Caixa amplia serviços digitais e prioriza atendimento social essencial nas agências

A CAIXA reforça o enfrentamento aos efeitos do novo coronavírus (COVID-19) com a ampliação dos serviços digitais e remotos e a implantação de nova padronização do atendimento presencial no interior das agências, onde serão realizados os serviços sociais essenciais. As medidas têm como objetivo contribuir para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da CAIXA no contexto da pandemia.

Além de acesso a movimentação bancária através da internet e celular, a CAIXA reforçou o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, Telesserviço e WhatsApp.

Serviços disponíveis no Internet Banking CAIXA – Internet e celular

Atendimento via WhatsApp e Agência Digital

A partir desta segunda-feira (23), os clientes da CAIXA poderão ser atendidos para serviços selecionados pelo WhatsApp CAIXA, através do número 0800-726-8068. Utilizando o CPF, o cliente poderá contatar a CAIXA para atendimento dos serviços do pacote de medidas disponibilizadas pelo banco, como o pedido de renegociação de dívidas, renovação de contratos de Penhor, solicitação de pausa de até 60 dias nas parcelas de empréstimos comerciais e habitacionais.

A partir de quinta-feira (26) estarão disponíveis também via WhatsApp o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e poupadores da CAIXA. Através da digitação da agência e número da conta o cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.

Serviços disponíveis no WhatsApp e Agência Digital

O banco ampliou, ainda, o rol de serviços disponíveis em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.

 

Sindsemp acompanha o trabalho dos servidores da saúde na vacinação contra gripe em idosos em Petrolina (PE)

Nessa segunda-feira (23), a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina, foi ver de perto o início da campanha de vacinação contra a gripe em profissionais de saúde e idosos, dentro das ações de prevenção do Brasil ao Covid-19. Na Unidade de Saúda da Família Amália Granja, na Vila Mocó, muitos idosos aguardavam do lado de fora, a vez para entrar na sala de vacinação. A equipe de saúde fez uma lista de nome, separado os idosos uns dos outros em espaços de pelo menos dois metros, e levando um a uma para dentro da unidade.

Os servidores públicos da área de saúde também tiveram prioridade na vacinação e estava sendo imunizados em sala diferente dos idosos. Todo o controle foi planejado antes da abertura da unidade.
Na Unidade de Saúde da Família Gildevânia de Oliveira, do Núcleo 05, do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, os técnicos levaram a vacina para o pátio para evitar local fechado, e receber os idosos que começaram a chegar cedo.

Na Unidade de Saúde da Família, N4 – II, do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, além dos idosos, muitas pessoas também procuraram a vacina, inclusive com crianças, mas foram orientados a voltar pra casa e esperar a que a Secretaria de Saúde divulgue as outras etapas de vacinação contra a H1N1.

NA unidade N4- I, Núcleo 04 do Projeto Nilo Coelho, o Sindsemp encontrou mais gente na unidade de saúde. Para consultas, e até mesmo aferição de pressão, além do movimento de vacinação de idosos. A reclamação dos servidores e servidoras é de que a população continua procurando o serviço de saúde e deixando de seguir as orientações de permanecer em casa, se exposto à possível contaminação pelo Covid-19. “É preciso que a secretaria de saúde intensifique o trabalho, até mesmo com o apoio das lideranças comunitárias dessa área dos projetos, de orientação e de conscientização da população de que só deve vir ao posto e saúde em caso de grande necessidade. Como tosse persistente, febre e sintomas relacionados ao Coronavírus, e claro, casos de saúde que necessitem de atendimento médico urgente. Se não for assim, o prudente é ficar em casa. ” Sugeriu o Presidente do Sindsemp, Walber Lins.

O Sindsemp vai continuar acompanhando o trabalho de servidoras e servidores municipais de saúde, no enfrentamento ao Coronavírus. Apoiando, vigiando a segurança de trabalho, enquanto eles sacrificam suas vidas, com todo compromisso e reponsabilidade, em prol da vida dos petrolinenses. Nossos sinceros agradecimentos aos guerreiros e guerreiras que estão nessa batalha!

Nessa segunda, Petrolina confirmou o primeiro caso de Covid-19.

Assessoria de Comunicação Sindsemp

Petrolina tem primeiro caso confirmado do novo coronavírus

A Prefeitura de Petrolina informa que recebeu, nesta segunda-feira (23), o exame que confirma o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se de uma paciente com histórico de viagem ao exterior, que fez o exame no último dia 17 de março e se encontra em isolamento domiciliar, sendo acompanhada pela equipe da Secretaria de Saúde.

Recebemos três resultados hoje, sendo dois descartados e um positivo. A paciente testada como positivo está em quarentena, seu estado de saúde é estável e nossos profissionais continuam realizando o acompanhamento de perto. Ressaltamos que não há motivos para pânico, mas é preciso que as pessoas se mantenham em casa como forma de prevenção às doenças respiratórias, conforme vem sendo recomendado”, destaca a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Até o momento, Petrolina tem 14 casos suspeitos da Covid-19. Sobre o H1N1, são 9 notificações, sem nenhuma confirmação da doença até o momento.

Comunicado do DETRAN de Pernambuco

Com base na Deliberação nº 185 do Conselho Nacional de Trânsito, de 19/03/2020;

Considerando as ações do Governo Federal no sentido de adotar medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19);

Considerando a urgente necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços afetos ao trânsito;

Fica definido o seguinte:

  • As unidades do Detran-PE localizadas nos shoppings centers e nos Expressos Cidadão, por determinação do Governo do Estado, estarão fechadas, a partir deste sábado (dia 21).

Ficam interrompidos por tempo indeterminado, quer seja para fins administrativos, quer seja para fins de fiscalização, os seguintes prazos relativos a:

  • Defesa de Autuação
  • Recursos de multa
  • Defesa processual
  • Recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação da Carteira de Habilitação
  • Identificação de Condutor Infrator (inclusive os processos em andamento)
  • Expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV/recibo ou DUT) em caso de transferência de propriedade do veículo adquirido desde 19/02/2020
  • Registro e Licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados
  • Validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) vencida desde 19/02/2020.
  • O prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no DETRAN fica ampliado para 18 (dezoito) meses, inclusive para os processos administrativos em andamento.

Ficam prorrogados por 30 (trinta) dias, contados a partir de 20/03/2020, os prazos daqueles serviços que tenham impacto quanto às datas previstas na legislação, conforme descrito a seguir:

  • Liberação de CRLV com Vistoria
  • Vistoria
  • Caminhões (dependendo da emissão do CRV para ANTT)
  • Certidões da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRRFV)

  • Nota fiscal do veículo: durante os próximos 30 dias (a partir de 17-03-2020), serão adotadas as medidas administrativas e técnicas no sentido de não penalizar o cidadão, tomando-se como referência a Lei 10.849/92.

  • Para os serviços de captura de imagem, emissão de CRLV, o atendimento está reduzido em 50%.

  • Os serviços de CNH estão disponíveis online (www.detran.pe.gov.br) para: segunda via, mudança de categoria, renovação, CNH definitiva, PID, alteração de dados para atividade remunerada e avaliação de lentes corretivas exceto para averbação de CNH e alteração de dados, portanto, estarão indisponíveis para agendamento.

  • Atendendo orientação do Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial de Saúde), recomendamos que idosos, gestantes, diabéticos, hipertensos, pessoas com doenças respiratórias e insuficiência renal crônicas, não compareçam nos pontos de atendimento do Detran.

  • Estão suspensos temporariamente os exames teóricos e os exames práticos para as categorias A e B do processo de Habilitação de Condutores em todo o estado.

  • As vistorias, sofrerão uma redução em 50% em todo o Estado.

  • As aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores – CFC’s, estão suspensas por 15 dias.

  • As Lojas de vistoria adotarão protocolo de prevenção necessária.

  • Estão canceladas todas as blitzes educativas e outras atividades externas, palestras para empresas e escolas, capacitação para CFC’s, cursos de mecânica básica pra mulheres e de pilotagem defensiva, assim como os cursos especializados e de formação para instrutores e diretores das CFCs, realizados pelas 08 entidades credenciadas ao Detran.

  • Obedecendo a determinação do Governo do Estado, servidores do órgão, com mais de 60 anos de idade e aqueles portadores de doenças crônicas, que integram grupo vulnerável ao COVID-19, serão liberados para trabalho remoto nas atividades que a presença física não seja imprescindível.

  • Reforço na aquisição de álcool em gel para: higienização das mãos, álcool 70 para moveis e utensílios, álcool isopropílico para equipamentos eletrônicos.

  • Reforço da equipe de limpeza.

  • Instituições financeiras localizadas na sede do órgão só atenderão pagamentos de serviços do Detran-PE.

  • Estão sendo distribuídos panfletos e cartazes, seguindo padrão do Governo do Estado (Secretaria de Saúde) e foi compartilhado, no Twitter e site do Detran-PE, o vídeo informativo do Governo de Pernambuco.

Prefeitura desmente áudio e postagens com falsas informações sobre o coronavírus em Petrolina (PE)

A Secretaria de Saúde de Petrolina informa que não existe nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) até hoje (21) na cidade.

Tomamos conhecimento de algumas mensagens em rede social de pessoas se autodiagnosticando e dizendo que estariam com o vírus, inclusive com áudios, assustando a população.

As pessoas já foram identificadas e atendidas pela rede municipal e pela rede privada, e não se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde para caso suspeito do coronavírus. Mesmo assim, por apresentarem sintomas respiratórios, estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. No entanto, ratificamos que não há diagnóstico da Covid-19.

A Prefeitura de Petrolina já comunicou os fatos ao Ministério Público, conduzindo as fotos e os áudios para as possíveis medidas legais.

É inaceitável, num momento como este, de emergência em saúde pública, que alguns disseminem o pânico em rede social.

Trabalhadores com jornada reduzida terão antecipação do seguro-desemprego

Os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos e tiverem redução de salário e de jornada por causa da crise do coronavírus receberão a antecipação de parte do seguro-desemprego, anunciou hoje (19) o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

A complementação será equivalente a 25% do que o trabalhador teria direito mensalmente caso requeresse o seguro-desemprego. Segundo o Ministério da Economia, a medida custará R$ 10 bilhões, que virão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e beneficiará mais de 11 milhões de pessoas.

Por se tratar de uma antecipação do seguro-desemprego, o trabalhador receberá 75% do benefício quando for demitido.

Bianco também anunciou que o governo pretende arcar com os 15 primeiros dias de afastamento caso o empregado contraia a Covid-19. Atualmente, as duas primeiras semanas de afastamento são pagas pela empresa.

As mudanças, informou o secretário, serão enviadas ao Congresso Nacional por meio de projeto de lei.

Agências do INSS

O governo também simplificará os protocolos e reforçará o atendimento virtual nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os serviços, inclusive as perícias médicas, passarão a ser remotas.

Segundo o secretário, o governo não restringirá o direito aos benefícios. Apenas tentará reduzir ao máximo a procura às agências do INSS. “O público que visita as agências é formado por pessoas doentes ou incapacitadas para o trabalho, pessoas com deficiência, idosos e a população vulnerável do nosso país”, explicou.

O atendimento remoto será reforçado. As agências manterão plantão reduzido apenas para orientação e esclarecimento sobre a forma de acesso aos canais de atendimento remoto. Em relação aos benefícios por incapacidade ou auxílio doença, o benefício será concedido com base apenas no atestado do médico particular.

O trabalhador com incapacidade ou doença poderá enviar o atestado do médico particular no sistema Meu INSS, disponível na internet e por smartphone, depois de preencher um cadastro. A partir daí, o tratamento do benefício se dará sem a necessidade de perícia presencial enquanto durarem as restrições à circulação de pessoas. “Neste momento de crise, benefício será concedido rapidamente com base no atestado particular”, assegurou Bianco.

O INSS dispensará exigências para resguardar o reconhecimento de direitos dos segurados e beneficiários, enquanto perdurar a emergência em saúde pública. Os servidores do órgão e os peritos médicos federais trabalharão a distância, sujeitos a metas de desempenho. Eles poderão reforçar a análise de benefícios para acelerar a concessão. Atualmente, explicou o Ministério da Economia, 90 dos 96 serviços do INSS podem ser requeridos e concedidos pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Cadastro único

Além da prova de vida, o Ministério da Economia suspendeu a exigência de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para requerer o auxílio emergência (voucher) de R$ 200, não é necessário se inscrever no CadÚnico. Segundo a pasta, quem não estiver inscrito será alcançado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do INSS. A medida tem como objetivo evitar o deslocamento da população mais vulnerável aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada cidade.

O Ministério da Economia orientou ainda os segurados do INSS a evitar sacar os benefícios no banco. O INSS permitirá os saques por terceiros, por meio de procuração pública, sem a necessidade de averbação no órgão.

Por: Agência Brasil

Movimento em bares e restaurantes cai e Delivery aumentam na cidade de Petrolina (PE)

Algumas pessoas em respeito ao estado de emergência decretado em Petrolina, Sertão pernambucano e também com medo de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), que não tem tempo de fazer seu almoço, jantar ou que gostam de um bom lanche já estão aderindo ao Delivery.

Conforme o movimento de bares e restaurantes na cidade de Petrolina e em todo o país diminuíram, alguns restaurantes já estão atendendo por Delivery porque a procura está crescendo.

O Delivery não é só comidas, alguns estabelecimentos também fazem entregas de bebida geladinha para você poder tomar em sua casa com segurança.

Compras em supermercado também já podem serem feitas através de aplicativos, para você nem sair de casa.

O importante é que nesse momento de uma pandemia é tomarmos consciência e as devidas precauções. No momento a melhor arma é a prevenção.

Por: Nelson Fontes – Divulga Petrolina

Pagamentos de benefícios não serão suspensos por 120 dias. Determina o governo federal

O governo federal adiou por 120 dias o cronograma de bloqueio de pagamentos e de suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) cujos beneficiários não realizaram inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (19) no Diário Oficial da União  e faz parte das medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com a portaria, o adiamento foi determinado para evitar aglomerações de pessoas e que os beneficiários do BPC se submetam a ambientes que possam expô-los à infecção pelo vírus. A medida se aplica aos procedimentos com efeitos a partir de março de 2020 previstos no cronograma do Ministério da Cidadania

A inscrição no CadÚnico é obrigatória para beneficiários do BPC ,e a regularização deve ser feita na prefeitura ou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Para isso, o governo organizou o cronograma de acordo com a data de aniversário do beneficiário. Caso não seja feito o cadastro, o benefício é bloqueado.

O BPC é um recurso destinado a pessoas com deficiência ou acima de 65 anos que tenham renda familiar per capita de até um quarto de salário mínimo. No total, cerca de 4,4 milhões pessoas recebem o auxílio mensal no valor de um salário mínimo.

Por: EBC

Prefeitura de Petrolina fecha feiras livres e Mercado Turístico para prevenir disseminação do coronavírus

Evitar aglomerações é uma das principais ações de prevenção ao coronavírus. Por isso, seguindo orientação do Governo do Estado, a Prefeitura de Petrolina publicou um novo decreto, nesta quarta-feira (18), em que suspende o funcionamento de todas as feiras livres, bem como as atividades do Mercado do Turismo. A ação tem como objetivo diminuir o risco de transmissão entre os comerciantes e frequentadores, visto que, esses locais atraem um grande número de pessoas.

Clique aqui e confira decreto

Nesta quinta-feira (19), o diretor de Feiras, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tony Cesar, se reuniu com os comerciantes de várias feiras da cidade para alinhar e conscientizar sobre a decisão. A ação também contou com a participação da equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

Nós sabemos do impacto econômico, mas é a melhor forma de prevenção da saúde da nossa população. Inicialmente, tínhamos montado um outro plano, mas após a orientação do governador estamos seguindo e conversando com cada feirante e nos colocando à disposição para ajudar dentro das nossas possibilidades” frisou.

Números

Petrolina tem 15 casos suspeitos para o coronavírus. Nenhuma confirmação, e um caso descartado.

Clique aqui e confira decreto

Prodecon autua estabelecimentos e fiscaliza reajuste no preço de álcool gel e máscaras em Petrolina (PE)

Um dos impactos causados pela pandemia do coronavírus tem sido a grande procura por produtos relacionados à prevenção como álcool gel e máscaras. Por conta disso, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) autuou nesta terça-feira (17) seis estabelecimentos comerciais de Petrolina para verificar o possível aumento abusivo dos valores destes produtos.

De acordo com a assessora jurídica do Prodecon, Valdene Pedone, as denúncias tem aumentado gradativamente, principalmente, após o aumento de casos suspeitos na cidade. No entanto, a representante do órgão ligado à prefeitura, esclarece que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor é caracterizado como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços e obter vantagem desproporcional.

Hoje, fizemos autuação a seis estabelecimentos, isso significa que eles foram denunciados por suposto aumento abusivo. Contudo, é muito importante esclarecer que a simples elevação de preços não pode ser configurada como prática abusiva. Tanto que, esse procedimento é justamente para saber se os comerciantes apenas aumentaram os preços diante da alta procura ou se, de fato, eles estão comprando mais caros também“, explica.

Os consumidores que encontrarem alguma situação de aumento abusivo ou atos que possam lesar seus direitos podem entrar em contato com o Prodecon através do número 3861-3066. Devido às recomendações de saúde para evitar contato físico, o atendimento presencial na sede do Prodecon no Centro de Convenções ficará suspenso por 15 dias.

Após a notificação, os estabelecimentos têm 10 dias para apresentar as notas de compra junto aos fornecedores e também notas de venda a fim de apuração de valores. Se constatada a infração, o estabelecimento responderá a processo administrativo e poderá ser multado.

Por: Magnólia Costa: Assessora de Comunicação – Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon