-presidente do Sindicato e já demitido em outro PAD), Tiago Batista (Diretor Financeiro) e Douglas Lemos (ex-Secretário Geral). A 5ª Comissão Permanente de Disciplina decidiu que estes servidores, mesmo devidamente licenciados para o desempenho de mandato classista, devem ser demitidos. Tal Processo Administrativo investigava a participação dos citados numa paralisação no IML/Recife, ocorrida em 2015.

A 5ª Comissão Permanente de Disciplina é composta pelos seguintes Policiais: 01(uma) Delegada, 02 (dois) Comissários de Polícia e 01(uma) Escrivã de Polícia. Por decisão unânime, todos os policiais concordaram em aplicar a pena de demissão dos Diretores do SINPOL.

De forma integral, esses corregedores se “convencerem” em indiciar os dirigentes sindicais em 03 (três) incisos demissionários, sugerindo a aplicação do artigo 49, inciso XII, da lei estadual 6.425/1972. Ou seja, para a Corregedoria, Rafael Cavalcanti, Áureo Cisneiros, Tiago Batista e Douglas Lemos devem ser excluídos do quadro da Polícia Civil de Pernambuco.

Para a diretoria do SINPOL, é muito triste ver as pessoas serem atacadas por defender os seus direitos. “É lamentável o que o Governo do Estado tenta impor ao Sindicato mais atuante de Pernambuco. Ao invés de resolver os problemas estruturais da segurança pública, prefere calar à força os sindicalistas. É muito triste ver que pessoas exercendo uma função estritamente sindical, sejam atacadas de forma tão dura, apenas por estarem lutando pelo direito do Policial Civil a ter a sua dignidade e o seu trabalho reconhecido por esse mesmo governo que aí está”, indica o presidente em exercício do

Sindsemp discute com Secretaria de Saúde de Petrolina estratégias de trabalho para os agentes de combate às endemias

Nesta quarta-feira (28), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, através do diretor de assuntos jurídicos, Edson Santos, da diretora de políticas sindicais, Ruth Viviane Novaes e da 1ª secretária sindical, Luciedna Batista , se reuniu com a Secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

O encontro reuniu os agentes de combate às endemias, para discutir estratégias de trabalho para a categoria, com o objetivo de atingir a meta de domicilio visitados. “O momento é de intensificar o trabalho para melhorar os índices de combate à dengue, zika e chikungunya, considerando que a mudança climática na região possibilita a infestação do mosquito Aedes aegypti transmissor dessas arboviroses,” destacou o presidente da associação dos agentes de combate às endemias, Marcelo Sandes.
“O Sindsemp participa desse momento como forma de auxiliar nas decisões de trabalho dos agentes de combate às endemias, observando o respeito aos direitos da categoria que se esforça e se dedica para atender à população,” ressaltou a diretora de políticas sindicais, Ruth Viviane Novaes.

Dengue

Apesar de estamos na primavera, o calor é intenso na região. A estratégia de trabalho para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são intensificadas antes e durante o período chuvoso que na nossa região vai de dezembro a abril.

O verão costuma ser a época mais propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Isso porque a estação oferece chuva e umidade em abundância, o que facilita o desenvolvimento de novos criadouros.

Maria Lima – Assessora de Comunicação do Sindsemp

Operação Especial da Neoenergia Pernambuco inspeciona mais de 50 mil KM da rede elétrica que atende a Colégios e Fóruns Eleitorais de Pernambuco

A Neoenergia Pernambuco concluiu a inspeção nas instalações e circuitos elétricos que atendem aos 122 colégios eleitorais e 69 fóruns do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Ao todo foram inspecionados 52 mil quilômetros da rede elétrica. Esse serviço é parte de uma operação especial montada pela distribuidora para reforçar a confiabilidade do fornecimento de energia nos 3.268 locais de votação no estado.

No plano de atuação foram realizadas 290 mil podas e 19 mil manutenções em componentes da rede de distribuição. Realizamos também inspeção em 156 subestações que atendem diretamente as zonas e seções eleitorais, além das ações corretivas em transformadores e equipamentos automatizados como religadores e sensores inteligentes.

“A operação especial para o período eleitoral se soma às ações de manutenções contínuas já realizadas pela companhia. Com isso, conseguimos avaliar as necessidades específicas dos locais de votação e realizar antecipadamente serviços de manutenção como poda e instalação de equipamentos, a fim de assegurar um fornecimento de energia com qualidade e confiabilidade”, explica o Superintendente Técnico da Neoenergia Pernambuco, André Santos.

Durante o processo de votação e apuração, a Neoenergia Pernambuco trabalhará em regime especial de plantão. No dia 2 de outubro está previsto um aumento de 11% no efetivo de equipes disponíveis a atender eventuais ocorrências nos locais de votação. Mais de 340 profissionais, entre engenheiros, técnicos e eletricistas ficarão posicionados estrategicamente até a publicação oficial dos resultados.

Monitoramento do sistema elétrico em tempo real
Durante o dia de votação, serão evitados desligamentos programados nos locais que possam impactar o processo eleitoral. A empresa também fará acompanhamento das condições meteorológicas previstas para o domingo de votação e adotará medidas preventivas em caso de eventuais condições de tempo adversas.

O sistema elétrico na área de concessão da Neoenergia Pernambuco é monitorado em tempo real. A partir de equipamentos automatizados instalados na rede de alta tensão, os controladores da companhia acompanham qualquer possível interferência que possa causar interrupção do fornecimento de energia.

PRF inicia a Operação Eleições 2022 em todo o Brasil

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira (28) a primeira Fase da Operação Eleições 2022 em todo o Brasil. No primeiro turno, a etapa se estenderá até o dia 03 de outubro.

O policiamento será reforçada com o objetivo de garantir a segurança do direito ao voto, a fluidez no trânsito das rodovias federais e o combate aos mais diversos crimes, principalmente os eleitorais, como boca de urna, corrupção, transporte irregular de eleitores e compra de votos, que porventura possam ocorrer em trechos de rodovias federais.

Na fiscalização de trânsito, infrações como o transporte irregular de passageiros, embriaguez ao volante e ultrapassagens indevidas estarão no foco da PRF para evitar a ocorrência de acidentes graves durante o período de maior movimentação nas estradas.

Estas ações serão realizadas em conjunto com outros órgãos e serão monitoradas em tempo real por meio do Centro de Comando e Controle Nacional (C3N) na Sede Nacional em Brasília, e contando com o apoio de gabinetes de crise mobilizados em todos os estados. No Rio Grande do Sul, a PRF estará presente no Gabinete de Governança Integrada de Segurança Pública, montado em Porto Alegre para o gerenciamento da atuação em conjunto das forças de segurança no Estado.

Para denúncias e comunicação de crimes e acidentes em rodovias federais, a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.

Compesa é multada em mais de R$ 200 mil por falta de água em diversos bairros em Petrolina (PE)

O descaso da Compesa com os serviços de água e esgoto em Petrolina renderam mais uma multa à Companhia. A nova punição – no valor de R$ 225.391,16 – foi aplicada nesta segunda-feira (26) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP).

Após fiscalizações, a ARMUP constatou a falta de água em vários bairros da zona leste da cidade, em especial o Henrique Leite, que está há mais de dez dias sem receber água com regularidade e pressão. Inclusive a Escola Municipal Governador Miguel Arraes e a Unidade do Nova Semente Nosso Lar, localizadas neste bairro, estão sem funcionar por causa deste problema.

Segundo o diretor-presidente da ARMUP, Rubem Franca, a Compesa foi notificada através do Ofício de Nº 171/2022 para corrigir a situação, contudo, a Companhia sequer se manifestou acerca do problema. “Diante desta situação não restou outra alternativa à administração municipal que não fosse tomar as medidas necessárias e multar a Compesa, mais uma vez”, disse

Ainda segundo Rubem, com a chegada do período de elevadas temperaturas na região, tem ocorrido um aumento nos problemas relacionados à distribuição regular de água em diversos bairros de Petrolina e a Compesa não implementou quaisquer obras estruturadoras no sistema de abastecimento e distribuição de água que pudessem evitar esses problemas.

Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP)

Centro de Controle de Zoonoses recepciona alunos de enfermagem em Petrolina

Como complemento das aulas práticas disponíveis na grade curricular, alunos do curso de enfermagem de uma instituição privada da cidade, estiveram nesta sexta-feira (23) no Centro de Controle de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina. Na visita, os estudantes tiveram aula sobre epidemiologia e zoonoses, o encontro foi acompanhado pelo Coordenador do CCZ, Kahel Neves, e pela secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

O CCZ atua na prevenção de possíveis transmissões de doenças animais em seres humanos, a exemplo da leishmaniose. Dentro dessa prerrogativa, existe também o controle populacional onde, através de ações em comunidades, as equipes de veterinários vão com o Castramóvel para realizar cirurgias.

O coordenador do CCZ, Kahel Neves, apontou o que foi apresentado aos estudantes durante a aula prática. “Foi com imensa satisfação que recepcionamos esses estudantes, eles puderam ver na prática o trabalho que desenvolvemos para evitar que algumas doenças sejam repassadas ao ser humano. É importante frisar ainda que nosso compromisso é, em especial, com o bem-estar dos animais e da população, para uma convivência harmoniosa e sem risco para ambos”, destacou.

Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses